O maior Portal de Franquias do Brasil!
Home » Todos Conteúdos » Destaques ★ » O que é empreendedorismo de impacto? Entenda por que e como fazer

O que é empreendedorismo de impacto? Entenda por que e como fazer

Sumário

O termo empreendedorismo de impacto tem ganhado espaço entre investidores. Neste texto, você vai entender o termo e vai saber como adotar esse tipo de prática.

Afinal, qual a importância de saber o que é empreendedorismo de impacto? Antes de mais nada, saiba que empreender é um sonho dos brasileiros. Isso porque, segundo pesquisa, cerca de 60% das pessoas desejam abrir o próprio negócio. Logo, essa pode ser uma boa forma de você ganhar dinheiro.

Então, em um cenário cada vez mais competitivo, o empreendedorismo pode ser o fator de destaque de uma empresa. Continue a leitura!

Clique, conheça e compare FRANQUIAS LUCRATIVAS. Acesse!

Afinal, o que significa empreendedorismo de impacto?

Atualmente, vivemos em um sistema que gerou diversas riquezas. Mas também trouxe consigo uma enorme desigualdade. Mesmo diante dessa realidade, as pessoas estão cada vez mais cientes do impacto social que os empreendimentos causam. 

De acordo com especialistas, o empreendedorismo de impacto vem como uma mudança e alternativa para a sociedade. Por isso, essa prática é tão relevante para novos investidores e empreendedores que querem se atualizar.

Desse modo, trata-se de um tipo de empreendedorismo que presta atenção nos valores sociais e ambientais. Inclusive, isso se tornou ainda mais relevante durante a pandemia.

 O empreendedorismo de impacto acontece quando uma empresa, por meio dos seus produtos ou serviços, e até mesmo ações sociais, contribui de forma positiva com a sociedade. Afinal, o papel de uma empresa não é só vender.

Assim, ela também realiza ações que ajudam a sociedade e/ou o meio ambiente, sem prejudicar os consumidores. Outra pesquisa aponta que 36% dos consumidores brasileiros não têm problema em pagar mais caro por um alimento orgânico. Os dados são da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

 A pesquisa ainda diz que 37% deles pagaria a mais por um produto de origem animal que minimize o sofrimento deles e que permita viverem mais próximo do seu natural. Esse é um bom exemplo de como o empreendedorismo de impacto funciona.

Outra pesquisa mostra que mais de 50% dos consumidores mundiais preferem produtos naturais, sejam eles orgânicos, terapêuticos, à base de ervas, sem sulfato ou poluentes. 

Clique no banner e saiba mais sobre a Ice Cream Roll, franquia de sorvete na chapa para faturar R$ 70 mil por mês!

Além disso, a pesquisa aponta que os mais engajados e conscientes são os brasileiros. Assim, 57,7% desses consumidores afirmam que a proteção ambiental é a principal motivação para escolher o produto.

Características do empreendedorismo de impacto

Desde 2005, o termo ESG, que significa Environmental, Social and Governance, foi usado em um evento da ONU, a Organização das Nações Unidas. Assim, endossava pensarmos na sociedade, no meio ambiente e com boas práticas de governança. Ainda, o título da apresentação deixava essa ideia clara: “Who Cares Wins”, que em tradução significa “Quem se Importa Vence”.

Desde então, esse modelo de negócio vem causando impacto em diversos pontos das empresas, como nos valores, e até mesmo no mercado financeiro. Afinal, não é possível fazer algo diferente empreendendo da mesma forma.

Assim, para empreender com impacto, social e/ou ambiental, é necessário pensar em novos modelos de negócio. Para isso, é preciso levar em consideração a participação e a conscientização das pessoas, com a redução do descarte e poluição.

Dessa forma, é preciso romper com os modelos lineares de empreendedorismo, que buscam uma produção incessante, levando a uma exploração maior de recursos naturais. Assim como acontece com os modelos de economia circular. 

Transforme seu negócio em franquia! Clique e conheça a consultoria do Encontre Sua Franquia!

Esse modelo prevê um ciclo de produção, onde o produto final tenha menor descarte, ou mantenha o seu valor por mais tempo. Esta é uma das características mais importantes do empreendedorismo de impacto.

Esse tipo de consumo, que prioriza um modo mais sustentável, é marcado pelas novas gerações. Essas pessoas já nasceram conectadas, e têm acesso a informações e possibilidades mais facilitadas, por conta da internet. 

Além disso, também permitiu que os consumidores tivessem a chance de falar sobre essas práticas. E cobrar as empresas melhorias em suas ações e impactos.

Logo, o empreendedorismo de impacto se caracteriza como a combinação de negócios e os problemas mais sensíveis da sociedade. Por fim, são empreendimentos que não se preocupam apenas com lucros, de forma indiscriminada. A seguir, entenda a diferença entre ele e empreendedorismo tradicional.

Tem diferença entre empreendedorismo tradicional e o de impacto?

Enquanto o empreendedor tradicional busca maximizar o lucro, o empreendedor social tem um objetivo maior: transformar a sociedade. Seu negócio não é apenas uma fonte de renda, mas uma ferramenta para resolver problemas sociais e ambientais.

SuaQuadra: clique e aluguel imóvel comercial com desconto em São Paulo!

Desse modo, ao invés de focar apenas em números, o empreendedor social mede o sucesso pelo impacto positivo gerado na comunidade.

Ele cria empresas que não só geram lucro, mas também geram valor para a sociedade, colaborando com diversas organizações e na busca por soluções inovadoras para os desafios do mundo. É uma forma de fazer negócios que vai além do financeiro, deixando um legado positivo para as futuras gerações.

Vantagens do empreendedorismo de impacto

Como citado, o crescimento e popularidade do empreendedorismo de impacto vem da nova era da informação. Revolucionada pela internet, ela permite que a globalização aconteça de forma constante.

Isso trouxe ao ambiente dos negócios a responsabilidade social como um fator que o diferencie. Inclusive, aumentou a concorrência e a competitividade das empresas. 

Dessa forma, o ato de representar causas é uma grande vantagem no mercado atual, fazendo com que essas empresas e organizações apelem para um valor sentimental dos seus consumidores e potenciais clientes.

Qualificai: inteligência artificial para qualificação de leads da sua franqueadora. Clique e confira como aproveitar!

Além disso, as novas gerações entram no mercado de trabalho focando nos impactos sociais das empresas. E muitos desses profissionais preferem trabalhar em uma empresa com missões fortes e alto potencial de ganho social.

 Essas pessoas também têm mais facilidade em falar sobre essas empresas em suas redes. Isso gera outro grande potencial, o de marketing orgânico. Ou seja, leva essas informações para cada vez mais pessoas. Além de falar com um maior número de possíveis consumidores com interesse nessas causas.

Logo, há diversos pontos positivos em investir nesse segmento, entre eles, ser uma fonte de inspiração no impacto social, trabalhar com objetivos e alinhar os esforços aos seus valores, levando mais que um produto ou serviço, mas um estilo de vida.

Ainda, como explicamos, ter projetos que vão além do objetivo econômico. Nesse sentido, construir relacionamentos fortes entre pessoas mais engajadas. Isso vai facilitar o alcance do negócio, e pode nutrir também o apoio emocional, não apenas o público-alvo e os demais empreendedores. 

Além de ter um negócio mais ágil para criar um valor econômico e social. Assim, explorar novas oportunidades, com mais eficiência do que o modelo tradicional. 

Banner de divulgação do canal Henrique Mol. Clique e acesse os vídeos! Acompanhe a referência do Franchising no YouTube!

Como adotar esse tipo de empreendedorismo?

Para se inserir nesse mercado, você pode primeiramente observar as lacunas preenchidas com o empreendedorismo de impacto. Além de ter certeza que essa é uma área onde deseja atuar. 

Após decidir em qual causa quer investir, você deve analisar os produtos e/ou serviços desse segmento. Ainda, é preciso determinar como esses espaços podem ser preenchidos.

Outro aspecto importante, é identificar seus pontos fortes e fracos e também suas habilidades. Logo, liste-as para descobrir como elas podem servir nesse projeto. Além disso, identifique suas franquezas. Assim, saberá a quem pedir ajuda.

Depois, é a hora de escolher um modelo de negócio. Porém, ser um empreendedor social, não é o mesmo que criar uma ONG. Dessa forma, você precisará planejar como irá monetizar sua ideia. E a partir daí, definir e montar o seu empreendimento social.

Uma boa opção, é escolher uma franquia. Dessa maneira, você poderá escolher um projeto que se identifique, com um modelo pronto para ser aplicado.

Transforme seu negócio em franquia! Clique e conheça a consultoria do Encontre Sua Franquia!

Ou seja, é um mercado importante e em crescimento, principalmente aqui no Brasil, com muitas possibilidades de investimentos mais rentáveis. O objetivo é gerar negócios mais conscientes e aumentar as suas chances de lucro. Acompanhe o vídeo abaixo para entender bem o modelo de franquias!

Agora você já sabe como escolher uma franquia voltada para o empreendedorismo de impacto! Vale a pena comparar marcas para definir a marca que combina melhor com o seu perfil. Separamos abaixo uma lista de franquias baratas e lucrativas. Confira!

Ao longo do texto, você descobriu o que é o empreendedorismo de impacto e aprendeu dicas práticas para abrir o seu negócio. Então, aproveite o momento para falar com a franqueadora da marca do seu interesse e dar o primeiro passo para ganhar dinheiro com a sua unidade.

Acompanhe o mercado
A mais lidas hoje