Consultoria de franquias: importância do serviço para a franqueadora

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Uma empresa que deseja se lançar no mercado de franchising de maneira sólida deve buscar os serviços de uma consultoria de franquias.

Estas empresas auxiliam na formatação da franquia, orientando as medidas a serem tomadas para a empresa que deseja se transformar em uma franqueadora.

No entanto, nem todo mundo sabe o que faz uma consultoria de franquias. Dessa forma, trouxemos este conteúdo para explicar um pouco mais sobre esta solução.

Como uma consultoria de franquias pode ajudar o negócio?

A empresa que deseja franquear precisa tomar uma série de cuidados para se organizar antes de apresentar o seu negócio como um modelo de franquia.

Dessa forma, ela precisa definir como será sua atuação, bem como os pontos que serão destaque para atrair franqueados.

Sendo assim, contar com uma consultoria de franquias pode ser fundamental para delimitar bem estes pontos, os quais mostraremos a seguir.

Análise de franqueabilidade do negócio

Uma empresa, antes de querer se tornar uma franquia, precisa saber se o seu negócio é franqueável. Ou seja, se o seu produto ou serviço pode ser replicado com a mesma qualidade por outras unidades.

Alguns tipos de negócios são mais fáceis de franquear. Já outros precisam reorganizar seu modo de produção para tornar isso possível.

Nesse sentido, uma consultoria de franquias avalia o negócio a fundo e dá o diagnóstico de se é possível franquear a empresa ou que será necessário para isso.

Dessa forma, a franqueabilidade verifica se o modelo de negócio é viável financeiramente, tendo em vista que alguns tipos de produtos e serviços ficam muito caros para franquear, tornando o negócio inviável.

Abaixo, separamos um vídeo com um passo a passo para transformar a sua empresa em uma franquia. Confira!

Diagnóstico da empresa e mercados para expansão

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Se o modelo de negócio da empresa se mostrar franqueável, o próximo passo será organizar a sua produção para possibilitar a replicação em outras unidades.

Dessa forma, é necessário fazer um diagnóstico interno para melhorar o modo de produção e organização da empresa fortalecendo, assim, as bases do negócio.

Cada etapa dos processos internos devem ser revistos para direcioná-los para o modelo de franquias e permitir a expansão.

Além deste olhar para dentro, a empresa deve direcionar seus trabalhos para essa expansão no mercado. Logo, ela pode contar com uma consultoria de franquias para alinhar tudo da maneira mais eficiente e direcionada.

Pois uma empresa especializada no assunto vai avaliar o público-alvo e os melhores mercados para investir, visando uma com segurança. Além disso, ela vai avaliar quem são os concorrentes no mercado e o diferencial da marca.

Formatação do modelo de franquia

Este passo é o mais importante para a empresa que busca transformar o seu negócio em um modelo de franquia.

A formatação do modelo de franquia é o momento em que a empresa apresenta aos interessados a sua unidade, o produto final de sua transformação.

Nesta etapa, a empresa transformou sua estrutura interna em um negócio franqueável, com um modelo definido e passível de comercialização.

Dessa forma, foi estabelecido se a empresa contará com modelos home office ou não, com ponto comercial de rua e/ou também voltados para shopping etc.

Também foi o momento de definir se todas as unidades oferecerão todos os produtos ou serviços da rede de franquias, ou se haverá distinção.

Tudo isso faz parte da formatação do modelo de franquia, que apresentará para os interessados negócios sólidos e rentáveis.

Assim, se o empreendedor tiver alguma dúvida sobre a viabilidade de algum dos modelos, ele deve procurar uma consultoria de franquias para orienta-lo nesse sentido.

Vemos alguns blocos de madeira com símbolos de diferentes setores; uma mão está puxando um pequeno bloco escrito "franchise" (imagem ilustrativa). Texto: consultoria de franquias.
Formatar um modelo de franquias exige cuidado com as bases do negócio.

Elaboração de documentos legais

A etapa de elaboração de documentos legais é quando são determinados os direitos e obrigações das partes que integram o sistema.

Estes documentos devem ser transparentes, deixando claro como será a relação entre franqueadora e franqueado. Com isso, a empresa pode oferecer um modelo de negócio confiável do ponto de vista da gestão empresarial.

Da mesma forma, esta documentação deve evitar litígios entre as partes, pois uma franqueadora com muitos problemas deste tipo não será atrativa para novos investidores.

Do mesmo modo, esta documentação deve proteger também a propriedade intelectual envolvida no modelo, que pertence à empresa franqueadora. Assim, ela evita o mau uso de seu know-how.

Um outro documento importante é a Circular de Oferta de Franquias (COF). Ela deve estar de acordo com a Lei de Franquias (Lei nº 13.966/19), redigida de modo a deixar claro como será a relação de negócios entre as partes.

Assim, neste documento, deve haver uma série de informações importantes para que o franqueado saiba o que esperar da franqueadora. Pois assim, ele também pode se planejar corretamente.

Experiência para marketing

Um marketing bem feito é um diferencial na expansão de uma marca, principalmente se ela é nova no mercado ou está buscando novas maneiras de expansão.

Após franquear a empresa, é preciso investir em ações eficientes de marketing. Nesta hora, é bom contar com uma consultoria de franquias.

Dessa forma, será possível fazer um marketing assertivo para expandir a marca, atrair investidores e fortalecer a franquia.

Portanto, direcionar o marketing para meios eficientes para atingir o público-alvo investidor, bem como fortalecer o reconhecimento da marca, serão pontos-chave.

Vemos, de cima, uma mesa com várias xícaras de café, pratinhos com biscoito, celular, computador, e um papel que se assemelha a um planejamento. Ao redor desta mesa é possível notar algumas pessoas. Sobre a mesa também uma um enorme papel branco com uma espécie de organograma circular em que estão descritas diversas ferramentas de marketing para empresas, como website, SEO, conteúdo, e-mail, etc.
Uma estratégia de marketing estruturada é essencial para o processo de formatação.

Formatação de Franquias NX Franquias: conheça o serviço

Como falamos, uma consultoria de franquias é importante para orientar este processo de transformar uma empresa em um modelo de franquia.

Sendo assim, uma opção para este serviço é a NX Franquias. Ela oferece soluções para empresas expandirem sua marca ou para aquelas que desejam transformar o seu negócio em um modelo de franquias.

A NX Franquias faz parte da Encontre Sua Franquia, uma das maiores holdings de franquias do Brasil, com mais de mil franqueados e unidades no Brasil, República Dominicana e nos Estados Unidos.

Dentro da NX Franquias há diversos setores especializados em cada um dos processo que fazem parte da formatação de uma franquia.

Da mesma forma, ela possui o portal Top Franquias, site especializado sobre o mercado de franchising, onde a marca pode ser divulgada.

Da mesma forma, a NX Franquias conta com setores de feiras para ajudar na expansão da marca. A Feira Virtual de Franquia, que acontece on-line, é um evento que pode ser regionalizado ou por estados.

Do mesmo modo, a empresa conta com a B2B, que é uma feira presencial com reuniões pré-agendadas entre franqueadora e os interessados em adquirir uma unidade de franquia.

Estas feiras são uma excelente maneira de fazer a expansão da marca, pois são direcionada para o público-alvo investidor em busca de novos negócios no franchising.

Caso tenha interesse em uma consultora de franquias para ajudar você na expansão da sua marca, entre em contato com a NX Franquias. Basta clicar no botão abaixo!

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