Como você já conhece o que é uma franquia e já pensa em investir neste modelo de negócio, que é bem interessante, é hora de prepará-lo para entender os termos deste segmento. Aqui, confira um dicionário do franchising completo
De acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de franquias teve um crescimento de 14,3%, em 2022, em comparação com 2021. Portanto, alcançou um faturamento total de R$ 211,4 bilhões. Portanto, esse modelo de negócio pode ser promissor para quem quer lucrar.
Mas sempre vale a pena estar atualizado sobre toda e qualquer informação que diz respeito aos nossos interesses, certo?
Dizem que o conhecimento é algo que ninguém nos toma, ainda mais quando se trata de futuros investimentos. Por isso, trouxemos esse conteúdo para você conhecer mais sobre o universo das franquias. Agora você aprenderá os termos do franchising. Acompanhe!
Como surgiram os termos do Dicionário do franchising?
Por incrível que pareça, as franquias surgiram há muito tempo. Historiadores contam que a ideia começou com a igreja católica, controlada pelo Vaticano e com sedes espalhadas em vários países.
Baseada nessa estrutura, as franquias surgiram de fato nos Estados Unidos, em 1850, com a I.M. Singer & Co. e a comercialização de máquinas de costura pelo empresário Isaac Merritt Singer.
No Brasil, o modelo de negócio iniciou por volta de 1960. Vindas de uma projeção de sucesso no exterior, elas começaram a dar sinais de vida nas escolas de idiomas.
Naquela época ainda não tinham uma ideia de expertise muito bem elaborada. Por conta disso, acabavam repassando o conhecimento por meio do material didático usado.
Já em 1970, com uma ideia mais elaborada, marcas como o Boticário, Ellus e Água de Cheiro iniciaram suas operações com o modelo de franchising.
Na mesma década surgiram shopping centers como pontos de compras, o que ajudou a favorecer o crescimento dessa ideia no mercado. Logo, em 1980 aconteceu o “boom” das franquias no Brasil, com a globalização cada vez mais forte as empresas passaram a enxergar o potencial do setor.
Então, para regulamentar as empresas, que passaram a multiplicar suas expertises, no ano de 1987 nasceu a Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Alguns anos mais tarde, em 1994, com a pressão dos empresários, implantou-se a lei nº 8.955/94. Também conhecida como Lei de Franquias, teve como finalidade atender um pedido das marcas que estavam cada vez mais exigentes com o modelo de negócio.
A seguir, vamos apresentar neste conteúdo que preparamos, denominado dicionário do franchising, mais detalhes sobre o setor e os termos nele usados.
27 termos do dicionário do franchising para você saber
Os termos que fazem parte desse o dicionário do franchising são vários, e nem todos tão conhecidos dos empreendedores ou das pessoas comuns.
Então, siga aqui com a gente e conheça de forma prática um pouco mais sobre este mercado e suas denominações. Acompanhe!
ABF – Associação Brasileira de Franchising
A Associação Brasileira de franchising (ABF) é uma organização sem fins lucrativos criada a partir das exigências e demandas dos empresários para divulgar o setor. Isso, além de promover o desenvolvimento técnico, institucional e de defender os interesses das franquias.
Com mais de 30 anos de atuação, a associação trabalha em parceria com o governo. O objetivo da instituição é fortalecer as políticas para o setor, considerado grande gerador de renda e emprego para o Brasil.
Capital de giro
Quando há o interesse de investimento, muitas pessoas se esquecem da necessidade de obter fundos para a circulação de renda. Capital de giro nada mais é do que a quantia necessária para manter o negócio fluindo sem sustos.
Guarda-se o valor para pagar as operações necessárias para o funcionamento da empresa. Ou seja, uma reserva com capacidade para sustentar todo o negócio durante um determinado tempo.
O dinheiro vai servir para pagar despesas como: água, luz, material para venda, insumos para empresa etc. Com a evolução do empreendimento, essa quantia será reposta e preparada para ser usada apenas em casos específicos. Por fim, evitando que empresário comprometa o seu fluxo de caixa.
Circular de Oferta de Franquia (COF)
Você sabe o que é a Circular de Oferta de Franquia (COF)? A COF é um documento criado pela marca e essencial para o mercado de franchising brasileiro. Logo, reúne todas as informações do negócio, tais como procedimentos e regras para ambas as partes, franqueador e franqueado.
Se tratam de dados como os valores da franquia, direitos e deveres das partes, aspectos legais da parceria, suporte, produtos, serviços oferecidos e mais.
Este documento garante a segurança das informações prestadas antes mesmo da assinatura do contrato definitivo. Sendo assim, é quem permite ao empresário estudar todo processo de franqueamento antes mesmo da confirmação.
Contrato de Franquia
O contrato de franquia é outro termo no o dicionário do franchising. Se trata do documento que instaura todas as regras direcionadas a partir da aquisição da franquia. Desse modo, é o guia da relação jurídica entre ambas as partes.
Este acordo confirma a aceitação de todas as regras, normas e taxas aceitas a partir da assinatura. Todo contrato tem um volume extenso de informações que sempre devem ser lidas e analisadas com todo cuidado, com a finalidade de alinhar as expectativas dos interessados.
Para isso a COF contém todas as informações sobre a franquia. Então, adianta os procedimentos e a relação entre franqueadora e franqueado, antecipa o estudo e orienta o investidor.
Além da COF, antes da confirmação oficial, ainda é assinado um pré-contrato de franquia que é uma espécie de “ensaio” para o contrato definitivo. Dessa forma, lá tem todas as informações e é uma segunda chance de estudo e ciência das normas reafirmadas no contrato.
Custo inicial
O custo inicial de um negócio prevê todos os gastos necessários para colocar um empreendimento em funcionamento. Se tratando de franquias, o custo inicial contempla todas as taxas que devem ser pagas para a implantação do empreendimento.
Isso somado as outras cobranças relacionadas a reforma, gastos com a montagem da empresa, instalação, estoque etc. O ideal é que o investidor tenha um plano de negócio preparado para esses gastos.
Empresa Franqueada
Empresa franqueada nada mais é do que uma empresa que tem o direito de concessão do uso de uma determinada marca. Assim, pode replicar outros modelos do mesmo negócio.
A franqueadora oferece ao franqueado sua experiência de mercado e o auxilia durante todo período de franqueamento. Depois, estabelece um plano de desenvolvimento positivo focado na obtenção de bons resultados.
Faturamento Médio
Faturamento médio é uma previsão e não uma afirmação. Isso porque se trata de uma estimativa de quanto o franqueado pode alcançar em resultados. Mas caso todo o planejamento for executado de forma satisfatória e eficaz.
Vale lembrar que diversos fatores podem influenciar nesta estimativa. As mudanças no comportamento do mercado, o cenário econômico do país, os prováveis concorrentes e o aumento de juros são exemplos.
Franqueado
O franqueado é quem opta por investir em uma negócio de franquia. Para se tornar um é preciso escolher um ramo de atuação compatível com seu ideal de empreendedor.
Entre as características para ser um bom empreendedor nesse ramo é estar atento ao mercado e ter consciência da sua capacidade de investimento. Além disso, não é apenas uma questão de capital. É importante ter interesse, dedicação e conhecimento em todos processos de uma franquia.
Franqueadora
Franqueadora é a empresa detentora de uma marca e criadora de um modelo de negócio testado até que pudesse ser transferido para outros investidores.
O objetivo da marca está em oferecer a experiência adquirida por meio do suporte ao franqueado investidor mantendo-se atualizado sobre o mercado empresarial.
Know-how
Muito usado no mundo corporativo, o “know-how” é um termo inglês que significa “saber fazer” ou “fazer como” faz parte do dicionário do franchising.
No ramo das franquia, é o conjunto de normas, técnicas, procedimentos que se referem a alguma atividade específica aplicado junto as empresas e profissionais. Esse “saber fazer” faz com que empresas tenham o domínio dos procedimentos oferecidos e prestados.
A experiência, proveniente do aperfeiçoamento, faz com que as marcas tenham o controle sobre a concorrência em um mercado competitivo.
Lei de Franquias
A Lei de Franquias, como dito, criada em 15 de dezembro de 1994, ainda no governo do presidente Itamar Franco, veio a partir de uma necessidade de maior segurança nos processos de aquisição de franquias.
O Brasil é um dos poucos países que tem uma lei específica para as franquias. Há mais de 25 anos rege as relações entre franqueados e franqueadores com transparência nas ofertas de negócios do ramo. No ano de 2019, uma nova lei foi sancionada sobre o assunto.
Marca
No mundo empresarial, todos têm uma marca. Por isso, as empresas se preocupam tanto com a sua identidade sendo bem trabalhada para se tornarem referência.
A marca envolve não só o visual, mas agrega a logo, as cores características e cria uma personalidade para o produto ou serviço oferecido.
No universo do franchising, você não precisará se preocupar em criar uma marca, pois já terá o direito de uso permitido pelo franqueador. A grande vantagem é que terá toda a reputação construída.
O que você vai precisar fazer, e bem, é cuidar da sua unidade e replicar a referência de prestação de serviço que ela oferece.
Modelo Loja física
Os modelos de franquias são o tipos de negócio a ser implantado. O modelo de loja física é o local escolhido para abrir a franquia. Nesse sentido, necessário que seja um local com circulação constante de pessoas e bem localizado para atender tanto aos consumidores, quanto aos fornecedores e demais.
Outro ponto importante que deve ser lembrado é o alvará de funcionamento. Isso porque, deve ser providenciado junto a prefeitura da cidade. Além de ser avaliado estruturalmente pelo o corpo de bombeiros para assegurar as condições de uso daquele local.
Nesta opção, existem taxas como o aluguel, água, luz e telefone que devem ser pensadas e administradas antes mesmo de iniciar o empreendimento.
Modelo Home office
O modelo home office também pode ser conhecido como home based. Sendo assim, o trabalho pode ser executado em casa ou em qualquer outro local escolhido pelo franqueado. Normalmente esse tipo de negócio exige apenas um computador e uma internet de boa qualidade.
Modelo Quiosques
O modelo de quiosque é uma opção menor em tamanho e com menos gastos do que uma loja física. A vantagem é o número reduzido de funcionários e a proximidade com os clientes. Normalmente instalada em shopping e galerias comerciais.
Pré-Contrato de Franquia
Acima explicamos sobre o contrato de franquia. Então, entenda que o pré-contrato é quase a mesma coisa. A diferença é que faz parte de um protocolo para a abertura de franquia e deve ser feito pela franqueadora.
Sua assinatura não necessariamente é obrigatória, mas é importante que se siga o processo de andamento do qual faz parte. Tanto para o franqueado quanto para a franqueadora. Esta etapa é uma facilitadora e reforça a importância de estar atento a todas as regras sobre o modelo de negócio.
Rede de Franquias
Inicialmente, uma rede de franquias começa com uma empresa que, com um potencial de crescimento significativo, se expande para outros modelos iguais a ela. Já falamos acima sobre empresa franqueada e franqueadora.
Essa rede é responsável por disponibilizar ao empresário que deseja abrir uma franquia, um plano de negócios e o acompanhamento durante todo o tempo de vigência do contrato.
Para isso, o franqueado colabora com taxas mensais referente ao suporte oferecido e segue adiante administrando a franquia, por exemplo: a holding Encontre Sua Franquia.
Rentabilidade
No dicionário do franchising, o termo rentabilidade quer falar sobre o desenvolvimento financeiro do seu negócio. Mas é importante esclarecer que rentabilidade é diferente de faturamento médio e algumas pessoas confundem.
Sobre o faturamento médio, falamos acima que é basicamente o valor de lucro da franquia, que também depende de vários fatores e não pode ser uma afirmação, mas sim uma previsão de ganhos.
Rentabilidade é o percentual médio de retorno de um investimento. No caso das franquias, a rentabilidade pode variar e irá depender do desenvolvimento do negócio.
Por isso, não podemos afirmar que o percentual de rentabilidade previsto é exato, pois pode variar tanto para mais ou para menos dependendo desse processo de desenvolvimento.
Cada modelo de franquia tem um percentual de rentabilidade que vai de acordo com o tipo de negócio e diversos outros fatores como instabilidade econômica, perfil atual do mercado e outras variações.
Royalties
Certamente você já ouviu esse termo alguma vez. Se trata de uma palavra de origem inglesa que em sua tradução quer dizer “direito ao rei”.
No dicionário do franchising, isso quer dizer que se repassa os direitos ao dono da marca ou dono da franquia. Esse benefício corresponde as inovações que garantem o funcionamento dessas redes.
As taxas de royalties correspondem aos valores pagos mensalmente para a franqueadora para manutenção dos serviços oferecidos pela equipe de suporte ao franqueado. Portanto, são os serviços referentes ao marketing, apoio administrativo, etc.
Inclusive, é uma das tranquilidades que o franqueado tem. Isso porque, garante o suporte do seu franqueamento.
Sistema de Franchising
O sistema de franchising tem as mesmas características da rede de franquias. Porém, a diferença está na forma como funcionam dentro de uma rede.
Sendo assim, é o direito de uso da marca sendo permitida a venda e distribuição de produtos ou serviços, exclusivos ou semi-exclusivos. Na rede existem algumas vantagens para o funcionamento e desenvolvimento ideal das franquias, são elas:
- Apoio do franqueador;
- Plano de negócios;
- Garantia de mercado;
- Planejamento de custos;
- Economia com propaganda;
- Independência jurídica;
- Pesquisa e desenvolvimento.
Sócio Investidor
Em alguns casos é necessário ter um sócio investidor dependendo do valor e das condições do empreendedor para iniciar um negócio. Isso porque, é quem injeta recursos financeiros para um negócio que tem potencial de crescimento e margem para reposição.
Normalmente ele entra para investir uma boa parte ou o valor total do empreendimento. Mas também pode ou não participar da gestão administrativa da empresa, o ideal é que os valores possam ser repostos em curto ou médio prazo.
Sócio Operador
O sócio operador é um agente responsável por realizar a gestão administrativa do negócio. Logo, indica-se quando o empreendedor não tem características que correspondem a essa necessidade.
Sendo assim, o franqueado determina um representante para fazer todo trabalho administrativo, financeiro e pessoal da empresa.
Por outro lado, é preciso que seja uma pessoa responsável e de confiança, além de ter experiência em gestão empresarial. Uma vez que irá lidar com demandas específicas, e muitas vezes, burocráticas no seu dia a dia.
Taxa de Franquia
A partir de agora, vamos falar sobre as taxas, a primeira delas é a taxa de franquia, paga após a assinatura do contrato de aquisição da franquia. Mas antes de mais nada, esse valor está descrito na COF.
O valor é pago apenas uma vez e corresponde a concessão de direito de uso da marca. Além de fazer parte do investimento inicial para a abertura da unidade.
Taxa de montagem da operação
Já a taxa de montagem, no dicionário do franchising, significa uma operação que corresponde aos valores gastos para realização de obras, como: reforma da loja, pintura, adequação do espaço, estudos de engenharia etc.
Essa taxa não está inclusa nos valores pagos à franquia. Iss porque, são de responsabilidade do franqueado no ato da execução para o profissional que irá realizar esses serviços.
Taxa de Propaganda
A franqueadora define a taxa de propaganda para a divulgação da marca por meio de ações de marketing e campanhas publicitárias. Portanto, o valor pode ser fixo ou variar de acordo com o percentual do faturamento bruto da unidade.
Dessa forma, a cobrança é firmada em contrato e também está presente na COF. Servem para cobrir as despesas dos serviços que visam a promoção da empresa como um todo e nunca para uma unidade franqueada exclusiva. No vídeo abaixo, você confere mais sobre as taxas de uma franquia. Acompanhe!
Território
No universo do franchising, território diz respeito sobre a área de atendimento do franqueado, ou seja o local onde vai instalar a sua franquia. Utiliza-se três tipos:
Território sem limite geográfico
Esse é o que chamaremos de livre, o franqueado instala sua franquia no local determinado e não há nenhum impedimento de concorrência externa. Isso quer dizer que outros empreendimentos do mesmo ramo podem se instalar bem próximo e serem concorrentes.
Território de exclusividade
Este item do dicionário do franchising é o mais fácil de encontrar em contratos de franquia. Aqui, a franqueadora instala a loja em um determinado local e não pode haver nenhuma outra franquia da mesma marca no bairro, ou na cidade ou em determinado território.
Essas regras vão depender da localização e da quantidade de habitantes. O limite geográfico fica pré-determinado em contrato para segurança do franqueado.
Território preferencial
Este é o que dá direito ao empresário explorar o nicho específico para aquele local considerado grande potencial para a implantação do negócio.
Neste caso, pode ser que a demanda do local seja maior do que a oferta de serviço. Assim, a implementação de uma nova unidade fica dependendo de um acordo entre as partes.
O franqueado tem um prazo de até 90 dia para decidir se terá condições de abrir um novo empreendimento.
Caso contrário o ponto fica liberado para outro candidato que deseje investir na franquia, sem que haja prejuízo para nenhuma das partes. Isso, uma vez que aquele território é considerado fértil para aquele tipo de negócio.
Treinamento in loco
O treinamento in loco ao franqueado é para que seja feita ambientação dos ao sistema de franquia escolhido. Neste momento, tanto o franqueado, quanto seus funcionários, aprendem e recebem toda a experiência de desenvolvimento antes da implantação do negócio.
Logo, é muito importante, pois facilita a compreensão dos processos que se executam na empresa e demonstram todo o trabalho que é feito por traz da manutenção da marca franqueada.
As franqueadoras oferecem o treinamento de ambientação tanto na empresa, com os proprietários da marca, quanto nas franquias chamadas de modelo, onde se realiza o treinamento prático dos serviços que serão oferecidos.
Também é disponibilizado o treinamento online em plataformas digitais para o estudo e atualização constante dos franqueados e funcionários. Agora que você já sabe mais sobre o dicionário do franchising, abra o seu negócio e ganhe dinheiro.