Inserir a sua marca no sistema de franchising, embora seja uma operação relativamente prática, exige cuidado em diversos aspectos para evitar problemas e falhas. Por isso, no texto de hoje, explicaremos o que é uma consultoria de franquias e se esse apoio para transformar o seu negócio em uma rede de franquias vale a pena.
De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o mercado de franquias teve um faturamento de R$ 240,6 bilhões em 2023. Ou seja, um crescimento de 13,8% em 2023 em comparação com o ano anterior. Logo, esse resultado positivo mostra que investir pode ser uma boa opção para empreendedores que desejam transformar o seu negócio em uma rede de franquias.
O problema é que muitos empresários acabam deixando passar uma série de fatores na hora de seguir com os processos de se tornar um franqueador. Como resultado, ao iniciarem as etapas, eles acabam encontrando vários gargalos que travam o procedimento.
Portanto, como um meio de evitar que isso ocorra, nós preparamos este texto. Aqui, você fica sabendo das vantagens de ter uma empresa especializada para auxiliar você na hora de transformar a sua marca em uma franqueadora de sucesso. Acompanhe!
Consultoria para franchising vale a pena?
Sim, optar por uma consultoria para franchising vale a pena. Isso porque, ao contratar uma empresa de consultoria de franquias, você estará dando um passo importante para transformar o seu negócio em algo com grandes chances de desenvolvimento por meio do sistema de franchising. Afinal, estamos falando do auxílio no processo de formatação de franquias.
Os profissionais dessas empresas oferecem amplo conhecimento para a adequação do seu negócio ao novo modelo, auxiliando em várias etapas. Entre elas estão a análise de franqueabilidade do negócio, estruturação e revisão da Circular de Oferta de Franquia (COF), diagnóstico do mercado etc.
Entenda o que uma consultoria de franquias faz
Diante dos benefícios de contratar uma consultoria de franquias, é preciso compreender como ela faz esse trabalho. Antes de contratar alguma empresa para essa finalidade, certifique-se de que ela tem experiência no mercado. Ou seja, opte por aquela que apresentar as melhores referências.
Isso porque, essa empresa precisa proporcionar resultados reais para a sua marca, uma vez que o sucesso da sua jornada dependerá de uma boa análise feita por essa empresa de consultoria. Afinal, estamos falando de um processo para atrair investidores e auxiliar na expansão do seu negócio.
Por exemplo, com a Formatação de Franquia, serviço prestado pela Encontre Sua Franquia, holding com cerca de 13 anos de experiência, você pode transformar sua marca em uma rede de sucesso, expandindo para diversas unidades.
A consultoria auxilia em todas as etapas do processo. Ela começa com um diagnóstico profundo da sua empresa e identifica pontos a serem trabalhados. Depois, define um modelo de negócio replicável e lucrativo.
Você também terá orientações sobre os cuidados na elaboração de documentos legais, como: manuais, Circular de Oferta de Franquia (COF) e contratos. Assim, será mais simples começar a expansão do seu negócio. Então, conte com essa solução para lhe ajudar! A seguir, conheça mais sobre as etapas que uma consultoria de franquias aborda.
Análise de franqueabilidade
A análise de franqueabilidade é uma das etapas mais importantes feitas por uma empresa de consultoria. Esse estudo é responsável por avaliar os aspectos estruturais da empresa e se ela está preparada ou não para se expandir por meio do sistema de franquia.
Estarão sob análise as finanças, o planejamento estratégico, o processo de transmissão de know-how, o marketing praticado etc. Tudo é colocado à prova para identificar a padronização da empresa e gerar o controle de qualidade.
Sem a aprovação da franqueabilidade do negócio, não há outro caminho que não seja o aprimoramento. Ou seja, a consultoria vai apontar o que não está bom e precisa ser melhorado. Sendo assim, cabe a você, como dono da marca, aplicar as correções necessárias para fazer o negócio acontecer.
Análise de viabilidade financeira
Outra análise feita por meio de uma consultoria é a avaliação financeira do negócio. O objetivo, nesse caso, é projetar a rentabilidade, a sustentabilidade e a viabilidade da marca como franqueadora. Assim, diversos indicadores vão dar o horizonte necessário para iniciar o processo.
É feito, por exemplo, o cálculo para chegar ao investimento inicial, definido os custos fixos e variáveis do empreendimento e as projeções de vendas em um determinado período. Também são definidos o capital de giro necessário para manter a unidade funcionando, a previsão de fluxo de caixa etc.
Documentos legais
Além dessas etapas, cabe à consultora de franquias auxiliar a sua empresa a desenvolver e validar os documentos de acordo com a Lei de Franquias. Após constatar a viabilidade do negócio nos aspectos que apresentamos anteriormente, é preciso apresentar corretamente essas informações aos franqueados.
Portanto, a COF da sua marca será gerada. É nela que estarão reunidas as questões mais importantes do seu modelo de negócio.
Na hora de vender uma franquia, esse documento precisa ser entregue para o candidato pelo menos dez dias antes do contrato de franquia ser assinado. Assim, o futuro franqueado terá tempo suficiente para estudar e entender o negócio disponibilizado pela sua franqueadora.
Formalização de processos
Em seguida, também é criada a formalização dos processos da franquia. Podemos considerar esse o pilar que irá sustentar a sua rede. Sem isso, você certamente não conseguirá manter o seu negócio por muito tempo. Essa formalização vai apresenta todas as questões operacionais do negócio.
Graças a isso, você terá a possibilidade de fortalecer a representação da sua empresa no mercado com mais facilidade. Aqui, define-se o perfil de franqueado que mais combina com o seu negócio, o tipo de experiência que os consumidores terão em qualquer unidade da sua rede etc.
Definição dos treinamentos
Para que o processo de padronização possa ocorrer com tranquilidade, é preciso investir em treinamentos para os seus futuros franqueados. Logo, será por meio dessas atividades que os empresários que escolherão a sua franqueadora terão condição de conhecer o propósito, a missão e ter acesso à experiência da sua marca.
Como a consultoria de franquias vai acessar todas as questões relacionadas a sua empresa, ela terá plena condição de auxiliar no melhor tipo de treinamento para os empreendedores da sua rede. Isso considerando, principalmente, o perfil que ficou definido na etapa de formalização.
Estratégia de marketing para expansão
Como um empresário que busca expandir o seu negócio por meio do sistema de franquias, você sabe que o marketing é fundamental para o desenvolvimento de uma marca. Sendo assim, caberá à empresa de consultoria lhe ajudar a encontrar as melhores soluções para auxiliar nesse processo.
De nada adianta ter o melhor negócio do mercado, se não houver uma boa divulgação. Assim, a consultoria de franquias vai apoiar na realização de um levantamento sobre os recursos necessários para a publicidade, a melhor estratégia, criação de conteúdo, captação de leads, e relacionamento da sua marca com o seu franqueado e cliente.
Plano para gestão digital do negócio
O plano para gestão digital do negócio funciona alinhado com a estratégia de marketing da empresa. Graças a ele, a consultoria contratada vai conseguir montar um manual para a franqueadora divulgar o seu negócio no meio digital. No plano, estarão todas as diretrizes e padrões a serem seguidos.
Dito isso, a conclusão é que se transformar numa franquia é uma das estratégias mais bem-sucedidas para quem deseja expandir a área de atuação da sua marca. Porém, o caminho exige um estudo detalhado de diversas frentes.
Como está o mercado de franquias no Brasil?
Como você acompanhou até aqui, transformar um negócio em uma rede de franquias pode ser uma estratégia interessante para quem busca crescimento sustentável e quer aproveitar o bom momento do setor no Brasil.
Em 2024, o mercado de franquias teve um aumento significativo de faturamento, mostrando uma expansão de 19,1% no primeiro trimestre, passando de R$ 50,8 bilhões em 2023 para R$ 60,5 bilhões. Já no segundo trimestre, o crescimento foi de 12,8%, atingindo R$ 61,2 bilhões. No total do semestre, o setor cresceu 15,8%, somando R$ 121,7 bilhões.
Áreas como Saúde, Beleza e Bem-Estar, Alimentação (Food Service), além de Casa e Construção, são exemplos de segmentos com forte demanda e boas oportunidades de franquia.
Então, expandir por meio do franchising no Brasil pode ser bem vantajoso. Até porque, o sistema permite que uma marca se consolide nacionalmente, alcance novos públicos e ofereça aos franqueados um modelo já testado e com alto potencial de sucesso.
Por que transformar o seu negócio em uma rede de franquias?
Como você aprendeu ao longo do texto, uma solução para facilitar a formatação de franquia é a consultoria de uma empresa especializada em franchising. Agora que você está por dentro do assunto, conte com Formatação de Franquias para lhe ajudar.
Transformar seu negócio em uma rede de franquias pode ser uma estratégia poderosa para expandir sua marca e alcançar novos mercados.
Uma gestão de franquias eficaz requer diretrizes claras, baseadas em critérios técnicos sólidos e estruturadas em três pilares fundamentais: organização, equipe e tecnologia. Esses elementos são essenciais para garantir o sucesso da marca e a confiança dos franqueados.
Por outro lado, é essencial iniciar com uma estrutura bem organizada, incluindo processos, manuais, sistemas e ferramentas definidos, além de equipe qualificada para cada função. Não há espaço para erros no franchising: improvisar à medida que surgem desafios pode colocar a reputação da marca em risco. Lembre-se disso!