Antes de abrir um negócio pela primeira vez, o empreendedor deve conhecer um pouco sobre o crescimento de franquias.
O setor de rede de franquias possui bons resultados. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2021, o setor faturou mais de R$ 185 bilhões.
Inclusive, esse é um dos mercados que mais se destacam no país e tem se estruturado mesmo em meio à pandemia.
Isso tem feito muitos empreendedores procurarem pelo segmento, porque possibilita a expansão dos seus negócios já existentes. Assim, fica mais fácil formar uma rede por meio das unidades de franquias.
Como está o crescimento de franquias no Brasil?
O crescimento de franquias é grande nos últimos anos. Elas têm se tornado cada vez mais presentes no mercado brasileiro. Sendo uma alternativa muito procurada pelos empreendedores do país.
O franchising, em meio ao cenário cheio de incertezas e inseguranças, foi um dos meios mais seguros de investimento.
Tudo isso se deve aos modelos de negócio predefinidos, que vêm prontos e com todo o suporte das franqueadoras.
O modelo de franquias vem atraindo atenção daqueles que desejam iniciar um negócio. Afinal de contas, contam com marcas consolidadas e reconhecidas pelo público.
De acordo com os dados da ABF, no ano de 2021, esse modelo de negócio passou pela pandemia com bons números.
Inclusive, teve crescimento de 10,7% no faturamento, comparando com o ano de 2020.
Foi a partir disso que o franchising se apresentou como uma potência. Afinal, muitas empresas não franqueadas fecharam suas portas, deixando inúmeros desempregados no país.
Atualmente, o mercado do franchising continua a crescer, por conta também da facilidade na abertura.
Abrir um negócio do zero no país não é fácil. Além de muita burocracia, os impostos são muito altos. Logo, é um investimento custoso.
Enquanto que no formato de franquias o processo é mais simples, ao mesmo tempo que são modelos acessíveis.
Até porque, são várias opções de investimentos para negócios de grande, médio e pequeno porte.
Além da variedade de opções no setor de franquias. Existem muitos nichos que você pode escolher conforme o seu perfil.
Portanto, o empreendedor precisa investir em uma franquia que combine com ele.
Dados do mercado de franquias brasileiro
Se você observar os dados da (ABF) a seguir, vai ter uma noção exata de todo contexto atual do crescimento de franquias.
Para se ter uma ideia, no ano de 2022 só no primeiro semestre o ramo de franquias faturou acima de R$ 91 bilhões. Isso representa um crescimento de 12,9% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Segundo a Associação Brasileira de Franchising, o mercado está vivenciando um excelente momento.
A Pesquisa de Desempenho do Setor de Franchising foi feita entre julho e agosto de 2022.
Nesse sentido, foram coletadas no total 291 respostas em um universo de 2967 redes.
O faturamento no período foi 16,8% maior do que em relação ao ano de 2021.
Segundo a Pesquisa, a receita passou de R$ 41,140 bilhões para R$ 48,052 bilhões. Em comparação ao segundo trimestre de 2020, o índice chega a 73,3%.
Além disso, no segundo trimestre de 2022 aproximadamente 1,45 milhões empregos foram gerados pelo setor.
A variação nesse mesmo período foi de um acréscimo de 4 mil operações de franchising no Brasil. Isso representa um total de 178 mil operações.
Como dito acima, abrir uma franquia tem um risco menor e uma chance maior de sucesso, entretanto, isso não é o suficiente.
Suas escolhas irão pesar em cada passo desse processo. Por isso, é muito importante avaliar o mercado em que está entrando para encontrar a franquia certa para você.
Assim, para lhe ajudar na escolha, é bom estar ciente dos segmentos que irão lhe dar um bom retorno e em pouco tempo.
Dentro de cada setor, existem franquias baratas ou mais caras. Por isso, o investidor deve pesquisar bem e avaliar os modelos de negócio para decidir com mais segurança.
Enfim, se você pesquisar, vai encontrar muitas opções boas. Mas antes, confira as tendências do franchising e fique por dentro do mercado.
Quais as tendências do franchising?
Prestar atenção ao mercado e suas tendências é essencial. Assim, é preciso procurar analisar a movimentação ao redor após uma crise. Atualmente, o setor de delivery e produtos digitais, por exemplo, está em alta.
Sendo assim, a dica do momento é ficar atento às mudanças e tendências.
Implementar estratégias nos negócios para se manter competitivo é imprescindível. É mesmo uma necessidade do empreendedor que pretende entrar no mercado.
Afinal, esse será ainda mais competitivo devido às tecnologias e metodologias avançadas que vão surgindo.
O ano de 2023 vem com tudo. As tendências estão no ramo de saúde, delivery, sustentabilidade e infoprodutos.
Eles é que vão estar em alta no mercado deste ano que se aproxima. Logo, muitas organizações terão que se reformular digitalmente. Sendo assim, o seu estabelecimento não pode ficar de fora.
Até porque, muitas empresas já estão se reinventando, se modernizando.
Inclusive, elas investiram em diferenciais, seguindo as tendências para se manterem competitivas no mercado. Com isso, já estão um passo à frente.
Agora, já estão se adequando ainda mais em recursos para capacitação dos funcionários e novos equipamentos. Com foco não só para 2023, mas também para os anos vindouros.
Enfim, se você pesquisar vai encontrar muito mais tendências. Assim, saberá da importância das franquias e por que são tão requisitadas pelos empreendedores.
Entenda por que abrir uma franquia
Abrir uma franquia é mais seguro. Todo investidor procura investigar sobre empreendimentos antes de abrir um negócio. Para se informar sobre suas respectivas vantagens e desvantagens.
Então, passa pela mente um turbilhão de pensamentos e perguntas. Qual é bom, qual é o melhor investimento?
Mas também surgem as dúvidas: será que vai dar certo? Afinal, é a poupança de toda uma vida, um dinheiro guardado.
Mas e se você pensar em um negócio que está em alta, que vem chamando a atenção, uma franquia, por exemplo?
A razão de ser tão atraente é devido ao modelo predefinido, testado e aprovado pelos consumidores.
Assim, pula muitas burocracias, tem investimentos acessíveis a qualquer tipo de investidor. Até porque, os investimentos são variáveis.
Além disso, é um mercado com amplitude, com mais chances de expandir e formar grandes redes. Assim, corre um risco muito menor de falência.
O empreendedor ainda pode contar com suportes e treinamentos da franqueadora. Além de uma expertise acumulada de anos no setor, o know-how.
As franquias disponibilizam todo um material para ações de marketing para você divulgar sua unidade.
Ainda conta com consultoria e pessoal especializado para lhe auxiliar. Sem contar que são vários setores com diversos nichos para você escolher o que mais lhe convém.
Isso tanto financeiramente, como de acordo com seu perfil. Enfim, é um negócio bastante rentável.
Mas agora você já sabe mais sobre o crescimento das franquias. Então, não perca tempo e comece a investir!