O maior Portal de Franquias do Brasil!
Home » Todos Conteúdos » Para Empreender » Curiosidades sobre franquias que você precisa saber antes de abrir a sua

Curiosidades sobre franquias que você precisa saber antes de abrir a sua

Sumário

Existem muitas curiosidades sobre franquias que o empreendedor deve saber antes de investir neste modelo de negócio. Vamos apresentar aqui, detalhes sobre este formato de empresa. Para saber mais, acompanhe a leitura conosco!

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de franquias teve um crescimento de 14,3%, em 2022, em comparação com 2021. Portanto, alcançou um faturamento total de R$ 211,4 bilhões. Sendo assim, essa pode ser uma oportunidade interessante para quem quer empreender e ganhar dinheiro.

Mas antes, é necessário conhecer bem as peculiaridades do sistema de franquias antes de investir em uma unidade. Então, veja abaixo algumas informações importantes ao longo desse texto. Confira!

Clique, conheça e compare FRANQUIAS LUCRATIVAS. Acesse!

7 curiosidades sobre franquias para você conhecer

Após se solidificar nos EUA no início do século XX, o sistema de franquias ganhou o mundo. Desse modo, chegou ao Brasil em 1960 a partir das redes norte-americanas de ensino de idiomas CCAA e Yazigi, que rapidamente se espalharam pelo país.

Nesse sentido, ao longo do tempo este formato de negócio tem caído cada vez mais no gosto do brasileiro por conta de suas facilidades e solidez.

Então, separamos algumas curiosidades sobre franquias para você entender o motivo do crescimento deste tipo de negócio e como ganhar dinheiro com este empreendimento. Acompanhe!

1. Franquias têm modelos variados

No mundo do franchising há diversos modelos de negócios que podem se adaptar às diferentes condições financeiras e estruturais dos empreendedores. Aliás, uma mesma empresa pode contar com diferentes formas de atuação. Por isso, é muito importante conhecer quais são os tipos de franquias.

Dessa forma, você pode buscar um formato que atenda às suas necessidades e expectativas, além de saber as formas de expansão futuras, seja dentro daquela marca ou com outro tipo de franquia.

Por exemplo, existem modelos voltados para grandes lojas e também para estabelecimentos menores. Do mesmo modo, algumas franquias permitem que o empreendedor trabalhe uma parte em casa e outra na rua. Este modelo é conhecido como Home Based.

Ainda, têm formatos que podem ser instalados em outra empresa que já existe, são os chamados Shop in Shop.

CURSO Guia Prático Sobre Franquias. Clique e confira o conteúdo completo sobre o franchising no Brasil, como investir e como faturar!

Enfim, as franquias também podem ficar voltadas, por exemplo, para venda de produtos e prestação de serviços. Isso porque, tratam-se de modelos variados capazes de se adequar aos mais diferentes perfis de empreendedores.

2. É possível abrir franquia sem sair de casa

Uma das curiosidades sobre franquias que mais tem chamado a atenção dos empreendedores são os modelos Home Office. Este formato de franquia permite uma flexibilidade de trabalho e menores investimentos, uma vez que o empreendedor poderá trabalhar no conforto de sua casa.

Nesse sentido, negócios como estes precisam apenas de um computador conectado na internet e um telefone para o trabalho do dia a dia. Além disso, permite que o empreendedor não perca tempo no trânsito, o que é bem atrativo para grandes capitais.

Com isso, é possível abrir uma franquia usando apenas o espaço que tem na sala de casa. Assim, você pode montar um pequeno escritório que permita trabalhar com atenção e eficiência.

Um formato parecido é o chamado Home Based, que já citamos no tópico anterior. Nele, o franqueado poderá trabalhar uma parte em casa e outra fora dela. Seja prestando serviços junto ao cliente ou fazendo entregas, por exemplo.

Banner ProResultado consultoria. Clique e confira!

3. Padronização fortalece as franquias

Quando o empreendedor investe em uma franquia, recebe um negócio preestabelecido, que já conta com um caminho organizado para ser trilhado.

Por conta disso, cada uma das unidades da franquia, seja onde for, trabalha com os mesmos serviços e produtos. Ainda oferece o mesmo estilo de atendimento com qualidade.

Este padrão destaca a marca frente aos consumidores, fortalecendo-a diante do mercado. Com isso, atrai mais clientes mesmo no início do negócio.

Da mesma forma, a franqueadora sabe o que dá certo e o que dá errado em relação ao negócio. Isso diminui a possibilidade de erros de gestão e outros problemas que acometem grande parte das empresas.

Outro ponto importante desta padronização, está no fato dos produtos ou serviços terem a aprovação do público. Com isso, o empreendedor não precisa de tempo para desenvolver seu negócio, ao contrário do que acontece quando o mesmo decide iniciar sua empresa do zero.

Banner Totall Marcas. Clique para conferir os serviços!

Do mesmo modo, seguir o padrão facilita a vida de empreendedores sem experiência, que nunca tiveram uma empresa ou um negócio próprio.

4. Suporte do franqueador é variado

O suporte ao franqueador é essencial para o bom funcionamento da operação na unidade. Principalmente para trazer a segurança necessária para que o investidor consiga alcançar o sucesso e a lucratividade.

Nesse sentido, operar corretamente o negócio permite que o empresário se sobressaia com a franquia. Para isso, a franqueadora oferece diversos treinamentos ao novo franqueado desde antes da abertura da sua unidade.

Ainda, caso o franqueado tenha dúvidas sobre a operação no dia a dia, poderá entrar em contato com a central de atendimento.

No entanto, ações de treinamento, por exemplo, costumam envolver a equipe de suporte na franquia. Isso, quando são ministradas palestras e conferências com o pessoal responsável pela instituição franqueada.

MJG SOLUÇÕES EM ENGENHARIA. Clique e saiba como contratar essa empresa conceituada!

Além de treinamentos e suportes com a operação, a franqueadora auxilia na escolha do ponto comercial para modelos que exigem espaço físico. Do mesmo modo, a franqueadora ajuda com questões burocráticas como parte jurídica e administrativa, bem como licenças e alvarás.

5. Fundo de propaganda ajuda no marketing

Além dos suportes acima mencionados, a franqueadora também dá suporte para o marketing das unidades. Logo, é comum cada rede de franquias tenha um trabalho centralizado de marketing. Seja por meio de uma equipe própria da franqueadora ou terceirizando este serviço com empresas especializadas.

Nesse sentido, é cobrado uma taxa de cada franqueado, conhecida como fundo de propaganda, para subsidiar este trabalho. O valor é informado na Circular de Oferta de Franquia (COF), com os outros custos do negócio.

Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Guia Para Iniciantes. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.

A franqueadora é responsável por oferecer o suporte por meio de orientações e produção de material. Porém, todo o trabalho é realizado pelo franqueado.

FOCO MARKETING. Clique e acesse para saber como faturar com o seu negócio fazendo ações de marketing!

Por exemplo, você fica responsável por movimentar as redes sociais da sua unidade, fazer a divulgação em sua região, além de todo o trabalho que envolve o marketing do seu negócio.

6. Riscos da franquia são menores

O investimento em franquias é muito mais seguro porque, de certa forma, você estará pisando em um terreno fértil, que já passou por diversas etapas para se consolidar.

Sendo assim, há muitas vantagens em ser franqueado, mas uma em especial, atrai muitos investidores. Quando você adquire uma franquia, investe seus recursos em uma marca consagrada no mercado.

O melhor é que, nos primeiros meses do negócio, quando geralmente o faturamento é menor e há mais riscos, a empresa oferece todo o suporte necessário, como consultorias e assessorias.

A ABF estima, com base em números do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que a taxa de mortalidade de franquias seja muito menor se comparada a de negócios próprios.

CONHEÇA AS SOLUÇÕES DA DOTS HUNTERS PARA FRANQUEADORAS! Clique aqui!

Nesse sentido, em dez anos, 15% das franquias deixam de existir contra 75% dos negócios independentes que não prosperam.

Portanto, a franquia oferece um risco menor, uma vez que poderá contar com o suporte de uma marca forte e o modo de fazer daquela franqueadora.

7. Grupos de franquias têm maior expertise

Falamos neste artigo de algumas curiosidades sobre franquias que demonstram como este modelo de negócio é interessante para os mais variados perfis de empreendedores.

Além disso, um ponto que fortalece ainda mais este tipo de negócio é quando a franquia faz parte de algum grupo. Por exemplo, a Encontre Sua Franquia é uma holding de franquias que conta com sete marcas em seu portfólio e mais de 1.815 franqueados.

Nesse sentido, o grupo possibilita uma maior experiência e suporte para o negócio, o que é vantajoso para uma franquia que está começando no mercado.

CONHEÇA AS SOLUÇÕES DA SULTS PARA FRANQUEADORAS! Clique aqui!

O grupo consegue direcionar o trabalho dos franqueados baseado em suas experiências anteriores. O que torna o negócio mais sólido e com menores riscos.

Uma franquia que faz parte de um grupo como este também ganha status no mercado junto aos empreendedores e consumidores. Isso porque, as pessoas passam a enxergar a marca de forma mais positiva.

Além disso, um grupo como a Encontre Sua Franquia conta com uma grande estrutura, como setor de desenvolvimento de negócios e marketing.

Então, é por meio deles que a rede oferece um suporte de qualidade para os franqueados de suas marcas. Agora que você descobriu algumas curiosidades sobre franquias, abra o seu negócio de sucesso e ganhe dinheiro.

Acompanhe o mercado
A mais lidas hoje