Como contratar uma empresa especializada em formatação de franquia?

Por
em
Advertisement

O empreendedor que deseja expandir sua marca no franchising pode ganhar muito ao buscar a ajuda de uma empresa especializada em formatação de franquia.

Afinal, o processo de adaptação de uma empresa ao sistema de franquias exige cuidado e expertise para que seja feito de maneira correta e eficiente.

Do mesmo modo, nem sempre é fácil saber o que fazer durante a formatação de franquia. Por isso pode ser interessante contar com uma ajuda especializada.

Vale a pena contratar uma empresa especializada em formatação de franquia?

O processo de formatação de franquias possui diversas etapas para que possa organizar e orientar a empresa nessa nova jornada.

Da mesma forma, é um trabalho que deve ser bem-feito, para que resulte em um modelo de negócio interessante e competitivo. Por isso vale a pena contar com a ajuda de uma empresa especializada em formatação de franquia.

Esta consultoria facilita o processo, orientando o empreendedor em cada uma das etapas desta transformação. Ainda, auxilia com detalhes que poderiam passar despercebidos nesta mudança.

O primeiro passo para a formatação é a análise da franqueabilidade. Este processo estuda a estrutura interna da empresa e as adaptações necessárias para permitir que ela seja replicada por meio de franquias.

Nesta análise, cada etapa dos processos de produção é estudada. Assim como os seus custos, para observar se a empresa pode ofertar um modelo de negócio economicamente viável.

Nesse sentido, a empresa deve entender se seus produtos e serviços são adaptáveis para o modelo de franquias. Ainda, se teriam mercado e poderiam competir com os demais concorrentes do segmento.

Além desses pontos, uma consultoria especializada em franqueamento orienta para que a empresa consiga toda a documentação legal necessária para se tornar uma franquia.

Este trabalho é uma das bases desta transformação, já que a empresa deve funcionar de acordo com a Lei de Franquias. Assim, ela deve estar atenta à produção da Circular de Oferta de Franquias (COF), entre outros documentos importantes.

Imagem de um pedaço do contrato com os dizeres "I Agree". Imagem ilustrativa de texto empresa especializada em formatação de franquia.
A documentação específica é essencial para a empresa que se transforma em franquia.

Desse modo, uma empresa especializada orienta melhor todo este processo. Nesse sentido, uma consultoria deste mercado com expertise para lhe ajudar é a NX Franquias, da qual falaremos logo mais.

Vantagens de tornar seu negócio uma franquia

Quando sua empresa se transforma em uma franquia, isso pode trazer muitas vantagens para a marca. No entanto, o processo de formatação deve ser bem-feito, para resultar um modelo de negócio atrativo.

Expansão da marca

A formatação da empresa em franquia permite uma maior expansão da marca com este novo modelo de negócio.

Ao mudar sua estrutura para se tornar uma franqueadora, a marca consegue expandir seu negócio com a venda de unidades para franqueados.

Para uma empresa comum se expandir, ela deve investir em novos estabelecimentos, além de precisar de pessoas de confiança para administrar o negócio.

Por meio de franquias, esta expansão de dá de maneira mais fácil, pois são os franqueados que investem e administram as unidades da franquia. Ainda, são eles que assumem o risco do negócio.

No entanto, não se pode esquecer que, para que isso aconteça, a marca precisa ofertar um modelo de negócio já pronto, organizado, e ainda vários tipos de suporte para cada unidade.

Dessa forma, cada nova unidade que surgir expandirá o nome da marca, atraindo novos clientes que antes não consumiam seus produtos e serviços.

Nesse sentido, o franqueamento não só aumenta o mercado consumidor, mas também o alcance territorial da empresa.

Imagem de um homem apontando para uma figura representando círculos de um organograma.
A marca aumenta sua força no mercado com novas unidades franqueadas.

Rentabilidade pelo franqueado

Advertisement

Franquear é uma maneira não só de aumentar a força da marca, mas também melhorar a lucratividade da empresa.

A cada nova unidade que vende, a empresa franqueadora recebe pela assinatura do contrato de franquia. Normalmente, o empreendedor paga a Taxa de Franquia, como uma forma de licenciamento para o uso da marca.

Nesse sentido, além da taxa de franquia, a empresa ainda recebe uma taxa mensal de cada unidade, em forma de royalties e taxa de propaganda.

Quando a mudança de modelo de negócio é feita com  ajuda de uma empresa especializada em formatação de franquia, a empresa consegue otimizar seu modo de produção. Dessa forma, melhora sua lucratividade pois diminui custos.

Assim, com as adaptações feitas, a empresa passa a gerar mais receitas, tanto pelos “licenciamentos”, quanto pela maior venda de seus produtos ou serviços.

Vale lembrar que, se a empresa não oferecer um modelo de negócio lucrativo para os futuros franqueados, será mais difícil expandir a rede de franquias.

Conquista de consumidores

Assim como falamos antes, a expansão da marca traz um reconhecimento maior para a empresa, que chega a novos territórios com suas franquias.

Nesse sentido, esta expansão também é uma forma de conquistar novos consumidores. A marca consegue chegar em territórios antes inexplorados ou nos quais não tinha tanta entrada.

O trabalho de marketing que deve ser feito por uma empresa após se tornar uma franqueadora também ajuda a atrair consumidores.

Em outras palavras, a propaganda que a marca faz e também o marketing de cada unidade fortalecem a empresa junto ao público.

Ainda neste assunto, separamos o ebook abaixo com dicas para conquistar e manter clientes para a sua empresa.

ebook conquistar e mandar clientes

Poder de negociação com fornecedores

Com o aumento das vendas ocasionadas pela expansão da marca no mercado de franquias, ela passa a necessitar de mais insumos e matérias-primas.

Dessa forma, aumentando suas compras junto aos fornecedores, a marca passa a negociar melhores condições, como preços e modos de pagamento.

Afinal de contas, a marca agora precisa “sustentar” várias unidades com os seus produtos. Este aumento na demanda pode favorecer seu status junto aos fornecedores.

Da mesma forma, o aumento da demanda faz com que a parceria entre a empresa e seus fornecedores mude de patamar. Pode chegar até a um acordo de exclusividade, o que poderia ser bom para ambos os lados.

Assim, a franquia pode conseguir bons preços e também suprir sua demanda, e os fornecedores se fortalecem garantindo a venda de seu estoque.

Do mesmo modo, pode ser bom para os fornecedores terem sua marca aliada a uma rede de franquias. Isso traz credibilidade e potencial de melhorar as vendas para o mercado como um todo.

Inteligência de mercado

Inteligência de mercado é um processo que traduz informações de mercado, comportamento do consumidor e outras métricas importantes para o negócio.

Este processo deve nortear as estratégias da empresa que está alterando seu modelo de negócio para franquia.

Ela deve saber onde irá se inserir no mercado, e também orienta sua expansão em novas unidades. A marca pode buscar empreendedores com o perfil que ela deseja, na região que ela pretende atuar.

Nesse sentido, existem marcas que são voltadas para capitais, ou pelo contrário, apenas para cidades pequenas.

Da mesma forma, alguns tipos de negócios resultam em franquias mais baratas, voltadas para investidores menores. Assim, deve-se usar toda esta inteligência de mercado  para orientar a expansão da marca no sistema de franchising.

Confira no vídeo abaixo um pouco mais sobre este processo de formatação de franquia e os passos para esta mudança.

Conheça melhor a NX Franquias para formatar sua franquia

Como falamos, uma empresa especializada em formatação de franquia pode ser um diferencial para mudar o modelo de negócio de sua marca.

Uma destas consultorias é a NX Franquias, empresa especializada na formatação de franquias e na expansão de marcas. Ela faz parte do grupo Encontre Sua Franquia, holding que conta atualmente com sete marcas em seu portfólio e tem mais de 1.000 franqueados.

A NX Franquias surgiu como uma divisão do grupo Encontre Sua Franquia, para auxiliar empresas que querem se lançar no mercado de franchising.

Afinal, por esse ser um processo complexo, as empresas costumam precisar de muita orientação. Algo que a NX Franquias pode proporcionar, uma vez que tem enorme expertise no segmento.

Nesse sentido, a NX Franquias possui não só um setor específico para a formatação da franquia em si. Ela oferece ainda orientação para a parte burocrática e de adaptação de gestão e processos.

Ela também conta com projetos que ajudam na expansão de novas marcas, ou marcas que ainda estão com baixa entrada no mercado.

Um destes projetos é a Feira Virtual de Franquias, que acontece diversas vezes ao ano, de modo online. Ela conta com edições por estado ou por regiões maiores.

A NX Franquias ainda promove a feira B2B, que é uma presencial. Nela, o empreendedor terá encontros pré-agendados com franqueadoras, o que pode favorecer a abertura de novas franquias.

Dentro da NX Franquias a expansão de marcas ainda é feita com a produção de conteúdos e divulgação pela internet. Nesse caso, a empresa conta com dois canais. São eles: o portal Top Franquias e o canal de Youtube Henrique Mol, presidente do grupo Encontre Sua Franquia.

Caso queira conhecer um pouco mais sobre o trabalho da NX Franquias, clique no botão abaixo!

Advertisement
Advertisement