Uma empresa que deseja se lançar no mercado de franchising de maneira sólida deve buscar os serviços de uma consultoria de franquias. Dessa forma, trouxemos este conteúdo para explicar sobre esta solução. Continue a leitura!
Em 2022, segundo dados da Ass ociação Brasileira de Franchising (ABF), o modelo de negócio de franquias apresentou um aumento de receita de 14,3%
Logo, para empreender no setor, saiba que existem empresas que auxiliam na formatação da franquia, orientando as medidas a serem tomadas para a marca que deseja se transformar em uma franqueadora. No entanto, nem todo mundo sabe o que faz uma consultoria de franquias.
Como uma consultoria de franquias pode ajudar o negócio?
Uma consultoria especializada em franquias pode ser um parceiro fundamental para impulsionar o seu negócio. Com conhecimento aprofundado no setor, esses profissionais oferecem orientações estratégicas personalizadas, ajudando franqueadores e franqueados a alcançarem o sucesso.
Desde a expansão da rede até a seleção de franqueados, passando pela elaboração de manuais e padrões operacionais, essas consultorias são especializadas em cada uma dessas áreas-chave.
Além disso, também podem auxiliar na gestão e melhoria contínua das operações, identificando oportunidades de otimização e implementando estratégias para impulsionar o desempenho e a lucratividade das franquias.
Se você está considerando ingressar no mundo do franchising ou buscar fortalecer sua presença no setor, confira os tipos de consultoria a seguir. Cada um deles oferece uma experiência específica para atender às suas necessidades e ajudar a garantir o sucesso do seu negócio franqueado.
Análise de franqueabilidade do negócio
Uma empresa, antes de querer se tornar uma franquia, precisa saber se o seu negócio é franqueável. Ou seja, se o seu produto ou serviço pode ser replicado com a mesma qualidade por outras unidades.
Alguns tipos de negócios são mais fáceis de franquear. Já outros precisam reorganizar seu modo de produção para tornar isso possível.
Nesse sentido, uma consultoria de franquias avalia o negócio a fundo e dá o diagnóstico respondendo se é possível franquear a empresa ou que será necessário para isso.
Dessa forma, a franqueabilidade verifica se o modelo de negócio é viável financeiramente, tendo em vista que alguns tipos de produtos e serviços ficam muito caros para franquear, tornando o negócio inviável.
Diagnóstico da empresa e mercados para expansão
Se o modelo de negócio da empresa se mostrar franqueável, o próximo passo será organizar a sua produção para possibilitar a replicação em outras unidades.
Dessa forma, é necessário fazer um diagnóstico interno para melhorar o modo de produção e organização da empresa fortalecendo, assim, as bases do negócio. Cada etapa dos processos internos devem ser revistos para direcioná-los para o modelo de franquias e permitir a expansão.
Além deste olhar para dentro, a empresa deve direcionar seus trabalhos para essa expansão no mercado. Logo, pode contar com uma consultoria de franquias para alinhar tudo da maneira mais eficiente e direcionada.
Isso porque, uma empresa especializada no assunto avaliará o público-alvo e os melhores mercados para investir, visando segurança. Além disso, também identificará quem são os concorrentes no mercado e o diferencial da marca.
Formatação do modelo de franquia
Este passo é o mais importante para a empresa que busca transformar o seu negócio em um modelo de franquia. A formatação do modelo de franquia é o momento em que a empresa apresenta aos interessados o produto final de sua transformação.
Nessa etapa, a empresa transformou sua estrutura interna em um negócio franqueável, com um modelo definido e passível de comercialização.
Dessa forma, foi estabelecido se a empresa contará com modelos Home Office ou não, com ponto comercial de rua e/ou também voltados para shopping etc.
Também foi o momento de definir se todas as unidades oferecerão todos os produtos ou serviços da rede de franquias, ou se haverá distinção. Tudo isso faz parte da formatação do modelo de franquia, que apresentará para aos interessados negócios sólidos e rentáveis.
Assim, se o empreendedor tiver alguma dúvida sobre a viabilidade de alguns dos modelos, deve procurar uma consultoria de franquias para orientá-lo nesse sentido.
Elaboração de documentos legais
A etapa de elaboração de documentos legais é quando são determinados os direitos e obrigações das partes que integram o sistema.
Esses documentos devem ser transparentes, deixando claro como será a relação entre franqueadora e franqueado. Com isso, a empresa pode oferecer um modelo de negócio confiável do ponto de vista da gestão empresarial.
Da mesma forma, esta documentação deve evitar litígios entre as partes, pois uma franqueadora com muitos problemas não será atrativa para novos investidores.
Nesse sentido, a documentação deve proteger também a propriedade intelectual envolvida no modelo que pertence à empresa franqueadora. Assim, evita-se o mau uso de seu know-how.
Outro documento importante é a Circular de Oferta de Franquias (COF). Isso porque, deve estar de acordo com a Lei de Franquias (Lei nº 13.966/19), redigida de modo a deixar claro como será a relação de negócios entre as partes.
Assim, no documento deve haver uma série de informações importantes para que o franqueado saiba o que esperar da franqueadora. Até porque, também pode se planejar corretamente.
Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Guia Para Iniciantes. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.
Experiência para marketing
Um marketing bem feito é um diferencial na expansão de uma marca, principalmente se é nova no mercado ou está buscando diferentes maneiras de expansão. Após franquear a empresa, é preciso investir em ações eficientes de marketing. Nesta hora, é bom contar com uma consultoria de franquias.
Desse modo, será possível fazer um marketing assertivo para expandir a marca, atrair investidores e fortalecer a franquia.
Portanto, direcionar o marketing para meios eficientes para atingir o público-alvo investidor, bem como fortalecer o reconhecimento da marca, serão pontos-chave. Agora que está por dentro do assunto, invista no mercado de franchising e ganhe dinheiro.