Quem está pensando em empreender no digital sozinho encontra diversas oportunidades para atuar de diferentes maneiras e sem precisar de funcionários. Aqui, explicaremos um pouco sobre as opções para ganhar dinheiro.
O Brasil é o país de maior crescimento de compras online no ano de 2022, segundo pesquisa. Logo, teve um aumento de 22,2% neste período, além de ter uma expectativa de continuar nessa crescente nos próximos anos.
Isso mostra que os negócios online são uma aposta certeira, e ainda, sem precisar investir em espaços físicos. Dessa forma, diminui os custos de quem pretende começar um negócio.
Mas antes de começar a empreender no digital sozinho você deve entender como pode fazer isso. Inclusive, onde estão as oportunidades mais lucrativas, as quais mostraremos mais à frente.
Afinal, o que é empreendedorismo digital?
O termo “empreendedorismo digital” faz referência a todo e qualquer negócio criado na internet e que funciona na web. Seja para atuar com produtos ou serviços online.
Nesse sentido, é um tipo de empreendedorismo que prioriza a tecnologia e a inovação. De modo a oferecer soluções para os consumidores de maneiras criativas e usando os meios digitais como ponte até o cliente.
Logo, é uma maneira de atuar em um nicho de mercado bem interessante, usando as redes sociais e o grande alcance da internet para vender.
Em diversos casos só é necessário um computador conectado à internet para fazer o negócio funcionar. Pode ser que precise também de estoque de produtos, dependendo do tipo de empreendimento.
Já este tipo de empreendedor precisa ter uma certa identificação com as ferramentas de internet e maneiras de fazer um marketing digital. Mas está familiarizado com o contexto ajuda a estruturar e buscar as melhores opções.
Além disso, pode parecer em um primeiro momento que é um tipo de empreendedorismo para pessoas mais jovens. Porém, é um ambiente muito rico em oportunidades para todos os perfis e idades.
Vantagens de empreender no digital sozinho
São muitas as vantagens para empreender sozinho no digital. Como dito, uma delas é a oportunidade para perfis de empresários dos mais variados.
Por exemplo, é possível alguém com anos de experiência em um determinado ramo de mercado oferecer produtos como cursos ou e-books.
Do mesmo modo, pode ser que uma pessoa mais jovem possa entrar neste setor com um negócio mais voltado para redes sociais. Além disso, uma das vantagens que com certeza salta aos olhos dos empreendedores é o baixo custo. Já que não é necessário ter uma loja física, diminui os custos do negócio.
Nesse sentido, o empreendedor poderá atuar usando um computador conectado à internet na sala de sua casa. Ou então, pode ser que queira viajar por vários lugares e continuar com o seu negócio online.
Empreender no digital também permite que atenda a um grande público-alvo, já que não precisa focar apenas na sua região geográfica. Por exemplo, em Belo Horizonte (MG), você consegue atender sem problemas um cliente de Manaus (AM).
Outra ponto positivo a favor do digital é a possibilidade de acompanhar em tempo real o desempenho do seu negócio. Assim, estender o atendimento para seus clientes 24h por dia, sete dias por semana.
Dessa forma, não ficando restrito aos horários tradicionais de atendimento, o que é um grande atrativo nos dias atuais. A rotina das pessoas é cada vez mais variadas e esta facilidade para atender faz grande diferença.
No empreendedorismo digital, a visibilidade é muito maior, o que facilita a conquista de novos clientes e traz um alcance de público muito maior.
Já ficou interessado em empreender no digital, não é? Então, veja a seguir o que você precisa fazer em um passo a passo para começar o seu negócio.
Como começar a empreender no digital?
Para empreender no digital é fundamental se planejar. Como é um mercado muito amplo, você deve ter foco. Portanto, precisa definir bem onde será a sua atuação.
A internet permite atuar com diversos tipos de negócios, e antes mesmo de você começar é preciso delimitar com o que vai trabalhar.
Definindo isso, você consegue começar a organizar suas finanças. Alguns negócios vão ser muito baratos, outros exigem um pouco mais. Por exemplo, pode ser que precise fazer um site, com toda estrutura que ele demanda.
Nesse sentido, precisa também ter um capital de giro, investir em algum curso ou outra forma de aprender. Assim, poderá se preparar melhor para empreender no digital sozinho.
Caso vá trabalhar com vendas pela internet precisa planejar a logística. Se terá entregadores para a sua cidade, se vai tercerizar ou se vai fazer as entregas exclusivamente pelos correios.
Um negócio digital também precisa de um forte trabalho de marketing para que os clientes em potencial possam ver sua marca. Mas antes mesmo de iniciar sua empresa deve planejar essas ações de divulgação.
Claro que tudo isso precisa ser feito em conjunto, pois suas ações de marketing podem depender da sua capacidade de investimento. Além disso, irão variar de acordo com o seu público-alvo. Depois de planejar tudo, é hora de colocar em prática o trabalho de marketing e iniciar suas vendas.
Principais tipos de negócios digitais
Para o empreendedor digital é um amplo leque de opções para começar um negócio sozinho no mercado online. Ainda é interessante para perfis variados, voltados para vendas diretas ou com menos contato com público.
Aqui, separamos alguns tipos de negócios para quem deseja empreender sozinho no digital. Confira!
Franquia
A franquia é a melhor forma para quem deseja iniciar um negócio digital. Neste modelo, o empreendedor encontra uma operação pronta, com uma estrutura e modo de atuar.
O empreendedor começa um negócio que está previamente estabelecido no mercado com uma marca reconhecida. Irá atuar de maneira igual aos outros negócios, ou seja, as unidades da franquia.
Assim, irá vender os mesmos produtos ou oferecer os mesmos serviços, que foram trabalhados pela franqueadora. Isso porque, a rede estruturou todo o negócio e agora passa a você o seu know-how, ou modo de fazer.
Tem como vantagens não apenas a operação pronta e a marca de renome. Conta também com produtos ou serviços testados e aprovados
Além disso, o empreendedor recebe o suporte da franqueadora para conhecer o mercado, modo de atuar e como fazer o trabalho de marketing.
Enfim, trabalhar online é mais fácil e vantajoso com uma franquia, além de encontrar diversas opções para variados nichos de mercado.
E-commerce
O e-commerce é uma maneira de empreender no digital sozinho com a venda de produtos dos mais variados por meio de um site. Logo, trata-se de um mercado que faz cada vez mais parte do dia a dia das pessoas.
A pandemia veio para acelerar esta maneira de consumir, já que as pessoas precisaram comprar sem sair de casa. Além disso, é possível encontrar mais opções, podendo fazer também pesquisa de preços.
Portanto, trata-se de um tipo de negócio que o empreendedor não precisa de ponto comercial nem funcionários. Com as opções cada vez mais eficientes de logística de entrega, consegue atender uma grande quantidade de clientes.
Programa de afiliados
Programa de afiliados é uma estratégia de marketing que consiste na divulgação de produtos digitais de terceiros.
Assim, por meio das redes sociais ou de um blog próprio, você anuncia a solução e é remunerado sempre que a venda acontece a partir do seu link.
São muitos os temas dos produtos que podem ser vendidos por meio do mercado de afiliados. Por exemplo e-book sobre culinária, softwares, apostilas, cursos, entre outros. O importante é saber como e onde vender.
A principal vantagem de se inserir nesse meio é a ausência de preocupação na criação dos produtos, já que será repassado quando estiver concluído.
Marketplace
O marketplace é um tipo de negócio muito simples. Isso porque, é uma grande loja virtual que permite que diferentes lojistas virem seus parceiros de vendas. Temos entre os mais conhecidos o Mercado Livre, entre diversas outras empresas do mundo inteiro.
Os marketplaces funcionam como grandes shoppings virtuais. Nele, lojistas de diversos tamanhos e segmentos podem anunciar seus produtos online dentro de uma única plataforma.
Dessa forma, acelera muito a entrada do lojista no e-commerce, já que pode usar uma estrutura pronta de vendas para atrair o consumidor e crescer o seu negócio. Assim, o marketplace oferece toda a plataforma de vendas e influência de uma marca consolidada.
Dropshipping
O sistema de vendas no varejo dropshipping significa vender sem ter que arcar com os custos dos produtos antes de repassá-los aos clientes. Assim, fica bem mais fácil empreender no digital sozinho.
Mais conhecido como estoque na fonte é uma técnica de gestão onde os fabricantes se responsabilizam por toda logística de separação e entrega do produto.
Nesse caso, o dropshipping é quem vende, se responsabiliza pela divulgação da marca e da venda propriamente dita.
Dessa forma, não mantém produtos e nem estoques. Logo, oferta e comercializa itens de uma ou mais marcas, por meio de internet, catálogos, promotores ou até mesmo lojas físicas.
Infoproduto
Um infoproduto nada mais é do que um produto digital que oferece algum tipo de conhecimento, e é vendido e distribuído exclusivamente pela internet.
São muitas opções de infoprodutos criados para revenda. Por exemplo, e-books, cursos online, podcasts, videocasts, audiobooks, entre outros.
O empreendedor é o responsável pela criação do infoproduto. Assim, pode aproveitar um conhecimento que adquiriu ao longo da vida ou repassar um ensinamento de uma forma diferente e original.
Como vimos, é muito fácil empreender no digital, pois existem diversas opções para começar. Porém, é muito importante avaliar com o que você se sente mais seguro de trabalhar para que possa ter sucesso na sua jornada. Agora, você está por dentro de como empreender no digital sozinho. Que tal começar?