O termo empreendedorismo de impacto tem ganhado espaço entre investidores. Neste texto você vai entender o termo e vai saber como adotar esse tipo de prática.
Afinal, qual a importância de saber o que é empreendedorismo de impacto? Antes de mais nada, é importante que você saiba que uma pesquisa encomendada pela CNN mostrou que o número de empreendedores no Brasil é o maior desde 2015.
Assim, em um cenário cada vez mais competitivo, o empreendedorismo pode ser o fator de destaque de uma empresa.
Afinal, o que significa empreendedorismo de impacto?
Atualmente, vivemos em um sistema que gerou diversas riquezas. Mas também trouxe consigo uma enorme desigualdade. Mesmo diante dessa realidade, as pessoas estão cada vez mais cientes do impacto social que os empreendimentos causam.
De acordo com especialistas, o empreendedorismo de impacto vem como uma mudança e alternativa para a sociedade. Por isso, essa prática é tão relevante para novos investidores e empreendedores que querem se atualizar.
Desse modo, trata-se de um tipo de empreendedorismo que presta atenção nos valores sociais e ambientais. Inclusive, isso se tornou ainda mais relevante durante a pandemia.
O empreendedorismo de impacto acontece quando uma empresa, por meio dos seus produtos ou serviços, e até mesmo ações sociais, contribui de forma positiva com a sociedade. Afinal, o papel de uma empresa não é só vender.
Assim, ela também realiza ações que ajudam a sociedade e/ou o meio ambiente, sem prejudicar os consumidores.
Outra pesquisa feita pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), aponta que 36% dos consumidores brasileiros não têm problema em pagar mais caro por um alimento orgânico.
A pesquisa ainda diz que 37% deles pagaria a mais por um produto de origem animal que minimize o sofrimento dos mesmos e que permita a eles viverem mais próximo do seu natural. Esse é um bom exemplo de como o empreendedorismo de impacto funciona.
Outra pesquisa feita pela Kantar Worldpanel mostra que mais de 50% dos consumidores mundiais preferem produtos naturais, sejam eles orgânicos, terapêuticos, à base de ervas, sem sulfato ou poluentes.
Além disso, a pesquisa aponta que os mais engajados e conscientes são os brasileiros. Assim, 57,7% desses consumidores afirmam que a proteção ambiental é a principal motivação para escolher o produto.
Características do empreendedorismo de impacto
Essa ideia não é nova no mundo. Desde 2005, há mais de 15 anos, o termo ESG, que significa Environmental, Social and Governance, foi utilizado em um evento da ONU, a Organização das Nações Unidas.
Assim, endossava pensarmos na sociedade, no meio ambiente e com boas práticas de governança. Ainda, o título da apresentação deixava essa ideia clara: “Who Cares Wins”, que em tradução livre significa “Quem se Importa Vence”.
Desde então, esse modelo de negócio vem causando impacto em diversos pontos das empresas, como nos valores, e até mesmo no mercado financeiro. Afinal, não é possível fazer algo diferente empreendendo da mesma forma.
Assim, para empreender com impacto, social e/ou ambiental, é necessário pensar em novos modelos de negócio. Para isso, é preciso levar em consideração a participação e a conscientização das pessoas, com menos descarte e poluição.
Dessa forma, é preciso romper com os modelos lineares de empreendedorismo, que buscam uma produção incessante, levando a uma exploração maior de recursos naturais. Assim como acontece com os modelos de economia circular.
Esse modelo prevê um ciclo de produção, onde o produto final tenha menor descarte, ou mantenha o seu valor por mais tempo. Esta é uma das características mais importantes do empreendedorismo de impacto.
Esse tipo de consumo, que prioriza um modo mais sustentável, é marcado pelas novas gerações. Essas pessoas já nasceram conectadas, e têm acesso a informações e possibilidades mais facilitadas, por conta da internet.
Além disso, também permitiu que os consumidores tivessem a chance de falar sobre essas práticas. E cobrar as empresas melhorias em suas práticas e impactos.
Logo, o empreendedorismo de impacto se caracteriza como a combinação de negócios e os problemas mais sensíveis da sociedade.
Por fim, são empreendimentos que não se preocupam apenas com lucros, de forma indiscriminada.
Vantagens do empreendedorismo de impacto
Como citado, o crescimento e popularidade do empreendedorismo de impacto vem da nova era da informação. Revolucionada pela internet, ela permite que a globalização aconteça de forma constante.
Isso trouxe ao ambiente dos negócios a responsabilidade social como um fator que o diferencie. Inclusive, aumentou a concorrência e a competitividade das empresas.
Dessa forma, o ato de representar causas é uma grande vantagem no mercado atual, fazendo com que essas empresas e organizações apelem para um valor sentimental dos seus consumidores e potenciais clientes.
Além disso, as novas gerações entram no mercado de trabalho focando nos impactos sociais das empresas. E muitos desses profissionais preferem trabalhar em uma empresa com missões fortes e alto potencial de ganho social.
Essas pessoas também têm mais facilidade em falar sobre essas empresas em suas redes. Isso gera outro grande potencial, o de marketing orgânico. Ou seja, leva essas informações para cada vez mais pessoas.
Além de falar com um maior número de possíveis consumidores que possuem interesse nessas causas, as empresas divulgam e indicam pessoas com os mesmos interesses.
Logo, há diversos pontos positivos em investir nesse segmento, entre eles, ser uma fonte de inspiração no impacto social, trabalhar com objetivos e alinhar os esforços aos seus valores, levando mais que um produto ou serviço, mas um estilo de vida.
Possuir projetos que vão além do objetivo econômico. Ainda, construir relacionamentos fortes entre pessoas mais engajadas. Isso vai facilitar o alcance do negócio, nutrindo também o apoio emocional, não apenas o público-alvo e os demais empreendedores.
Além de ter um negócio mais ágil para criar um valor econômico e social. Assim, explorar novas oportunidades, com mais eficiência do que o modelo tradicional.
Como adotar esse tipo de empreendedorismo?
Para se inserir nesse mercado, o empreendedor pode primeiramente observar as lacunas que ele pode preencher com o empreendedorismo de impacto. Além de ser uma área onde ele deseja atuar.
Após decidir em qual causa quer investir, o empreendedor deve averiguar os produtos e serviços desse segmento. Ainda, é preciso determinar como esses espaços podem ser preenchidos.
Outro aspecto importante, é identificar seus pontos fortes e fracos e também suas habilidades. Assim, liste as suas habilidades para descubrir como elas podem servir nesse projeto. Além disso, identifique suas franquezas. Assim, o empreendedor saberá a quem pedir ajuda.
Depois, é a hora de escolher um modelo de negócios. Porém, ser um empreendedor social, não é a mesma coisa que criar uma ONG. Dessa forma, o investidor precisa planejar como irá monetizar sua ideia. E a partir daí, definir e montar o seu empreendimento social.
Uma ótima opção, é escolher uma franquia. Assim, poderá escolher um projeto que se identifique, com um modelo pronto para ser aplicado.
Além disso, terá a chance de levar uma empresa que prega o empreendedorismo de impacto para uma ou mais feiras de franquia que acontecem pelo Brasil.
Ou seja, é um mercado importante e em crescimento, principalmente aqui no Brasil, com muitas possibilidades de investimentos mais rentáveis.
O objetivo é gerar negócios mais conscientes, sem reduzir suas chances de lucro. Agora você já sabe como escolher uma franquia voltada para o empreendedorismo de impacto!