Confira! Dicas financeiras para quem deseja empreender em 2022

Por
em
moedas empilhadas ao lado de uma calculadora imagem ilustrativa texto dicas financeiras empreender
Advertisement

Está pensando em empreender, mas não sabe como fazer com as finanças? Que tal abrir uma franquia?

Uma franquia é um negócio mais simples e rápido de tirar do papel. Elas também podem ser mais econômicas, então vão facilitar para você empreender. Continue lendo para saber tudo sobre o assunto!

Por que abrir um negócio?

Iniciar o próprio negócio é uma oportunidade de mudar de vida e se tornar independente. Esse é, inclusive, o sonho de muitos brasileiros, não é mesmo?

Também é uma alternativa para ganhar mais, se inserir no mercado de trabalho e até para ter uma rotina mais flexível. Ainda mais se o negócio for do tipo home office.

Para investir, você pode começar uma empresa do zero, ou então abrir uma franquia.

A franquia é um modelo de negócio mais simples, porque, com ela, você vai abrir uma nova unidade de uma empresa que já existe. O Burger King, por exemplo, é uma franquia que tem unidades no mundo todo.

Quer dizer que vários empreendedores se interessaram pelo modelo de negócio da empresa e abriram suas franquias. Assim, oferecem os mesmos produtos e atendimento de toda a rede, atraindo os clientes com mais facilidade.

Vantagens do modelo de franquia

Existem várias vantagens de abrir uma franquia. Para começar, o negócio já tem um modelo de negócio predefinido. Então, basta colocar o passo a passo da franqueadora em prática, em vez de precisar definir um plano de negócio sozinho. Assim, a franquia é mais eficaz.

Ao mesmo tempo, este negócio já tem reconhecimento no mercado. O consumidor sabe o que esperar da marca, então compra com ela com mais facilidade. É algo que favorece o faturamento dos franqueados.

Outro destaque é o suporte que a franqueadora oferece aos seus franqueados. Os apoios variam, mas geralmente incluem treinamentos iniciais, materiais e dicas de marketing, orientações para operação, dicas comerciais e mais.

Com esse apoio, mesmo quem nunca teve um negócio tem mais facilidade de realizar seu empreendimento com sucesso. Afinal, você contará com a expertise de quem já fez os mesmos processos várias outras vezes: a franqueadora.

3 dicas para empreender em franquias em 2022

Na hora de abrir seu negócio, vale a pena ter cuidado com três pontos principais. São eles: a marca da franquia, seu investimento e o ramo do negócio. Essas são as três dicas que listamos abaixo. Acompanhe!

1. Aposte em modelos com estratégia consolidada

Advertisement

Existem quase três mil marcas de franquia no mercado, mas não significa que todas elas são bons negócios para abrir.

Na verdade, algumas marcas ainda estão começando no mercado. Outras já têm experiência, mas não entregam o suporte que prometem aos franqueados.

Então, na hora de abrir sua franquia, é importante escolher uma franquia já estabelecida e reconhecida no mercado.

Para saber se a marca é assim, você pode pesquisar por ela online. Confira o que os clientes e franqueados falam dela na internet. Mesmo uma empresa nova pode ter boas opiniões e pode ser um bom negócio.

Além disso, analise com cuidado a COF da franquia. A COF é a Circular de Oferta de Franquia e fala tudo sobre o negócio, desde o seu modelo até as suas pendências judiciais. O documento também lista as taxas relacionadas à franquia, o suporte oferecido ao franqueado etc.

Nela, você ainda vai poder conferir a lista de franqueados do negócio. Será uma oportunidade de entrar em contato com eles e saber mais da franquia com quem já trabalha com ela.

Advertisement

2. Estude o mercado que deseja atuar

Para abrir sua franquia, vale a pena conferir os dados do mercado em que você vai trabalhar. Como ele está: faturando ou em baixa? Na sua localidade, ele tem bom lucro?

Caso o ramo seja uma boa opção, será hora de você estudar mais sobre ele. Saiba quem serão seus concorrentes, seus clientes, quais os principais produtos e serviços do mercado e mais.

A franqueadora vai prestar a você várias dessas informações. Mas você também precisa fazer um estudo mais cuidadoso, para entender ao máximo o setor e ter mais facilidade para atuar.

3. Saiba qual o capital necessário

Existem várias franquias baratas para 2022, mas várias outras precisam de investimento maior. Para você abrir seu negócio, você precisa ser realista com o que pode investir.

Então, comece avaliando quanto dinheiro você tem guardado. Depois, compreenda se você poderia vender algo para custear seu investimento (como seu carro). Também há a opção de fazer um empréstimo para iniciar sua franquia.

Mas todas essas alternativas devem ser pensadas com cuidado. Afinal, elas vão afetar sua vida financeira. Mesmo que uma franquia tenha lucro mais simples, por seu modelo já consolidado, um faturamento alto deve demorar meses para acontecer.

Sabendo exatamente o quanto você pode investir, será hora de pesquisar por franquias na sua faixa financeira. Um bom negócio será aquele pelo qual você pode pagar.

Mas cuidado também para não abrir uma franquia só porque ela é barata. É fundamental que você goste do que vai fazer. Do contrário, seu entusiasmo pode sumir rapidamente, e seu investimento será perdido.

Quais as formas de custear a franquia?

Como citamos antes, existem várias formas de custear uma franquia.

  • Você pode usar o dinheiro que você tem poupado;
  • Pode economizar por um tempo, guardar dinheiro e comprar sua franquia;
  • Vender um bem que você já tem, como um carro;
  • Fazer um refinanciamento de carro, imóvel ou outro, obtendo o empréstimo do banco em troca do bem dado como garantia;
  • Conseguir um empréstimo no banco;
  • Abrir sua franquia com um sócio investidor; ou
  • Pegar dinheiro emprestado com amigos e parentes.

Planejamento constante

Mesmo com uma franquia, lembre-se que você é o responsável por seu negócio. A franqueadora dará suporte para a sua operação; porém, o trabalho é seu.

Assim, é essencial planejar e se organizar para o seu dia a dia. Também revisite seu planejamento de tempos em tempos, para entender se algo pode ser adaptado.

Na dúvida, converse com a franqueadora sobre como fazer tudo isso. A empresa terá outros cases de franqueados na conta, para ajudar no seu processo.

Artigo produzido pela equipe Juros Baixos.

Advertisement
Advertisement