Como encontrar opções de franquia? Qual a melhor forma de pesquisar?

Por
em
Imagem de uma vendedora de roupas e uma cliente em uma loja de roupas. Imagem ilustrativa texto encontrar opção de franquia.
Advertisement

Não é muito difícil encontrar opções de franquia no mercado nacional, mas esta seleção precisa ser bem feita pelo empreendedor, por isso, trazemos aqui algumas dicas para você escolher bem onde investir.

Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF) são cerca de 2.668 franqueadoras atuantes no país em 2020, com marcas e tipos de negócios variados.

Contudo, fazer esta escolha não está ligada apenas à franquia, mas muito mais aos aspectos relacionados ao empreendedor como o seu perfil, objetivos, capacidade financeira, entre outros pontos dos quais falaremos ao longo deste texto.

Dicas para encontrar as melhores opções de franquias

O empreendedor que busca investir em uma franquia deve pesquisar bastante e avaliar uma série de detalhes antes de fechar o contrato.

Além de estudar bem a marca, é preciso levar em conta o seu momento de vida, seus objetivos, se busca um negócio de retorno rápido ou mais lento.

Do mesmo modo, principalmente para quem não tem muita experiência no empreendedorismo, este processo de encontrar opções de franquia deve ser bem consciente.

Dessa forma, trazemos aqui algumas dicas para lhe orientar nesta jornada, para que você faça a escolha mais sólida e que traga retorno satisfatório.

Avalie seu perfil empreendedor

Um dos primeiros passos do empreendedor é analisar aquilo que ele gosta de fazer e como isso pode se encaixar em um negócio próprio.

Assim, buscar aliar seus gostos pessoais com um mercado em específico ou nicho de atuação. Por exemplo, se é uma pessoa que gosta de cozinhar, o setor de alimentação pode ser o mais indicado.

Contudo, é preciso entender que atuar com algo que gosta no empreendedorismo não é a mesma coisa do que no dia a dia. Nesse sentido, há maior pressão por resultados, o trabalho é mais complexo do que, por exemplo, cozinhar em uma manhã de domingo.

O empreendedor deve analisar suas preferências e ver qual delas pode se adaptar a um negócio lucrativo. Isso facilitará o processo de empreender, pois torna o trabalho mais prazeroso no dia a dia.

Imagem de um homem de terno olhando alguns papeis. Imagem ilustrativa texto encontrar opções de franquia.
Entenda como as suas qualidades podem se encaixar em um tipo de franquia.

Além disso, o modelo de franquia no qual o empreendedor vai investir deve potencializar suas características pessoais. Com isso, uma pessoa mais expansiva deve priorizar negócios de venda direta.

Do mesmo modo, alguém com um perfil técnico, mais focado em processos do que em atendimento, pode investir em uma franquia de prestação de serviços.

O empreendedor deve levar em conta também seus conhecimentos prévios, pois isso pode ajudá-lo a identificar os seus gostos pessoais.

Enfim, são diversos detalhes que fazem parte do perfil do empreendedor e que ele deve levar em consideração na hora de encontrar opções de franquia.

Considere seu mercado local

Advertisement

Além de avaliar o seu próprio perfil, o empreendedor também deve estar atento às influências externas que podem impactar o seu negócio.

Nesse sentido, estudar bem o mercado local, identificar lacunas que possam ser exploradas por meio de uma franquia.

Se você pretende investir na região onde mora será mais fácil identificar as necessidades dos consumidores e como está a concorrência. Este pode ser um fator determinante para sua escolha de franquia.

Por outro lado, se pretende investir em um local que ainda não conhece tanto, a própria franqueadora pode lhe ajudar. É comum as marcas fazerem um estudo de geomarketing para identificar as regiões atrativas para uma nova unidade franqueada.

Esta escolha de um negócio que se encaixe bem ao mercado é uma etapa importante. É como escolher um lugar para plantar uma semente. Em um solo fértil, ela terá maiores chances de crescer de forma saudável.

Do mesmo modo, dependendo do tipo de negócio, pode não ser uma boa opção bater de frente com concorrentes mais sólidos e antigos na região.

Assim, descobrir lugares que tenham espaço para o desenvolvimento do seu negócio é importante, e deve ser uma etapa feita de forma consciente e sem atropelos.

Imagem de uma rua cheia de pessoas e várias placas de propagandas luminosas. Imagem ilustrativa texto encontrar opções de franquia.
Analise como está o mercado local, seus concorrentes e se há o público-alvo para seu negócio.

Analise opções por setor

O mercado de franchising é amplo, com muitos tipos de franquias para o empreendedor escolher. São formatos que se encaixam aos mais variados perfis de empresários.

Para se ter uma ideia, a Associação Brasileira de Franchising  (ABF) divide o setor em 11 segmentos. São eles: Alimentação; Casa e Construção; Comunicação; Informática e Eletrônicos; Entretenimento e Lazer; Hotelaria e Turismo; Limpeza e Conservação; Moda, Saúde, Beleza e Bem Estar; Serviços Automotivos; Serviços e Outros Negócios

Além disso, dentro de cada segmento existem nichos mais específicos e que muitas vezes são pouco explorados.

Dessa forma, é possível encontrar opções de franquia que atue em determinados mercados ainda em crescimento, e que por isso não chamam tanto a atenção.

Do mesmo modo, buscar franquias que apresentem alguma inovação que possa ser interessante para o público de certo nicho.

Empreender, como falamos, é estar atento as oportunidades, e nesta hora é preciso estudar os nichos e setores que possam ser a melhor opção.

Isso tudo também levando em consideração, como falamos, as suas próprias qualidades pessoais e seus objetivos.

Alguns dos segmentos do franchising são mais sólidos que outros, alguns estão em crescimento e outros mais estagnados.

Dessa forma, o empreendedor deve pesquisar bastante os números dos setores e com isso avaliar aquele que possa ser uma boa oportunidade neste momento.

Considere a reputação das marcas

O empreendedor deve buscar investir em marcas consolidadas, com melhores possibilidades de sucesso para a sua unidade.

Por conta disso, é necessário pesquisar a reputação da empresa no mercado junto a franqueados e clientes.

Uma boa análise das reclamações na internet pode orientar o empreendedor a conhecer como está o relacionamento da empresa junto aos clientes.

O site Reclame Aqui conta com um bom apanhado de reclamações dos clientes com relação as empresas. Alguns problemas são rotineiros, mas outros, podem indicar queda de qualidade no atendimento ou nos produtos.

Dessa forma, o empreendedor deve estar atento a estas informações, para não adquirir uma franquia que esteja mal vista no mercado.     

Imagem de uma rua cheia de pessoas e várias placas luminosas de propaganda. Imagem ilustrativa texto encontrar opções de franquia.
Veja como está a solidez da marca na qual você pretende investir.

Bons lugares para estudar o retorno dos clientes são as redes sociais da marca, além do site Reclame Aqui. Seja no Facebook ou no Instagram da franquia, os usuários costumam relatar problemas nestes canais.

Da mesma forma, observar se a rede de franquias está em processo de aumento de unidades ou não. Isso pode ser um indicador de como está o momento da marca no mercado.

Em outras palavras, uma queda crescente no número de unidades pode ser um mau sinal de como está o negócio.

Entenda bem como funciona uma franquia

Franquia é um sistema de venda de licença no qual o franqueador (o detentor da marca) cede, ao franqueado (o autorizado a explorar a marca), o direito de uso da sua marca, patente, infraestrutura, know-how e direito de distribuição exclusiva ou semiexclusiva de produtos ou serviços.

Esse franqueado, por sua vez, investe e trabalha na franquia e paga parte do faturamento ao franqueador sob a forma de royalties.

Eventualmente, o franqueador também cede ao franqueado o direito de uso de tecnologia de implantação e administração de negócio ou sistemas desenvolvidos ou detidos pelo mesmo.

Isso tudo mediante remuneração direta ou indireta, sem ficar caracterizado vínculo empregatício.

A franquia oferece um modelo de negócio testado, produtos ou serviços prontos, suporte e treinamento da franqueadora. Ainda, o franqueado terá acesso a uma marca reconhecida, ao poder de compra da rede, as ações de marketing, entre outros.

Com isso, vêm também algumas responsabilidades, principalmente a necessidade de seguir padrões e regras, reportar dados à franqueadora, cumprir obrigações contratuais e contribuir com as taxas devidas.

Por isso, o empreendedor deve entender bem como funciona o trabalho no dia a dia antes de encontrar opções de franquia.

Deve saber sobre as restrições do negócio, que ele não terá ampla liberdade para a implementação, e ainda, poderá contar com um auxílio importante: os suportes da franqueadora.

É preciso que o empreendedor conheça bem como funciona o modelo de franquia até mesmo para avaliar se é este o tipo de negócio que ele procura, ou se prefere iniciar uma empresa do zero.

Imagem de uma porta de loja com a placa escrito OPEN. Imagem ilustrativa texto encontrar opções de franquia.
O modelo de franquia pode ser mais simples e ainda, conta com os suportes da franqueadora.

Converse com franqueados

Antes de assinar o contrato, o empreendedor deve buscar informações mais detalhadas com os franqueados da franquia. Saber se a empresa fornece todo o suporte e qualidade que ela divulga em seu site.

Da mesma forma, deve ir até as unidades das franquias para conversar com os franqueados para saber o retorno que os clientes dão em relação aos produtos e serviços.

A franqueadora pode dar uma versão dos fatos que mais lhe convenha, e por isso, o interessado a franqueado deve ficar atento para não ser iludido e nem tomar decisões precipitadas.

Se a franquia diz que dá um suporte de marketing, somente os franqueados poderão lhe dizer fielmente a eficiência deste serviço.

Do mesmo modo, conversando com outros franqueados você saberá se o sistema da marca passa por problemas constantes. Ainda, outras informações que podem te ajudar na decisão de se tornar um franqueado ou não.

Assim, com todas as informações que conseguiu apurar com franqueados e ex-franqueados, você poderá tomar uma decisão mais consciente. Assim, não ser surpreendido com um empreendimento que não era tudo aquilo que você esperava.

Leia várias COFs

A Circular de Oferta da Franquia (COF) é um documento desenvolvido pelo franqueador, que apresenta todas as condições gerais do negócio, principalmente em relação aos aspectos legais, obrigações, deveres e responsabilidades das partes.

O empreendedor deve conhecer diversas COFs neste processo de encontrar opções de franquia. Cada marca possui peculiaridades que são informadas neste documento.

Além disso, na COF ele terá uma ideia mais detalhada dos custos do negócio, e assim, poderá se planejar em relação aos investimentos necessários.

Saber de forma antecipada quanto irá gastar é uma das grandes vantagens do modelo de franquia, pois permite um planejamento mais sólido e evita que o empreendedor gaste mais dinheiro do que possui.

O candidato deve avaliar com cuidado e inteligência este documento, sem se deixar vislumbrar pelos números de faturamento apresentados pela franquia.

Imagem de uma mão assinando um papel. Imagem ilustrativa texto encontrar opções de franquia.
A COF de uma marca é um documento importante o qual o empreendedor deve estar bem atento.

Do mesmo modo, para que o empreendedor tenha calma para entender o documento, a Lei de Franquias dá a ele um prazo mínimo de 10 dias para analisá-lo.

Dessa forma, evita que a franqueadora faça pressão para que o interessado assine o contrato rapidamente, sem dar tempo de verificar todos os detalhes da oferta de franquia.

Saiba quanto você pode realmente investir

Como falamos, um dos pontos atrativos do modelo de franquia é saber de antemão quanto você terá que investir.

A franqueadora passa por meio da COF uma previsão de custos para a implementação da nova unidade, e isso permite que o empreendedor se programe.

Nesse sentido, é preciso encontrar opções de franquias que caibam no seu bolso, ou seja, que estão de acordo com a sua capacidade de investimento.

Para isso, o empreendedor também pode buscar uma forma de conseguir um dinheiro extra, seja por meio de um financiamento ou a venda de algum bem.

Dessa forma, terá o capital necessário para investir e ainda, ter uma reserva de emergência, o que também é importante para que inicia um negócio próprio.

Como pesquisar por uma boa franquia?

Como citamos, o setor de franchising conta com mais de 2 mil franqueadoras, várias delas trabalham com mais de uma franquia.

Nesse sentido, é um mercado amplo, com tipos de negócios dos mais variados, alguns bem pequenos, outros voltados para grandes lojas de shopping, por exemplo.

Por conta disso, o empreendedor precisa conhecer as opções de franquia do mercado, analisar aquelas que mais combinam com o seu perfil e a sua capacidade financeira.

Para isso, separamos aqui algumas dicas para você fazer esta pesquisa de forma eficiente e escolher bem a franquia na qual vai investir.

Acesse sites especializados em franquia

A internet conta com diversos sites especializados em empreendedorismo e em franchising. São páginas com dicas importantes para o empreendedor conhecer mais sobre este modelo de negócio.

Um destes sites é o Encontre Sua Franquia, ligado à holding de franquias com o mesmo nome, que é um dos maiores grupos do franchising nacional.

No site o empreendedor encontra conteúdos sobre empreendedorismo, cuidados antes de investir em uma franquia, como realizar este processo, além de diversas dicas de franquias nos mais variados nichos de mercado.

Por conta disso, o site tem mais de 500 mil acessos por mês e já é referência entre as páginas de empreendedorismo do Brasil.

Outro site de destaque é o Top Franquias. A página também traz conteúdos relevantes sobre empreendedorismo, e ainda conta com diversas franquia parceiras para que o empreendedor conheça mais sobre elas.

Estes e outros sites especializados são importantes para empreendedores que buscam conhecer bem o mercado e o formato de franquias antes de investir.

Ainda, traz muitas dicas para empreendedores sem experiência, que com acesso a todo este conteúdo, poderá investir em um negócio próprio de forma mais sólida.

Use mecanismos de pesquisa

Para encontrar opções de franquia, o empreendedor pode também optar pelos grandes buscadores na internet. Seja o site do Google, Bing, Yahoo!, entre outros, são sites que ajudam a encontrar tudo que você precisa na internet.

Assim, pode lhe ajudar a encontrar uma franquia que trabalhe com determinado tipo de produto ou serviço com o qual você se identifica.

Dessa forma, fica mais fácil de reunir informações suficientes para fazer a escolha da melhor franquia para as suas pretensões.

Gaste tempo na sua pesquisa

Mostramos que a internet possui um amplo conteúdo para o empreendedor que busca investir em uma franquia.

Por isso, é essencial que você gaste um tempo em sua pesquisa, não tenha pressa em encontrar opções de franquia.

Esteja atento aos detalhes de todas as marcas que mais lhe chamaram a atenção, busque informações sobre elas. Dessa forma, poderá fazer um investimento mais seguro e adequado para o que você busca.

Caso opte por uma marca depois de toda esta pesquisa, entre em contato com a franqueadora. Contudo, se ainda tem dúvidas, aproveite uma consultoria gratuita com especialistas que podem lhe ajudar nesta escolha. Acesse: henriquemol.com.br.

Advertisement
Advertisement