O maior Portal de Franquias do Brasil!
Home » Todos Conteúdos » Serviços e Outros » Conheça 5 vantagens de investir em uma franquia de serviço

Conheça 5 vantagens de investir em uma franquia de serviço

Sumário

Para quem tem o desejo de empreender, conheça cinco vantagens em investir em uma franquia de serviço. Afinal de contas, trata-se de um investimento de menor risco. Confira, na sequência, dicas para abrir o próprio negócio e ganhar dinheiro. Acompanhe!

A Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2022, apresentou dados de uma pesquisa que mostraram que o modelo de negócio de franquias faturou R$ 211,4 bilhões. Assim, representando um aumento de 14,3% em comparação com o ano de 2021.

O mercado de franchising não se resume a varejo ou restaurantes fast-food. Então, se fazer contagem de estoque, ficar de olho na validade de produtos e ter um ponto fixo de venda não estão nos seus planos, investir em uma franquia de serviço pode ser a solução.

Muitas vezes, quem escolhe esta área para atuar pode sentir um pouco mais de dificuldade em vender um serviço, que não é palpável, do que um produto que pode ser visto e tocado pelo consumidor. Mas os benefícios do segmento podem superar os desafios, se o franqueado estiver preparado.

Clique, conheça e compare FRANQUIAS LUCRATIVAS. Acesse!

5 vantagens de investir em franquia de serviço

Muitas pessoas têm o sonho de empreender em alguma coisa para mudar de vida ou buscar novas maneiras de crescer profissionalmente. Porém, esse pode ser uma passo arriscado quando pensamos em começar do zero.

Todavia, para os empreendedores que buscam mais segurança, encontrar uma franquia para investir pode ser uma boa escolha. Afinal, o empresário usará um modelo já testado e aprovado pelo público.

Além de ser um formato atraente que reduz os desafios de um negócio, existem outras vantagens para quem quer se tornar franqueado de uma marca. A seguir, listamos cinco benefícios de atuar oferecendo algum tipo de serviço.

1. Mercado em expansão

A princípio, investir em uma franquia de serviço significa entrar para um mercado em crescimento e que pode oferecer boas oportunidades para o franqueado.

Dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) apontam que, mesmo em um cenário conturbado em 2020 até agora, o setor de Serviços, de modo geral, conseguiu se manter estável.

Outro dado interessante fornecido pela ABF demonstra que, entre as dez maiores redes do país, quatro são de franquias de serviço. O que dá uma boa noção da importância deste segmento no mercado de franchising.

CURSO Guia Prático Sobre Franquias. Clique e confira o conteúdo completo sobre o franchising no Brasil, como investir e como faturar!

Enfim, iniciar um negócio em um setor que cresce e que tem redes bastante reconhecidas no mercado é uma forma positiva de começar no mundo das franquias.

2. Variedade de segmentos

O setor de serviços é um dos que apresenta mais variedade no franchising. Isso porque, existe a possibilidade de focar em nichos específicos, se assim o franqueado desejar.

Aqui, podemos destacar as franquia de serviço automotivos, que incluem limpeza, estética e manutenção de veículos. Ainda, as franquias de educação, que oferecem cursos de idiomas, profissionalizantes e de atualização.

Mas, além disso, temos as franquias de corretora de seguros, que comercializam planos de saúde e seguros de vida, carros, entre outros.

Com um leque tão grande de segmentos para atuar, fica mais fácil para o empreendedor encontrar uma área que o agrade, uma em que tenha conhecimento e esteja disponível a se dedicar e, portanto, investir.

Banner ProResultado consultoria. Clique e confira!

3. Alta demanda e baixa sazonalidade

Em um momento de instabilidade econômica, a compra de produtos, como roupas e acessórios, pode diminuir drasticamente. Por outro lado, a busca por serviços tende a continuar em alta na maioria dos segmentos.

Por exemplo, as marcas de capacitação profissional tiveram um aumento no número de alunos depois que muitos saíram dos seus empregos formais e se viram obrigados a investir em educação para se atualizar.

As franquias que trabalham com o varejo de produtos também têm muito mais chances de sofrer com a sazonalidade. Isto é, de apresentar queda de vendas em determinados períodos do ano.

Imagine que as marcas que vendem sorvetes e milk-shakes, geralmente, faturam menos durante o inverno. Isso dificilmente acontece nas franquias de serviço, entende?

Carros, motos e caminhões precisam de limpeza e manutenção periódicas, independente da época do ano. Nesse sentido, as franquias de serviços automotivos conseguem se manter em operação sem dificuldades.

Banner Totall Marcas. Clique para conferir os serviços!

Quem busca por um curso de idiomas também não o faz apenas em uma determinada época do ano. Logo, as redes de serviços educacionais têm alunos o ano inteiro.

Em outras palavras, isso representa uma vantagem competitiva para quem pretende investir em uma franquia de serviço. Além de dar maior tranquilidade para o franqueado projetar os seus recebimentos.

4. Possibilidade de ter custos menores

Outro importante atrativo de investir em uma franquia de serviço é a chance de diminuir os custos. Tanto no que diz respeito ao investimento inicial, quanto às despesas do dia a dia da operação.

Quem trabalha com produtos precisa ter um estoque e, por si só, já representa um investimento bastante expressivo.

Isso porque, além da compra das mercadorias, pode ser necessário ter um espaço adequado para armazená-las. Sem contar que produtos físicos, sobretudo os perecíveis, exigem cuidado no manuseio e um controle constante.

MJG SOLUÇÕES EM ENGENHARIA. Clique e saiba como contratar essa empresa conceituada!

Por fim, uma franquia de serviço não precisa se preocupar com isso. De quebra, ainda podem ter despesas menores com mobiliário, equipamentos, layout e outros elementos primordiais em muitas franquias de varejo.

5. Modelos home based

Quem quer trabalhar em casa para ter mais flexibilidade e reduzir custos também tem nas franquias de serviço uma alternativa.

Muitas redes oferecem, além dos formatos de Loja e Quiosque, o modelo Home Based que pode ser sinônimo de mais autonomia para os franqueados.

No caso das franquias de limpeza e conservação de residências, por exemplo, o franqueado pode atuar com delivery. Ou seja, fazendo a divulgação dos seus serviços em casa e saindo para prestar o serviço apenas quando um consumidor solicitar.

Já nas franquias de consultoria, que também são opções bem populares entre os investidores, todo o trabalho pode ser feito pela internet. Assim, o franqueado e o cliente podem manter contato por meio de mensagens de texto e fazer conferências periódicas.

FOCO MARKETING. Clique e acesse para saber como faturar com o seu negócio fazendo ações de marketing!

Além de fazer com que o trabalho seja mais flexível, pode inclusive ser conciliado com outra atividade profissional, ter uma franquia home office também ajuda a diminuir custos. Afinal de contas, não há necessidade de alugar um ponto comercial, nem mesmo fazer um grande investimento em estrutura.

Dessa forma, tanto o investimento inicial, quanto os custos para manter a operação podem ser drasticamente reduzidos. Então, convencido de que investir em uma franquia de serviço é uma boa ideia?

Melhores opções de franquia de serviço para abrir

Procurando pelas melhores opções de franquia de serviço para abrir? A seguir, vamos apresentar uma seleção cuidadosamente escolhida de negócios lucrativos e promissores.

Com base em análises de mercado e tendências, essas franquias oferecem oportunidades de investimento. Descubra as opções que se destacam e podem impulsionar o seu próprio negócio rumo ao sucesso. Vamos lá!

[raio_x_esf]

Logo mais, descubra quais as características das franquias do setor de Serviços. Mas antes, aprenda como escolher a melhor marca para investir.

CONHEÇA AS SOLUÇÕES DA DOTS HUNTERS PARA FRANQUEADORAS! Clique aqui!

Como escolher a melhor franquia para investir?

Primeiramente, analise o mercado e identifique setores em crescimento, com demanda estável e potencial de lucro.

Em seguida, pesquise sobre as franquias disponíveis nesse segmento, levando em conta sua reputação, suporte oferecido, taxa de retorno e satisfação de outros franqueados. Além disso, verifique o investimento inicial necessário, incluindo taxas, estoque e capital de giro.

Depois, avalie seu perfil empreendedor, habilidades e interesses para encontrar uma franquia alinhada com seus objetivos. Com uma análise criteriosa, você estará no caminho certo para fazer um investimento sólido e promissor.

Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Guia Para Iniciantes. Isso porque, são aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.

Quais as características das franquias de serviço?

Nesse tipo de negócio, é preciso observar quais os gastos para abrir e manter a unidade funcionando sem grandes problemas. Portanto, por ser um modelo que não precisa de um espaço muito grande ou um estoque, o investimento se torna muito mais palpável.

CONHEÇA AS SOLUÇÕES DA SULTS PARA FRANQUEADORAS! Clique aqui!

Por fim, trabalhar com algum tipo de serviço permite que o empresário tenha um leque maior de possibilidades. Sendo assim, podendo atuar em várias frentes, como Turismo, Beleza, Limpeza, Corretagem de Seguros, Automotiva, Manutenção etc.

Trabalhar atendendo as necessidades das pessoas tem grandes vantagens, como atuar em um mercado que está cada vez mais em expansão e com alta demanda.

Para quem uma franquia de serviços é indicada?

O perfil ideal do franqueado é alguém proativo, com habilidades de gestão e capacidade de seguir um modelo de negócio previamente estabelecido. Mas é importante ter afinidade com o setor em que a franquia atua e ser comprometido com a qualidade do serviço prestado.

Além disso, habilidades de liderança, capacidade de resolver problemas e disposição para aprender e se adaptar são características essenciais. Um franqueado de serviços de sucesso é aquele que está disposto a se dedicar ao negócio e seguir as diretrizes da franqueadora.

Passo a passo para começar a sua franquia

Comece estudando o mercado em que deseja atuar e identificando as tendências e demandas do setor. Analise a reputação da franqueadora, a sua experiência no mercado, o suporte oferecido aos franqueados, a rentabilidade do negócio e a satisfação dos franqueados atuais.

Faça uma análise completa dos custos envolvidos no investimento, incluindo taxas de franquia, royalties, estrutura física, estoque inicial, capital de giro e outros gastos operacionais. Elabore um plano de negócios detalhado para entender a viabilidade financeira do empreendimento.

Após escolher a franquia ideal, é hora de negociar os termos do contrato. Leia atentamente todas as cláusulas e busque auxílio de profissionais especializados, como advogados, para garantir que tudo esteja claro e justo.

Identifique o melhor local para abrir a sua franquia, levando em consideração o público-alvo, a concorrência e a visibilidade. Providencie a estrutura física necessária, seguindo as diretrizes da franqueadora.

Participe de todos os treinamentos oferecidos pela rede para entender e dominar as práticas operacionais e de gestão do negócio. Aprenda sobre o produto ou serviço oferecido, técnicas de atendimento ao cliente e estratégias de marketing.

Seguir essas etapas ajudará a iniciar sua franquia com segurança e aumentará suas chances de sucesso. Lembre-se de estar sempre em contato com a franqueadora para esclarecer dúvidas e receber suporte ao longo do processo.

Com dedicação, planejamento e comprometimento, você estará pronto para embarcar nessa nova jornada empreendedora. Agora que está por dentro do assunto, abra o seu negócio e ganhe dinheiro.

Acompanhe o mercado
A mais lidas hoje