O maior Portal de Franquias do Brasil!
Home » Todos Conteúdos » Franchising » Segmento: Serviços automotivos » Empreendimentos de baixo custo: é possível lucrar investindo pouco? Veja aqui

Empreendimentos de baixo custo: é possível lucrar investindo pouco? Veja aqui

Sumário

Com a crise econômica, os empreendimentos de baixo custo rapidamente entraram no radar de quem deseja ser dono do próprio negócio. Aqui, falamos como você pode iniciar a sua empresa gastando pouco.

Até porque, muitas pessoas anseiam empreender, como revelado por uma pesquisa. Assim, os dados apontaram que cerca de 50 milhões de brasileiros manifestaram a vontade de iniciar o próprio negócio nos próximos três anos.

Portanto, fizemos este conteúdo para lhe orientar com formas de empreender sem gastar muito e em diferentes mercados de atuação. Continue a leitura!

Qual o segredo dos empreendimentos de baixo custo que lucram?

Para ter o seu negócio não é necessário ter um grande capital para investir, pois existem empreendimentos de baixo custos dos mais variados tipos. Isso porque, são alternativas que não exigem grande estrutura nem funcionários, e podem combinar com vários perfis de empresário.

Porém, antes de investir, você deve estudar bem o mercado no qual irá atuar. Existem nichos de mercado mais propícios para pequenos negócios.

Além disso, é preciso avaliar o mercado que está mais sólido, em crescimento ou que tem uma boa perspectiva de recuperação. Sem muito dinheiro, o empreendedor deve minimizar ao máximo os riscos.

Da mesma forma, para abrir uma empresa com pouco investimento, é preciso planejamento. Ou seja, analisar cada etapa e estrutura, buscando formas mais eficientes de trabalhar, será fundamental.

Ainda, outro passo importante é trabalhar com o que gosta. Iniciar o negócio próprio irá exigir muita dedicação e é mais fácil se dedicar a algo com o qual nos identificamos, certo? Enfim, avalie os negócios promissores que mais se encaixam ao seu perfil, bem como à sua capacidade de investimento.

O mercado está cheio de opções, mas este processo de empreender exige planejamento, estudo das alternativas e dos diferentes cenários da Economia.

Contudo, este processo pode ficar um pouco mais fácil se você investir em uma franquia. O segmento de franchising conta com muitos empreendimentos de baixo custo. Por fim, este modelo de negócio é mais simples de implementar, e é sobre ele que vamos falar a seguir.

O que é uma franquia?

As franquias são formatos de negócios preestabelecidos com uma estrutura e operação definidos. Nesse sentido, é como se cada unidade fosse um “clone” da empresa mãe, oferecendo os mesmos produtos ou serviços.

Portanto, ao investir em uma franquia, você paga pela autorização para usar a marca e todo o seu know-how. Por ser um negócio pronto, simplifica sua implantação pelo empresário, que pode começar investindo em franquias de baixo custo em vários mercados.

Além da facilidade de empreender, este modelo de negócio tem outras vantagens em relação a começar uma empresa do zero. Logo, você conta com uma marca reconhecida no mercado e que tem, por si só, capacidade de atrair clientes. Ou seja, o público reconhece a empresa e sabe o que esperar.

Os produtos ou serviços da franquia foram testados e aprovados pelo público, o que torna mais seguro o investimento para que tem pouco capital. Por exemplo, treinamentos para conhecer a operação da marca, o mercado no qual atua e as melhores ações de marketing.

Do mesmo modo, a franqueadora auxilia na gestão da unidade, como questões burocráticas e jurídicas. Assim, mesmo o empreendedor sem experiência consegue iniciar o próprio negócio com facilidade. A seguir, confira quais são os melhores empreendimentos de baixo custo para abrir e lucrar.

Melhores empreendimentos de baixo custo para abrir

O segmento de franchising tem diversos negócios para investir e ganhar dinheiro. Você pode investir em uma franquia de loja virtual ou outras opções que oferecem serviços variados.

Em função do seu amplo mercado, o franchising conta com um grande faturamento, mesmo em épocas de crise econômica. Então, para se ter uma ideia, o setor faturou mais de R$ 211,4 bilhões em 2022, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Dentro do mercado, existem nichos dos mais diversos e empreendimentos de baixo custo. Um deles pode ser o ideal para o seu perfil. Agora, veja algumas redes de franquias que não exigem muito dinheiro para investir e possibilitam um bom retorno. Confira!

[raio_x_esf]

O que empreender com baixo custo?

Optar por negócios online, como e-commerce de nicho, pode minimizar despesas iniciais. A criação de conteúdo relevante em plataformas digitais é vital para atrair clientes.

Sendo assim, investir em marketing digital, focando em redes sociais e SEO, impulsiona a visibilidade. Já os serviços de consultoria em áreas especializadas, como marketing digital ou finanças, são alternativas de baixo custo.

Além disso, a economia colaborativa pode ser explorada, oferecendo serviços freelance ou alugando espaços de trabalho compartilhados. Atenção à gestão financeira é crucial, buscando soluções acessíveis para controle e organização. Iniciar pequeno, com escalabilidade em mente, é a chave para o sucesso empreendedor com recursos limitados.

Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Guia Para Iniciantes. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.

Para quem as franquias são indicadas?

Empreender com orçamento enxuto demanda estratégia inteligente, e investir em franquias pode ser uma escolha vantajosa. Portanto, para selecionar a franquia ideal, o perfil do franqueado desempenha papel importante. Nesse sentido, identifique suas habilidades, interesses e alinhe-os ao setor de atuação da franquia.

Depois, avalie o suporte oferecido pela franqueadora e as taxas iniciais. Na sequência, pesquise a reputação da marca e busque feedback de outros franqueados.

Considere a concorrência local e a demanda do mercado. Com uma análise criteriosa, é possível encontrar a franquia que se alinha ao seu perfil. Assim, maximizando as chances de sucesso e retorno financeiro.

Passo a passo para começar sua franquia

Primeiramente, entre em contato com a marca, busque informações detalhadas sobre o negócio. Em seguida, analise minuciosamente a proposta, considere a Circular de Oferta de Franquia (COF) para compreender os termos contratuais.

Em seguida, planeje suas finanças, identifique os recursos necessários para o investimento. Ao negociar com a franqueadora, esclareça dúvidas e alinhe expectativas.

Por fim, após a cuidadosa análise, invista na franquia escolhida. Seguir esse roteiro com cuidado proporciona uma entrada sólida no mundo das franquias, aumentando as chances de sucesso.

Como vimos, o mercado de franchising conta com muitos empreendimentos de baixo custo. Contudo, é preciso saber analisar a melhor opção, e aqui você aprendeu dicas de como fazer. Então, agora que está por dentro do assunto, empreenda e ganhe dinheiro.

Acompanhe o mercado
A mais lidas hoje