O maior Portal de Franquias do Brasil!
Home » Todos Conteúdos » Franchising » Melhores exemplos de franquias para você abrir na sua cidade e ganhar dinheiro

Melhores exemplos de franquias para você abrir na sua cidade e ganhar dinheiro

Sumário

Conhecer alguns exemplos de franquia pode ser seu primeiro passo rumo à independência financeira. Então, leia este texto até o final para conhecer algumas alternativas.

Afinal de contas, o mercado de franchising tem se mostrado resistente à crise. No segundo trimestre de 2022, por exemplo, as franquias cresceram 16,8%.

Do mesmo modo, há exemplos de franquias no Brasil em praticamente todos os segmentos. Logo, você pode escolher de acordo com suas afinidades e objetivos enquanto empreendedor.

Quais são os tipos de franquias no mercado?

Antes de conferir os exemplos de franquia, é importante destacar que elas se organizam em diferentes formatos. Os principais deles são: home office, loja física, quiosque e container.

Em primeiro lugar, vamos apresentar os negócios home office. Ou seja, modelos de negócio em que é possível empreender sem sair de casa.

Sendo assim, esse tipo de negócio apresenta um valor de investimento menor. Além disso, é possível trabalhar em horários flexíveis.

Por isso, esse tipo de franquia tem ganhado cada vez mais destaque no mercado. Por outro lado, quem busca por negócios mais tradicionais, há as lojas físicas.

Elas costumam ser um investimento mais robusto. Afinal de contas, demandam espaço físico, estoque e estrutura para acomodar os clientes.

Logo, são mais indicadas para quem tem mais experiência em empreendedorismo. Mas, caso você busque um negócio presencial gastando pouco, há quiosques.

Sendo assim, é um espaço físico limitado e com operação centralizada. Além disso, nesses casos, é necessário uma equipe pequena para manter o espaço funcionando.

Por fim, o container é uma nova tendência no mercado de franchising. Além de ser compacto, esse formato é ecológico e pode ser uma forma de economizar com reformas.

Agora, você já sabe quais são os tipos de franquias e pode analisar entre os formatos que mais gostar.

Vantagens e desvantagens de abrir uma franquia

Investir em franquias apresenta vantagens e desvantagens. Assim, vamos listar as principais abaixo para que você possa analisar se esse modelo de negócio é para você.

Em primeiro lugar, vamos analisar as principais vantagens do franchising. Uma das que mais se destaca é o fato de ser um modelo replicável.

Ou seja, você começa a atuar a partir de um plano de negócio que já existe. Logo, você não precisar criar um planejamento para a empresa do zero.

Afinal de contas, você vai começar o negócio por meio de algo pronto. Esse plano de negócio também chama a atenção por ser elaborado por uma equipe de especialistas.

Logo, você pode contar com profissionais qualificados que vão auxiliar seu negócio. Há, por exemplo, suporte jurídico, de marketing, comercial e muito mais.

Além disso, você já começa a empreender representando uma empresa sólida no mercado. Consequentemente, o público já conhece a empresa, o que poupa tempo e dinheiro.

Por outro lado, as franquias podem apresentar desvantagens para quem não está disposto a seguir os padrões. Isso porque, quando você assina o contrato, se compromete com a franqueadora.

Então, você não pode abrir o negócio exatamente da forma que quiser. Em uma franquia de serviços, por exemplo, você só pode atuar com aqueles que a franqueadora permite.

Sendo assim, ao se tornar um franqueado, você precisa ter disposição para seguir regras. Do mesmo modo, é inevitável ter que manter uma relação com a franqueadora.

Para alguns, essa pode ser uma desvantagem. A seguir, vamos mostrar um exemplo de franquias no Brasil por meio de uma lista super completa.

Quais os exemplos de franquias de sucesso no Brasil?

Chegou o momento de conhecer os exemplos de franquia em segmentos promissores no país. Então, você pode analisar de acordo com as áreas que gosta e suas preferências enquanto empreendedor.

[raio_x]

Confira a seguir os requisitos necessários para abrir uma das franquias listadas.

Quem pode abrir uma franquia?

Qualquer pessoa com capital disponível e desejo de empreender pode abrir uma franquia. Entretanto, algumas franqueadoras demandam características específicas para quem quer se franquear.

No caso do exemplo de franquia master é preciso já ter outras unidades da marca. Por outro lado, algumas franqueadoras demandam experiência ou formação em áreas específicas.

Por isso, antes de abrir uma franquia, é essencial solicitar a Circular de Oferta de Franquia (COF). Assim, você consegue estabelecer se pode (ou não) investir naquela marca.

Isso porque, a COF conta com informações essenciais para o futuro investidor. No documento há, por exemplo, o perfil do franqueado ideal.

Assim, é interessante considerar essa análise para saber se suas características se encaixam. 

Para começar a se preparar, pode buscar exemplos de negócios na internet. Você pode buscar contratos de franquia pdf ou circular de oferta de franquia.

Do mesmo modo, para ser um franqueado, é preciso gostar de empreendedorismo. Embora o sistema de franquias seja uma forma mais simples de abrir um negócio, ainda é preciso se dedicar. 

Por isso, busque aprender mais sobre empreendedorismo para se tornar capaz de gerir sua empresa.

Como escolher uma franquia para abrir hoje?

Para escolher um entre os exemplos de franquia, você pode analisar alguns fatores. Dessa forma, considere sua capacidade de investimento e a reputação da franqueadora.

Em primeiro lugar, busque por franquias com investimento compatível com o que você pode oferecer. Na COF há todos os valores estimados do negócio.

Sendo assim, você consegue analisar quanto precisa investir e o tempo de retorno. Em seguida, pesquise sobre a reputação da marca na qual pensa em investir.

Afinal de contas, você será um representante dela. Por isso, converse com clientes e outros franqueados para saber sua opinião.

Cuidados para ser um franqueado de sucesso

Ser um franqueado de sucesso demanda alguns cuidados. É importante, por exemplo, ter um bom planejamento e manter um relacionamento saudável com a franqueadora.

Por isso, coloque no papel todas as suas obrigações e mantenha um controle dela. Dessa forma, você consegue lidar com as demandas de sua unidade franqueada.

Além disso, é muito importante estabelecer um bom relacionamento com a franqueadora. Afinal, você vai se relacionar por muito tempo com a marca e vai precisar manter contato constante.

Logo, seguindo essas dicas, você tem mais chances de ter sucesso com sua franquia!

Acompanhe o mercado
A mais lidas hoje