O maior Portal de Franquias do Brasil!
Home » Todos Conteúdos » Para Empreender » 7 dicas de gestão para empreender e ter sucesso com a sua franquia

7 dicas de gestão para empreender e ter sucesso com a sua franquia

Sumário

Para quem está pensando em iniciar a própria empresa no franchising é preciso conhecer bem este modelo de negócio. Por isso, separamos algumas dicas de gestão para empreender com segurança em franquias.

O mercado de franquias é atrativo para começar a empreender. Os números falam por si só, com um faturamento de mais de R$ 185 bilhões, em 2021, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Então, para quem ainda está amadurecendo a ideia de ser um franqueado de alguma marca, é muito importante conhecer sobre a gestão deste tipo de negócio antes de começar. Continue a leitura e saiba mais!

Clique, conheça e compare FRANQUIAS LUCRATIVAS. Acesse!

Veja as melhores dicas de gestão para empreender

Os empreendedores iniciantes costumam ficar um pouco perdidos, pois o processo de investir no próprio negócio não é simples e exige cuidados.

Nesse sentido, buscar informações sobre o dia a dia do negócio, como funciona o mercado de franquias são alguns aspectos importantes.

Do mesmo modo, o empreendedor deve priorizar o seu negócio. Isso porque, não pode ser apenas um passatempo. Ou ainda, algo que você faz quando sobra um tempo.

Ter um negócio requer dedicação, mesmo sendo uma franquia. Engana-se quem acha que o franchising é uma maneira de trabalhar que não exige do franqueado. O que permite é um empreendimento mais eficiente e direcionado.

Ou seja, você terá que investir dinheiro e também tempo de sua vida para que possa ser bem-sucedido com o seu negócio.

Dessa forma, confira agora as sete dicas de gestão para empreender e investir em um negócio próprio com segurança e eficiência.

1. Conheça o mercado da franquia

O primeiro passo para empreender no franchising é conhecer mais sobre este amplo mercado de franquias. Como dito, é um setor de grande faturamento e que tem se recuperado bem após as restrições impostas pela pandemia.

CURSO Guia Prático Sobre Franquias. Clique e confira o conteúdo completo sobre o franchising no Brasil, como investir e como faturar!

De acordo com projeção da ABF, este mercado de franquias cresceu 10,7%, em 2021, o que é uma notícia animadora para quem busca investir neste formato de negócio.

Além disso, o empreendedor iniciante deve também analisar os diferentes nichos de mercado nos quais pode atuar no franchising.

Logo, a ABF faz uma classificação que tem 12 segmentos dentro do franchising. São eles: alimentação Food Service e Alimentação Comércio e Distribuição, Casa e Construção, Comunicação, Informática e Eletrônicos.

Além deles existem: Entretenimento e Lazer, Hotelaria e Turismo, Limpeza e Conservação, Moda, Saúde, Beleza e Bem-estar. Para completar, Serviços Automotivos, Serviços na área educacional e outros Negócios.

Da mesma forma, dentro desses segmentos têm nichos mais específicos de produtos ou serviços que podem se encaixar bem ao seu perfil e sua região de atuação.

Banner ProResultado consultoria. Clique e confira!

Então, cabe ao empreendedor pesquisar, frequentar feiras de franquias que costumam acontecer pelo Brasil de forma física ou online.

Do mesmo modo, buscar informações junto aos sites especializados para se orientar sobre as características do setor de franquias pode ser uma boa estratégia. Para assim, avaliar com mais certeza se é este o tipo de empreendimento que você procura.

2. Apreenda todo o modelo de negócio

O modelo de franquia consiste em um tipo de negócio previamente estabelecido, com uma estrutura pronta e um padrão a ser seguido por cada unidade.

Dessa forma, é imprescindível que o empreendedor conheça bem como funciona o negócio. Para isso, recebe treinamentos e manuais para conhecer o know-how da franquia.

Portanto, para que o empreendedor possa realizar uma boa gestão do negócio é importante conhecer bem a operação e como funciona. Assim, deve tirar o máximo proveito dos treinamentos oferecidos pela franqueadora.

Banner Totall Marcas. Clique para conferir os serviços!

Já nestes treinamentos, o franqueado conhece mais sobre o dia a dia da unidade, como é feito o trabalho, o atendimento e principalmente a gestão.

Nesse sentido, é comum realizar visitas nas unidades modelos para conhecer de perto a operação na prática.

Um dos diferenciais que o empreendedor deve analisar ao escolher uma franquia é justamente este suporte que a franqueadora oferece. Isso porque, um treinamento eficiente prepara o empreendedor para lidar com os mais variados problemas e situações no negócio.

Neste processo de escolha, tente validar a sua ideia, veja se o negócio com o qual pretende atuar terá uma boa aceitação. Depois, ofereça o produto ou serviço aos seus amigos e parentes, tenha uma noção se terá algo em mãos com boa entrada neste seu mercado.

Mesmo que a franquia seja um negócio que atua no mercado há tempos, busque a opinião de pessoas próximas para que possa investir com segurança.

MJG SOLUÇÕES EM ENGENHARIA. Clique e saiba como contratar essa empresa conceituada!

Enfim, conhecendo os detalhes da empresa, o empreendedor pode selecionar aquela alternativa que melhor se encaixa com o seu perfil. Ou então, a forma com a qual gosta de trabalhar.

3. Execute estratégias de marketing

Uma das dicas de gestão mais importantes para empreender é não se descuidar do trabalho de marketing do seu negócio. Sua estratégia de comunicação deve ser bem planejada e duradoura.

Atualmente, com um mercado cada vez mais concorrido, qualquer negócio precisa realizar um planejamento estratégico assertivo para se destacar. Logo, o empreendedor precisa saber a melhor forma de atingir o seu público-alvo, fazendo um marketing direcionado e eficiente.

No modelo de franquia, a franqueadora orienta para este trabalho de marketing, com a produção de materiais e auxílio na divulgação. Porém, o trabalho em si é feito pelo franqueado.

Porém, mesmo com a ajuda da franqueadora, você também deve conhecer bem o seu cliente, para que possa se comunicar. Para executar bem o marketing, é fundamental conhecer para quem se está falando e quem se quer atingir.

FOCO MARKETING. Clique e acesse para saber como faturar com o seu negócio fazendo ações de marketing!

Saiba quem são os seus clientes para que possa ter uma comunicação bem direcionada. Hoje em dia, o trabalho de marketing digital é uma grande ferramenta, desde que seja bem usada. É preciso ser efetivo para ter um retorno sólido deste trabalho.

Um facilitador é que a franqueadora tem expertise no seu mercado, e com isso, consegue direcionar o marketing de seus franqueados de modo mais eficiente. Por fim, evita que o franqueado realize ações que possam surtir pouco ou nenhum efeito e ainda, ter custos com isso.

4. Planeje e controle as finanças

Em um país onde a legislação tributária é complexa, é essencial que o planejamento financeiro para as franquias esteja presente. Isso é importante para cada empresa de cada segmento do mercado.

Mas a realidade não é tão perfeita como imaginamos, e muitos negócios encontram um fim prematuro por negligenciar essas questões. Por exemplo, quem está começando a empreender costuma ter problemas com o fluxo de caixa.

Nesse sentido, existem alguns pontos fundamentais. Primeiramente, separe suas contas pessoais das empresariais. Tenha o dinheiro que será de sua vida pessoal e aquele que poderá investir no negócio.

CONHEÇA AS SOLUÇÕES DA DOTS HUNTERS PARA FRANQUEADORAS! Clique aqui!

Isso pode ser mais fácil se você tiver uma vida financeira mais organizada, sabendo quanto gasta no seu dia a dia e quanto pode investir. Depois destes cuidados, consegue ter uma ideia mais sólida de quanto tem para investir.

Sabendo do valor, entende agora como buscar um negócio que se ajuste. O empreendedor deve avaliar os custos de implantação do negócio, margem de lucro, e se está preparado para gastar este capital.

Sendo assim, deve-se analisar a Circular de Oferta de Franquia (COF). Este documento contém diversos detalhes sobre o negócio. Por exemplo, o valor de investimento inicial, custos de manutenção, capital de giro, entre outros.

A COF é um documento bem completo e que funciona como um pré-contrato, onde as partes se alinham antes de assinar o acordo.

Mas além disso, a gestão financeira já como um franqueado permite que o empreendedor compreenda o seu cenário empresarial. Com isso, verificando se o seu negócio está gerando lucro ou prejuízo.

CONHEÇA AS SOLUÇÕES DA SULTS PARA FRANQUEADORAS! Clique aqui!

Nesse sentido, o planejamento financeiro tem impacto direto no sucesso da sua franquia. Então, fazendo um bom controle financeiro, por exemplo, você saberá quais são os seus produtos que têm mais giro. Ou então, se há períodos de sazonalidade, entre outras questões.

5. Estabeleça uma rotina

Entre as dicas de gestão para empreender está a rotina. Isso porque, é interessante que o empreendedor tenha um cronograma diário de tarefas para ir se acostumando ao negócio.

Dessa forma, você cria um caminho a ser percorrido que lhe trará mais segurança. Isso evita que perca tempo analisando quais serão as tarefas necessárias naquele dia.

As pessoas estão com a rotina cada vez mais atribulada, com compromissos profissionais e pessoais. Assim, é comum que haja dificuldade para atender os prazos ou mesmo não conseguir realizar um projeto importante para a empresa.

Com o tempo, esse acúmulo de funções acaba gerando insatisfação nos clientes, fornecedores e, claro, muito estresse para o empresário.

Nesta gestão de tempo, o empreendedor também deve saber gerenciar seu estoque, caso trabalhe com a venda de produtos. Ou ainda, com esta gestão conseguir implementar um planejamento de vendas, baseado nos produtos que tem.

Este plano de vendas é uma maneira de ter uma rotina definida para o negócio em um espaço de tempo maior.

Nesse sentido, é fundamental entender a importância da gestão do tempo para empreendedores e aplicar técnicas para otimizar as atividades.

Logo, saber gerir o tempo traz uma série de benefícios, tanto para a sua vida profissional quanto para a pessoal. Portanto, quando as tarefas estão organizadas, é possível fazer tudo o que é necessário dentro do prazo. Assim, sem precisar dispor das suas horas de lazer ou com a família, por exemplo.

6. Faça a gestão de resultados

O objetivo da gestão de resultados é desenvolver as competências e habilidades profissionais. Do mesmo modo, implementar estratégias para que os processos sejam aperfeiçoados. Assim, alcançando os objetivos do seu negócio.

Nesse sentido, o franqueado deve atentar-se para o desenvolvimento do negócio para conseguir identificar quando as coisas não estiverem indo tão bem.

Dessa forma, este controle pode ser feito com recortes de tempo diferentes, como: semanal, mensal, trimestral e até anual.

Quanto menor o tempo entre uma análise e outra melhor para identificar a situação e trabalhar para mantê-la, caso esteja positiva, ou mudá-la, se necessário.

A implementação da gestão por resultados vale a pena, porque gera uma série de melhorias para a empresa. Há ganhos com relação à capacidade dos colaboradores executarem o seu trabalho, uma vez que os objetivos passam a ser mais claros e precisos.

Do mesmo modo, permite que os processos de planejamento e de tomada de decisões também sejam otimizados. Isso porque, a empresa passa a dispor de dados mais assertivos nos quais se embasar.

Uma das dicas de gestão para empreender é também a busca por conhecimento. Ou seja, nunca parar de empreender. Você nunca entenderá tudo, e na sua gestão de resultados, o seu saber deve estar incluído. Com o tempo, avalie quanto você aprendeu, o que sabe hoje que não sabia ontem.

Isso inclui não apenas a parte de empreendedorismo, mas também conhecimentos burocráticos e de legislação, como a parte tributária. Ter um negócio envolve tudo isso e você deve conhecer sobre estes temas para empreender com segurança.

7. Analise a concorrência

A última dica de gestão para empreender é realizar uma boa análise dos seus concorrentes antes de investir em uma franquia.

Portanto, conheça as empresas com as quais você terá que dividir a atenção dos consumidores. Por fim, entenda o que fazem, aprenda com e tente fazer melhor.

Da mesma forma, é interessante buscar também aproveitar as lacunas deixadas pelas concorrentes do mercado. Seja um produto ou serviço que elas não vendem, ou que não disponibilizem, ou façam de forma ruim.

Mas conseguir aproveitar as brechas é um passo importante para o empreendedor ter sucesso. Principalmente em momentos de crise econômica e mercados muito concorridos.

Saiba como trabalham, quais os diferenciais e o que você pode aprender com eles. Seja as empresas que atuam direto ou indiretamente com o seu negócio, precisa conhecer os pontos fortes e fracos.

Além disso, avaliar se irá enfrentar de frente os concorrentes, se instalando perto deles. Ou então, se terá uma estratégia mais conservadora, e buscar locais sem concorrentes.

Enfim, são muitos aspectos a se levar em consideração. Porém, todos devem fazer parte do seu planejamento ao empreender. Por fim, aumenta suas chances de ter um negócio sólido e bem-sucedido.

Acompanhe o mercado
A mais lidas hoje