Exclusividade territorial em franquias: 5 coisas que você precisa saber para abrir seu negócio

Por
em
Imagem de uma grande cidade vista de cima. Imagem ilustrativa texto exclusividade territorial em franquias.
Advertisement

A exclusividade territorial em franquias é um tema importante para quem investe no franchising. Aqui falaremos sobre este detalhe para você conhecer um pouco mais.

Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), cada franquia no Brasil possui uma média de 58,8 operações. Por isso, é importante saber se as unidades não entrarão em conflito por território.

Contudo, esta restrição nas redes de franquias varia muito, dependendo dos objetivos da franqueadora. Dessa forma, o empreendedor deve ficar atento na hora de investir em uma unidade franqueada.

1. O que é exclusividade territorial em franquias?

Uma das cláusulas mais comuns no contrato de franquia é a de exclusividade no território. Esta precisa ser observada com bastante atenção por quem vai fazer este tipo de investimento.

Nesse sentido, esta cláusula de exclusividade territorial em franquias protege o franqueado contra a concorrência de outras unidades da marca.

Assim, na exclusividade, o franqueado tem assegurado contratualmente que nenhuma outra unidade franqueada será estabelecida dentro de seu território.

Por exemplo, pode ser delimitado o perímetro de bairros exclusivos ou uma cidade. Isso vai variar conforme o tipo de negócio bem como as estratégias da franqueadora.

Do mesmo modo, o franqueado pode não ter exclusividade territorial, mas preferência.

Assim, caso a franqueadora entenda que haja demanda suficiente no território para outra unidade franqueada, dará primeiro a oportunidade ao franqueado que já está instalado para que abra a nova unidade.

Para vendas pela internet, esta exclusividade é um pouco diferente. É mais comum que o franqueado receba uma porcentagem sobre as vendas entregues em sua região.

Isso porque presume-se que o cliente chegou até o site da marca devido ao trabalho de marketing e divulgação do franqueado naquele território.

A Circular de Oferta de Franquia (COF) deve informar estes detalhes de forma clara para que o empreendedor saiba antes de assinar o contrato.

Antes de falarmos sobre as vantagens deste tipo de cláusula para as partes, veja o vídeo abaixo explicando mais sobre o modelo de franquias.

2. Por que a exclusividade é importante para a franqueadora?

O modelo de franquias é um tipo de negócio que precisa ser bom para todas as partes. A franqueadora precisa apresentar um empreendimento atrativo.

Assim, ela poderá lucrar com a venda das unidades e o fortalecimento da marca no mercado.

Do mesmo modo, para o franqueado o negócio deve gerar lucro e crescimento com os suportes da franqueadora e o seu trabalho no dia a dia.

Dessa forma, é interessante para a franqueadora oferecer uma exclusividade territorial para seus novos franqueados pois isso fortalece a parceria entre ela e o novo empreendedor.

Nesse sentido, evita que o franqueado fique desestimulado a investir em uma franquia que já possua a concorrência de outra unidade da marca.

Além disso, a franqueadora evita uma guerra comercial entre seus franqueados, o que pode não ser positivo para a marca.

Ter uma unidade concorrendo com outro franqueado não é atrativo para a empresa, isso pode gerar um processo negativo para ambas as empresas.

Do mesmo modo, uma exclusividade quanto ao território de atuação é um atrativo para novos franqueados. É uma forma de vender a marca aos empreendedores.

Um ponto a se destacar é que dependendo do tipo de negócio, para ser lucrativo ele precisa de um amplo território e público.

Em outras palavras, ter que dividir os consumidores com outra unidade torna a lucratividade do negócio e sua atratividade menor aos empreendedores.

3. Vantagens da exclusividade territorial para o franqueado

Como falamos, a exclusividade territorial em franquias é importante para que o negócio seja atrativo para os novos franqueados.

A lucratividade do negócio depende disso, e por isso, o empreendedor deve estar atento antes de investir em uma marca.

Do mesmo modo, esta exclusividade é importante para a captação de clientes, pois o franqueado se torna referência em sua região.

Imagem de uma mulher com um computador no colo e um cartão de crédito na mão. Imagem ilustrativa texto exclusividade territorial em franquias.
Com a exclusividade o franqueado conta com uma maior rentabilidade do negócio.

Contudo, isso exige do franqueado que ele tenha sempre em mente a manutenção de um bom trabalho. É preciso que ele valorize esta exclusividade para fortalecer a marca e não se acomodar.

Em outras palavras, o franqueado não pode se acostumar tendo o território todo para ele. Por ser a única referência, os olhos dos clientes estarão todos voltados para ele.

Esta delimitação territorial é importante para direcionar o marketing do franqueado, para que ele possa realizar um trabalho eficiente.

Da mesma forma, para franquias com delivery isso permite um melhor planejamento de sua logística. Por isso, esta informação deve ser bem detalhada antes de iniciar a parceria entre franqueado e franqueadora.

4. O que a nova Lei de Franquias fala sobre território?

A nova lei de franquias que passou a valer no ano de 2019 regulamentou de forma mais explicita as questões de exclusividade territorial. A Lei nº 13.966/19 trouxe mais transparência com relação a este quesito do negócio.

De acordo com a norma, deve ser informado na Circular de Oferta de Franquia (COF) a garantia de exclusividade ao franqueado ou a preferência sobre determinado território de atuação.

Além disso, caso tenha condições que devem ser seguidas pelo franqueador, estas devem ser informadas na COF.

Em geral, a nova lei de franquias trouxe mais segurança jurídica para as partes, pois aumentou a necessidade de transparência nas tratativas.

Ter regras claras a respeito de quais são os limites do franqueador quanto à concorrência com as lojas de franqueados é uma nova obrigação imposta pela lei.

Imagem de um advogado trabalhando com um computador. Imagem ilustrativa texto exclusividade territorial em franquias.
O empreendedor pode recorrer a um advogado para entender melhor como funciona a exclusividade da franquia.

5. Como garantir a exclusividade da sua franquia em uma área?

O contrato de franquia é um mecanismo eficaz de comercialização de produtos, mercadorias e serviços. Assim, o documento gera ao franqueador a ampliação de seu negócio por meio de redes de distribuição, aumentando o faturamento empresarial.

Em contrapartida, proporciona ao franqueado uma forma mais segura de constituir um negócio próprio, sob resguardo de uma marca de sucesso.

Esta exclusividade territorial em franquias é fruto de uma pesquisa da franqueadora sobre o mercado.  Assim, ela avalia qual a a melhor região para tornar o negócio lucrativo.

Para o franqueado, para que esta exclusividade tenha algum efeito, ele deve fazer o marketing em toda sua região.

Neste sentido, não pode focar apenas em uma região central, próxima à sua unidade, ou em bairros específicos.

A unidade precisa ser conhecida em todo o território para que ele não perca força e a concorrência ocupe seu lugar. Pode acontecer também de o público procurar outra unidade da franquia se a sua divulgação for fraca.

O franqueado precisa estar atento, deve também observar se outro empresário da franquia não está adentrando o seu território. Caso haja algum problema deste tipo, procurar a franqueadora para resolver de forma eficiente.

Como falamos, esta exclusividade territorial em franquia deve ser algo positivo para franqueado e franqueadora. Assim, vai fortalecer a unidade e tornar o negócio atrativo para empreendedores.

Contudo, caso o franqueado não trabalhe com eficiência, sua região pode perder este privilegio em uma eventual renovação de contrato.

Por fim, agora que já conhece um pouco sobre este detalhe do modelo de franquia, veja algumas opções de franquias baratas que separamos para você.

Caso escolha uma marca, entre em contato com a franqueadora. Porém, se ainda está com dúvidas, receba uma consultoria gratuita com especialistas que vão lhe indicar a melhor franquia para você. Acesse: henriquemol.com.br.

Advertisement
Advertisement