Crescimento do mercado de pizzaria: entenda os principais impactos

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Nos últimos anos, pudemos observar um crescimento do mercado de pizzaria no Brasil. Assim, a expectativa é que o segmento continue com bons resultados. Para que você possa descobrir qual o melhor empreendimento, preparamos o texto a seguir.

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA), em 2022, o setor de Alimentos no Brasil registrou um faturamento de R$ 1,075 trilhão, apresentando um crescimento de 16,6% em comparação ao ano anterior.

Sendo assim, abrir uma pizzaria é o sonho de muitas pessoas. A questão é que agora estamos vivendo uma das melhores épocas para se tornar dono de uma pizzaria. Os dados do mercado mostram como esse setor está aquecido. 

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Diversos fatores ajudaram para alcançar um resultado positivo, sendo os aplicativos de delivery e a visão de diversos empreendedores em dar mais atenção para os pedidos. Continue a leitura!

O que causa o crescimento do mercado de pizzaria?

Um passo importante para conhecermos o crescimento do mercado de pizzaria no Brasil, é levantar todos os tópicos que ocasionaram o boom.

Até março de 2020, tínhamos um setor estável. Porém, a partir da pandemia, tudo mudou e apesar da crise que atingiu toda a economia, as pizzarias conseguiram se destacar. 

Pandemia e o isolamento

Para que a gente possa entender o crescimento do mercado de pizzaria, precisamos entender os impactos que ocasionaram tais mudanças no segmento. Certamente, o maior responsável pelos avanços dos números foi a crise causada pelo Coronavírus ao longo de 2020. 

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Por causa disso, foi necessário isolar as pessoas em suas casas, fechando qualquer empreendimento que não fosse considerado “essencial”. Dentro dessa lista, também foi incluído as pizzarias. Porém, apenas o atendimento ao público presencial foi suspenso. 

Aumento nos pedidos de delivery

Com grande parte da população cumprindo o isolamento em casa, sem poder sair, as empresas de delivery passaram a ter uma grande procura.

Assim, diversos restaurantes começaram a ofertar essa opção para conseguir manter o estabelecimento vivo. Então, para se ter uma ideia, nos primeiros meses houve um crescimento de 30% no número de compras por meio de aplicativos. 

Os dados levantados mostraram que o Brasil é o terceiro país no mundo que mais realiza compras online. Assim, 28% da população pede comida via delivery ao menos uma vez na semana.

Outro estudo que mostra o impacto dos aplicativos de delivery nos tempos de isolamento foi apresentado pela iFood.

De acordo com a empresa, houve um aumento de 44% no número de vendas, registrando 18 milhões de pedido em um mês apenas. Sem contar o número de restaurantes cadastrados que chegou a 212 mil, 32% a mais que em 2019. 

Mudança dos hábitos alimentares

Registrando esses números expressivos nos aplicativos de delivery, certamente houve uma redução no consumo de comidas tradicionais como arroz e feijão.

A pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), identificou que o Brasil mudou seus hábitos alimentares ao longo do processo de isolamento.

Muitos brasileiros têm apelado para alimentos processados e fast-food. Com relação às pizzas, houve um aumento muito sugestivo.

Enquanto eram responsáveis por 10,5% do consumo antes da pandemia, passaram a representar 17%. Dessa forma, podemos facilmente identificar alguns impactos positivos do período para o nicho. 

Ao ver um movimento tão denso, certamente o mercado de pizza não iria deixar de aproveitar o embalo, como vimos. A Associação Pizzarias Unidas do Brasil registrou que o setor foi um dos que menos sofreu com o isolamento social durante o primeiro semestre da medida.  

Mas embora tenha precisa adaptar os serviços para atender as novas normas de higiene contra a Covid-19, os estabelecimentos tiveram, no primeiro mês, um aumento no faturamento de até 30%.

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Só em São Paulo, a média foi uma das mais altas, marcando 12,8%. A instituição identificou que muito desse crescimento do mercado de pizzaria aconteceu devido à visão dos empresários. 

Enquanto muitos tinham uma estrutura apenas para atendimento presencial, ou sem ênfase no delivery, não demorou muito para perceberem a necessidade de mudar a mentalidade. Assim, conseguiram manter o negócio bem. 

Popularização da pizza em todo o Brasil

Um dos fatores que ajudam o crescimento do mercado de pizzaria no Brasil é o fato de estarmos como um dos países que mais consomem pizzas no mundo.

Em apenas um dia, são produzidas mais de um milhão de pizzas, sendo, aproximadamente a metade desse número, apenas no estado de São Paulo.

Além disso, as pizzas são um tipo de alimento que está presente em todo o país. Cada Estado, mesmo com sua culinária local rica, tem diversas pizzarias. O produto que chegou pelos imigrantes italianos fez sucesso na década de 1950 e rapidamente se tornou parte fundamental da cultura brasileira. 

Não importa o momento, seja casamento, festa, reunião, comemorações, jantares ou um simples almoço, em todos os momentos a pizza é bem-vinda. Algo que também chama atenção na versatilidade da massa é como se modifica em cada região do Brasil. 

Enquanto temos a calabresa a mais pedida em São Paulo, outras regiões contam com outros sabores. Em Salvador, Bahia, a pizza de frutos-do-mar está entre as mais pedidas.

Já em Belo Horizonte, Marguerita e Frango com Catupiry assumem a ponta. Esse é um movimento que se repete em todas as regiões. 

Dessa forma, fica ainda mais fácil entender como esse mercado se comporta e os motivos de, mesmo durante uma crise, fazer um movimento totalmente contrário de outros segmentos do setor alimentício. 

Veja como aproveitar o crescimento do mercado de pizzarias

Diante de um crescimento no setor e a expectativa de mudanças de comportamento definitivos, como o aumento dos deliverys, muitos empresários passam a enxergar esse momento como uma boa oportunidade de abrir um negócio. Logo, esse realmente é o timing perfeito. 

Existem duas possibilidades para empreender. Primeiramente é apostando em um negócio próprio, fazendo um estudo de viabilidade, um plano de negócio, correndo atrás das necessidades do público e um espaço com as grandes marcas do mercado. 

Mas, em contrapartida, pode tentar se tornar dono de uma franquia e ter um processo mais simples. Afinal, você se tornará proprietário de uma unidade que carrega uma marca de sucesso, reconhecida pelo público. Portanto, sua única obrigação é seguir as padronizações do negócio e fazer uma boa gestão. 

Para se ter uma ideia da diferença entre um negócio e outro, de acordo com o Sistema Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), apenas 15% das franquias fecham as portas antes de completar dez anos. Quando analisamos um negócio próprio, a taxa de mortalidade é cinco vezes maior. 

Assim, podemos ver identificar que existe um modelo de negócio que tende a trazer melhores resultados para você. Logo mais, descubra quais são as melhores franquias do setor de Alimentação para empreender. Mas antes, entenda o que é uma franquia.

O que é franquia?

As franquias são empreendimentos que visam autorizar um empresário terceiro a explorar comercialmente uma determinada marca.

Muitas empresas usam-se este modelo para conseguir expandir as suas atuações de uma maneira mais barata e prática. Afinal, gerir várias lojas ao mesmo tempo, gera um custo e demanda que pode não compensar. 

Dessa forma, é passado para o franqueado a gestão e administração de uma determinada loja, podendo escolher o local que deseja atuar e qual o formato.

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Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Guia Para Iniciantes. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia.

Por outro lado, é necessário seguir uma série de regras impostas pela franqueadora. Mas, além da transferência de know-how e expertise, uma das vantagens é o reconhecimento do público. 

Agora imagine se cada uma das lojas de uma determinada marca use uma pintura, logo, cardápio, atendimento e padrão de qualidade diferente?

Certamente nenhum consumidor saberá identificar que você faz parte de um estabelecimento que ele gosta. Ou ainda pior, você poderá ficar marcado por uma experiência negativa que ele teve anteriormente. 

Por isso, é tão importante que os empreendedores que optam por uma franquia, seguir todas as padronizações.

Vale destacar também que qualquer pessoa pode ser um franqueado. Graças aos treinamentos e suportes oferecidos pelas franqueadoras, um leigo tem a possibilidade de ter sucesso na caminhada. 

Tendo isso em mente, podemos perceber o motivo pelo qual as franquias são conhecidas por serem semi-independentes. Embora tenha todas as orientações e regras, você será responsável exclusivamente pelas tomadas de decisões referentes a gestão e administração do negócio. 

Melhores franquias de pizzarias e lanches para você investir

Se você está pensando em investir no ramo alimentício, as franquias de pizzarias e lanches podem ser boas opções. Além de oferecerem produtos saborosos e populares, esses negócios têm uma demanda constante.

A seguir, apresentaremos uma lista com as melhores franquias do setor, que oferecem suporte, reconhecimento de marca e oportunidades de crescimento. Descubra as alternativas ideais para você começar a empreender com sucesso.

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Como abrir a melhor franquia de pizzaria?

Para que você possa se tornar dono de uma franquia barata e aproveitar o crescimento do mercado de pizzaria, você precisa encontrar a marca que melhor casa com o seu perfil. O importante ao longo do processo é levar em consideração o custo-benefício e nunca apenas os valores envolvidos. 

Uma das vantagens de abrir uma franquia, em comparação com um empreendimento do zero, é ter a possibilidade de prever o dinheiro que será necessário para tirar o projeto do papel.

Ou seja, durante todo o processo terá plena noção dos valores, variando apenas com relação ao aluguel e estrutura do local. Olhando todas essas questões, pode parecer que encontrar a melhor franquia pode ser um passo complicado, mas é justamente ao contrário.

Mesmo diante desse processo, existem algumas dicas que irão facilitar a sua busca. Lembrando que o objetivo é conseguir fazer um funil, onde no final só restará uma ou duas marcas. Dessa forma, para ter maior eficiência na sua busca, confira as dicas que separamos agora. 

Analise o mercado e suas tendências

Primeiramente, você deve fazer um estudo sobre o setor e suas tendências para os próximos anos. O maior erro de qualquer investidor é pensar apenas no presente. Por mais que possa gerar bons resultados em um primeiro momento, com o passar dos anos a tendência é que o rendimento caia. 

Afinal, as pessoas mudam e junto com elas, o comportamento e hábitos alimentares. Estamos falando de um dos mercados mais voláteis que existem.

Por exemplo, quem se lembra das paletas mexicanas e o crescimento das empresas exclusivas para esse tipo de negócio? Atualmente, não se houve falar como antes e diversos empresários fecharam as portas. 

Isso é muito comum quando não acontece um planejamento. Mesmo que uma pizzaria seja tradicional e presente em todos os estados, você precisa levar em consideração o mercado e as expectativas para o futuro. Vivemos em uma época em que o número de veganos e vegetarianos tem crescido a cada ano. 

Dessa forma, qualquer empreendimento que ficar para trás e não passa a oferecer opções, tende a ficar para trás.

Estude com cuidado a Circular de Oferta de Franquia

Você deve estudar a Circular de Oferta de Franquia (COF) com cuidado. Esse documento apresenta diversas informações sobre o empreendimento que está prestes a assumir. Nela, será possível identificar o histórico da marca, as pendências jurídicas, as taxas cobradas, regras de concorrência etc. 

Por contar com muitos dados, é fundamental analisar a COF com atenção. Caso queira ajuda, contrate um advogado especializado em franquias.

Não tenha pressa para definir qual será a sua franqueadora. Para se ter uma ideia, de acordo com a Lei de Franquias, você tem dez dias para analisar o documento e não poderá concluir a assinatura do contrato antes desse período. 

Ou seja, caso esse prazo não seja respeitado, o acordo perderá a validade e o investimento perdido. Se encontrar marcas que fazem esse algum tipo de pressão para fechar antes do tempo previsto, não assine o contrato.

Esse é um dos sinais que a empresa não respeita seus franqueados, podendo atrapalhar sua experiência ao longo da jornada. 

Invista no seu negócio!

Até aqui você aprendeu que, com inúmeras vantagens, como suporte da marca, reconhecimento no mercado e um modelo de negócio já estabelecido, as franquias oferecem uma oportunidade de empreendimento promissora.

Então, para dar o primeiro passo nessa jornada, entre em contato com a marca de sua escolha. Cada franquia tem um processo específico para a seleção de novos investidores, onde serão avaliados diversos aspectos. Por exemplo, capital disponível e perfil do empreendedor.

Vimos ao longo do texto que as pizzarias tem tido um bom resultado nos últimos anos, principalmente aquelas que passaram a trabalhar com delivery.

Assim, temos um bom momento para empreender. Os empresários que quiserem aproveitar o momento, e a melhor oportunidade podem contar com as franquias. Nesse sentido, não perca tempo e inicie sua jornada empreendedora agora mesmo!

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