Empreenda rápido! Seja dono do seu próprio negócio ainda esse ano

Por
em
Desenho d uma prancheta, uma calculadora e uma xícara de café em uma mesa. Imagem ilustrativa texto empreenda rápido.
Advertisement

Não espere o final da pandemia para investir! Empreenda rápido, mas de maneira segura, com bastante pesquisa e cuidado.

Uma crise econômica costuma espantar quem deseja investir. Por outro lado, são muitas as pessoas que enxergam nestes momentos a hora certa de abrir uma micro ou pequena empresa.

Além disso, o empreendedor poderá contar com modelos de negócios mais seguros e atrativos, como as franquias, das quais falaremos agora.

Como empreender rápido ainda em 2021?

Para que você empreenda rápido, sem muita burocracia, o modelo de franquia é o mais indicado.

As franquias são modelos de negócios enxutos, já estruturados, com uma operação padrão para todas as unidades. Ou seja, cada unidade é igual a outra, oferecendo os mesmos produtos e serviços.

Sendo assim, o empreendedor recebe um negócio com uma base sólida, o que torna o investimento mais seguro. Tanto que, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), a mortalidade de uma franquia nos primeiros dois anos é cerca de 5%.

Por outro lado, segundo dados do Sebrae, a mortalidade de uma empresa comum, considerando o mesmo período, é de quase 25%. Assim, a probabilidade de fechar as portas é bem maior quando se começa um negócio do zero.

Além da segurança, a franquia é a forma mais rápida de empreender, e nós lhe mostraremos agora o porquê.

Empreenda rápido: saiba porquê abrir franquia

O modelo de franquia oferece uma segurança maior, como falamos anteriormente. Assim, mesmo quem ainda está indeciso em começar um empreendimento, deve conhecer este modelo.

Alguns pilares deste tipo de negócio fazem dele uma boa oportunidade para que você empreenda rápido. Veja algumas desta vantagens a seguir.

Modelo de negócio predefinido

Para começar um negócio do zero, o empreendedor deve planejar os diversos detalhes deste empreendimento. Definir um plano de negócio, o que irá oferecer, como será a empresa, entre outros fatores.

Todavia, com o modelo de franquia, você não precisa definir um plano do zero, pois a franqueadora já possui um passo a passo para a implantação da nova unidade franqueada.

Vemos um homem desenhando um organograma (imagem ilustrativa). Texto: empreenda rápido.
Uma franquia apresenta um modelo organizado, facilitando sua implementação.

Isso porque existe um modelo preexistente, já que cada unidade funciona da mesma forma. É como tirar um xerox de um negócio e colocá-lo em outro lugar.

Assim, o empreendedor se torna um franqueado e recebe um plano de negócio definido pela franqueadora.

Este plano é baseado na experiência da franqueadora, bem como na implantação de outras unidades. Com o tempo, a franqueadora vai se adaptando para tornar cada vez mais fácil iniciar uma de suas unidades.

Por conta disso, é mais rápido começar uma franquia, pois há um caminho definido. Mesmo casos em que existe a necessidade de implantação de uma loja física.

Na Circular de Oferta de Franquia (COF), o empreendedor conhece os custos que terá para a implantação da unidade. Com isso, é possível programar melhor os seus investimentos.

A COF também informa detalhes sobre o modelo de negócio e o mercado no qual está inserido, ajudando o empreendedor a entender o segmento.

Estudo de mercado para operação

Advertisement

Quando o empreendedor decide abrir o próprio negócio, ele deve realizar uma extensa pesquisa de mercado para entender como ele funciona, quem são seus concorrentes, entre outros detalhes.

Contudo, ao iniciar um empreendimento por meio de uma franquia, a franqueadora realiza este trabalho por ele. A empresa avalia o mercado e o local, identificando as melhores práticas para o sucesso.

A franqueadora estuda o melhor lugar para a instalação da unidade, pensando em como chegar ao público-alvo de maneira mais eficaz.

Da mesma forma, busca regiões com espaço para crescimento que tenham concorrentes menores ou sequer tenha concorrência.

Ademais, com a experiência da franqueadora, o empreendedor consegue identificar boas práticas para o bem-estar do negócio. Por exemplo, forma de atendimento, preço, modo de fazer os serviços, etc.

Por outro lado, poderia demorar muito tempo para o empreendedor chegar até estas informações se começasse um negócio do zero.

Antes se seguir, confira o ebook que separamos para você com o passo a passo para abrir uma franquia.

E-book "20 passos para abrir uma franquia de sucesso".

Suportes da franqueadora

O modelo de franquia possibilita que você empreenda rápido, mesmo que não tenha muita experiência em negócios ou no mercado no qual irá atuar.

Além de um modelo já estruturado e um conhecimento de mercado trazido pela franqueadora, o empreendedor conta com uma série de suportes.

Nesse sentido, ela auxilia em algumas etapas e atividades do dia a dia da unidade. Por exemplo, treinamento para o empreendedor conhecer como é a operação da empresa.

Da mesma forma, o franqueado recebe auxílio para questões burocráticas e jurídicas, como licenças e alvarás.

A franqueadora dá orientações sobre estoque, formas de atendimento, finanças da unidades, entre outros detalhes.

Ademais, um suporte importante é o de marketing. Este trabalho deve ser feito de forma profissional para alcançar os resultados desejados.

O marketing é feito pelo franqueado, mas a franqueadora auxilia direcionando as ações e produzindo alguns conteúdos, como materiais para redes sociais.

Entenda como escolher a melhor franquia

Para que você empreenda rápido com uma franquia, é preciso saber escolher bem a melhor marca para investir.

Ou seja, analise qual franquia se encaixa melhor ao seu perfil. Por exemplo, dependendo do seu dia a dia, um modelo em home office pode ser melhor.

Do mesmo modo, busque franquias em mercados que você tenha interesse, pois o seu empreendimento exigirá muita dedicação. Em outras palavras, dedicar-se a algo que gostamos é mais fácil.

Além do mais, busque franquias que se encaixem a sua capacidade financeira para evitar dívidas. Com uma vida financeira mais saudável, você poderá direcionar sua atenção ao crescimento do negócio.

Um ponto importante é analisar a franqueadora e conhecer as experiências que ela possui. Assim, estude como estão indo as outras unidades e os seus franqueados.

Por fim, estude bem a COF. Saiba quais são os suportes que a franqueadora oferece e, com isso, escolha a melhor marca para investir. Empreenda rápido, mas com segurança e conhecimento!

Saiba mais sobre este processo de escolha de franquia no conteúdo que separamos para você clicando aqui.

Advertisement
Advertisement