Investir em distribuidora de produtos de limpeza para revenda vale a pena?

Por
em
Imagem de pessoas segurando produtos de limpeza. Imagem ilustrativa texto distribuidora de produtos de limpeza para revenda.
Advertisement

É possível abrir uma distribuidora de produtos de limpeza para revenda de forma simples e aproveitar este atrativo mercado. Aqui mostraremos como vale a pena investir neste negócio.

De acordo com a consultoria Euromonitor, a venda de produtos de limpeza no Brasil teve um aumento de 8,5%, passando dos R$ 28 bilhões.

Neste conteúdo, mostramos como realizar o sonho de ser dono do próprio negócio no setor de limpeza. Ao final, descubra uma boa oportunidade de negócio no franchising.

Vale a pena abrir distribuidora de produtos de limpeza para revenda?

O setor de limpeza e conservação faz parte dos gastos primários das pessoas. Em outras palavras, é um mercado que sofre pouca oscilação mesmo em momentos de crise econômica.

Este segmento engloba diferentes tipos de negócios, com vendas de produtos de limpeza para casa, indústria, higiene pessoal e também limpeza automotiva.

Por conta dos variados nichos, é um setor amplo e atrativo, com grande faturamento. E ainda, com a pandemia, o mercado se tornou ainda mais forte por conta dessa preocupação.

Além disso, esse é um mercado que tem se adaptado às inovações. Por exemplo, o uso de produtos biodegradáveis ou métodos limpeza a seco, com pouca utilização de água.

Estes novos tipos de produtos têm chamado a atenção de consumidores preocupados com o meio ambiente. É um nicho de atuação que ainda está no início, e pode ser tornar cada vez mais forte.

Ademais, existem públicos variados para se trabalhar com uma distribuidora de produtos de limpeza para revenda.

Como falamos, o nicho de limpeza residencial é forte, pois conta com um amplo público-alvo. Ademais, sua empresa pode realizar parcerias com prestadores de serviços de limpeza e conservação.

Por conta destes fatores, vale a pena você conhecer um pouco mais sobre como montar uma distribuidora de produtos de limpeza para revenda.

Entenda o é preciso para abrir a sua loja de produtos de limpeza

Vemos uma planta de arquiteto (imagem ilustrativa). Texto: distribuidora de produtos de limpeza para revenda.
A documentação para abrir uma loja de produtos de limpeza pode demorar a sair.

A documentação para você abrir uma distribuidora de produtos de limpeza é a mesma do que para outros tipos de empresas.

Será necessário fazer a abertura de firma, registro no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), além de licenças e alvarás junto à Prefeitura e ao Corpo de Bombeiros.

Dessa forma, pode ser necessária a ajuda de um contador para realizar a abertura da empresa de forma mais simples e bem orientada.

Um ponto importante é que esta documentação é essencial para abertura de conta em bancos, para aceitar cartões de crédito e emitir notas fiscais.

Para trabalhar com uma empresa de distribuição para revenda, você terá que fornecer nota fiscal a seus clientes.

Os alvarás da Prefeitura e do Corpo de Bombeiros devem exigir algumas mudanças na estrutura do local. Esta etapa pode demorar um pouco por conta da burocracia, portanto, deve ser feito primeiro.

Estas licenças evitam que funcionários e vizinhos corram risco por conta da estrutura da empresa e da periculosidade de alguns produtos de limpeza.

Porém, existe uma forma mais simples de abrir uma distribuidora de produtos de limpeza para revenda. E é dela que nós vamos falar a seguir.

Como ganhar dinheiro vendendo produtos de limpeza?

Iniciar o próprio negócio do zero para a venda de produtos de limpeza é um processo que pode demorar. Requer muita pesquisa e estruturação para montar este tipo de empreendimento.

Contudo, uma forma mais simples de ser dono de um negócio de venda de produtos de limpeza é por meio de franquias.

Este modelo de negócio é um formato de empreendimento que já vem estruturado pela franqueadora para o empreendedor.

Ou seja, uma empresa formata um negócio com uma estrutura padrão e um know-how, e licencia este empreendimento por meio de um contrato de franquia.

Assim, cada unidade de uma franquia oferece os mesmos produtos de limpeza do que a outra. Além de ter a mesma identidade, que é padrão da marca.

Vemos algumas canetas e moedas em cima de um papel (imagem ilustrativa).
O mercado de produtos de limpeza pode ser bem rentável com o investimento certo.

Este modelo de negócio é vantajoso por diversos motivos. Quer saber mais? Então veja o tópico abaixo.

Vantagens de uma franquia

Conforme falamos, o modelo de franquia é mais simples para se montar uma distribuidora de produtos de limpeza para revenda.

Como o empreendedor investe em um negócio já estruturado, ele recebe um plano de negócios feito pela franqueadora.

Neste plano de negócios, ele fica sabendo o quanto será preciso investir, quais as melhores práticas para desenvolver o negócio e captar clientes.

Da mesma forma, a Circular de Oferta de Franquia (COF), apresenta de forma detalhada os suportes oferecidos pela franqueadora.

Por exemplo, treinamento para conhecer a operação da marca, bem como para realizar as melhores ações de marketing para a unidade.

Do mesmo modo, o franqueado conta com apoio para questões jurídicas, como licenças e alvarás, e para a gestão administrativa do negócio.

Outra grande vantagem é investir em uma marca reconhecida no mercado, cujos produtos foram testados e aprovados pelo público.

Isso faz com que os primeiros passos da empresa sejam mais sólidos, com uma maior capacidade para atrair clientes.   

Todos estes suportes fazem com que este modelo seja mais seguro para investir, além da sua simplicidade.

Dentro deste mercado existe um nicho no qual você deve prestar atenção, que é o produtos para limpeza automotiva.

Antes de falarmos um pouco mais sobre ele, veja o ebook que separamos sobre as vantagens de investir em uma franquia.

E-book "As vantagens de abrir uma franquia: o guia definitivo".

Produtos de limpeza automotiva é mercado em alta

O hábito de lavar carro com mangueira tem caído em desuso. Isso porque o método acaba gastando muita água.

Com produtos cada vez mais eficientes para os cuidados automotivos e ao alcance do público, os motoristas tem encontrado soluções melhores para deixar o carro brilhando.

Por conta disso, este mercado de produtos de limpeza automotiva é um bom segmento para se investir. O empreendedor não visa apenas os motoristas que cuidam do próprio carro. Há um amplo mercado a explorar.

Dessa forma, lava jatos, empresas com frotas, limpadores de carro autônomos (que estão em todos os cantos das grandes cidades), são alguns exemplos.

Ao iniciar uma distribuidora de produtos de limpeza para revenda, o empreendedor deve apresentar um preço competitivo e parcerias interessantes.

Conforme visto, o público pode ser o variado, tendo em vista um amplo mercado a se trabalhar. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil, são quase 50 milhões de carros em circulação.

Além disso, este tipo de serviço tem sido bastante procurado não só pela higienização, mas também por causa de cuidados especiais para o veículo.

Estes tipos de serviços não só melhoram o aspecto do carro, mas também ajuda a prolongar a sua vida útil. Nesse sentido, temos os serviços de enceramento, polimento, vitrificação de pintura, entre outros.

Ainda vale a pena investir nestes cuidados para aproveitar o aquecimento da venda de carros usados.

De acordo com a Federação Nacional de Veículos Automotores (Fenabrave), houve um incremento de 15,1% nas vendas de veículos usados no mês de fevereiro de 2021, na comparação com o mesmo período do ano passado.

Por fim, você pode investir em uma franquia especializada na venda de produtos de limpeza automotiva, como a Zaplus Car.

Zaplus Car: conheça a franquia para abrir agora

A Zaplus Car é uma distribuidora de produtos de limpeza automotiva para revenda e para o consumidor final.

A rede oferece um amplo catálogo de produtos de limpeza e outros cuidados para o carro. Por exemplo, trabalha com produtos para limpeza a seco de veículos e biodegradáveis.

Este mercado de limpeza automotiva com preocupação ecológica é um segmento que tende a se fortalecer cada vez mais, de acordo com o Presidente da Zaplus Car, o empresário Henrique Mol.

Além disso, a franquia oferece equipamentos para serviços de higienização e outros cuidados para o carro. Assim, o cliente pode sair da loja totalmente preparado para realizar estes serviços a terceiros.

Sobre a loja da Zaplus Car, conheça um pouco mais sobre ela no vídeo que separamos logo abaixo.

A franquia apresenta dois modelos de negócios para os empreendedores, o Standard e o Prime.

No modelo Prime, além da venda dos produtos, o franqueado pode oferecer cursos e workshops em sua unidade voltado para os serviços de limpeza automotiva.

Do mesmo modo, a franqueadora oferece uma série de suportes para os franqueados. Um deles são os treinamentos para conhecer a operação da franquia e com gerir a unidade.

Da mesma forma, o franqueado recebe apoio para ações de marketing e para a escolha do melhor local de instalação da unidade.

Este processo de escolha de uma franquia pode ser complexo. Por isso, leia o conteúdo que separamos para você com dicas de como escolher a melhor franquia para você clicando aqui.

Você pode se tornar um franqueado da Zaplus Car entrando em contato diretamente com a franquia. Porém, se ainda está na dúvida, você pode contar com uma consultoria gratuita para optar pela melhor franquia para você. Basta acessar: henriquemol.com.br.

Advertisement
Advertisement