O maior Portal de Franquias do Brasil!
Home » Todos Conteúdos » Para Empreender » 7 dicas para o seu negócio ter sucesso desde o início

7 dicas para o seu negócio ter sucesso desde o início

Sumário

Faz parte do brasileiro a vontade de empreender. Por isso, separamos aqui algumas dicas para o seu negócio. Alguns detalhes sobre os quais serão ditos fazem grande diferença e podem ajudar no sucesso do empreendimento.

Segundo pesquisa realizada em 2020, cerca de 50 milhões de brasileiros pretendem abrir uma empresa nos próximos três anos. Então, se você está entre esses milhões, não pode deixar de ver as nossas dicas.

Além disso, mesmo que você já tenha alguma experiência que não tenha dado certo, é válido também dar uma olhada para avaliar onde possa ter errado no seu plano de negócio. Continue a leitura e saiba mais!

Clique, conheça e compare FRANQUIAS LUCRATIVAS. Acesse!

Veja dicas para o seu negócio dar certo!

É comum o empreendedor ter uma ideia de negócio e ficar ansioso para colocar em prática tudo aquilo que imaginou para sua própria empresa.

Porém, é necessário alguns cuidados, avaliar detalhes que serão a base do seu processo de empreendedorismo. Isso porque, estes cuidados fazem todo o sentido se você quer investir com eficiência e não tem margem para erros.

Enfim, desde a escolha dos produtos ou serviços, até a localização do negócio e o trabalho de divulgação, tudo precisa ser pensado antes de empreender. Dessa forma, fique ligado nessas dicas que separamos para o seu negócio.

1. Escolha algo que você quer fazer

O primeiro passo para iniciar um negócio parece meio óbvio, mas é fundamental para o sucesso do empreendimento.

Então, é preciso que você avalie com o que quer trabalhar, que tipo de produto ou serviço, em qual mercado e como será sua forma de atuação no dia a dia.

Por exemplo, se você optar por fazer algo que envolva carros, deve analisar o setor automotivo. Ou então, se gostaria de atuar diretamente com vendas ou com serviços especializados.

Do mesmo modo, avaliar quais são as suas paixões e como podem ajudar neste processo de escolha. Logo, é preciso conhecer bem suas próprias qualidades para que possam se encaixar ao negócio.

CURSO Guia Prático Sobre Franquias. Clique e confira o conteúdo completo sobre o franchising no Brasil, como investir e como faturar!

Nesse sentido, fica o exemplo citado sobre o setor automotivo. Portanto, se você é uma pessoa que gosta de carros terá mais prazer em trabalhar com isso todos os dias.

Empreender é se dedicar ao extremo. Você passa horas não apenas trabalhando, mas também pensando sobre o mercado, suas estratégias. Ou seja, pesquisando sobre tudo que envolve aquele trabalho.

Nesta hora pode ser interessante ter uma proposta inovadora para o negócio. Assim, uma solução que vá resolver determinada demanda. Porém, não é um ponto fundamental, já que há espaço também para oferecer as mesmas coisas, só que de maneira diferente.

Enfim, se você gosta daquilo que irá trabalhar, este tempo de dedicação será mais fácil. Isso porque, terá mais ânimo para estudar cada vez mais sobre o assunto e terá maiores chances do seu negócio dar certo.

2. Planeje seu investimento

Uma das dicas para o seu negócio é o planejamento financeiro que deve ser feito antes mesmo de iniciar a estruturação da empresa.

Banner ProResultado consultoria. Clique e confira!

Nesse sentido, o empreendedor precisa colocar no papel tudo aquilo que demandará investimento. Com isso, analisar quanto capital tem, ou se pegará um empréstimo.

Organize um bom plano de negócio que reúna diversos aspectos, além, é claro, de toda a parte financeira. Tenha neste planejamento um esboço da estrutura da empresa ou das suas ideias de como quer atuar.

Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Guia Para Iniciantes. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.

Os custos e o seu capital disponível devem ser compatíveis, não adianta imaginar um negócio robusto, com grande visibilidade e não ter dinheiro para arcar com isso.

Além disso, a má administração do fluxo de caixa é um problema grave ao longo dos primeiros anos do negócio. O empreendedor não faz este planejamento de forma eficiente e é muitas vezes surpreendido.

Banner Totall Marcas. Clique para conferir os serviços!

Mas o que pode ser facilmente resolvido caso o empreendedor se dedique a analisar as entradas e saídas rotineiramente. Da mesma forma, para facilitar, hoje já existem diversos aplicativos e softwares de gestão financeira disponíveis no mercado a um preço acessível. 

Então, para manter as contas organizadas, também é fundamental separar as verbas pessoais das empresariais. Isso evita que o empreendedor se atrapalhe com os gastos ao longo do mês.

Caso se sinta seguro com o negócio, tenha um planejamento sólido e uma ideia da rentabilidade que a empresa irá gerar. Por fim, para isso é preciso bastante cautela e pesquisa de mercado.

3. Opte por uma franquia

Iniciar um negócio do zero pode ser um processo mais complexo e com maiores riscos para o empreendedor. Porém, o modelo de franquia pode diminuir estes riscos e simplificar a vida do empresário.

O sistema de franquias é uma forma mais simples de iniciar o próprio negócio. Assim, o empreendedor recebe uma empresa estruturada e uma marca reconhecida no mercado.

MJG SOLUÇÕES EM ENGENHARIA. Clique e saiba como contratar essa empresa conceituada!

Neste modelo de negócio, cada unidade da franquia é igual a outra, oferecendo os mesmos produtos ou serviços. Por isso, a estrutura da operação é única, sendo replicada em todas as unidades.

Além de ser mais simples, este tipo de empreendimento é vantajoso, pois a franqueadora oferece diversos suportes para o franqueado. Nesse sentido, franquias que têm uma gestão mais simples e com equipes disponíveis para auxiliar na gestão da unidade e na resolução dos problemas.

Por exemplo, auxílio para a escolha do local de instalação da unidade, treinamentos para conhecer o mercado e a operação e apoio para o marketing.

Ainda, na Circular de Oferta de Franquia (COF). Este documento informa detalhes importantes da operação. Ou seja, com a COF, o empreendedor tem uma ideia dos custos que terá para viabilizar o processo de abertura da franquia.

Sendo assim, ao assinar o contrato de franquia, o empreendedor já é um franqueado e terá acesso às informações internas da rede.

FOCO MARKETING. Clique e acesse para saber como faturar com o seu negócio fazendo ações de marketing!

Da mesma forma, receberá treinamentos e orientações para a abertura da unidade. Logo, é nessa hora que o modelo de franquia se faz bem vantajoso.

Enfim, estes suportes direcionam o seu negócio de forma eficiente e aumenta as chances de sucesso do franqueado.

4. Organize suas finanças

Se você deseja abrir uma empresa, saber organizar as finanças do seu negócio é um procedimento fundamental. Assim, consegue garantir a continuidade das suas atividades e evitar prejuízos no faturamento causados por erros de cálculo.

Mas antes de tudo, você precisa separar as contas da empresa e os seus gastos pessoais. Um dos maiores equívocos dos empreendedores é misturar as despesas do negócio com o pessoal. Isso pode causar confusão nos registros e ocasionar o descontrole das finanças.

Veja também quais são os gastos essenciais no dia a dia e aqueles que podem ser eliminados. Seja um serviço de streaming, uma academia ou pilates ao qual você nunca vai.

CONHEÇA AS SOLUÇÕES DA DOTS HUNTERS PARA FRANQUEADORAS! Clique aqui!

Da mesma forma, cada saída de dinheiro da empresa precisa ser conhecida, não podem existir “torneiras abertas” sem que saiba delas. Conheça seu fluxo de caixa, controle custos e ganhos da empresa. Use um software para isso caso necessário.

Este planejamento é uma das mais importantes dicas para o seu negócio. Isso porque, evita-se descapitalizar sua empresa e também conserva a saúde financeira da sua família.

Muitos empreendedores se vislumbram com seus ganhos e acabam se desorganizando. Seu planejamento financeiro é importante antes de iniciar o negócio, mas também ao longo do tempo.

Dentro deste planejamento tenha metas para o seu negócio que podem ser em relação ao lucro, faturamento, expansão. Mas é importante ter metas claras e objetivas para que possa colocar este plano para ser alcançado.

As metas precisam ser factíveis, e serão uma forma de você avaliar o seu progresso. Assim, analisar se precisa mudar de rota ou manter o ritmo. Por fim, pode mensurar se está mais próximo de atingir os seus objetivos.

CONHEÇA AS SOLUÇÕES DA SULTS PARA FRANQUEADORAS! Clique aqui!

5. Estude seus potenciais clientes

O cliente é o seu objetivo e é quem deve orientar o seu trabalho, sua forma de atendimento, seus custos e seu lucro. Os novos negócios precisam conhecer bem quem é o seu público-alvo, como age, qual o valor que estão dispostos a pagar por aquele produto ou serviço etc.

Além disso, conhecer a forma como pensa o seu potencial cliente orienta sua estratégia de marketing. Caso seja um consumidor mais jovem, as redes sociais podem ser a melhor forma de chegar até ele.

Por outro lado, se o seu público potencial é mais conservador, sua estratégia deve levar em conta o que é feito pelos concorrentes.

Entender quem e como atuam seus concorrentes é um ponto fundamental entre as dicas para o seu negócio. Veja como trabalham, aprenda com eles, conheça seus pontos fortes e fracos para que possa explorar.

Do mesmo modo, você precisa conhecer a frequência com a qual aquele cliente consome determinado produto, em que época do mês ou do ano. Tudo isso influencia no seu trabalho ao longo do tempo, em pequenos detalhes.

Por exemplo, se o seu público é de ocasião, é preciso investir em meios de chamar a atenção dele, seja por aplicativos, ou propagandas. Quanto mais detalhes souber sobre o perfil do seu público, melhor poderá trabalhar sua empresa de forma eficiente.

Enfim, sem isso, você dá um tiro de canhão para atingir uma mosca. Porém, se conhece como pensa seu cliente em potencial, pode chegar até ele gastando pouco e com menos trabalho.

6. Entenda a importância do marketing

O marketing como conhecemos está em constante transformação e se tornou responsável por conquistar o cliente. Logo, é também uma maneira de agregar valor à marca, gerar lucro e competitividade para a organização.

Por isso, vemos o marketing como um dos principais aliados para impulsionar os negócios, principalmente, em tempos de retração econômica. Assim, sendo um grande ou pequeno negócio, ter um plano de marketing valoriza a empresa.

Nesse sentido, o planejamento auxilia no controle de gastos e no registro de ações para aumentar o número de vendas. Isso porque, fatores de sucesso bem executados, definem o desenvolvimento e o crescimento do negócio.

Como o comportamento do consumidor mudou bastante nos últimos anos, as empresas precisaram se adequar às suas exigências.

Então, além de oferecer preços competitivos e agilidade no serviço, ter um bom relacionamento com o público também se tornou indispensável para qualquer marca. Isso serve para mostrar o valor da sua empresa agrega e faz com que seja ainda mais atrativa.

Nesse sentido, o papel do profissional de marketing nesse cenário é o de analisar as demandas desse mercado e traçar as estratégias de venda. Então, busque profissionais de qualidade, seja contratando diretamente ou terceirizando.

Entender a importância do marketing é fundamental para fazer este trabalho bem feito e não negligenciá-lo. Por fim, é uma das dicas para o seu negócio ter sucesso, e com certeza, uma das mais essenciais delas.

7. Aprenda sobre empreendedorismo

Muitas pessoas têm a ideia de que querem ser empreendedoras e acham que só isso é suficiente, mas é importante ao menos estudar sobre o campo. Dessa forma, lembre-se que é fundamental aprender sobre empreendedorismo, seja por meio de cursos ou outras fontes.

A internet permite que o empreendedor possa aprender sobre vários detalhes antes de iniciar um negócio próprio. Também permite descobrir como resolver problemas que surgem ao longo do trabalho.

Nesse sentido, pode-se ter acesso a vídeos interessantes de empreendedores de sucesso, pesquisadores e especialistas. Ainda, palestras com empreendedores de todo o mundo.

Todas estas informações podem ser úteis para desenvolver suas características como um bom empreendedor. Ainda, trazer novos conhecimentos sobre coisas que você acha que sabe bem, mas que podem ser melhoradas.

Tenha como prioridade um bom atendimento, aprenda como fazer e como chegar ao que seu cliente deseja. Logo, ofereça ao consumidor a melhor experiência possível, pois muitos colocam a maneira como são atendidos como um diferencial para retornar.

Ainda, por ser bastante dinâmico, o mercado exige que o empreendedor esteja atento às inovações e novas formas de trabalhar mais eficientes.

Enfim, estudar é com certeza uma das mais importantes dicas para o seu negócio ter sucesso ao longo do tempo. Com ele, conseguirá tomar decisões melhores desde o início do seu empreendimento e durante toda a sua jornada.

Acompanhe o mercado
A mais lidas hoje