Qual a melhor forma de empreender gastando pouco com o negócio? 13 opções para você

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Moeda e ao lado uma pilha de moedas. Imagem ilustrativa do texto empreender gastando pouco.
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Existem formas de empreender gastando pouco, seja iniciando uma empresa do zero ou ao abrir um negócio no modelo de franquia. Cada maneira de empreender pode ser mais indicada para determinado tipo de perfil, como mostraremos.

Segundo pesquisa feita em 2020, pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM), com apoio do Sebrae, em parceria com o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP), cerca de 50 milhões de brasileiros querem começar a empreender e ter um negócio próprio nos próximos três anos.

Porém, para este processo, é preciso cuidado principalmente para empreender com pouco dinheiro, pois neste caso, seus investimentos precisam ser certeiros. Continue a leitura e saiba mais!

Como empreender gastando pouco hoje?

Antes de começar um negócio, o empreendedor precisa entender com o que deseja trabalhar. Se com um produto ou serviço em específico, ou um nicho de mercado que mais lhe atrai.

Dessa forma, é necessário pesquisar bem os setores que mais lhe chamam a atenção, ver se o segmento está em um bom momento ou está em viés de baixa.

Do mesmo modo, analisar o seu mercado local, se existem lacunas que possam ser exploradas por negócios lucrativos que ofereçam algo que não se tem nesta região.

Além disso, depois de ver em qual tipo de mercado quer atuar, cabe também conhecer o modelo de franquia. Isso porque, para empreender gastando pouco, este formato de negócio é bem apropriado.

No mercado de franquias existem diversas opções de franquias baratas para começar a empreender sem muito capital. São formatos de negócios enxutos, muitas vezes tendo a sua própria casa como local de trabalho.

Nestes primeiros passos para empreender você deve analisar uma grande quantidade de franquias, conhecer como elas funcionam, o tamanho do investimento necessário e o retorno financeiro.

Para isso, pesquisar bem na internet, entrar no site das franquias para conhecer a Circular de Oferta de Franquia (COF). Assim, neste documento existem detalhes do negócio como: custos, prazo de retorno, entre outras informações.

Na COF tem os valores necessários para se tornar um franqueado, por exemplo: a taxa de franquia, eventuais investimentos em materiais, estoque, trabalho de marketing inicial etc.

Enfim, ao analisar a COF de várias marcas é possível comparar cada uma delas e entender qual se encaixa às suas condições financeiras.

Mulher sentada no sofá mexendo no computador. Imagem ilustrativa do texto empreender gastando pouco.
Alguns modelos de negócios permitem trabalhar de casa. Por isso, são baratos.
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Melhores opções de negócio para empreender gastando pouco

No setor de franquias existem opções com modelos de negócio bem simples, atuando apenas de forma on-line, por meio de vendas ou atendimento pelo computador.

Da mesma forma, os empreendedores podem começar pequenas franquias em loja, ou até na garagem de casa, mas que tenham um espaço para atender os clientes.

Assim, pode atuar com serviços ou produtos variados, vendendo pelas redes sociais ou de porta em porta.

Por fim, separamos algumas dicas de franquias interessantes para empreender gastando pouco em diferentes modelos e voltados a um público-alvo variado.

1. Acquazero

O mercado de serviços automotivos conta com investimentos lucrativos como a Acquazero, a maior rede de estética automotiva do mundo.

A franquia conta com um modelo de negócio enxuto, o que possibilita uma maior rentabilidade para o empreendedor ao diminuir os custos.

Uma das vantagens da Acquazero é que oferece serviços ecologicamente sustentáveis. Logo, ela usa produtos de limpeza biodegradáveis, por exemplo.

Assim, vários serviços são feitos com baixo uso de água. Por exemplo, a limpeza ecológica higieniza o carro por fora usando apenas 300 ml de água, bem diferente dos 300 litros usados no mesmo serviço nos lava jatos comuns.

Mas além disso, a franquia possui um aplicativo próprio que facilita o contato entre os clientes e os franqueados prestadores de serviços. Esta ferramenta foi destaque no site do Jornal Diário do Comércio.

Ainda, o empreendedor recebe um plano de negócios da franquia, para desenvolver sua unidade e evitar gastar de forma desordenada, o que é importante quando não se tem tanto dinheiro.

Do mesmo modo, a franqueadora orienta para a gestão da unidade e para o trabalho de marketing digital, que deve ser bem feito para gerar um efeito positivo no negócio.

Além deste acompanhamento, o franqueado recebe treinamento para conhecer todos os serviços da franquia, e assim, pode fazer os serviços com profissionalismo e qualidade.

Por fim, são três modelos de negócio da Acquazero em home office. Portanto, o franqueado leva até os clientes os serviços e não precisa de um ponto comercial.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 23 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 20 mil
  • Prazo de retorno: de 3 e 24 meses

Confira mais informações sobre o modelo de negócio da Acquazero no vídeo abaixo.

2. Only Mule

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A Only Mule é uma franquia para empreender gastando pouco e faturar bem no mercado de Alimentação, mais precisamente no nicho de bebidas.

Sendo assim, a franquia é especialista em drinks e coquetéis, e em seu modelo mais enxuto, o Bike, o franqueado leva sua unidade em cima de uma bicicleta para variados locais.

Dessa forma, ele não precisa ter uma grande estrutura física para empreender, e ainda, tem a facilidade de buscar locais mais atrativos para seus produtos.

Segundo o diretor da Only Mule, Henrique Mol, neste formado Bike, o franqueado tem uma flexibilidade de horário de trabalho bem como é um atrativo, pois permite ir até eventos e confraternizações, onde terá um maior público.

Para aprender a fazer as bebidas com as quais a Only Mule trabalha, o franqueado passa por treinamentos. Assim, mesmo que nunca tenha preparado um drink estará capacitado para abrir sua unidade.

Além disso, a franqueadora orienta para a gestão do negócio, compra de insumos, forma de administrar sua empresa e também para o trabalho de marketing.

E ainda, a franquia também conta com dois modelos de loja física, onde o empreendedor também não precisa de muitos funcionários por ser um formato mais enxuto.

Por fim, estes modelos permitem também a instalação de uma cozinha para servir petiscos para acompanhar as bebidas.

Já para esses modelos, a franqueadora também oferece os treinamentos necessários e também orienta na escolha do melhor local para a unidade. Em seguida, auxilia no trabalho de marketing de inauguração do novo negócio.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 54 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 20 mil
  • Prazo de retorno: de 10 a 18 meses

3. Guia-se Agências Digitais

A Guia-se é uma franquia para quem quer atuar no mercado de marketing digital.

Com o negócio, você vai ter sua própria agência digital em casa. Então, vai poder oferecer serviços como a criação de sites, links patrocinados, gestão de mídias sociais, e-mail marketing, marketing de conteúdo etc.

São atendimentos que as empresas precisam cada vez mais. Afinal, um negócio, para ser relevante, precisa se posicionar bem na internet. Assim, conseguirá atrair mais clientes potenciais.

Seu trabalho como franqueado vai ser prospectar clientes. Você também poderá realizar os serviços de marketing. Porém, se preferir, também é possível “terceirizar” a produção dentro da própria rede de franqueados.

A franqueadora oferece suporte completo para sua atuação.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 27,9 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 15 mil
  • Prazo de retorno: de 6 a 12 meses

4. Achei no Pão

A franquia Achei no Pão é uma oportunidade para empreender gastando pouco, em um negócio enxuto, sem necessidade de muita estrutura.

Nesse sentido, a franquia trabalha com a divulgação de marcas de empresas em sacos de pães. Assim, a empresa paga para ter sua logo neste meio de propaganda.

Mulher em frente uma mesa cheia de pães e segurando um pão. Imagem ilustrativa do texto empreender gastando pouco.
O franqueado deve fazer parcerias com padarias da sua região.

O franqueado realiza parcerias com as padarias para que elas usem estes sacos de pães, de forma gratuita. Com isso, possibilita que o franqueado conte com um amplo mercado de estabelecimentos para trabalhar.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 4.750
  • Faturamento médio mensal: R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: entre 2 e 4 meses

5. Web4 Comunicação

A Web4 Comunicação é uma franquia de marketing digital que oferece um serviço importante para as empresas, mesmo que elas sejam menores.

Desse modo, a marca e seu modelo de negócio é atrativa para empreender gastando pouco, porque é preciso apenas um computador ligado à internet para trabalhar.

Por fim, a franquia oferece serviços como suporte de mídia social, marketing de conteúdo, email marketing, automação de marketing, marketing de vídeo, entre vários outros.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 8 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 6 a 24 meses

6. Mr. Fritz

A Mr. Fritz é uma das franquias que o empreendedor não precisa de muito dinheiro para abrir um negócio. Isso porque, a rede oferece o tradicional frango frito no balde, prato tipicamente americano que vem tomando conta do Brasil

Os franqueados encontram dois modelos para atuação: balcão + delivery, e restaurante com atendimento no balcão + delivery.

Dessa forma, exige uma estrutura de negócio mais enxuta, o que diminui os investimentos e os custos de manutenção.

  • Investimento mínimo: a partir de R$ 30 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 45 mil
  • Prazo de retorno: entre 12 e 18 meses
Pedaços de frango frito em um prato. Imagem ilustrativa do texto empreender gastando pouco.
O frango frito é um prato cada vez mais presente no paladar do brasileiro.

7. Jan-Pro

A franquia Jan-Pro trabalha com limpeza de prédios comerciais, condomínios ou de centros comerciais. A rede conta atualmente com mais de 350 unidades pelo Brasil.

Logo, a marca atua no mercado desde a década de 90. Assim, desde que entrou para o franchising, inaugurou unidades em mais 15 países.

Dessa forma, é uma opção para empreender gastando pouco, e com um amplo mercado, principalmente para grandes cidades e seus centros de comércio.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 12,5 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 10 mil
  • Prazo de retorno: entre 12 e 36 meses

8. Mara Mix

A franquia Mara Mix é uma empresa especializada em máquinas de bebidas quentes, principalmente o café.

Os franqueados atuam em modelo home based (com a instalação das máquinas em pontos parceiros) ou no formato carrinho cafeteria Vovó Maria.

Além disso, a rede possui a vantagem de combinar com diversos segmentos de lojas, e com isso melhorar a experiência dos clientes. Isso porque, pode instalar suas máquinas dentro de outros tipos de negócios.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9,8 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 20 mil
  • Prazo de retorno: entre 10 e 18 meses

9. Zupy!

A rede atua diretamente com o comércio local, vendendo e implantando os Sistemas de Fidelização e Wi-fi Marketing nos estabelecimentos dos clientes parceiros.

Da mesma forma, o franqueado atua em home based e é responsável pelo suporte dos clientes. Assim, ele consegue empreender gastando pouco, pois tem sua casa como base do negócio.

Por fim, o faturamento se dá com pagamentos mensais dos parceiros e com a taxa de implementação. Por isso, rapidamente o negócio se paga.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 15 mil
  • Faturamento médio mensal: entre R$ 5 mil e R$ 10 mil
  • Prazo de retorno: a partir de 3 meses

10. Educatec Brasil

Homem em frente a tela de um computador em uma mesa na sala de casa.
O setor de cursos on-line é um nicho bem atrativo com negócios enxutos.

A Educatec Brasil é uma franquia especializada em cursos profissionalizantes e de idiomas. Desse modo, com ela é possível empreender gastando pouco.

Com um modelo de negócio enxuto, a franquia é uma boa oportunidade para empreendedores sem muito capital investirem. Logo, não precisam deixar para depois o sonho de ter o próprio negócio.

Por fim, o franqueado recebe auxílio para a montagem da empresa, treinamentos e orientação para a gestão e marketing da unidade.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 30 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 30 mil
  • Prazo de retorno: entre 3 e 7 meses

11. 123 Inglês

A franquia 123 Inglês é uma rede especializada em cursos de inglês totalmente on-line. Assim, o franqueado conta com um negócio flexível em relação ao horário de trabalho e de baixo custo

Nesse sentido, por ser um formato home office, exige um investimento menor e oferece a possibilidade de rentabilidade.

Além disso, trabalha com um tipo de serviço cada vez mais procurado por jovens e adultos, pois o conhecimento da língua inglesa faz parte do cotidiano das escolas e do mercado de trabalho.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 29 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 22 mil
  • Prazo de retorno: de 3 e 6 meses

12. Cão Cidadão

Para o empreendedor sem muito dinheiro uma das opções no mercado é a franquia Cão Cidadão. A empresa é especializada em adestramento de cachorros e também faz consultas para avaliar o comportamento desses animais.

Nesse sentido, é um mercado bem atrativo, porque conta com um amplo público em potencial. Isso porque, são muitos donos de pet que buscam este tipo de adestramento.

Por fim, o franqueado conta com o auxílio da franqueadora para todo o desenvolvimento do negócio.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 19,5 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: de 6 e 9 meses

13. Gazin

Uma das opções para empreender gastando pouco é a franquia Gazin, que trabalha com um amplo catálogo de semijoias.

Nesse sentido, as peças são produzidas com o foco no mercado feminino e trazem uma grande linha de produtos.

Por fim, o franqueado pode atuar em um modelo home office ou então investir em uma loja física da marca.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 13 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: não informado

14. CargaPhone

Um negócio atrativo em um mercado promissor é o da franquia CargaPhone. A empresa oferece totens de recarga para celular e outros dispositivos.

Nesse sentido, para empreender é necessário pouco capital, e ainda, não precisa de um espaço comercial, o que diminui os custos do negócio.

Então, podem ser feitas parcerias para a instalação dos totens e ainda realizar a venda dos espaços de publicidade contidos neles.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 12 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 8 mil
  • Prazo de retorno: entre 1 e 6 meses

Aqui mostramos apenas algumas das formas de empreender gastando pouco, com franquias das mais variadas em muitos nichos de mercado.

Mas o empreendedor deve atentar-se para as franquias que valem a pena e que não exijam um grande aporte financeiro.

Por fim, separamos aqui um conteúdo com dicas para você fazer a escolha da franquia da melhor forma. Para isso, clique aqui.

*Informações publicadas em MARÇO/2022. Informe-se com a franqueadora da marca sobre os preços atuais do negócio.

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