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Consultoria de franquias: entenda como aproveitar esse atendimento

Sumário

Aplicar o seu negócio no sistema de franchising, apesar de ser uma operação relativamente simples, mas exige cuidado em diversos aspectos para evitar problemas e falhas. Por isso, no texto de hoje, explicaremos o que é uma consultoria de franquias e se esse modelo de negócio vale a pena.

A consultoria de franquias pode ser uma excelente opção para empreendedores que desejam investir franquias. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de franquias teve um crescimento de 14,3% em faturamento em 2022.

O problema é que muitos empresários acabam deixando passar uma série de fatores. Como resultado, ao iniciarem a jornada, eles acabam encontrando vários gargalos que travam o desenvolvimento da marca.

Portanto, como um meio de evitar que isso ocorra, nós preparamos este texto. Aqui você fica sabendo das vantagens de ter uma empresa especializada para auxiliar você na hora de transformar a sua marca. Acompanhe!

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Consultoria para franchising vale a pena?

Ao contratar uma empresa de consultoria de franquias, você estará dando um passo importante para transformar o seu negócio em algo com grandes chances de desenvolvimento por meio do sistema de franchise. Afinal, estamos falando do auxílio no processo de formatação.

Os profissionais dessas empresas oferecem amplo conhecimento para a adequação do seu negócio ao novo modelo auxiliando em vários processos. Entre eles estão a análise de franqueabilidade do negócio, estruturação e revisão da Circular de Oferta de Franquia (COF), diagnóstico do mercado etc.

São diversas possibilidades para transformar a sua marca em um sucesso entre as redes de franquias.

Entenda o que uma consultoria de franquias faz

Diante dos benefícios de contratar uma consultoria de franquias, é preciso compreender como ela faz esse trabalho. Antes de contratar alguma empresa para essa finalidade, certifique-se de que ela possui experiência no mercado. Ou seja, opte por aquela que apresentar as melhores referências.

Pois essa empresa precisa proporcionar resultados reais para a sua marca, uma vez que o sucesso da sua jornada dependerá de uma boa análise feita por essa empresa de consultoria. Afinal, estamos falando de um processo para atrair investidores e auxilia na expansão do seu negócio.

Análise de franqueabilidade

A análise de franqueabilidade é uma das etapas mais importantes feitas por uma empresa de consultoria. Esse estudo é responsável por avaliar os aspectos estruturais da empresa e se ela está preparada ou não para se expandir por meio do sistema de franquia.

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Estarão sob análise as finanças, o planejamento estratégico, o processo de transmissão de know-how, o marketing praticado etc. Tudo é colocado à prova para identificar a padronização da empresa e gerar o controle de qualidade.

Sem a aprovação da franqueabilidade do negócio, não há outro caminho que não seja o aprimoramento. Ou seja, a consultoria vai apontar o que não está bom e precisa ser melhorado. Sendo assim, cabe a você, como dono da marca, aplicar as correções necessárias para fazer o negócio acontecer.

Análise de viabilidade financeira

Outra análise feita por meio de uma consultoria é a avaliação financeira do negócio. O objetivo, nesse caso, é projetar a rentabilidade, a sustentabilidade e a viabilidade da marca como franqueadora. Assim, diversos indicadores vão dar o horizonte necessário para iniciar o processo.

Por exemplo, é feito o cálculo para chegar ao investimento inicial, definido os custos fixos e variáveis do empreendimento e as projeções de vendas em um determinado período. Assim como o capital de giro necessário para manter a unidade funcionando, a previsão de fluxo de caixa etc.

Documentos legais

Além dessas etapas, cabe a consultora de franquias auxiliar a sua empresa a desenvolver e validar os documentos de acordo com a Lei de Franquias. Após constatar a viabilidade do negócio nos aspectos que apresentamos anteriormente, é preciso apresentar corretamente essas informações aos franqueados. 

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Para isso, portanto, existe a COF, responsável por reunir as questões mais importantes do negócio. Esse documento precisa ser entregue pelo menos 10 dias antes do contrato — também montado pela consultoria. Assim, o empresário tem tempo suficiente para estudar e entender o negócio.

Formalização de processos

Em seguida, também é criada a formalização dos processos da franquia. Podemos considerar esse o pilar que irá sustentar a sua rede. Sem isso, você certamente não conseguirá manter o seu negócio por muito tempo. Essa formalização vai apresenta todas as questões operacionais do negócio.

Graças a isso, você terá a possibilidade de fortalecer a representação da sua empresa no mercado com mais facilidade. Aqui, define-se o perfil de franqueado que mais combina com o seu negócio, o tipo de experiência que os consumidores terão em qualquer unidade da sua rede etc.

Definição dos treinamentos

Para que o processo de padronização possa ocorrer com tranquilidade, é preciso investir nos treinamentos para os futuros franqueados. Será por meio dessas atividades que os empresários terão condição de conhecer o propósito, a missão e ter acesso a expertise da marca.

Como a consultoria de franquias vai acessar todas as questões relacionadas a sua empresa, ela terá plena condição de auxiliar no melhor tipo de treinamento para os empreendedores da rede. Isso considerando, principalmente, o perfil que ficou definido na etapa de formalização.

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Estratégia de marketing para expansão

Como um empresário que busca expandir o seu negócio por meio do sistemas de franquias, você sabe que o marketing é fundamental para o desenvolvimento de uma marca. Sendo assim, caberá à empresa de consultoria encontrar as melhores soluções para auxiliar nesse processo.

De nada adianta ter o melhor negócio do mercado, se não houver uma boa divulgação. Assim, a consultoria vai realizar um levantamento sobre os recursos necessários para a publicidade, a melhor estratégia, criação de conteúdo, captação de leads, relacionamento da marca com cliente etc.

Plano para gestão digital do negócio

Por fim, o plano para gestão digital do negócio funciona alinhado com a estratégia de marketing da empresa. Graças a ele, a consultoria contratada vai conseguir montar um manual para o franqueadora divulgar o seu negócio no meio digital. No plano, estarão todas as diretrizes e padrões a serem seguidos.

Se transformar numa franquia é uma das estratégias mais bem sucedidas para quem deseja expandir a área de atuação da sua marca. Porém, o caminho exige um estudo detalhado de diversas frentes.

Assim, uma solução para facilitar esse processo é por meio de uma empresa especializada em franchising. Pesquise sobre o formato e lucre em 2024!

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