Franquia de agência on-line de turismo: por que investir?

franquia de agência online de turismo imagem mala e passaporte
Advertisement

Franquia de agência on-line de turismo é uma opção bem interessante para quem busca empreender no setor. O primeiro passo para quem deseja investir em turismo é conhecer bem as opções de negócios. Acompanhe!

Com diversas modalidades de serviços, o setor de turismo se torna um ambiente bem promissor para quem busca opções mais flexíveis de trabalho com baixo investimento e altos ganhos.

Existem modelos de franquias home office que permitem o trabalho de casa ou de qualquer outro ambiente que ofereça as devidas condições aos empresários interessados.

Com a opção de home office, somente com um computador e uma boa internet é possível trabalhar com venda de pacotes de viagens e serviços de forma on-line.

De acordo com levantamento da consultoria Ebit, realizada pelo Expedia, o turismo on-line cresceu 73% em 4 anos. Diante disso, investir em uma franquia de agência on-line de turismo parece uma ótima ideia.

Em uma franquia de agência on-line de turismo o franqueado comercializa serviços relacionados a viagens para sua rede de contatos e clientes captados pela internet.

Advertisement

O turismo está a todo vapor

Mesmo em um momento de instabilidade econômica, o brasileiro não deixa de viajar. Ele pode, sim, procurar ofertas mais atrativas ou destinos mais baratos, mas o turismo continua bastante aquecido.

Prova disso é que, de acordo com um levantamento do Ministério do Turismo e da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), houve um crescimento de 4,3% nos voos nacionais em 2019, atingindo mais de 24 milhões de passageiros.

O aumento representou uma diferença de mais de 1 milhão de passageiros em comparação ao mesmo período de 2018.

Já os voos internacionais o aumento foi de 13,1% no primeiro trimestre de 2019. Contabilizando 801 mil passageiros em trechos de origens fora do país.

Falando especificamente das franquias, que respondem por boa parte das agências on-line de turismo, a evolução também foi significativa.

O setor de turismo obteve faturamento recorde de R$ 136,7 bilhões só no primeiro semestre de 2019, o maior registrado nos últimos anos. Os dados são do Ministério do Turismo.

As franquias de turismo têm um mix variado

Um dos maiores pontos positivos de uma franquia de agência on-line de turismo é trabalhar com um portfólio bastante completo de soluções para quem deseja viajar para dentro ou fora do país.

A atuação das agências de turismo on-line não fica limitada à venda de pacotes, passagens aéreas e hospedagem.

Elas também oferecem, por exemplo, seguro viagem, consultoria para solicitação de vistos, aluguel de carros, venda de passeios, pacotes de intercâmbio e trabalho no exterior, assessoria estudantil e muito mais.

Dessa forma, com um mix variado e que auxilia o consumidor em todo o processo de sua viagem, as agências de turismo on-line conseguem aumentar o tíquete médio por compra.

Isso sem falar que elas têm maiores chances de fidelizar o cliente, que fica mais satisfeito por ter tudo o que precisa em um só lugar.

Público-alvo das agências de turismo 

Vemos um grupo de jovens, entre homens e mulheres, na Pedra do Telégrafo, no Rio de Janeiro (imagem ilustrativa).
Cada vez mais grupos se organizam para contratar pacotes turísticos.

Um dos maiores medos de quem entra para o mercado de turismo é a sazonalidade. Como as pessoas costumam viajar mais nos períodos tradicionais de férias (dezembro, janeiro e julho), as vendas nessa época podem ser maiores do que nos outros meses.

Todavia, isso não significa que no restante do ano as agências deixem de vender, pois existe um público muito grande que viaja o ano todo. Muitos preferem aproveitar a baixa temporada para adquirir serviços mais baratos, além de aproveitar melhor os pontos turísticos que tendem a ficar mais vazios.

Outros consumidores buscam o setor de viagens para realização de intercâmbios estudantis, algo atemporal e que, portanto, não depende de uma época específica.

Já outra parcela de consumidores de turismo procuram pacotes de viagens para turmas completas, seja de amigos, grupos de terceira idade ou formandos. Todos esses nichos são bem interessantes para o mercado de agência de turismo on-line e geram tickets de vendas maiores.

Segmentos do setor de franquia on-line de turismo

O setor de turismo oferece uma amplitude de segmentos diferentes para todos os públicos. Atualmente, estão em alta novos públicos e mercados do ramo que oferecem pacotes específicos para as agências.

Nessa opção de segmentar o turismo, a amplitude de ações em grupos aumentou o interesse dos viajantes que preferem planejar viagens mais animadas e com passeios mais radicais.

Outros públicos já preferem viagens mais culturais, ou seja, menos aventura e com mais conhecimento. Sendo assim, veja abaixo algumas opções de segmentos do turismo.

Turismo Cultural

Vemos um casal (homem e mulher) em um ponto turístico. Vestidos quase "à caráter" – chapéu contra o sol, bolsa, câmeras fotográficas, o homem aponta para uma direção enquanto a mulher, que tem um mapa nas mãos, olha na mesma direção após consultar o material (imagem ilustrativa).
O turismo cultural possibilita conhecer a historicidade de um lugar ou região.

A princípio, temos o turismo cultural. Mais voltado para pessoas que gostam de conhecer a história e a cultura local, esse público busca aprimorar os conhecimentos em determinadas áreas ou apenas conhecer a historicidade do destino escolhido.

Nessa opção, as viagens seguem além dos trâmites tradicionais com compra de passagens aéreas ou rodoviárias. Há a hospedagem e também a contratação de guias para acompanhar esse tour cultural.

Rural

Advertisement

O turismo rural é para pessoas que buscam um contato mais direto e genuíno com a natureza. Conhecido também como Agroturismo, a ideia é reunir familiares e amigos.

Muito realizado por quem busca mudar de um ambiente mais agitado, como a cidade, há opções de lazer, tranquilidade e contato com a natureza. Além disso, os costumes locais são um resgate da simplicidade.

Religioso

O turismo religioso está ligado ao grupo de pessoas que reforçam a fé por meio da oportunidade de conhecer lugares sagrados.

Em todas as épocas do ano ele é realizado. Porém, existe uma sazonalidade nos períodos de festas religiosas, quando caravanas lotam os centros de convenções sagradas dentro e fora do país. Muito frequentado por idosos e religiosos de todas as crenças.

LGBT

O turismo LGBT cresceu mais de 11% só no ano de 2017. Esse crescimento se deu pelo aumento da demanda do público interessado em eventos de grande porte, como a Parada do Orgulho LGBT de São Paulo. Só esse movimento arrecadou mais de R$ 190 milhões.

O turismo LGBT tem se expandido por todo o país e alcança um público enorme, já que o Brasil é o maior potencial de turismo LGBT da América latina. Os dados são do Panrotas.

Aventura e Ecoturismo

O turismo de aventura é um segmento que tem grande saída desde sempre. Com o objetivo de criar uma vivência ecológica, muito ligada ao meio ambiente, ele permite atividades de caráter recreativo aos que gostam da prática.

Aliando também à atividade física, muitas pessoas gostam desse tipo de turismo onde o principal objetivo é estar junto da natureza. Muito praticado por grupos de pessoas.

Negócios

Turismo de negócios não é uma viagem a passeio. Está diretamente ligado as pessoas que trabalham e precisam viajar para fora de sua cidade e até do país.

Normalmente, ele é realizado para participar de reuniões ou até mesmo vivenciar alguma atividade de forma presencial em outras unidades de uma mesma empresa e outros trabalhos.

Atualmente, esse grupo de viajantes passou a ser considerado como “turistas”. Isso porque tem movimentado uma parcela significativa do setor de viagens.

Intercâmbios

Os intercâmbios são praticados por jovens e adultos movimentando, e muito, o setor. Existem interesses em intercâmbio para estudantes que buscam aprender na prática uma outra língua ou a chamada imersão cultural.

Ou seja, além de aprender uma nova língua, a pessoa visa conhecer e aprofundar sua vivência nas mais diversas formas de enxergar o mundo.

Terceira Idade

Os grupos da terceira idade têm se tornado cada vez mais atuante no turismo. Essa parcela da população, que aumentou com o passar dos anos, tem uma outra percepção de vida.

Além disso, os +60 estão mais ativos e buscam por passeios em grupo para recreação e diversão saudável. Essa também é uma forma de estimular a saúde e o bem-estar. Na maioria das vezes eles estão em grupos e excursões.

As pessoas compram viagens pela internet

Com as evoluções tecnológicas, o público está cada vez mais seguro em pesquisar e comprar pela internet. E a história não é diferente no mercado de franquia de agência on-line de turismo.

Atualmente, antes de comprar qualquer coisa, é bem comum que o consumidor pesquise os preços na internet para ter uma ideia do valor que vai gastar e quais são as suas opções.

Nesse momento, as empresas que vendem apenas em suas lojas físicas perdem pontos porque o consumidor precisa ir até elas para fechar negócio.

Por outro lado, quem tem uma franquia de agência on-line de turismo já pode oferecer a possibilidade de o consumidor simular preços e fechar sua viagem na hora, pela internet.

Isso torna o processo muito mais dinâmico e simples, fazendo com que o cliente poupe tempo e possa realizar tudo no conforto de sua casa.

Ganhe mais flexibilidade trabalhando de onde quiser

Vemos uma mulher em seu escritório, em casa, realizando uma chama ao celular enquanto consulta algo em seu notebook. Ao lado vemos algumas folhas para anotação e uma xícara de café (imagem ilustrativa).
O trabalho home office possibilita maior flexibilidade para conciliar com outras atividades.

As franquias de turismo on-line costumam ser operadas em home office, o que dá muito mais flexibilidade para o empreendedor.

Desse modo, ele pode criar seu próprio horário e rotina de trabalho e mudá-lo sempre que precisar ou tiver algum compromisso externo, por exemplo. Mas é preciso ter muita disciplina para trabalhar em casa.

Além disso, as franquias de agência on-line de turismo podem ser uma excelente opção para quem deseja investir em um negócio que possa ser conciliado com uma outra ocupação.

Caso o empreendedor trabalhe em CLT ou já tenha um outro negócio, é possível se organizar para dividir o tempo entre as duas atividades sem problemas, já que não há necessidade de estar fisicamente nos dois lugares ao mesmo tempo.

Outro ponto positivo é que, como o negócio pode ser gerenciado por meio da internet, o franqueado pode trabalhar em seu escritório, em casa, ou mesmo enquanto estiver viajando a trabalho. Enfim, em qualquer lugar!

Outros empreendedores buscam conciliar os trabalhos com os cuidados com a família. O que também é bem interessante para quem tem filhos e não abre mão do trabalho, e nem da possibilidade de cuidar dos filhos em casa.

Os custos de operação são menores 

As redes que oferecem modelos de negócio on-line costumam ter investimentos muito mais baixos do que as que exigem um ponto comercial. Isso inclui, é claro, as franquias de turismo.

Não tendo que pagar aluguel, reforma de ponto comercial, mobiliário, transporte e folha de pagamento, os custos operacionais diminuem bastante. Esse cenário é excelente para quem tem um orçamento limitado para investir e tocar o negócio.

Isso sem contar que trabalhar em casa ainda é muito mais cômodo para alguns empreendedores!

A principal dica para o trabalho home office é ter disciplina. Por ser uma opção que não exige certa rigidez, caso o empreendedor não tenha o perfil adequado, pode ser uma dificuldade até que ele se adapte.

Mas se esse for o seu perfil de trabalho, vale a pena investir! Veja mais dicas sobre o trabalho home office no infográfico abaixo.

Infográfico "10 cuidados para trabalhar home office".

Escale o negócio no seu ritmo

Quem investe em uma loja física mais onerosa, com dezenas de funcionários para pagar, tem a necessidade de que o negócio comece a dar lucro o quanto antes. Contudo, nesse momento de “aceleração”, muitas coisas podem acontecer se não forem bem planejadas.

Atuando em uma franquia de agência on-line de turismo, o empreendedor ganha a chance de escalar o seu negócio no ritmo que perceber que é conveniente.

Ele pode, por exemplo, iniciar a operação em casa, trabalhando sozinho e ir aumentando suas expectativas conforme percebe a resposta do público e o sucesso de suas ações.

Quando estiver mais seguro com o mercado, pode escolher partir para um ponto comercial com loja física ou mesmo manter sua equipe também trabalhando em home office.

O importante, aqui, é que o ritmo e o modo como a empresa passa a evoluir é muito mais controlado e seguro. Desde que o investidor compreenda que o tempo dele deve ser administrado com calma, mas com dedicação, para alcançar aos resultados esperados.

É preciso buscar sempre por ganhos satisfatórios que tragam rentabilidade e lucros ao longo da caminhada do empreendedor.

Opções de franquia de agência on-line de turismo

Vemos Henrique Mol, presidente do grupo Encontre Sua Franquia, segurando um guia de viagens da Encontre Sua Viagem (imagem ilustrativa). Texto: franquia de agência on-line de turismo.
A Encontre Sua Viagem é uma das empresas mais completas do mercado.

Existem várias agências de turismo que atuam, tanto de forma on-line quanto presencial, e que oferecem boas condições e valores competitivos para os que desejam atuar no setor.

Abaixo, vamos mostrar algumas opções de franquias que atuam de forma on-line para que você conheça melhor as opções de investimento. Acompanhe!

Encontre Sua Viagem 

Fundada em 2011, a Encontre Sua Viagem é uma rede de franquias de agências de viagem que oferece uma solução completa para o cliente: da compra de passagens aéreas, reserva hospedagem até seguro viagem e pacotes de passeios turísticos.

Para tanto, a franqueadora tem parceria com mais de 1.500 empresas do setor, como redes de hotéis, companhias aéreas e por aí vai.

Para atrair todos os tipos de investidor, a Encontre Sua Viagem oferece dois modelos de franquias: loja física e home based, que é o mais barato. Já são mais de 500 unidades em operação em todo o Brasil.

Para investir em uma agência de franquia on-line de turismo mais completa como a da Encontre Sua Viagem, é necessário um valor inicial de R$ 12 mil.

Sendo assim, veja no vídeo abaixo tudo sobre a Encontre Sua Viagem!

CI Intercâmbio

A CI Intercâmbio é uma agência de turismo home office voltada para o nicho de intercâmbios. Com uma experiência especifica para o turismo jovem e intercâmbio cultural, a agência atua de forma dinâmica para os interessados em investir nesse público-alvo.

O valor de investimento inicial em uma franquia home da marca é de R$ 3.300.

Clube do Turismo

A Clube do Turismo tem um alto conhecimento no setor de turismo. A empresa trabalha com agenciamento de viagens e capacitação de profissionais do ramo para atender as expectativas dos clientes que buscam serviços do setor.

Com valor mínimo a partir de R$ 5.900 é possível ter uma franquia da rede.

Ahoba Viagens

Por fim, a franquia Ahoba Viagens é uma franquia que oferece serviços de venda de passagens  on-line, modelo que cresce a passos largos no Brasil. A empresa oferece um leque de produtos e serviços para quem deseja iniciar um negócio no segmento de turismo trabalhando em casa.

Para investir inicialmente em um modelo de franquias da Ahoba Viagens o valor inicial é de R$ 3.900,00.

O setor de franquias de agência de turismo on-line é muito extenso e oferece muitas opções para todos os públicos como você pôde observar. Agora que você sabe mais sobre o setor de turismo, pode aprender ainda mais sobre como abrir uma franquia de turismo.

Acesse nosso material preparado especialmente para você se informar sobre esse ambiente tão promissor que são as franquias de agência de turismo. É só clicar na imagem abaixo!

E-book "Tudo o que você precisa saber sobre franquias de turismo".

*Informações publicadas em Junho/2021. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

Advertisement