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Criar uma marca ou abrir uma franquia? Qual a melhor opção?

Sumário

Você já se perguntou se é melhor criar uma marca ou abrir uma franquia? Então, continue lendo esse texto em que vamos mostrar para você as vantagens e desvantagens de cada tipo de negócio.

Afinal de contas, com a pandemia, abrir o próprio negócio se tornou mais que um desejo: uma necessidade. Além disso, o empreendedorismo criou 89% de novos empregos em apenas nove meses em 2022. Logo, empreender melhora a vida de quem empreende e toda a comunidade ao redor.

Quem decidiu empreender teve que escolher entre abrir um negócio do zero ou investir no modelo de franquia. Ambos têm seus prós e contras, por isso, é necessário analisar cada opção para chegar à melhor alternativa.

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Como funciona criar uma marca própria?

Ao criar uma marca própria, o empreendedor promove determinado produto ou serviço para se diferenciar dos seus concorrentes. Assim, se desenvolve a identidade do produto e todo o conceito da empresa para que o consumidor possa identificar.

Para criar uma marca própria é necessário que o empreendedor recolha diversas informações importantes para aplicar no seu negócio.

Dessa forma, é essencial coletar dados estratégicos que possam ser aplicados em diversos processos. Por exemplo, estudos mercadológicos, do público consumidor, mercado local, concorrentes, entre outros. 

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Desse modo, o empreendedor poderá enxergar alguma carência desse mercado que pode servir de diferencial para o novo empreendimento. Além disso, é importante analisar se o investimento vale a pena e dará o retorno esperado e seu potencial de lucratividade. 

Outros fatores importantes são a capacidade de agregar valor e a qualidade dos produtos e serviços em relação aos concorrentes. A receptividade do consumidor sobre a marca também irá impactar no sucesso do empreendimento.

Para a criação de uma marca também é importante prezar pela imagem da empresa, como práticas de sustentabilidade e muito mais. Esses fatores ajudam o consumidor a associar a marca com algo positivo e atrativo.

De fato, são muitos fatores que vão desde o ponto comercial até os aspectos burocráticos. Sendo assim, o empreendedor precisa seguir um bom planejamento ou acabará se perdendo.

Em seguida, você deve fazer o registro de sua marca junto aos órgãos competentes. Logo, garante que somente ele poderá usar aquela marca, produto, nome e outros aspectos.

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Vantagens de ter uma marca própria

Ao se ter uma marca, o empreendedor tem mais do que apenas uma empresa. Afinal, ela representa uma imagem única, memorável e persistente sobre o que o empreendimento oferece. 

Então, a marca própria traz consigo noções de origem, qualidade e conceito do que o negócio representa. Ou seja, vai além até mesmo dos produtos e serviços oferecidos. 

Assim, trabalhar na representação e conceito da marca pode trazer grandes benefícios a longo prazo. Uma das vantagens é a maior facilidade dos consumidores se lembrarem dos produtos ou serviços.

Em outras palavras, a marca fica na memória dos clientes, o que aumenta a chance deles se fidelizarem. Assim, também acontece a divulgação boca a boca. Afinal, as pessoas falam sobre suas experiências e indicam para caso tenham gostado.

Além disso, a identidade de uma marca transmite uma imagem de qualidade para os clientes. Assim, eles irão associar a qualidade dos produtos e serviços com a marca. O que também facilita introduzir novos produtos e/ou serviços no mercado.

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Desse modo, os consumidores conseguem identificar melhor a marca e consumir os produtos por conta da imagem construída já preestabelecida. Por isso, também é muito importante prezar pela qualidade dos serviços e produtos da empresa.

Ter a própria marca pode ser o sonho de muitas pessoas, mas demanda alguns cuidados. Por isso, continue lendo e confira algumas precauções que você deve ter ao criar seu negócio.

Cuidados para ter sua própria marca

Para se criar uma marca própria é necessário ter alguns cuidados para que o processo ocorra da melhor forma possível. Um deles é escolher fornecedores de confiança, para manter o padrão de qualidade e agregar valor à marca como um todo.

Também é importante encontrar um diferencial competitivo, para conquistar o mercado e se diferenciar dos concorrentes. Além disso, é necessário criar uma boa identidade visual, para que os clientes reconheçam e lembrem da marca.

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Assim, é possível estudar o público-alvo para reconhecer no que o produto ou serviço irá focar. Desse modo, o empreendedor define o foco das ações da empresa para agradar o público almejado. 

Então, é possível determinar o propósito da marca, o seu motivo de existir. O que vai além da qualidade dos produtos, é o que ela pode oferecer de melhor para a sociedade. 

Como funciona abrir uma franquia?

Uma franquia é baseada na relação de interdependência da franqueadora e franqueado. Ou seja, as unidades da rede são de responsabilidade do franqueado, enquanto a franqueadora oferece suporte e know-how para auxiliar as unidades.

Desse modo, para criar uma marca ou abrir uma franquia, o investidor precisa delimitar qual segmento seguir e fazer uma pesquisa e comparação com a concorrência. Porém, com as franquias, é possível conversar com a própria franqueadora e outros franqueados.

Outros pontos importantes são o perfil de franqueado delimitado pela franqueadora e a capacidade de investimento na unidade. Além disso, a análise do mercado local e do perfil de consumidores também é considerada.

Afinal, todas essas informações estão disponíveis ao investidor desde o início.

Sendo assim, é importante entender quais são os padrões exigidos pela franqueadora e ter disposição para seguir essas regras. Todos esses processos ajudam na formação do modelo de negócio ideal.

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Vantagens de ter uma franquia

Existem diversas vantagens em escolher uma franquia para empreender. A principal é a segurança que o negócio oferece por conta da experiência e dos suportes.

Desse modo, a atividade de empreender fica mais simplificada e até mesmo demanda menos investimento.

Assim, é possível ter o próprio negócio sem precisar ter experiência no setor. Além de ter a oportunidade de começar com um plano de negócios já preestabelecido, testado e comprovado, o que diminui os riscos do investimento.

Na abertura de uma franquia, existe a troca constante de experiência entre outros franqueados e profissionais da franqueadora. Por isso, os investidores passam a ter acesso a métodos profissionais e padronizados de gestão e operação. 

Além disso, as franquias realizam treinamentos e oferecem suportes para os seus franqueados. No caso de uma rede com ponto comercial, por exemplo, você receberá capacitação e acompanhamento presencial da unidade e dos funcionários.

Cuidados para abrir uma franquia

Ao decidir abrir uma franquia, é essencial tomar alguns cuidados para o seu negócio decolar, como planejamento financeiro.

O primeiro cuidado é realizar uma pesquisa minuciosa sobre a franquia. Avalie a reputação da empresa, seu histórico de sucesso, o suporte e converse com outros franqueados para obter feedback sobre a experiência.

Sendo assim, o investidor pode solicitar a Circular de Oferta de Franquia (COF) da marca. Desse modo, pode analisar o investimento inicial, tempo de retorno, se o negócio é presencial ou home office e outras informações relevantes.

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Afinal, é importante é analisar o contrato de franquia com atenção. Leia todas as cláusulas, verifique as obrigações e direitos de ambas as partes e busque auxílio jurídico, se necessário, para evitar surpresas futuras.

Além disso, é fundamental fazer uma análise financeira. Calcule os custos de investimento, as taxas de franquia, os royalties e as despesas operacionais. Tenha uma projeção realista do retorno financeiro esperado e certifique-se de ter recursos suficientes para iniciar e manter o negócio.

Também é importante conhecer bem o mercado e a concorrência. Faça uma análise da demanda pelo produto ou serviço oferecido pela franquia na região do negócio. Identifique os concorrentes diretos e indiretos e busque entender como se posicionar de forma competitiva.

Outro cuidado essencial é dedicar tempo e esforço à capacitação e treinamento. Adquira conhecimento sobre o setor, os processos de operação da franquia e as estratégias de vendas e marketing. Invista em capacitação contínua para se atualizar sobre os desafios do mercado.

Seguindo esses cuidados, é possível aumentar as chances de sucesso ao abrir uma franquia. A pesquisa prévia, a análise financeira, a leitura do contrato, o conhecimento do mercado e o investimento em capacitação são fundamentais para alcançar resultados positivos.

Antes de continuar, assista o vídeo a seguir! Ele explica mais detalhes sobre como escolher entre um negócio próprio e uma franquia.

É melhor criar uma marca ou abrir uma franquia?

Considerando as vantagens entre criar uma marca ou abrir uma franquia, é melhor abrir um modelo de franquia. Porém, é necessário o empreendedor entender o seu próprio perfil para escolher a melhor opção.

Assim, uma franquia pode ser ideal para quem quer empreender, porém, não tem tanta experiência com o produto, serviço ou segmento. 

Além de receber uma fórmula de negócio pronta. Ou seja, há menos riscos do que empreender do zero. Porém, pode compensar com a autonomia e poder de decisão.

Dessa forma, uma franquia acaba sendo uma opção mais segura para quem deseja empreender e ainda não sabe como. Afinal de contas, não faltam opções e tendências no franchising para todos os perfis e faixas de investimento. Invista você também!

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