Distribuidora de produtos de limpeza automotiva: surpreenda-se com o mercado!

Por
em
Imagem de uma pessoa fazendo a limpeza da lateral de um carro preto. Imagem ilustrativa texto distribuidora de produtos de limpeza automotiva.
Advertisement

O negócio de distribuidora de produtos de limpeza automotiva pode ser a chave para você ter o seu próprio negócio. Este mercado está em alta, e cada vez mais aparecem produtos de qualidade e modelos de negócios atrativos.

Já pensou em ter a sua loja para vender estes produtos? Então, não perca mais tempo e veja a seguir como montar a sua distribuidora de produtos de limpeza automotiva.

Como ser um revendedor de produtos automotivos?

Começar um negócio do zero não é uma tarefa fácil, mas é um dos caminhos para quem deseja ter uma liberdade financeira com o tempo.

Nesse sentido, para começar uma distribuidora de produtos de limpeza, o empreendedor deve pesquisar bem sobre qual modelo de negócio abrir. Por exemplo, ele pode abrir uma empresa de venda destes produtos pela internet.

Do mesmo modo, ele pode optar por um estabelecimento menor, voltado para pequenos clientes. Ou mesmo um empreendimento maior, com produtos variados, o que facilita parcerias com empresas que possuem frota, bem como lava jatos.

Para começar este negócio, o empreendedor deve pesquisar bem sobre os produtos e escolher aqueles com qualidade e bom preço. Da mesma forma, é preciso fazer um plano de negócio traçando metas, o investimento necessário, entre outros detalhes.

Por outro lado, o empreendedor também pode investir em uma franquia de distribuidora de produtos de limpeza automotiva.

Este modelo de negócio é mais simples e já conta com uma marca renomada, bem como produto testados e aprovados pelo público.

Nesse sentido, o empreendedor já recebe um negócio pronto, estruturado e com um plano de negócio definido. Ainda, sabendo quais os investimentos necessários para o desenvolvimento da empresa.

Uma das franquias que atuam neste segmento é a Zaplus Car, especializada no comércio de produtos de limpeza e outros cuidados para os carros.

A marca está neste mercado há anos, e mais recentemente entrou para o franchising com dois modelos de negócios para os empreendedores.

Antes de continuar, veja o vídeo que separamos para você e conheça um pouco mais sobre a Zaplus Car.

Números do setor de limpeza automotiva

O mercado de limpeza automotiva atua com produtos ou serviços, bem como a junção das duas modalidades.

Dentro deste mercado, o nicho de produtos de limpeza é amplo, com itens voltados para os mais variados cuidados. Por exemplo, a lavagem a seco tem dominado uma parte do mercado.

Nesse sentido, para realizar essa higienização do carro sem grande uso de água, é necessário um produto especial que não danifique a pintura.

Além da procura por este tipo de produto, outros itens bem comuns nas casas dos amantes de carros são as ceras para polimento e proteção da lataria.

A indústria de limpeza de carros registrou um forte crescimento nos últimos cinco anos, seja com abertura de lava jatos ou trabalhadores autônomos.

Isso porque o mercado é amplo, tendo em vista que no Brasil existem mais de 107 milhões de veículos, de acordo com o dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).

Em outras palavras, os cuidados com o carro fazem parte do mercado, e por isso há uma grande necessidade destes produtos.

Neste mesmo trilhar, cresceu também o número de empresas de serviços de limpeza automotiva, sejam negócios avulsos ou por meio de redes de franquias.

No franchising, o setor de Serviços Automotivos também é forte, com um faturamento de quase R$ 6 bilhões em 2020. Assim, fica a dica para quem deseja empreender neste mercado tão lucrativo.

Como ganhar dinheiro com produtos de limpeza automotiva?

Como todo negócio, não é uma tarefa simples começar um empreendimento para venda de produtos de limpeza automotiva e sair ganhando dinheiro. Mas com alguns cuidados e dicas nós podemos ajudar você nessa nova jornada.

Primeiramente, é importante escolher os produtos que irá comercializar. Eles devem ser de qualidade, ter um bom preço, ou ao menos um bom custo-benefício.

Melhor ainda se os produtos forem de uma marca famosa, o que ajuda a atrair pessoas para o seu empreendimento.

Mas tal como falamos anteriormente, ao investir em uma franquia você já terá acesso a estes produtos testados e aprovados pelo público e com o renome da marca.

Vemos uma pessoa realizar a limpeza da parte externa de um veículo utilizando uma bucha com sabão (imagem ilustrativa). Texto: distribuidora de produtos de limpeza automotiva.
O mercado de serviços automotivos é uma boa opção para ganhar dinheiro.

Além disso, uma franquia conta com parcerias comerciais amplas. Por terem uma quantidade grande de unidades, as franquias conseguem negociar bons preços junto aos fornecedores.

Para ganhar dinheiro com uma distribuidora de produtos de limpeza automotiva, você deve investir na aparência do seu empreendimento.

Dessa forma, tenha um bom espaço fechado para comercializar seus produtos. Separe um espaço para oferecer aos clientes serviços de limpeza com os seus produtos para que, assim, eles possam ver na hora a qualidade do que você vende.

Ademais, busque ter um negócio que se destaque na região, com uma boa localização e visibilidade. Assim, você consegue capturar aquele cliente que estava passando por ali e resolve parar para conferir sua loja.

Todo empreendimento precisa ser visto. Então, além de uma bela “cara” para a sua loja, invista em ações de marketing para divulgar a sua empresa.

Por fim, treine seus funcionários para cativar os clientes e serem o seu cartão de visita. Um bom atendimento é sempre lembrado pelo cliente.

Cuidados para abrir seu próprio negócio

Assim como falamos anteriormente, abrir um negócio não é fácil. Exige cuidados do empreendedor para evitar um investimento errado e, principalmente, o prejuízo.

Nesse sentido, separamos algumas dicas para você não se perder na escolha do negócio, bem como na sua implantação.

Por exemplo, assim como todo projeto importante em nossa vida, abrir o próprio negócio exige planejamento. E ele pode ser organizado em um plano de negócio bem estruturado.

Portanto, estudar bem o mercado, os produtos que irá vender, bem como sua localização e ações para divulgar o empreendimento. O marketing é uma etapa importante para os primeiros passos da marca.

Vemos uma lista com afazeres sendo preenchidas por uma pessoa (imagem ilustrativa).
Faça uma lista de tudo que deve ser analisado antes de abrir o seu próprio negócio.

Porém, este planejamento deve caminhar junto com sua capacidade de investimento, pois é ela que deve direcionar o tamanho do negócio.

Do mesmo modo, o empreendedor deve tomar cuidado com o local de sua instalação, a fim de evitar uma concorrência muito pesada. Assim, busque espaços no mercado que ainda tenham potencial a ser explorado.

Busque também por parcerias que possam ajudar o empreendimento nos seus primeiros passos. Para uma distribuidora de produtos de limpeza, se tornar parceira de lava jatos da região, bem como empresas com frotas pode ser um bom começo.

Vale a pena abrir uma distribuidora de produtos de limpeza automotiva?

Como vimos, o mercado para produtos e serviços é amplo, pois no Brasil são mais de 100 milhões de carros em circulação.

Por conta disso, o público para atender com uma distribuidora de produtos de limpeza é diverso. Com um negócio desse tipo, é possível atender lojas, empresas de limpeza, consumidor final, entre outros.

Assim, você pode focar em lava jatos menores que buscam produtos com preços atrativos, já que eles não possuem uma estrutura tão grande.

Da mesma forma, caso consiga fornecer produtos para lojas maiores ou empresas de limpeza, sua lucratividade pode melhorar.

Dependendo do tipo de produtos que você ofereça, seu público principal pode ser aquelas pessoas que gostam de cuidar do próprio carro.

Assim, com itens de aplicação mais simples, para serviços feitos em casa, na garagem ou na rua, pode ser um grande nicho a ser trabalhado.

São diversas formas de ganhar dinheiro com uma distribuidora de produtos de limpeza automotiva. E é claro, você pode aumentar o ticket médio oferecendo também os serviços em sua loja.

Nesse sentido, trabalham algumas franquias que fornecer produtos de limpeza e ainda podem realizar os serviços de higienização.

Uma delas, como já citamos, é a Zaplus Car. A franquia é especializada na comercialização de um amplo catálogo de produtos de limpeza automotiva, e também conta com espaço em suas unidades para serviços.

Por ser um modelo de franquia, o empreendedor já conta com uma operação mais estruturada e com produtos aprovados pelo público.

Você viu neste conteúdo que é possível começar um negócio do zero com uma distribuidora de produtos de limpeza automotiva. Esse é um mercado interessante, com um grande público.

Por último, separamos um conteúdo para você analisar se uma franquia automotiva é um bom negócio para você.

Advertisement
Advertisement