Franquia de agência on-line de turismo: por que investir?

Neste artigo você vai ver

Advertisement

Franquia de agência on-line de turismo é uma opção bem interessante para quem busca empreender no setor. O primeiro passo para quem deseja investir em turismo é conhecer bem as opções de negócios e isso, você confere no texto a seguir.

Somente no mês de dezembro de 2023, segundo dados, o setor de Turismo registrou um movimento financeiro de R$ 892,8 milhões. Assim, representando um aumento de 22% em comparação ao mesmo período de 2019, quando atingiu R$ 729,4 bilhões.

Com diversas modalidades de serviços, o setor se torna um ambiente bem promissor para quem busca opções mais flexíveis de trabalho com baixo investimento e altos ganhos. Existem modelos de franquias Home Office que permitem o trabalho de casa ou de qualquer outro ambiente que ofereça as devidas condições aos empresários interessados.

Advertisement
Advertisement

Um estudo mostrou que comprar pacotes de viagens por meio on-line cresceu 73% em quatro anos. Logo, investir em uma franquia de agência on-line de turismo parece uma boa ideia. Em uma franquia, você comercializa os serviços para sua rede de contatos e clientes captados pela Internet. Continue a leitura!

Por que abrir uma franquia de turismo?

Este nicho oferece uma variedade de benefícios para empreendedores que desejam ingressar em um mercado em expansão. Então, ao considerar a abertura de uma franquia de agência online de turismo, explore as diversas opções disponíveis que atendem a diferentes perfis de investidores.

Desde o potencial de crescimento até o suporte da marca estabelecida, cada aspecto contribui para uma decisão informada e estratégica. Por isso, explore conosco as razões convincentes que tornam abrir uma franquia de turismo uma opção promissora no cenário empresarial atual. Acompanhe!

O turismo está a todo vapor

Mesmo em um momento de instabilidade econômica, o brasileiro não deixa de viajar. Mas pode, sim, procurar ofertas mais atrativas ou destinos mais baratos, mas o turismo continua bastante aquecido.

Prova disso é que, de acordo com um levantamento do Ministério do Turismo e da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), houve um crescimento de 4,3% nos voos nacionais em 2019, atingindo mais de 24 milhões de passageiros.

O aumento representou uma diferença de mais de 1 milhão de passageiros em comparação ao mesmo período de 2018. Já os voos internacionais o aumento foi de 13,1% no primeiro trimestre de 2019. Contabilizando 801 mil passageiros em trechos de origens fora do país.

Falando especificamente das franquias, que respondem por boa parte das agências on-line de turismo, a evolução também foi significativa. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de Turismo obteve faturamento de R$ 9,8 bilhões, em 2022. Ou seja, um crescimento de 24,5% em comparação com 2021.

As franquias de turismo têm um mix variado

Um dos maiores pontos positivos de uma franquia de agência on-line de turismo é trabalhar com um portfólio bastante completo de soluções para quem deseja viajar para dentro ou fora do país.

A atuação das agências de turismo on-line não fica limitada à venda de pacotes, passagens aéreas e hospedagem.

Isso porque, também oferecem, por exemplo, seguro viagem, consultoria para solicitação de vistos, aluguel de carros, venda de passeios, pacotes de intercâmbio e trabalho no exterior, assessoria estudantil e muito mais.

Dessa forma, com um mix variado e que auxilia o consumidor em todo o processo de sua viagem, as agências de turismo on-line conseguem aumentar o tíquete médio por compra. Isso sem falar que têm maiores chances de fidelizar o cliente, que fica mais satisfeito por ter tudo o que precisa em um só lugar.

Público-alvo das agências de turismo 

Um dos maiores medos de quem entra para o mercado de Turismo é a sazonalidade. Como as pessoas costumam viajar mais nos períodos tradicionais de férias (dezembro, janeiro e julho), as vendas nessa época podem ser maiores do que nos outros meses.

Advertisement

Todavia, isso não significa que no restante do ano as agências deixem de vender, pois existe um público muito grande que viaja o ano todo. Muitos preferem aproveitar a baixa temporada para adquirir serviços mais baratos, além de aproveitar melhor os pontos turísticos que tendem a ficar mais vazios.

Outros consumidores buscam o setor de Viagens para realização de intercâmbios estudantis, algo atemporal e que, portanto, não depende de uma época específica.

Já outra parcela de consumidores de turismo procuram pacotes de viagens para turmas completas, seja de amigos, grupos de terceira idade ou formandos. Todos esses nichos são bem interessantes para o mercado de agência de turismo on-line e geram tickets de vendas maiores.

Segmentos do setor de franquia on-line de turismo

O setor de Turismo, rico em diversas opções, atende a uma ampla gama de públicos. Novos segmentos e mercados ganham destaque, oferecendo pacotes específicos às agências de viagem.

Sendo assim, ao segmentar o turismo, observamos um aumento do interesse por viagens animadas e radicais, atrativas para aqueles que buscam experiências mais dinâmicas.

Por outro lado, há quem prefira viagens culturais, com menos aventura e mais conhecimento. O turismo cultural, por exemplo, atrai aqueles que desejam explorar a história e a cultura local, indo além das tradicionais passagens e incluindo hospedagem e guias especializados.

Já o turismo rural, também conhecido como Agroturismo, proporciona um contato direto com a natureza, ideal para quem busca tranquilidade e lazer longe do agito urbano. Os costumes locais oferecem uma experiência autêntica e simples.

O turismo religioso atrai aqueles que buscam reforçar sua fé ao visitar lugares sagrados, com destaque para períodos de festas religiosas. Já o LGBT, em crescimento, destaca-se por eventos de grande porte, como a Parada do Orgulho LGBTQIAPN+ de São Paulo, gerando impacto econômico significativo.

O turismo de aventura, alinhado à vivência ecológica, é apreciado por amantes da natureza e de atividades recreativas. O de negócios, voltado para profissionais que viajam a trabalho, movimenta uma parcela significativa do setor.

Intercâmbios são populares entre jovens e adultos, proporcionando aprendizado prático de idiomas e imersão cultural. Grupos da terceira idade, cada vez mais ativos, buscam passeios em grupo para recreação e estimulação da saúde e bem-estar.

Advertisement

As pessoas compram viagens pela internet

Com as evoluções tecnológicas, o público está cada vez mais seguro em pesquisar e comprar pela internet. E a história não é diferente no mercado de franquia de agência on-line de turismo.

Atualmente, antes de comprar qualquer coisa, é bem comum que o consumidor pesquise os preços na internet para ter uma ideia do valor que vai gastar e quais são as suas opções.

Nesse momento, as empresas que vendem apenas em suas lojas físicas perdem pontos porque o consumidor precisa ir até elas para fechar negócio. Por outro lado, quem tem uma franquia de agência on-line de turismo já pode oferecer a possibilidade do consumidor simular preços e fechar sua viagem na hora, pela internet.

Isso torna o processo muito mais dinâmico e simples, fazendo com que o cliente poupe tempo e possa realizar tudo no conforto de sua casa.

Ganhe mais flexibilidade trabalhando de onde quiser

As franquias de turismo on-line costumam ser operadas em home office, o que dá muito mais flexibilidade para empreender.

Advertisement

Desse modo, você pode criar seu próprio horário e rotina de trabalho e mudá-lo sempre que precisar ou tiver algum compromisso externo, por ex emplo. Mas é preciso ter muita disciplina para trabalhar em casa

Advertisement
.

Além disso, as franquias de agência on-line de turismo podem ser uma boa opção para quem deseja investir em um negócio que possa ser conciliado com uma outra ocupação.

Caso você trabalhe em CLT ou já tenha um outro negócio, é possível se organizar para dividir o tempo entre as duas atividades sem problemas, já que não há necessidade de estar fisicamente nos dois lugares ao mesmo tempo.

Outro ponto positivo é que, como o negócio pode ser gerenciado por meio da internet, o franqueado pode trabalhar em seu escritório, em casa, ou mesmo enquanto estiver viajando a trabalho. Enfim, em qualquer lugar!

Outros empreendedores buscam conciliar os trabalhos com os cuidados com a família. O que também é bem interessante para quem tem filhos e não abre mão do trabalho, e nem da possibilidade de cuidar das crianças em casa.

Os custos de operação são menores 

As redes que oferecem modelos de negócio on-line costumam ter investimentos muito mais baixos do que as que exigem um ponto comercial. Isso inclui, é claro, as franquias de turismo.

Não tendo que pagar aluguel, reforma de ponto comercial, mobiliário, transporte e folha de pagamento, os custos operacionais diminuem bastante. Esse cenário é bom para quem tem um orçamento limitado para investir e tocar o negócio.

Isso sem contar que trabalhar em casa ainda é muito mais cômodo para alguns empreendedores! Como dito, a principal dica para o trabalho home office é ter disciplina. Por ser uma opção que não exige certa rigidez, caso o empreendedor não tenha o perfil adequado, pode ser uma dificuldade até que se adapte.

Escale o negócio no seu ritmo

Quem investe em uma loja física mais onerosa, com dezenas de funcionários para pagar, tem a necessidade de que o negócio comece a dar lucro o quanto antes. Contudo, nesse momento de “aceleração”, muitas coisas podem acontecer se não forem bem planejadas.

Atuando em uma franquia de agência on-line de turismo, você ganha a chance de escalar o seu negócio no ritmo que perceber que é conveniente. Então, por exemplo, pode iniciar a operação em casa, trabalhando sozinho e aumentar suas expectativas conforme percebe a resposta do público e o sucesso de suas ações.

Quando estiver mais seguro com o mercado, pode escolher partir para um ponto comercial com loja física ou mesmo manter sua equipe também trabalhando em home office.

O importante é que o ritmo e o modo como a empresa passa a evoluir é muito mais controlado e seguro. Desde que você compreenda que o tempo deve ser administrado com calma, mas com dedicação, para alcançar aos resultados esperados.

Ainda, é preciso buscar sempre por ganhos satisfatórios que tragam rentabilidade e lucros ao longo da caminhada.

Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Guia Para Iniciantes. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.

Opções de franquia de agência on-line de turismo

Existem várias agências de turismo que atuam, tanto de forma on-line quanto presencial, e que oferecem boas condições e valores competitivos para os que desejam atuar no setor.

Abaixo, vamos mostrar algumas opções de franquias que atuam de forma on-line para que você conheça melhor as opções de investimento. Acompanhe!

...Carregando..

Logo mais, entenda como funciona uma franquia de Turismo. Mas antes, aprenda a escolher o melhor negócio para abrir e lucrar.

Como escolher a melhor franquia de viagem?

Escolher a franquia de viagem ideal demanda uma análise detalhada e alinhamento aos seus interesses. Sendo assim, avalie marcas consolidadas, considere reputação e histórico. Transparência nas informações é importante. Portanto, busque entender completamente os detalhes oferecidos pela franqueadora.

Depois, negocie diretamente, procure condições que atendam às suas necessidades. Ao seguir esse processo estratégico, você estará pronto para selecionar a franquia de viagem que melhor se encaixa no seu perfil e no dinâmico cenário do turismo.

Afinal, como funciona uma franquia de Turismo?

O papel central do franqueado é fazer a cotação e estabelecer relações com o cliente. Sua atuação é indispensável na busca por propostas atraentes e na construção de vínculos sólidos.

Desse modo, ao ingressar nesse modelo de negócio, você deve entender como essas dinâmicas se funcionam, contribuindo para o sucesso da sua unidade de franquia.

Por fim, a expertise do franqueado não apenas se reflete na eficácia operacional, mas também na capacidade de oferecer experiências positivas aos clientes. Assim, consolidando a reputação da rede no mercado de Turismo.

O que é necessário para abrir uma agência de Turismo?

Abrir uma agência de turismo exige cuidados específicos para garantir o sucesso do empreendimento. O perfil ideal do franqueado desempenha um papel importante nesse cenário.

A capacidade de relacionamento e comunicação são essenciais, já que o franqueado atua como elo entre a franqueadora e os clientes. Além disso, conhecimentos sólidos sobre destinos turísticos e tendências são diferenciais importantes.

Por fim, o entendimento do mercado e a habilidade em oferecer experiências únicas são características valorizadas. Ao explorar essa oportunidade, alinhar suas habilidades ao perfil ideal é o primeiro passo para o êxito na abertura de uma agência de Turismo.

Passo a passo para abrir a sua franquia

O primeiro é estabelecer contato direto com a marca desejada, compreender sua visão e valores. Em seguida, uma análise minuciosa do negócio se faz essencial para entender o mercado e suas expectativas.

Após, a avaliação criteriosa da Circular de Oferta de Franquia (COF) é vital, pois fornece informações legais e financeiras indispensáveis. Paralelamente, o planejamento financeiro deve ser meticuloso, considerando custos totais e projeções de retorno.

Já a negociação com a franqueadora, visando condições favoráveis, é o próximo passo antes de efetuar o investimento na franquia. Por último, você estará preparado para dar os primeiros passos rumo ao sucesso no universo das franquias.

Ao longo do conteúdo, você aprendeu sobre franquia de agência on-line de turismo e por qual motivo vale a pena investir. Ainda, conferiu dicas estratégicas e opções de marcas com modelo Home Office para empreender. Agora que está por dentro do assunto, abra o seu negócio de sucesso e lucre.

Advertisement

Advertisement

Qual franquia combina com seu perfil?

Preencha o formulário e fale com um consultor das nossas marcas.

POSTS RELACIONADOS