Como ter uma empresa home office de sucesso? Passo a passo, vantagens e dicas

Por
em
moça ruiva em frente a tela de computador imagem ilustrativa empresa home office
Advertisement

Está pensando em iniciar uma empresa home office, mas tem dúvidas sobre sua chance de sucesso? Este artigo pode ajudar você!

Uma empresa home office nada mais é do que um empreendimento comandado de casa, sem uma sede comercial. Normalmente, ela possui apenas um sócio, mas também pode contar com alguns poucos colaboradores. Nem sempre o trabalho tem horário fixo, mas os ganhos do empreendedor variam de acordo com as horas dedicadas.

Não vamos mentir: ter uma empresa home office não é algo fácil. Trabalhar em casa, e ainda por conta própria, é algo que merece muita disciplina e dedicação. Afinal, o ímpeto de ligar a TV e deitar um pouco no sofá sempre vai existir…

É por isso que, antes mesmo de criar um negócio desse tipo, você precisa fazer uma autoavaliação. Você possui a organização necessária para o dia a dia? Consegue produzir sozinho, ou precisa de outros profissionais a sua volta? Você tem facilidade em gerenciar as suas tarefas?

Se todas as suas respostas forem sim, parabéns! A opção pelo home office trará apenas vantagens. Se não, calma: você só vai precisar trabalhar um pouco mais até obter a disciplina ideal. E este é o objetivo deste conteúdo: ajudar você a ter uma empresa home office de sucesso!

Nosso conteúdo também pode dar aquele “empurrãozinho” para abrir o seu negócio. Falamos até sobre como você pode aproveitar para garantir uma melhor qualidade de vida. Acompanhe!

Como abrir o seu negócio?

Abrir um negócio requer um passo a passo trabalhoso, mas que vale a pena. Ter um CNPJ dá maior confiança ao consumidor, garante desconto na compra de insumos, e também ajuda a contratar bons funcionários. 

Assim, é importante ter dedicação total ao planejamento do negócio e ao seu início. A seguir, listamos algumas dicas. 

Tenha perfil empreendedor

Ter um perfil empreendedor nada mais é do que ser proativo. Muita gente já possui essa característica, e ela pode ajudar muito no sucesso de um negócio. Porém, uma veia empreendedora também pode ser desenvolvida. Você só precisa estudar e trabalhar este aspecto no seu dia a dia.

Tudo isso significa que você precisará ler, se dedicar a cursos e vídeos. Conhecer a história de outros empreendedores e o que eles fizeram para alcançar suas metas também pode inspirar você.

O mundo e as demandas dos clientes mudam muito rápido. Se você não acompanhá-las, ficará para trás no mundo dos negócios.

Escolha o segmento da empresa

Advertisement

É difícil ter sucesso ao “empreender por empreender”. A melhor opção é sempre investir em algo que se encaixa no seu perfil.

Quais são os seus interesses e hobbies? Você tem facilidade em lidar com pessoas, ou prefere uma atividade mais tecnológica? Ter satisfação em seu ramo profissional é um ponto chave para se dedicar a ele.

Avalie o mercado

Saiba contra quem a sua empresa vai concorrer. No Brasil, existem quase 18 milhões de empreendimentos e, com certeza, muitos deles serão seus concorrentes diretos.

Saber o que cada um deles oferece e como você pode superá-los é fundamental para conquistar os seus consumidores.

Faça contas

São muitos os custos associados a uma empresa, desde a sua abertura. É preciso, por exemplo, pagar algumas taxas para o registro do negócio na Junta Comercial, e para expedição do alvará de funcionamento. Depois, vêm os gastos com funcionários, insumos, aluguel e outros. 

Você precisa colocar todos estes gastos na ponta do lápis, em um planejamento de negócios completo. Só assim as suas finanças poderão ser mantidas em dia.

Tenha uma rede de contatos

Networking é essencial! Procure sempre participar de eventos da sua área de atuação, e conheça outros profissionais do ramo.

Também vale manter um ótimo atendimento aos clientes, e solicitar que eles indiquem seus serviços para amigos. Conhecendo pessoas e divulgando seu negócio, ele se expandirá de forma muito mais simples.

Vantagens de uma empresa home office

Agora você já sabe como abrir o seu negócio e que cuidados tomar. Mas ainda existe a dúvida: o home office é mesmo a melhor opção?

Para ajudar você a responder essa pergunta, indicamos as principais vantagens de como abrir uma empresa em casa.

Flexibilidade

Quem nunca quis fazer o próprio horário no trabalho? O empreendedor home office tem a flexibilidade entre as suas principais vantagens. 

Você decide quando executar as tarefas da empresa, e pode usar o resto do tempo para outras atividades. Quem sabe passar mais tempo com a família, ir ao mercado ou praticar exercícios físicos…

A sua qualidade de vida tem tudo para melhorar! Também fica mais fácil conciliar o trabalho com outras atividades profissionais e acadêmicas.

Economia de custos

São muitos os valores economizados em uma empresa em casa. Você não precisa alugar um novo local, não tem custos com transportes, nem com alimentação em restaurante.

Comodidade ao empresário

Para que se deslocar até a empresa, se você pode apenas ir para a sala ao lado? A opção home office é muito mais cômoda, inclusive considerando o tempo gasto. Adeus horas perdidas no trânsito, olá horas de produtividade!

10 dicas para o sucesso da sua empresa home office

Se você está pensando em abrir um negócio em home office, é importante conhecer alguns cuidados e modelos de negócio. Primeiro, os modelos.

Para iniciar sua empresa, você pode começar do zero, com um negócio completamente novo; ou pode optar por uma franquia.

Uma franquia é um modelo de negócio mais seguro. Para se ter uma ideia, 23% das empresas fecham as portas em até dois anos; no caso das franquias, esse número fica em 5%.

As franquias são novas unidades de empresas que já existem. Ou seja, você vai reproduzir todos os serviços e produtos da marca no seu negócio, e vai contar com suportes para isso.

Pode ser uma boa opção para quem procura um negócio com mais chance de sucesso. Para conhecer franquias home office para abrir, você pode clicar no botão abaixo.

Dito isso, é hora de falarmos dos cuidados que você precisa tomar para abrir sua empresa home office. Continue lendo!

1. Escolha o local adequado

O primeiro passo para garantir a sua produtividade em casa é montar um espaço específico para o trabalho. Usar o quarto ou a sala pode ser um problema: são muitas as distrações. Por isso, escolha um cômodo e adapte os móveis e decorações.

Todos os móveis do ambiente precisam ser ergonômicos. Ou seja, devem garantir conforto e bem-estar durante seu uso. Por isso, nada de reaproveitar mesas e cadeiras que você já tem em casa. Prefira adquirir peças pensadas exatamente para escritórios. Elas vão assegurar uma boa postura e o melhor rendimento do seu dia a dia.

Um bom escritório precisa, ao mesmo tempo, ser iluminado. Invista no máximo de luz natural possível, mas também preze pela iluminação de boas lâmpadas. Dessa forma, você poderá economizar energia elétrica, mas também terá boa luminosidade em dias mais nebulosos.

Ainda é importe que o espaço seja silencioso e com poucas interferências. Evite videogames, televisões e o acesso ilimitado ao Wi-Fi. Esse tipo de recurso acaba por tornar as pausas mais atraentes, e normalmente maiores do que o planejado. Lembre-se que o desenvolvimento da empresa tem ligação direta com o tempo que você dedica ao home office.

2. Tenha as ferramentas em mãos

Seu escritório deve contar com tudo que o seu ramo precisa: um computador, telefone, produtos para a venda, insumos para a produção e o material de divulgação do negócio. Itens de papelaria, como canetas, clips, grampeador e bloco de notas, também devem estar sempre à mão.

Se você precisa de softwares específicos para o seu trabalho, também é importante instalá-los o quanto antes. Nesse caso, avalie se não será necessário comprar um computador mais potente. O seu equipamento nunca deve apresentar “engasgos” ou travar, pois isso pode prejudicar a sua eficiência.

Registrado como uma empresa, você pode negociar equipamento e móveis com valores mais interessantes no mercado. Procure por empresas que ofereçam esse tipo de desconto, e encontre os melhores produtos para a sua atuação.

Finalmente, cuidado com a organização. Não deixe documentos e produtos espalhados pelo cômodo. Coloque tudo em pastas ordenadas. Isso vai facilitar que você encontre os itens que precisa, e ainda vai tornar o ambiente mais “profissional”.

3. Tenha uma boa internet

A sua empresa home office vai precisar de uma excelente internet. Assim, esqueça a internet suficiente apenas para o acesso às redes sociais e Netflix.

Para dar conta de uma empresa, o acesso à web precisa oferecer, pelo menos, 5 Mega de velocidade. Afinal, será preciso abrir softwares específicos, usar programas para videoconferências e outros.

Com uma boa internet, você também pode optar por ligações pelo WhatsApp, e assim economizar na conta de telefone. 

Pensando em todos esses aspectos, tenha certeza de que o sinal de internet no seu escritório pega com qualidade. Ainda melhor se o acesso do seu computador puder ser feito por um cabo de rede. Com a opção, a chance de instabilidade da web será menor.

moça mexendo notebook imagem ilustrativa empresa home office
Contar com uma boa conexão de internet vai facilitar seu trabalho em casa.

4. Estabeleça uma rotina

Ter uma empresa home office pode gerar um problema: a tentação de trabalhar “apenas quando você tiver vontade”. Mas atender a esse desejo dificilmente vai garantir o sucesso da sua empresa. Novamente: dedicação é proporcional a lucro. Por isso, se você está à procura do segundo, vai precisar criar uma rotina de dedicação.

Criar uma rotina significa estabelecer o tempo de trabalho e em que momento do dia você vai se dedicar a ele. Estabeleça um horário para despertar todos os dias e programe sua manhã. Depois, vá para o escritório e faça pausas apenas momentâneas. 

O melhor é estabelecer a pausa para o almoço e lanche da tarde, como se você estivesse trabalhando formalmente para uma empresa. Evite deixar a sua programação “solta demais”. Dificilmente isso vai resultar em produtividade.

Ao definir seu horário de trabalho, lembre-se de considerar o horário de atendimento ao seu cliente. Você pode ser uma pessoa noturna, e desejar trabalhar apenas durante a noite. Porém, nesse horário, o seu cliente estará descansando para o dia seguinte. Ele não vai querer ser incomodado, certo? O seu horário deve se adaptar ao do consumidor, e não o contrário.

Outra dica é trocar de roupa para o trabalho. Você não precisa se vestir de modo social, mas é importante que tire o pijama e vista algo confortável, mas adequado. Isso vai incentivar você a manter a mesma dedicação que você teria ao sair de casa para trabalhar.

5. Seja proativo

No dia a dia de um trabalho fora de casa, você pode ter contato constante com outros profissionais. Isso sempre proporciona conversas, novos aprendizados e insights que você, talvez, não teria ao trabalhar sozinho.

É aí que surge outro incômodo do home office: você provavelmente vai trabalhar sozinho, ou então com pouquíssimas pessoas. Então, é necessário correr atrás de novos insights.

Tudo isso significa que você deve ser o mais proativo possível. Dedique-se a aprender cada dia mais sobre o setor, sua profissão e sobre como melhorar seu trabalho.

Vá a cursos, leia textos, procure materiais on-line. Para convencer as pessoas de que o seu negócio vale a pena, você precisa ser muitas vezes melhor do que os seus concorrentes. Especialmente se os seus concorrentes tiverem um espaço comercial, pois ainda existe certa “desconfiança” dos consumidores em relação a empresas que trabalham em casa.

6. Evite distrações

No seu horário de trabalho, evite ficar exposto a interferências. O celular, por exemplo, lidera a lista do que mais atrapalha a produtividade no trabalho.

Baseado em casa, você também pode ter distrações como a TV, o videogame, uma tarefa doméstica, atenção aos vizinhos e outras. Evite, ao máximo, qualquer uma delas. 

7. Converse com seus familiares

Não é porque você trabalha em casa, que você pode fazer o que e quando quiser. E a sua família precisa entender isso. Se você mora com outras pessoas, deixe bem claro que o seu momento de dedicação à empresa, será de dedicação inteira à empresa. Interrupções, pedidos de favores, barulhos: tudo pode atrapalhar o seu trabalho. 

As crianças também precisam ser orientadas, pois aos poucos saberão respeitar o seu plano home office. 

Se for necessário fazer tarefas com a sua família, coloque essas atividades na programação. Mas será importante respeitar o tempo estabelecido. Se necessário, mantenha a porta do seu escritório fechada durante todo o dia.

8. Tenha cuidado com as informações

Seu cliente não quer ter informações sensíveis divulgadas. Informações sensíveis são dados como o CPF dele, e-mail e endereço de residência. 

Por isso, você deve ser um guardião de tudo que lhe for passado. Mantenha todos os dados como sigilosos, evitando até que pessoas da sua família tenha contato com eles. 

Para este tipo de cuidado, vale a pena utilizar bancos de dados em servidores, ou mesmo serviços on-line. O Google Drive e o Dropbox são gratuitos até certo volume de informações, e bastante úteis. Outra vantagem das opções é que elas podem ser configuradas para o salvamento automático, evitando a perda de informações após uma queda de energia, por exemplo. 

Também é essencial manter a sua rede de internet segura. Para isso, você pode investir na atualização do firmware, criptografia e senha de acesso à sua web. Solicite ajuda à companhia de internet ou a empresas especializadas em segurança on-line.

Evite ainda fazer o download de programas e arquivos pouco confiáveis. Se os arquivos forem maliciosos, eles poderão causar um grande estrago nas informações da sua empresa home office.

9. Descubra o que ajuda você a se concentrar

Certo: você já tem um local adequado, poucas distrações, e avisou a sua família sobre a necessidade de se dedicar. Ainda assim, é interessante descobrir como se concentrar melhor. Do contrário, todo o ambiente de casa, que pressupõe conforto, poderá dificultar a sua produtividade. 

Para algumas pessoas, o café ou um chá são bastante eficientes. Para outras, uma playlist pode ser o bastante. Ou, quem sabe, criar gatilhos mentais? Descubra o que ajuda você a se concentrar e se dedique a esse método.

10. Atenção às finanças!

Não importa o seu tipo de empresa ou setor de atuação: o cuidado com as finanças será fundamental. E isso significa não só fazer o planejamento financeiro do negócio.

Você precisa separar os seus gastos e ganhos, dos gastos e ganhos da empresa. O seu dinheiro, é o seu dinheiro; o da empresa, é o da empresa. Nunca pague as despesas do trabalho com as suas economias, nem vice-versa.

Seguindo as nossas dicas, será muito mais simples ter uma empresa home office de sucesso. Programe o seu dia a dia e dedique-se ao máximo! Assim, o crescimento e reconhecimento do seu negócio estará a apenas alguns passos.

Como contamos ao longo do conteúdo, uma opção segura para abrir uma empresa home office é uma franquia. Para saber no que e como investir, você pode clicar no botão abaixo.

Se preferir, você também pode contar com uma consultoria gratuita para abrir seu negócio. Neste caso, basta acessar: henriquemol.com.br.

Advertisement
Advertisement