Criar um negócio já é um desafio e tanto. Agora, expandir ele para uma franquia pode parecer ainda mais complicado, mas possui os seus imensos benefícios. E neste processo, se preocupar com o endomarketing para franqueadores é essencial.
Algumas pessoas ainda não conhecem esta área e acham que ela não é tão necessária dentro de uma empresa como são as áreas de marketing, atendimento e recursos humanos, por exemplo.
Porém, hoje vamos abordar sobre o conceito do endomarketing e a sua importância dentro das franquias, além de dicas simples para aplicá-lo no seu negócio.
O que é endomarketing?
Endomarketing é um conjunto de estratégias que visam a melhor comunicação e imagem da empresa entre os seus colaboradores. Ou seja, aqueles que trabalham dentro da organização ou da franquia.
Isso significa que o objetivo principal do endomarketing é criar, por meio de suas estratégias, um espaço de trabalho mais confortável e satisfatório para todos, gerando mais união e satisfação nos funcionários.
E o endomarketing é mais do que necessário para empresas que estão pensando em migrar para uma franquia. Seja uma franquia de manutenção em portas de aço de enrolar ou um e-commerce de roupas.
Pois, com a expansão da marca e dos funcionários, fica cada vez mais difícil dar conta de tudo sobre a empresa e todos os seus colaboradores.
E cuidar dos seus funcionários é extremamente importante. Pois, sem eles, a sua empresa não existe e não roda.
Em uma franquia de consertos de carros, são os colaboradores que atendem pedidos como de colisão traseira, com perito, e outros.
Os resultados que chegam todos os meses também são frutos dos esforços dos seus funcionários. Então, não garantir um ambiente seguro e feliz para eles pode acarretar problemas no futuro.
Por isso, o endomarketing tem sido cada vez mais requisitado dentro das franquias, pois este setor consegue cuidar dos seus funcionários, garantindo que eles se sintam confortáveis e felizes naquele ambiente.
Muitos se perguntam o porquê do endomarketing ser necessário dentro de uma franquia. Por isso, selecionamos alguns motivos para te convencer da importância do endomarketing dentro das franquias.
Maior satisfação
Com estratégias de endomarketing, os funcionários se sentem mais satisfeitos com o tratamento que recebem e isso diminui as possibilidades de falarem mal da sua empresa ou não recomendarem ela para alguém.
A satisfação é um sentimento único e que garante, em grande parte das vezes, a indicação do seu produto ou serviço por parte do seu cliente para outras pessoas.
Inclusive na indicação para novos franqueados, que poderão abrir uma unidade do negócio. Seja a sua marca especializada em consultoria ambiental serviços ou uma loja de acessórios.
Diminui o índice dos desligamentos
Consequentemente, com o aumento da satisfação dos seus funcionários, as chances deles pedirem desligamento ou rompimento de contrato com a sua franquia são praticamente nulas.
Se uma empresa de limpeza predial terceirizada não se preocupa em criar campanhas e estratégias de endomarketing, por exemplo, pode perder muitos funcionários, o que gera um grande prejuízo financeiro e para a imagem da organização.
Melhor relacionamento
Ter um bom relacionamento com amigos e parceiros de trabalho faz toda a diferença na rotina de tarefas.
Além de poder contar com ele no trabalho, você também constrói uma linda amizade com esses colegas.
Amizade essa que permite que você o procure para pedir uma indicação de serviço ou produto, como onde encontrar a academia de natação Zona Norte.
E esse bom relacionamento também pode e deve acontecer entre a empresa e os funcionários, e é o endomarketing que vem permitindo que isso aconteça, por meio de suas estratégias e campanhas.
Com esse melhor relacionamento, fica ainda mais fácil ouvir e conversar com seus funcionários, entendendo que além de profissionais e parceiros, vocês também são bons amigos.
Esses e outros motivos vem convencendo diversos empreendedores a implantar o endomarketing em suas franquias como meio de garantir o sucesso não só de suas vendas, mas também, da imagem de suas marcas.
Dicas para implementar o endomarketing em sua franquia
Com base na importância do endomarketing para franquias, selecionamos algumas dicas para te ajudar a implementar essa área da maneira correta dentro da sua franquia.
Contrate colaboradores qualificados
Assim como qualquer outra área dentro de uma franquia, o endomarketing também precisa de profissionais qualificados para traçar as estratégias e campanhas.
Imagine que um bombeiro não realizou um treinamento de cipa atualizado, provavelmente ele não saberá o que fazer na hora de realizar o seu trabalho na prática.
Por isso, contrate profissionais que vão de acordo com os valores e princípios da sua empresa, e que estudem ou sejam formados em áreas voltadas para comunicação, como:
- Jornalismo;
- Publicidade e propaganda;
- Marketing;
- Relações públicas;
- Propaganda e marketing.
Dessa maneira, essa área é implementada da maneira correta e com profissionais que saberão o que fazer para garantir um melhor ambiente aos seus funcionários.
Ouça seus funcionários e funcionários
Como mencionamos no início deste artigo, o endomarketing tem como objetivo principal a melhoria da comunicação entre a empresa e seus funcionários.
Sendo assim, ninguém melhor do que eles para fazer o que pode ser melhorado na empresa.
No caso das franquias, além de ouvir seus funcionários, é necessário ouvir também os seus franqueados, saber quais as opiniões deles sobre a empresa, a relação interna e o que poderia ser feito para melhorar o ambiente.
Em uma empresa de jardinagem, por exemplo, os funcionários podem sentir falta de treinamentos e reuniões com a equipe, e isso já pode ser levado ao time de endomarketing para que eles pensem em uma estratégia para isso acontecer.
Não tenha receio de testar novas coisas
Uma das principais características do endomarketing é a criatividade na hora de criar campanhas e estratégias de comunicação interna. Uma franquia tradicional que não se permite abrir para novas ideias, acaba colocando todo o setor em risco.
Por isso, não tenha medo de ouvir novas ideias, de reinventar as maneiras de se comunicar com seus parceiros e beneficiá-los por meio das campanhas criadas.
Isso mostra que, além de se preocupar com o bem-estar deles, a sua franquia não pára no tempo e acompanha as mudanças e inovações que acontecem ao redor do negócio e do mundo.
Ideias de campanhas e estratégias de endomarketing
Por fim, selecionamos também algumas ideias de campanha e estratégias que você e o seu time de endomarketing podem aplicar nas franquias com o objetivo de melhorar ainda mais produtividade e relacionamento entre os funcionários.
Presentes
Uma das estratégias mais usadas e eficazes são os presentes ou brindes oferecidos aos funcionários, seja pela conquista de uma meta ou pela comemoração de uma data especial, como o aniversário.
Você pode oferecer desde vales para restaurantes e cinemas até um fim de semana em um spa ou até mesmo a indicação de uma empresas de piscina em SP com desconto para que ele possa instalar uma em sua residência, por exemplo.
É uma maneira prática de demonstrar a importância desse funcionário, inspirando também os outros colaboradores a continuarem fazendo um bom trabalho.
Eventos
Os eventos também não ficam para trás quando o assunto é trazer inovação e intimidade entre os colaboradores. Eventos em datas comemorativas ou de surpresa servem para alegrar seus funcionários e reativar as energias.
Entretanto, em um cenário de pandemia, fazer eventos presenciais é inviável. Mas nada te impede de realizar um evento online para bater um papo descontraído com seus funcionários e criar um momento de alegria e intimidade entre vocês.
Plano de carreira
Um plano de carreira nada mais é do que um caminho traçado pelo próprio funcionário dentro da empresa, que consta onde ele está e onde pretende chegar. Esse plano auxilia na trajetória desse profissional dentro da empresa.
Um funcionário que sabe que possui um plano de carreira se sente motivado a sempre dar o seu melhor para que esse plano se cumpra e ele chegue aonde deseja.
Lembrando que cada plano varia de funcionário para funcionário. Por isso, é necessário que o seu time de endomarketing converse com cada um individualmente, para entender os desejos e objetivos que eles possuem.
O endomarketing veio para revolucionar a maneira como as pessoas olham para os seus funcionários, fazendo empreendedores enxergarem os valores e a importância de cada um deles para a saúde e sucesso da franquia.
Portanto, as dicas apresentadas aqui não são apenas para agradar a sua equipe, mas para mostrar como um ambiente de união e apoio para todos, auxilia na produção e na conquista de resultados.
Com tudo isso que apresentamos aqui, é possível não só implementar uma área de endomarketing na sua franquia, mas gerar ainda mais satisfação, produtividade e resultados por parte daqueles que também se doam diariamente para o seu negócio.
Para fazer isso, vale a pena contar com o suporte de uma empresa especialista. Uma assessoria que possa auxiliar na formatação do negócio e dos setores, para garantir que a sua franqueadora tenha maior sucesso no segmento em que está.
Para saber mais sobre, continue lendo em: Formatação de Franquias: veja como ampliar seu negócio!
Artigo produzido pela equipe Business Connection.