Empreender do zero em 2022: já é hora de começar?

Por
em
Imagem de uma rua de comércio com vários clientes andando na calçada. Imagem ilustrativa texto empreender do zero em 2022.
Advertisement

É a hora de pensar em empreender do zero em 2022 e aproveitar a retomada da vida normal após quase dois anos de pandemia. Aqui, mostraremos que o cenário está favorável para quem deseja começar um negócio.

Com 60% da população totalmente imunizada contra a Covid-19, o Brasil está acima da média global de imunização, que é de 41% segundo levantamento da Agência CNN. Isso traz a possibilidade de uma retomada mais sólida da Economia.

Além disso, momentos de crise como o qual estamos passando costumam oferecer boas oportunidades para começar a empreender, como mostraremos.

Vale a pena empreender do zero em 2022?

Iniciar o próprio negócio pode significar mais liberdade, bem como ganhos maiores. Ao mesmo tempo, pode ser uma forma de fugir do desemprego.

O empreendedorismo é um processo árduo, principalmente no Brasil, com tanta burocracia e uma Economia com altos e baixos.

Contudo, após um tempo de muitas incertezas, o caminho que se mostra para o país e para os empreendedores é atrativo para empreender do zero em 2022.

Separamos aqui três pontos que devem ser levados em consideração para quem deseja ter o próprio negócio e abrir uma empresa.

1. Recuperação da Economia

A Economia brasileira dá sinais de recuperação para os pequenos e médios negócios em praticamente todos os segmentos. Isso segundo levantamento do Sebrae.

Esta tão aguardada retomada vem trazendo, claro, algumas incertezas, principalmente para alguns setores que foram mais impactados pela pandemia. Porém, é um cenário desafiador, mas com boas perspectivas.

Pode ser que o crescimento da Economia seja apenas o necessário, mas um crescimento pequeno é bom, desde que seja sólido.

Imagem de um tablet com gráficos. Imagem ilustrativa texto empreender do zero em 2022.
A Economia deve mostrar sinais positivos e o empreendedor deve estar pronto para aproveitar.

Para 2022, segundo o Banco Central e o Ministério da Economia, o PIB deve crescer 2,1%. Já o mercado de franchising mostrou resiliência na pandemia e já apresenta perspectivas melhores, conforme apontam os dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Pesquisa divulgada pela ABF revela que, no acumulado dos últimos 12 meses, o setor de franquias apresentou uma variação positiva de 8,4% em sua receita, com um avanço de R$ 168,1 bilhões para R$ 182,3 bilhões.

2. Empreender é um sonho seu

Advertisement

Existem sinais positivos para quem deseja empreender do zero em 2022. Mesmo quem ainda está relutante, é preciso levar em consideração o seu sonho.

Nesse sentido, como falamos, o momento de crise pode ser a oportunidade de uma virada em sua vida, onde podem aparecer oportunidades.

Assim, uma pessoa que perdeu o emprego e antes tinha o sonho de empreender, pode ser este o momento de investir neste projeto e trabalhar por conta própria.

Além disso, é a oportunidade para trabalhar com algo que goste, que se identifique. Ou seja, investir em um negócio com produtos e serviços que se encaixam ao seu perfil e seus gostos.

3. Seu mercado local mostrou uma necessidade

Além de ser um sonho, sua paixão deve estar alinhada a um negócio com possibilidades de crescimento, de ter sucesso.

Um dos pontos principais é a escolha do local para iniciar o seu negócio próprio. Isso porque, uma escolha errada de mercado pode sepultar um ótimo empreendimento.

Você pode plantar uma semente de uma planta forte, regar, cuidar bastante, mas se ela estiver em solo infértil, ou com muitas outras plantas que drenam os nutrientes, sua semente não irá florescer.

Imagem de uma rua cheia de pessoas fazendo compras em barracas. Imagem ilustrativa texto empreender do zero em 2022.
Analise bem o mercado regional para identificar as oportunidades de negócio.

É o mesmo que acontece com uma empresa que se instala em um mercado com poucos consumidores para seus produtos ou serviços.

O melhor é encontrar um mercado local que possua uma lacuna a ser explorada, um nicho de mercado que ainda não conte com negócios atrativos em sua região.

Dessa forma, ao perceber esta necessidade, o empreendedor pode direcionar seu esforços para um negócio que vá suprir esta carência.

É melhor franquia ou empreender do zero em 2022?

Para empreender do zero em 2022 é possível iniciar em pouco tempo uma loja virtual, ou então algum tipo de serviço ou produto para vender pelas redes sociais.

Ainda, são diversos formatos de negócio que o empreender pode escolher. Contudo, ele precisa entender de antemão que abrir uma empresa do zero é um processo que exige bastante dedicação e cuidado.

Para ter sucesso não basta apenas uma boa ideia, mas também realizar um plano de negócios, estruturar a empresa, analisar o público-alvo e seus processos internos.

Outra forma de empreender do zero em 2022 é investir em uma franquia. Este modelo de negócio possui uma estrutura pronta, e por isso, o empreendedor pula diversas etapas para implementar um negócio próprio.

Ao abrir um negócio do zero, você terá maior liberdade para trabalhar e direcionar o crescimento da sua empresa.

Porém, por meio de franquia, vai contar com uma marca renomada no mercado, produtos ou serviços testados e aprovados pelo público.

Ainda, o plano de negócio já vem pronto na franquia, feito pela franqueadora. Dessa forma, até o empreendedor sem experiência não terá dificuldade para começar o seu próprio negócio.

Ainda, é mais fácil de se planejar financeiramente investindo em uma franquia. O custo de implantação do negócio é informado na Circular de Oferta de Franquia (COF). Assim, o empreendedor sabe quanto terá de gastos neste processo.

Imagem de uma mulher deitada olhando para o celular e com um notebook no colo. Imagem ilustrativa texto empreender do zero em 2022.
O modelo de franquias permite investir em negócios variados, por exemplo em home office.

Enfim, a franquia é um modelo mais sólido de negócio, com menos riscos e, ainda, com franquias dos mais variados tipos e que trabalham nos mais diferentes nichos de mercado.

Como escolher o melhor negócio para abrir?

Para escolher um negócio para investir em 2022, o empreendedor deve analisar diversos fatores que influenciam diretamente neste processo.

Aqui, separamos três etapas que podem fazer com que o empreendedor direcione seus esforços para um negócio mais adequado para ele, seus objetivos e possibilidades financeiras.

Analise os modelos de negócio

Citamos anteriormente as vantagens de empreender do zero em 2022 com uma empresa própria ou por meio de franquia.

Nesse sentido, o empreendedor deve analisar que modelo de negócio melhor se encaixa ao seu perfil. Entender se deseja um negócio mais simples (franquia) ou um processo mais complexo, com a sua cara e seus gostos.

Saiba com o que você quer trabalhar

Além de analisar o modelo do negócio, o empreendedor deve buscar investir em um mercado com o qual tenha afinidade.

Dessa forma, será mais prazeroso se dedicar para fazer o empreendimento dar certo.

Ou seja, você deve fazer uma autoanálise e ver quais são as suas preferências que podem ser aproveitas no seu novo negócio.

Analise o mercado

Por fim, o empreendedor deve estar atento às lacunas de mercado. Avaliar que nicho de mercado possui mais potencial de crescimento.

Neste momento de incerteza, é preciso buscar negócios que se encaixem ao seu perfil, mas que também estejam em setores mais sólidos ou com demonstrativo de boa recuperação.

Para saber mais, leia o nosso texto com diversas franquias baratas para você investir em diferentes nichos de mercado e voltada para variados perfis de empreendedores.

Se deseja escolher uma marca, entre em contato com a franqueadora. Contudo, se ainda tem dúvida, receba ajuda de uma consultoria gratuita com especialistas. Acesse: henriquemol.com.br.

Advertisement
Advertisement