Dicas de franquias baratas: inicie 2024 empreendendo!

Neste artigo você vai ver

Advertisement

Procurando por franquias baratas para investir? Existem no mercado diversas opções para investir. São negócios já conhecidos que podem ser bastante atrativos para o momento econômico do país. Aqui, você descobrirá algumas dicas e opções para começar seu próprio negócio.

De acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de franquias teve um crescimento de 14,3%, em 2022, em comparação com

Advertisement
 2021. Portanto, alcançou um faturamento total de R$ 211,4 bilhões. Logo, esse modelo de negócio pode ser promissor para quem quer lucrar.

Além disso, apesar da jornada dupla ou do gerenciamento de uma empresa própria terem se tornado comuns, poucos ainda conhecem a opção de investir em franquias. Aqueles que já ouviram falar do modelo, pensam que investir em um negócio desse tipo demanda um alto investimento. Mas não é bem assim!

Advertisement

Dessa forma, existem no mercado diferentes modelos de franquias com investimento maior ou menor. O empreendedor precisa apenas avaliar as opções que mais combinam com ele e verificar aquelas que cabem no seu bolso. Continue a leitura!

O que é uma franquia?

Uma franquia nada mais é do que uma nova unidade de uma empresa que já existe. A McDonald’s, por exemplo, é uma das mais bem-sucedidas redes de franquias, com unidades espalhadas pelo mundo.

A principal vantagem de optar por uma franquia, é que o empreendedor recebe todo o plano de negócio da empresa. Ou seja, todo o conhecimento sobre seu modo de realizar as atividades, produtos e serviços.

Sendo assim, é necessário apenas colocar o planejamento em prática, em vez de iniciar uma empresa do zero. Então, na hora de abrir seu próprio negócio, será preciso pensar no setor desejado. Porém, é importante gostar do segmento, pois você terá prazer em trabalhar nele.

Portanto, isso é fundamental para manter seu entusiasmo para investir tempo e dinheiro no empreendimento. Além disso, é importante que o setor tenha potencial. Afinal de contas, ninguém deseja investir em um ramo que não dá dinheiro, não é mesmo?

Hoje, os segmentos com maior rendimento são o de Alimentação, Saúde, Beleza e Bem-estar. Mas outros, como Casa e Construção, Turismo, Serviços e Moda têm enorme potencial. Dessa forma, basta avaliá-los de acordo com a sua cidade, produto e modo de atuação.

Por que investir em franquias baratas?

A principal semelhança entre ser autônomo e ser um franqueado é a independência que isso proporciona. Isso porque, ao trabalhar por conta própria, você poderá escolher o seu horário e não terá que prestar contas para um superior hierárquico.

Mas também há várias diferenças entre as opções. Para começar, com a franquia, o empreendedor recebe todo o plano de negócio da marca. Então, só precisa colocá-lo em prática. Como o planejamento de uma franquia já foi testado em outras unidades, os erros são muito menos comuns.

Outro ponto é que a franqueadora oferece suportes ao empreendedor como treinamento, escolha do ponto, ações de marketing e mais. Assim, o franqueado obtém mais segurança para atuar no seu dia a dia.

Além disso, como a marca de uma franquia já é conhecida no mercado, os consumidores também compram com mais facilidade.

Desse modo, mesmo que eles nunca tenham feito negócio com você, sabem exatamente o que você tem a oferecer. Assim, para contar com todos esses atrativos, o usuário assina um Contrato de Franquia e se compromete com a taxa de royalties.

Enfim, os royalties funcionam como uma espécie de aluguel para o uso da marca e do know-how, ou seja, do conhecimento da franqueadora.

Advertisement

Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Guia Para Iniciantes. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.

Logo mais, entenda sobre franquias baratas e outros detalhes. Mas antes, descubra quais são os pré-requisitos para ser um bom empreendedor.

Pré-requisitos para ser um bom empreendedor

Existem pessoas que, infelizmente, abrem uma empresa usando todas as suas economias e, alguns anos ou meses depois, acabam falindo.

Isso pode acontecer por diversos motivos, mas o mais comum deles é a falta de experiência e aptidão necessárias para gerenciar uma empresa. Sendo assim, para ser um bom franqueado e alcançar o sucesso, o empreendedor precisa ter uma grande noção de como ser um empresário.

Advertisement

Para isso, são necessárias características básicas como o controle financeiro, facilidade em lidar com pessoas e capacidade de enfrentar obstáculos.

Com uma franquia, esse processo se torna mais simples já que, caso passe por dificuldades, o empresário terá sempre ajuda de alguém mais experiente. Em outras palavras, da franqueadora.

Quer saber se este é o seu momento de abrir um negócio próprio? Então, conheça algumas franquias baratas a seguir!

Franquias baratas e outros detalhes

Não é preciso muito dinheiro para se investir em uma franquia. Existem negócios com investimento inicial por volta dos R$ 5 mil e a possibilidade de atuar nos mais variados ramos.

Por isso, saiba que tudo dependerá das suas condições e objetivos. Mas para decidir o quanto você quer investir, é importante avaliar todos os valores associados a uma franquia.

As franqueadoras apresentam todos os valores na Circular de Oferta de Franquia (COF). Sua atenção extra será necessária para que nenhuma previsão passe despercebida. Assim, você terá mais facilidade em fazer o planejamento financeiro do seu negócio.

Advertisement

Portanto, entre os valores geralmente associados a uma franquia estão o capital de giro, a taxa de franquia e os royalties. Também é preciso levar em conta dados como o prazo de retorno e faturamento médio mensal.

Dessa forma, sua empresa poderá crescer com maior previsão e segurança. Com tudo avaliado, você poderá escolher a franquia desejada e entrar em contato com a marca.

Para isso, basta acessar o site da empresa e se inscrever no formulário de interesse. Então, a franqueadora retornará o contato para que, juntos, avaliem se a franquia é mesmo a ideal para os seus objetivos. Abaixo, listamos algumas das principais franquias baratas disponíveis no mercado. Confira!

...Carregando..

Como escolher uma franquia para abrir?

Escolher a franquia certa para abrir é uma decisão crítica no empreendedorismo. Inicie por identificar seus interesses e habilidades, alinhando-os com o setor que mais lhe atrai. Pesquise o mercado para entender a demanda e a concorrência.

Analise o histórico da franquia, inclua sua reputação e sucesso de outros franqueados. Considere o suporte oferecido pelo franqueador, como treinamento e assistência. Avalie os custos envolvidos, por exemplo: taxas de franquia e despesas operacionais.

Advertisement

Por fim, converse com outros franqueados para obter percepções valiosas. Escolher uma franquia é um passo importante, e tomar decisões informadas é fundamental para o sucesso do seu empreendimento.

Passo a passo para começar sua franquia

Até aqui você aprendeu que iniciar uma franquia é uma jornada emocionante. Primeiro, entre em contato com a marca que lhe interessa. Em seguida, analise profundamente o negócio e seus detalhes. Após essa análise, como dito, avalie com atenção a COF para entender todos os termos e responsabilidades.

Com o entendimento claro, planeje suas finanças minuciosamente, e como falado, considere taxas de franquia e custos operacionais.

Negociar com a franqueadora é uma etapa crucial para acertar os detalhes do contrato. Finalmente, quando todos os pontos estiverem alinhados, é hora de investir na franquia e começar a sua jornada empreendedora.

Cada passo é fundamental para garantir um início sólido no mundo das franquias. Agora que você está por dentro do assunto, abra o seu negócio de sucesso e ganhe dinheiro.

Advertisement

Advertisement

Qual franquia combina com seu perfil?

Preencha o formulário e fale com um consultor das nossas marcas.

POSTS RELACIONADOS