Invista nas estratégias certas de marketing digital na sua franquia e veja os resultados aparecerem. Saiba como contar com o suporte de marketing oferecido pela franqueadora!
Aos poucos, as pessoas estão voltando a viajar devido a diminuição das restrições por conta da pandemia. Para isso, acabam procurando as agências de viagem. Por exemplo, no Brasil, as viagens internacionais tiveram um aumento de 43% no primeiro semestre de 2022.
Para que consigam chamar a atenção dos consumidores, as agências precisam investir em estratégias de marketing digital.
A questão é: que ações realizar e em quais canais? As estratégias precisam trazer resultados. Se quer a resposta dessa questão, veja quais estratégias de marketing digital você poderá usar na sua franquia de agência de viagens!
Como o marketing digital funciona em uma franquia?
Uma franquia é uma nova unidade de uma empresa que já existe. Assim, ao abrir seu negócio, você vai trabalhar com uma marca já conhecida no mercado e ter vários suportes da franqueadora.
Um desses suportes é o de marketing. Com ele, você terá dicas e materiais para divulgar sua franquia e atrair consumidores.
Mas é importante saber como esse suporte vai lhe ajudar e o que você precisará fazer para ter resultados. Afinal, mesmo com o suporte da franqueadora, quem vai realizar a divulgação é você.
Sendo assim, a seguir, apresentamos os cuidados que você precisará tomar para divulgar sua franquia e ter sucesso com sua agência de viagens.
1. Defina a persona
Antes de começar a elaborar estratégias de marketing digital, é preciso conhecer a sua persona. Dessa forma, você saberá para quem falar, o que a pessoa deseja saber e produzirá conteúdos relevantes.
Isso vai ajudar a ter informações sobre quem deseja atingir. Vale ressaltar que a persona é um indivíduo, o principal foco ao qual se pretende chegar. Porém, é possível trabalhar com duas ou três personas ao mesmo tempo.
A franqueadora já terá uma persona geral definida, o que vai ajudar você. Porém, é essencial também avaliar as características do seu público local. Assim, você poderá definir uma comunicação personalizada para alcançá-lo.
Com esta definição, consegue realizar dois trabalhos que hoje em dia são fundamentais para um bom trabalho de divulgação: o Marketing de Conteúdo e o Inbound Marketing.
O Inbound Marketing envolve uma estratégia e planejamento de divulgação da sua marca e o seu fortalecimento perante o público. São conteúdos que precisam ter qualidade para ganhar a atenção dos consumidores e atraí-los para seu funil de vendas.
Do mesmo modo, outro trabalho fundamental é o Marketing de Conteúdo. Nele o empreendedor produz conteúdos de alto valor para suas personas. Seja resolvendo algumas dúvidas ou questões que possam ter, ou apenas uma informação importante.
Estes e outros trabalhos são fundamentais para que sua marca possa se destacar no concorrido mercado online.
2. Esteja presente nas redes sociais
Só de ter um perfil da franquia de agências de viagens nas redes sociais, você já estará fazendo marketing digital. Mas é claro que somente isso é pouco.
O perfil deve ser ativo, publicando conteúdo com frequência e periodicidade para que consiga atrair o leitor e gerar leads. Além disso, deve ser interativo, conversar com as pessoas, responder as dúvidas e contornar objeções.
Logo, é possível usar mais de uma rede social, mas você deverá manter todas elas ativas. Se não der conta disso, esteja em uma que seja mais frequentada pelo seu público. Para chamar bastante atenção, sempre recorra a recursos visuais e leves, afinal, as pessoas gostam disto.
Você pode, por exemplo, dar dicas nas suas redes sociais sobre o que as pessoas precisam ter nas viagens, sobre as melhores seguradoras de seguro viagem e outros.
Pode também investir em links patrocinados nas redes sociais para que possa ter um retorno em menor tempo enquanto desenvolve as outras ações.
O conteúdo deve ser planejado para que funcione como funil de vendas. Dessa forma, você vai direcionar o leitor enquanto orienta para que adquira os seus produtos.
3. Invista no e-mail marketing
É possível gerar leads usando estratégias como conteúdo, redes sociais, enquetes e outros. Esses poderão receber e-mails com informações relevantes.
Também é possível enviar promoções exclusivas por e-mail, ofertas, dicas e muitos outros. A ideia é que possam nutrir e converter. Então, incluir um CTA e um link pode ajudar bastante.
Como esse é um canal pessoal, é possível segmentar os leads e enviar conteúdo e ofertas personalizadas. Portanto, ficará mais fácil atingir o objetivo.
Só é preciso ter um pouco de cuidado com os e-mails para que não sejam excessivos e acabem se tornando um problema para quem recebe.
4. Conte com todos os recursos do Google
Não tenha dúvida de que muitas pessoas chegarão à sua franquia de agências de viagens pelo Google. Então, aproveite todos os recursos que a ferramenta oferece.
Cadastre a empresa no Google Meu Negócio. Assim, quando a pessoa fizer uma pesquisa, a sua agência será mostrada. Além disso, você poderá disponibilizar informações da empresa e interagir com os clientes.
Mas considere também o tráfego pago como o Google Ads. Dessa forma, sua franquia aparecerá entre as primeiras buscas e terá mais chances de direcionar os usuários.
Além dele, seu conteúdo consegue ter destaque por meio do SEO do Google. SEO é a sigla de Search Engine Optimization, ou seja, em português, otimização de mecanismos de busca.
Trata-se do conjunto de técnicas usadas, geralmente divididas entre tecnologia, conteúdo e autoridade. Assim, alcançando bom posicionamento de páginas de um site no Google e em outros buscadores, gerando tráfego orgânico.
Com um bom posicionamento de sua página neste site de busca há uma grande tendência de conseguir cada vez mais acessos e clientes.
5. Conte com a ajuda da franqueadora
A franqueadora é uma grande parceira nas estratégias de marketing digital. Isso porque, também fará o trabalho de divulgação e atração dos consumidores.
Mas, além disso, existe um plano estratégico com as ações que serão realizadas e isso é repassado para sua franquia. Logo, você não estará sozinho nesse processo.
Nesse sentido, terá o nome trabalhado e divulgado pela franqueadora e o seu resultado com as estratégias de marketing digital será bem menor.
Deve conhecer as estratégias de marketing digital que podem ser usadas. Por exemplo, a parceria com melhores seguradoras de viagem, empresas aéreas e hotéis, será mais fácil garantir o sucesso dos negócios.
Afinal, o cliente busca cada vez mais segurança ao viajar e contar com um nome forte no mercado soa positivo.
Portanto, na hora de adquirir uma franquia, vale a pena avaliar se é em conta e também se há todo esse suporte da marca antes de assinar o contrato.
Você precisa ter a certeza de que a franquia de agência de viagens que você escolheu vai lhe ajudar a crescer, inclusive dando apoio à sua divulgação. Por fim, terá mais chances de conseguir atrair os clientes e ser bem-sucedido.
Por Jeniffer Elaina, do site Smartia.com.br.