O que é empreendedorismo de impacto? Entenda como e por que fazer

Neste artigo você vai ver

Advertisement

Um termo que tem ganhado destaque no mercado mundial é o empreendedorismo de impacto. Esta forma de investir em um negócio próprio pode ser um diferencial em meio a um mercado concorrido.

Segundo o SEBRAE, na pesquisa GEM 2020, o Brasil deve atingir o maior patamar de empreendedores iniciais dos últimos 20 anos com um quarto da população adulta do país empreendendo, principalmente devido à crise da pandemia do Covid.

Assim, para sua empresa se destacar, uma das maneiras é trabalhar com um negócio que cause impacto positivo na sociedade, como mostraremos neste conteúdo.

Empreendedorismo de impacto faz diferença ao redor

O empreendedorismo social possibilita a construção de negócios cujo maior impacto são melhorias na sociedade.

Ou seja, essas empresas existem, principalmente, para promover soluções que geram mudanças na realidade das pessoas e/ou em comunidades vulneráveis.

Elas oferecem capacitação, emprego, oportunidades de tratamentos de saúde, atuam na preservação do meio ambiente, entre outras frentes.

Nesse sentido, sua empresa consegue atrair a atenção dos consumidores e de pessoas na sua região por conta do impacto social que é gerado.

É uma forma de fortalecer a marca e ainda contribuir com um negócio de impacto, seja para o meio ambiente, auxiliando em problemas sociais, entre outros.

Os segmentos mais comuns que atuam nesta área são os de mobilidade urbana, emprego e crédito.

Porém, uma grande tendência é o surgimento de startups com foco no meio ambiente, ligadas a temas atuais como o aquecimento global e o desmatamento das florestas.

Advertisement

Vantagens do empreendedorismo de impacto

Imagem de uma mulher mexendo no computador sentada em um sofá em casa com uma xícara na mão. Imagem ilustrativa texto empreendedorismo de impacto.
É possível ter um negócio sustentável e ainda sim ganhar dinheiro.

Existem muitos desafios para o empreendedor social, assim como para o empreendedor tradicional. Isso porque não se tem muito conhecimento técnico para este tipo de negócio. Além disso, existe muita burocracia, pouco desenvolvimento e pesquisa e também pouco apoio governamental.

Além disso, na área de impacto social e ambiental, não existem tantos investidores e fundos como no empreendedorismo tradicional. E ainda, existem poucas pessoas no mercado que conhecem este tipo de atividade e empresas.

Mas apesar destas dificuldades, o empreendedorismo de impacto traz muitas vantagens para o seu negócio.

Primeiro, devido aos impactos que sua empresa pode gerar na sociedade como um todo e principalmente, na sua região.

Nesse sentido, é possível ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade ou uma população carente, apresentando soluções que melhorem a qualidade de vida delas.

E fazendo tudo isso, a empresa ainda poderá lucrar ao apresentar uma marca interessante para os consumidores.

Uma marca que realiza um empreendedorismo de impacto possui um diferencial, principalmente em épocas de crise como o aumento da forme e o desemprego no qual o Brasil vive em 2021.

Contudo, não é simples realizar um empreendedorismo que gere impacto, seja ambiental ou social. Por isso, vamos lhe apresentar aqui algumas dicas.

Como adotar o empreendedorismo de impacto?

Uma possibilidade para fazer o empreendedorismo de impacto é por meio de franquias que tenham este viés.

As franquias são modelos de negócios preestabelecidos, e por isso, o empreendedor já conta com uma estrutura voltada para estes impactos.

Nesse sentido, pode ser uma franquia de serviços ou produtos sustentáveis, redes de comidas sem agrotóxicos, entre outros.

Dessa forma, além de poder causar impacto, o empreendedor ainda conta com suportes da franqueadora para desenvolver o negócio e também ganhar dinheiro.

Ao analisar a Circular de Oferta da Franquia (COF) o empreendedor conhece os detalhes do empreendimento, e ainda, as formas como seu negócio poderá impactar na sua região.

Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Guia Para Iniciantes. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.

Advertisement

Por fim, separamos aqui algumas destas franquias que possibilitam que o empreendedor tenha um impacto positivo com o seu negócio próprio.

Imagem de uma mulher trabalhando em uma mesa localizada em casa. Imagem ilustrativa texto empreendedorismo de impacto.
O mercado conta com modelos de negócios voltados para empreendimentos de impacto positivo na sociedade.

1. Acquazero

Uma maneira de fazer um empreendedorismo de impacto é com a Acquazero. A rede é a maior franquia de limpeza ecológica do mundo.

Nesse sentido, a franquia oferece serviços de higienização e outros cuidados automotivos, e vários deles são feitos com o uso de produtos de limpeza biodegradáveis.

Dessa forma, a Acquazero gera menos poluentes a cada serviço, diminuindo o impacto na natureza, principalmente nos recursos hídricos.

Por conta deste viés de sustentabilidade a Acquazero foi destaque da revista eletrônica SEGS, como podemos ver aqui.

Outro ponto de impacto da Acquazero é o baixo uso de água. Por exemplo, a franquia faz a limpeza externa de um veículo utilizando apenas 300 ml de água.

Em um lava jato comum, este serviços de lavagem é feito com mais de 300 litros, o que mostra um dos grandes diferenciais da Acquazero.

Além da limpeza externa, a rede oferece também serviços de higienização interna, cristalização e vitrificação de pintura, enceramento, polimento, entre diversos outros.

Sendo assim, para o empreendedor, é um negócio atrativo, e isso é mostrado em números. Entre 2019 e 2020 a franquia cresceu 152% no número de unidades.

Atualmente, são quase 500 unidades espalhadas pelo Brasil e fora dele, como nos Estados Unidos e República Dominicana.

Do mesmo modo, o franqueado ainda conta com suportes da franqueadora para realizar o seu marketing e assim mostrar para os clientes o impacto que pode gerar com o este negócio.

Enfim, conta também com treinamentos e auxílio para a gestão do negócio.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 23 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 70 mil
  • Prazo de retorno: entre 3 e 24 meses

Veja mais informações sobre a Acquazero no vídeo que separamos para você aqui.

2. Macis Pizzaria Gourmet

A Macis Pizzaria Gourmet é uma franquia com 64 pizzas no cardápio e um modelo lucrativo.

Outro diferencial da marca são as várias opções de massas de pizzas. As receitas também podem ter bordas recheadas.

O negócio tem uma operação enxuta e precisa de apenas 4 pessoas para atuar. A franqueadora oferece todo o suporte necessário para essa atuação.

  • Investimento inicial total: a partir de R$ 160 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 70 mil (média nos primeiros 6 meses)
  • Prazo de retorno: 18 meses

3. Mr Cheff Gastronomia

A Mr Cheff Gastronomia é uma franquia para ser instalada em shoppings e oferecer refeições saborosas.

No cardápio da rede há três grupos de receitas: Porções e Cones; Gratinados; e Pratos Executivos.

A rede se preocupa em garantir qualidade e quantidade no prato do consumidor, sempre a um preço acessível.

Para atuar, o franqueado recebe suporte completo. Desde treinamento inicial, até dicas para o dia a dia do negócio.

  • Investimento inicial total: a partir de R$ 175,6 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ R$ 110 mil
  • Prazo de retorno: 24 meses

4. Seu Detox DTX

O Seu Detox DTX é um negócio que funciona por licenciamento e atua no mercado de alimentação saudável.

Com a marca, você vai vender sucos detox de diversos sabores, naturais e que fazem bem para a saúde.

Ao entrar para a rede, você receberá orientações e receitas para fazer a comercialização dos seus produtos.

Advertisement
  • Investimento inicial total: a partir de R$ 6,9 mil 
  • Faturamento médio mensal: de R$ 9 mil a 20 mil
  • Prazo de retorno: 4 meses

5. Nubelle

A Nubelle é uma franquia de harmonização facial e outros cuidados para a beleza.

Com sua unidade, você vai oferecer também os serviços de peeling, toxina botulínica, lipo de papada, preenchimento com ácido hialurônico, entre outros.

A proposta do negócio é permitir que pessoas das mais variadas classes sociais tenham acesso aos atendimentos.

O modelo da franquia é recente, tendo nascido em 2020. Porém, a rede já tem franqueados satisfeitos com o negócio. Inclusive porque, a franqueadora oferece todo o suporte para as unidades.

  • Investimento inicial total: a partir de R$ 270 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 166 mil, em média
  • Prazo de retorno: de 14 a 16 meses

6. Marketing Bag

A Marketing Bag é uma franquia de publicidade em sacos de pão. O negócio é home based, então não é necessário montar um espaço comercial.

Com a franquia, você vai prospectar anunciantes e padarias parceiras. Os anunciantes vão garantir os ganhos para o seu negócio.

Enquanto isso, as padarias parceiras vão receber os sacos gratuitamente. Assim, você terá mais facilidade de garantir a distribuição do material e resultados para seus clientes.

  • Investimento inicial total: a partir de R$ 5.500,00
  • Faturamento médio mensal: R$ 14.400,00
  • Prazo de retorno: de 1 a 4 meses

7. Laser Clear Depilação

A Laser Clear Depilação é uma franquia de depilação a laser. O negócio tem operação enxuta e, por isso, requer um investimento bem mais baixo do que franquias do mesmo nicho no mercado.

Essa é uma opção para quem é apaixonado pelo setor de estética e beleza. 

Para atuar, o franqueado conta com todo o suporte da franqueadora. Desde a escolha do ponto comercial, até dicas para o dia a dia da operação.

  • Investimento inicial total: a partir de R$ 30  mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 55 mil
  • Prazo de retorno: de 6 a 12 meses

8. eLav

A rede eLav é uma franquia que veio para virar referência na economia e tecnologia no mercado de lavanderias no Brasil.

Dessa forma, a eLav está alinhada para o objetivo de ser protagonista na mudança de hábitos do brasileiro em relação ao cuidado de roupas.

Assim, o negócio promete oferecer tudo que as famílias precisam para terceirizar esse serviço. Tudo com qualidade e preço acessível, para que os clientes possam ter mais tempo livre e qualidade de vida.

Atualmente, a franquia já está presente em 19 estados brasileiros e se expandindo cada vez mais. Seus franqueados, além de terem economia de recursos e lucros rápidos, também têm acesso ao apoio da franqueadora para diversos processos do empreendimento.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 59 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 25 mil
  • Prazo de retorno: entre 12 e 18 meses

9. Solarprime

A Solar Prime é uma franquia de serviços de montagem de sistemas de energia solar e uma forma de fazer empreendedorismo de impacto.

Este tipo de negócio oferece geração de eletricidade limpa, renovável e sustentável, sem emissões de gases de efeito estufa, sem resíduos e sem ruídos. Não precisa de água para operar, aliviando a pressão sobre os recursos hídricos escassos.

Por fim, a franquia possui mais de 370 unidades franqueadas espalhadas por 26 estados do Brasil mais o Distrito Federal.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 27 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 40 mil
  • Prazo de retorno: entre 5 e 12 meses

10. Bio Mundo

A Bio Mundo é um negócio especializado em vendas de produtos diet, light, integrais, orgânicos, funcionais, sem glúten, sem lactose, veganos, vegetarianos, suplementos esportivos, entre outros.

Enfim, são mais de 200 opções de produtos à granel como: sementes, grãos, frutas desidratadas, chás, temperos e farinhas.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 300 mil
  • Faturamento médio mensal: até R$ 500 mil
  • Prazo de retorno: entre 24 e 36 meses

11. Nação Verde

A franquia Nação Verde é uma rede que atua com produtos naturais com três marcas próprias: Almazen de alimentos naturais, Vymana de cosméticos sem parabenos e não testados em animais e a Bio + de super foods (suplementos).

São mais de 300 produtos que possuem um impacto positivo na sociedade, seja por não testarem os cosméticos em animais, como os produtos naturais, sem o uso de agrotóxicos.

A rede possui mais de 60 unidades espalhadas pelo Brasil e conta com seis modelos de negócios, que vão desde a microfranquias até a Super Loja.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 107 mil
  • Faturamento médio mensal: entre R$ 30 mil e R$ 120 mil
  • Prazo de retorno: entre 24 e 48 meses

12. BonaSecco

A rede BonaSecco é uma franquia de lavanderias que oferece serviços a seco, ou seja, utiliza pouca água na lavagem de roupas.

Imagem de um rio passando por entre rochas dentro de uma floresta. Imagem ilustrativa texto empreendedorismo de impacto.
Negócios de baixo impacto nos recursos hídricos são cada vez mais importantes.

A marca conta com tecnologia importada da Itália em suas máquinas, e apresenta aos empreendedores um negócio de baixo impacto ambiental.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 89,6 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 45 mil
  • Prazo de retorno: entre 24 e 36 meses

Conforme vimos, o empreendedorismo de impacto pode gerar diversas vantagens para as pessoas ao seu redor e para o meio ambiente.

Dependendo do tipo de negócio, é possível ajudar pessoas ou a natureza, e ainda lucrar com isso.

As franquias são uma forma mais simples de empreender dessa forma, pois já possuem uma estrutura pronta e um know-how definido e eficiente neste impacto positivo.

Contudo, escolher a franquia na qual investir exige paciência e muita pesquisa. Por isso, separamos um conteúdo com dicas de como se decidir em qual franquia investir.

*Informações publicadas em NOVEMBRO/2021. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

Advertisement
Advertisement

Qual franquia combina com seu perfil?

Preencha o formulário e fale com um consultor das nossas marcas.

POSTS RELACIONADOS