Como oferecer curso de desenvolvedor de games para crianças?

Por
em
Mulher e uma criança em frente um computador. Imagem ilustrativa do texto curso de desenvolvedor de games para crianças.
Advertisement

Os jogos fazem parte do dia a dia das pessoas. Pensando no futuro, é interessante investir em um curso de desenvolvedor de games para crianças e ganhar dinheiro com este movimento.

Só no Brasil, o mercado de jogos deve faturar US$ 2,3 bilhões em 2021, com alta de 5% em relação ao ano anterior. Logo, isso nos coloca como o país líder em receita no setor na América Latina e o 12º no ranking mundial.

Nesse sentido, a tendência é de que cursos de programação e desenvolvimento de games sejam um diferencial no currículo dos trabalhadores de um futuro próximo. Por isso, desde já o empreendedor deve ficar atento a este tipo de serviço. Continue a leitura!

Como funciona um curso de desenvolvedor de games para crianças?

É óbvio que um curso de desenvolvedor voltado para crianças e adolescentes precisa ser um ensino mais direcionado para este tipo de público.

Dessa forma, o curso é uma forma de apresentar este universo ao qual normalmente as crianças só enxergam o resultado final, mas que possui diversas etapas antes do jogo pronto.

Advertisement

Em um primeiro momento, o curso apresenta linguagens de programação para que os alunos conheçam mais sobre as bases que formam os jogos.

Então, no curso é comum que se peguem os jogos mais populares e que tenham uma linguagem de programação mais básica para apresentar aos alunos como eles foram feitos.

Do mesmo modo, gradualmente vão apresentando sobre a resolução de problemas relacionados à programação e outros conhecimentos ligados à área.

Por ser voltado para crianças e adolescentes, o curso é progressivo, desenvolvendo de forma mais específica, pois os alunos possuem pouco conhecimento anterior. E ainda, alguns desses cursos possuem até meios de atendimento on-line.

Da mesma forma, cursos de programação exigem bastante prática, algo que faz parte do currículo e é uma forma também de atrair a atenção dos pequenos alunos.

Ao final, as crianças e adolescentes acabam o curso de programação criando jogos básicos e dependendo da continuidade dos estudos, chegando a patamares mais complexos de games.

Criança em frente um computador vendo aula on-line. Imagem ilustrativa do texto curso de desenvolvedor de games para crianças.
Algumas partes do curso para crianças podem ser desenvolvidas de forma on-line.

Habilidades que um curso de desenvolvimento trabalha

Advertisement

Um curso de desenvolvimento de games para crianças busca trabalhar nos alunos o gosto por esta parte dos jogos.

Isso porque, nem sempre a criança ou adolescente que ama jogar se interessa por como aquele produto é feito e desenvolvido em suas bases.

Assim, as crianças devem desenvolver suas habilidades de raciocínio lógico ligado aos games, para entender como funcionam as etapas para o seu desenvolvimento.

Da mesma forma, o curso trabalha com o desenvolvimento de habilidades ligadas à matemática e informática. E ainda, a programação de jogos é bastante ligada a estas ciências.

Porém, diferentemente do que acontece em cursos de tecnologia mais tradicionais, como Ciências da Computação, no curso de Jogos Digitais, aprende-se a programar em uma área ainda mais específica.

Além disso, a escola de programação ajuda os alunos a desenvolverem a criatividade para gerar as interfaces dos jogos e viajar por mundos irreais. Portanto, é uma incentivar, ou até de melhorar uma veia artística na criança e adolescente.

Um ponto que faz parte do curso e que pode ser aproveitado para tudo na vida do aluno é o desenvolvimento de uma organização e cuidado para fazer as coisas.

Nesse sentido, todas as etapas são extremamente minuciosas. Então, é preciso empenhar atenção a cada mínimo detalhe. O consumidor de jogos é muito exigente. Sendo assim, qualquer falha, por menor que seja, será percebida.

Enfim, são habilidades que fazem parte do curso de desenvolvedor de games para crianças e adolescentes e que podem ser também algo bom para a vida profissional até fora deste mercado.

Como trabalhar com um curso de desenvolvedor de games para crianças?

Como falamos, o mercado de games já é bastante atrativo e deve continuar a se desenvolver ao longo dos anos. Por isso, cada momento que você fica de fora dele está perdendo tempo.

Uma forma de investir em um negócio para aproveitar este mercado e ganhar dinheiro é abrir uma Exponencial Cursos, franquia de cursos variados, entre eles, o de Desenvolvedor de Games.

Sobre a franquia temos um vídeo abaixo falando um pouco sobre ela. Em seguida, trazemos detalhes do modelo de negócio para você entender melhor. Confira!

A Exponencial Cursos é uma franquia 4.0, ou seja, atua voltada para profissões que fazem parte do futuro, e uma delas o Desenvolvedor de Games, além de Programação, Robótica e até Empreendedorismo/Educação financeira.

E ainda, a franquia oferece cursos de Inglês e de Matemática. Desse modo, voltados também para crianças e adolescentes.

Segundo o diretor da Exponencial Cursos, Henrique Mol, o empreendedor visionário, que está ligado nos novos rumos das profissões do futuro, deve identificar formas de se antecipar às novas necessidades, e a franquia permite isso.

A franquia trabalha com um modelo de negócio enxuto, com salas de aula avançadas, com estrutura simples e de fácil gestão.

Dessa forma, o empreendedor fica responsável pela parte administrativa da unidade, captando clientes, realizando o marketing, entre outras funções.

O investimento inicial em uma unidade da Exponencial Cursos é a partir de R$ 105 mil, que envolve a taxa de franquia, capital de giro, projeção de custos com a instalação física e outros gastos.

Vantagens de abrir uma franquia

Além de um mercado atrativo que se forma para os cursos voltados para games, investir em uma franquia de curso de desenvolvedor de games para crianças é atrativo por outros motivos.

Por exemplo, saber quanto terá de investir antes mesmo de iniciar o negócio, pois permite ao empreendedor se planejar financeiramente.

Da mesma forma, no modelo de franquia, o franqueado recebe suportes da franqueadora, como o auxílio para a montagem do ponto comercial e treinamento para conhecer o mercado e a operação da franquia.

Mas além disso, a franqueadora orienta para o trabalho de marketing. Isso é importante, pois nem sempre o empreendedor sabe bem como “vender o seu peixe”.

Ainda, uma franquia é um negócio que possui uma estrutura pronta, onde o empreendedor pula etapas no desenvolvimento da empresa. Dessa forma, investe de forma mais segura e com menores riscos.

Enfim, é um formato mais simples de empreender, que facilita a vida do franqueado e aumenta as suas chances de sucesso. Por isso, é interessante para investir mesmo durante uma crise econômica.

*Informações publicadas em JUNHO/2022. Informe-se com a franqueadora da marca sobre os preços atuais do negócio.

Advertisement
Advertisement