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Estratégia de expansão: entenda como adotar na sua franquia

Sumário

Ter uma estratégia de expansão é essencial para que uma franquia conquiste novos mercados. Por isso, continue nesse texto para conferir dicas que vão lhe ajudar a ampliar a atuação da sua unidade.

Afinal de contas, o próprio mercado de franchising está se expandindo. Entre 2020 e 2021, por exemplo, o faturamento das franquias foi 10,7% maior em comparação com este período. Enquanto isso, a quantidade de unidades franqueadas aumentou em 9,1%.

Desse modo, com o mercado aquecido, é a hora de pensar na estratégia de expansão da sua unidade. Graças ao sistema de franchising, o processo de expansão do negócio é mais simples e conta com suporte de uma equipe especializada.

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7 dicas para uma boa estratégia de expansão na sua franquia

Vamos apresentar dicas para uma boa estratégia de expansão da sua franquia, como: estudo, busca por suporte, ações de marketing e muito mais. Dessa forma, é preciso ter em mente que cada modelo de negócio vai se desenvolver de uma forma.

É possível, por exemplo, expandir a unidade que já conta com um modelo de Loja Física apostando em um negócio de quiosque. Mas isso vai depender dos acordos que você fez com a franqueadora. Logo, confira nossas dicas e planeje o processo!

1. Estude mais sobre seu setor

Um dos primeiros passos para ter uma boa estratégia de expansão na franquia é estudar mais sobre o setor em que atua. Ou seja, colher e analisar dados sobre diversos aspectos do segmento, o comportamento dos clientes, possíveis lacunas, entre outros. 

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Assim, o empreendedor sabe quais as melhores ações e estratégias para adotar. Esse estudo irá apresentar dados importantes sobre o comportamento do mercado. 

Em outras palavras, apontará se o mercado lucra mais em alguma época do ano, se é um setor estável, se existe escassez de comercialização em algum período do ano etc. Além disso, as informações poderão ajudar a entender o melhor momento para expandir. 

Então, a expansão acontece de forma segura e assertiva, se baseando em estatísticas e dados anteriores.

2. Aprenda boas práticas de empreendedorismo

Para um processo de expansão, é fundamental que o empreendedor aprenda boas práticas na área do empreendedorismo. Isso porque, elas ajudam o empreendedor a estabilizar o seu negócio e explorar um cenário favorável para a expansão da sua empresa. 

Além disso, esse processo envolve diversas áreas, como: obter novos clientes, desenvolver produtos ou serviços, expandir os canais de vendas, entre outros. Com uma boa base de clientes, por exemplo, é possível começar a criar um plano de expansão mais seguro.

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Portanto, a expansão só deve ser feita quando o negócio apresenta uma boa estabilidade e retorno. Desse modo, o empreendedor não irá dar um passo maior que a perna. Ou seja, não precisará obter dívidas desnecessárias.

3. Peça suporte à franqueadora

O suporte da franqueadora é um dos maiores diferenciais do modelo de negócio de franquias e para sua expansão. Ou seja, o empreendedor não precisará manter o seu negócio sozinho. 

Sendo assim, o empreendedor terá o suporte da franqueadora em diversos aspectos importantes, além de treinamentos iniciais e recorrentes, com transferência de know-how. Assim, você pode pedir ajuda da franqueadora sempre que achar necessário. 

Dessa forma, economiza tempo e dinheiro na contratação de diferentes profissionais. Afinal, a franqueadora conta com especialistas em diversas áreas que irão oferecer assessorias em várias questões importantes.

Logo, o empreendedor consegue fazer uma boa análise de mercado, plano de expansão e estratégias para aplicar na sua unidade franqueada. Então, basta seguir o plano de expansão construído com a experiência de profissionais especializados.

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4. Faça ações de marketing

As ações de marketing são outra grande estratégia de expansão para o seu negócio. Para que essas ações sejam assertivas, é necessário seguir todos os passos anteriores. 

Ou seja, analisar o mercado, o comportamento de consumo dos clientes, traçar uma boa estratégia baseada em dados, identificar a capacidade financeira da unidade etc.

Desse modo, é possível criar ações de marketing que gerem resultados se aplicadas de forma estratégica. Assim, o empreendedor conseguirá conquistar novos clientes, fidelizar consumidores e aumentar o potencial de faturamento da sua empresa. 

Mas atualmente, também é importante ter uma boa presença digital, explorando as possibilidades das redes sociais e delivery. Com a análise dos dados é possível ainda enxergar novas oportunidades, achar lacunas no mercado e mais.

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Porém, tudo isso depende de ações pensadas cuidadosamente, seguindo diversos passos para que a empresa cresça de forma saudável e sólida.

5. Crie uma estratégia comercial

Uma boa estratégia comercial também é indispensável na expansão do negócio. Após pesquisar e analisar os dados do mercado, bem como outros aspectos do setor, é possível traçar uma estratégia comercial assertiva. 

Mas, além disso, esse ponto ajuda a realizar a expansão de forma mais segura. Entre as estratégias pode estar, por exemplo, o contato com fornecedores para conseguir preços mais competitivos.

A estratégia comercial também engloba o comportamento dos consumidores, suas preferências e um possível público-alvo dentro desse recorte. Logo, é preciso estabelecer o que e como serão as ações comerciais.

6. Acompanhe seus resultados 

O gerenciamento do negócio é um trabalho constante, de modo que um bom empreendedor vai sempre acompanhar seus resultados. Ou seja, embora exista o planejamento estratégico, muitas coisas podem acontecer depois que essas ações são tiradas do papel. 

Portanto, o franqueado precisa acompanhar de perto as operações, analisar os resultados e acumular esses dados. Empreender é um constante aprendizado e o mercado financeiro pode muitas vezes ser imprevisível.

Nesse sentido, mesmo com dados, às ações podem não dar certo na prática. Por fim, esse acompanhamento dos resultados permite que o empreendedor enxergue esse problema e pense em ações rápidas para as reverter com agilidade. 

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7. Repense as estratégias

Após acompanhar esses resultados, o empreendedor irá repensar as estratégias. Assim, ele pode adaptar os aspectos que não deram certo e manter os que estão gerando bons resultados. 

Mas afinal de contas, muitas coisas podem ser imprevisíveis durante o gerenciamento do negócio. Com o acompanhamento constante, o empreendedor estará sempre melhorando sua empresa. 

Então, pode definir ações para reverter problemas de forma ágil e estratégica. Ou seja, o planejamento serve até mesmo para se “blindar” dos imprevistos.

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