Estratégia de expansão: entenda como expandir seu negócio sem errar

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Imagem de uma equipe de trabalho em uma mesa de reunião olhando para um computador. Imagem ilustrativa texto estratégia de expansão.
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O empresário precisa ter uma boa estratégia de expansão para sua empresa para que este processo seja sólido e bem sucedido. Para isso, é preciso ter cuidado e ficar atento a algumas etapas importantes para esta expansão.

De acordo com a pesquisa Sobrevivência de Empresas (2020) feita pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o setor de microempreendedores individuais (MEIs) é o que apresenta a maior taxa de mortalidade de negócios em até cinco anos (29%).

Para as microempresas, a taxa chega a 21,6% após cinco anos, e 17% para empresas de pequeno porte.

Estes números mostram que o empreendedor deve estar atento antes de fazer qualquer movimento em relação à sua empresa, e ainda, buscar um crescimento sólido para evitar o pior, a falência.

Por isso, trazemos aqui algumas dicas para quem quer expandir seu negócio, abrir uma nova loja por exemplo, e também para quem busca uma estratégia de expansão por meio de franquia. Acompanhe a leitura conosco!

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Como expandir uma unidade de negócio?

O empreendedor deve definir uma boa estratégia de expansão para o seu negócio, começando por analisar seus aspectos internos.

O primeiro passo é questionar se a expansão é possível. Você, certamente, já conhece muito bem o seu segmento. Ainda assim, é necessário fazer uma análise de mercado para evitar riscos, ser mais assertivo e aumentar vendas.

Nesse sentido, para uma nova unidade, é preciso estar atento ao mercado. É fundamental para esta plano de expansão avaliar se é um momento oportuno do setor para fazer este investimento.

Do mesmo modo, avaliar a saúde financeira da empresa e sua estrutura. Para dar conta de uma nova unidade é preciso analisar questões de pessoas, logística e processos internos.

Além disso, outro aspecto importante relacionado a análise interna é a criação de escalabilidade, que é a capacidade de aumentar suas vendas, operações, quantidade de lojas e outros fatores sem elevar os custos na mesma proporção.

Imagem de uma mulher e um homem fechando negócio. Imagem ilustrativa texto estratégia de expansão.
O empresário deve estruturar seu negócio e ter pessoas capazes de ajudar neste processo.

Da mesma forma, para este processo de expansão é importante avaliar um bom local para esta nova unidade. Saber se nesta região terá capacidade de fornecer novos clientes que estejam dispostos a comprar de você.

Enfim, analisar diversos detalhes para evitar que o empresário dê “um passo maior do que a pernas” e se equivoque no timing, que significa a sensibilidade para o momento propício de realizar ou de ocorrer algo, ou senso de oportunidade.

Importância de uma boa estratégia de expansão

Ter este timing é importante para o primeiro passo no projeto de expansão da sua empr esa. Porém, de nada adianta um mercado promissor ou dinheiro em caixa sem uma estratégia correta definida.

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Dessa forma, o empresário precisa avaliar o que deve ser feito para fortalecer as bases do negócio para fazer esta expansão.

Do mesmo modo, é preciso definir metas para este processo, como por exemplo, analisar o quanto poderá gastar e quanto tempo irá demorar para abrir uma nova loja.

Além disso, sua estratégia deve ser pensada para a inauguração quanto ao marketing na região e quais serão as prioridades nesta nova etapa.

Além disso, é preciso planejar cada detalhe deste processo para fazer uma base de clientes. Esté é um detalhe importante para a expansão do negócio.

Assim, fazer um planejamento estratégico é fundamental para que a sua expansão tenha sucesso.

Por fim, atualizar o seu plano de negócios também é uma ação relevante nesse processo, assim como criar um bom plano de marketing e ter uma projeção financeira para a sua empresa.

Como expandir uma marca?

Uma estratégia de expansão que pode resultar em um crescimento da empresa é por meio de franquias. Este modelo consiste em um negócio preestabelecido, com uma estrutura e operação prontas.

Nele, cada unidade da franquia é igual a outra, ainda oferece os mesmos produtos e serviços, com a mesma identidade e mesmo padrão de atendimento.

A vantagem deste formado é a simplicidade de implantação do negócio, pois além de uma estrutura pronta, o empreendedor ainda conta com o suporte da franqueadora.

Imagem de três jovens sentando em uma mesa trabalhando ao ar livre. Imagem ilustrativa texto estratégia de expansão.
Estruture a empresa em conjunto com seus colaboradores para conseguir fazer este processo de forma mais eficiente.

Assim, o empresário recebe um negócio sabendo quanto terá de investir na sua implantação, seus custos de manutenção e um plano de negócio definido.

Antes de optar pela franquia, o empreendedor deve analisar a Circular de Oferta de Franquia (COF). Nela, são detalhados os suportes da franqueadora . Além disso, é um documento importante nas tratativas entre empreendedor e franqueadora.

A empresa que realiza sua expansão por meio de franquias precisa se preparar de forma sólida, estruturar-se internamente e preparar seus funcionários.

Há diversos detalhes a serem levados em conta para expandir uma empresa com um modelo de franquia. E por ser um processo complexo, é interessante o empresário contar com a ajuda de uma consultoria.

Vantagens de expandir um negócio por franquia

Expandir sua empresa por meio de franquias é uma oportunidade para chegar a mercados que antes seriam inviáveis.

Nesse sentido, como o novo franqueado é o responsável pela unidade, seja onde ela estiver, o empresário da marca não corre o risco de abrir uma loja e não conseguir ter tempo para se dedicar à ela.

Do mesmo modo, é uma forma vantajosa de crescimento da empresa pois atrai novos investidores para o negócio e também novas receitas.

Com a venda das unidades, a empresa fatura por meio das taxas que são cobradas, como os royalties que também remuneram a franqueadora.

Além disso, com sua expansão a empresa consegue um ganho em escala, ou seja, passa a produzir mais por um custo menor.

Isso porque ela passa a ter um maior ganho de negociação junto aos fornecedores, pois passa a comprar mais e com isso, pode conseguir situações vantajosas. Enfim, é uma forma sólida para a estratégia de expansão da marca.

Como saber se está na hora de expandir o negócio?

Se você está pensando em expandir o seu negócio deve avaliar se o mercado esta propício para isso, ou até se a região onde quer atuar comporta um novo negócio.

Do mesmo modo, precisa entender internamente se sua empresa está com as bases sólidas, seja na parte financeira como também na questão de logística e estrutura.

Já para expandir uma marca, o trabalho maior deve ser feito por meio do marketing, buscando novos meios de chegar até o seu público alvo.

Ainda, focar em estratégias de pós-vendas e novas formas de realizar a divulgação da marca. E para isso, um trabalho importante é feito pela internet, seja por e-mail, marketing ou redes sociais.

Dessa forma, seja para sua empresa ou para a sua marca, é preciso uma estratégia de expansão bem definida, com foco nas ações que serão mais eficientes para este processo.

Por fim, caso esteja com dúvida sobre como fazer esta expansão por meio de franquias e quer saber mais sobre o franchising e seus detalhes, aproveite uma consultoria gratuita com especialistas. Acesse: henriquemol.com.br.

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