O processo de expansão de franquias deve ser feito de forma eficiente para resultar em um negócio atrativo. Dessa forma, separamos algumas dicas para você conhecer um pouco sobre este processo.
O mercado de franquias é atrativo, com uma lucratividade alta. Para se ter uma ideia, o franchising brasileiro faturou mais de R$ 167 bilhões em 2020.
Contudo, o empresário deve estar atento para estruturar sua empresa de forma que possa ser um bom negócio também para outros empreendedores. Por isso, confira nas nossas dicas a seguir.
O que é expansão de franquias?
A expansão de franquias pode ser o resultado de basicamente dois cenários. Primeiramente, uma empresa que surge e se estrutura como uma franqueadora, buscando vender unidades de sua marca.
Do mesmo modo, acontece de uma empresa, com o passar do tempo, após solidificar o seu negócio, veja no franchising uma oportunidade de se expandir.
Para isso, ela realiza a reestruturação de sua operação de modo a simplificar seu negócio, possibilitando sua replicação em outras unidades.
O processo de expansão envolve vários detalhes, não apenas a reestruturação da empresa.
Isso porque a marca investe em marketing para atrair investidores, realiza parcerias ou renegociações com fornecedores, além de preparar seus funcionários para dar suporte aos franqueados.
Do mesmo modo, neste processo, a franquia deve adaptar sua logística interna de insumos e/ou produtos para abrir possibilidades de novas unidades afastadas de sua sede.
Enfim, é um processo que envolve todos os setores da empresa e que exige um plano de expansão, do qual falaremos mais à frente.
Vantagens de expandir um negócio por meio de franquias
Fazer uma empresa crescer e inaugurar novas filiais exige um investimento grande do empresário. É necessário pessoal de confiança, capital para investir e disponibilidade de tempo.
Contudo, por meio de franquias, esta expansão se dá de uma outra forma, mais simples para o empresário.

Nesse sentido, a expansão de franquias permite ao franqueador inaugurar novas unidades de sua empresa, mas sem assumir os riscos deste negócio.
Cada unidade recebe investimento de um empreendedor, que se torna franqueado. É ele o responsável pela unidade, pelo capital e pelo trabalho que será exigido.
Dessa forma, o franqueador receberá valores como taxa de franquia, royalties, entre outros.
Além disso, é vantajoso expandir o negócio por meio de franquias, pois o modelo permite que a marca chegue a locais distantes, os quais não poderiam ser alcançados antes.
Assim, a marca se torna cada vez mais conhecida, em um território mais amplo, podendo chegar inclusive a outros países.
Do mesmo modo, isso se torna um círculo virtuoso, uma vez que quanto mais unidades franqueadas a marca tem, mais ela chama atenção de empreendedores para o seu modelo de negócio.
Quanto mais atenção, mais ela consegue investidores, que ao abrirem novas unidades, atraem novos empreendedores e assim por diante.
Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Guia Para Iniciantes. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.
Como crescer seu negócio por franquias?
Conforme falamos, existem muitas vantagens de expandir sua empresa por meio de franquias. Contudo, esse é um processo complexo e que exige muita organização.
Não é simplesmente a transformação de uma empresa em uma rede de franquias. A marca deve pesquisar, se estruturar, adaptar operações, entre outras coisas.
Por isso, separamos aqui sete dicas de como crescer o seu negócio de forma segura por meio do processo de expansão de franquias.
1. Analise a franqueabilidade do negócio
O primeiro passo para o processo de formatação de franquias é a análise da franqueabilidade do negócio. O resultado desta etapa irá orientar grande parte dos próximos passos.
Esta análise consiste em verificar se a empresa consegue se adaptar a um modelo de franquia para que seu mod o de operação possa ser replicado em unidades franqueadas.

Ou seja, se um negócio independente poderá se transformar numa franqueadora, em que a empresa será capaz de multiplicar sua marca e seu conceito de negócio de forma padronizada por intermédio de unidades franqueadas.
Do mesmo modo, a análise de franqueabilidade avalia se os produtos e/ou serviço da marca são compatíveis com o mercado de franchising. E se é possível atingir o público-alvo por meio da expansão de franquias.
Nesta primeira etapa, a empresa também precisa avaliar as adaptações necessárias para o processo de expansão.
Em outras palavras, é a hora de analisar cada aspecto da operação da empresa a fim de torná-la mais eficiente e simplificada para o franqueamento.
2. Confira a viabilidade financeira da expansão
Avaliar se a empresa consegue passar pelo processo de formatação de franquia é analisar, inclusive, se isso é viável financeiramente.
Se a análise da franqueabilidade foi positiva, agora a empresa deve calcular os custos para esta mudança, portanto, e se ela está pronta para os investimentos que serão necessário daí em diante.
Alguns processos da empresa podem ser excessivamente complexos e caros, o que pode inviabilizar a replicação do negócio.
Por isso, é fundamental que a operação seja simples e o mais barata possível para valer a pena e todas as partes possam ganhar dinheiro.
Quando alguma etapa do processo é mais cara, talvez seja necessário centralizá-la com a franqueadora, repassando apenas as etapas seguintes para as unidades da franquia.
Por fim, essas duas primeiras etapas precisam andar andam juntas, pois fazem parte da base do negócio e dizem muito sobre sua possibilidade ou não de expansão.
3. Ajuste o negócio para rentabilização do franqueado
O franchising é um modelo de negócio em que duas partes buscam ganhar dinheiro: a franqueadora, vendendo as unidades e recebendo taxas e outros valores, e o franqueado, realizando as vendas em sua unidade.
Nesse sentido, é fundamenta que a franquia seja rentável, principalmente para o franqueado. Ele é quem assume o risco de investir na unidade, dedicando tempo e esforço.

O franqueado precisa ganhar dinheiro e, para isso, a operação como um todo deve ser rentável. Por isso, algumas adaptações devem ser feitas na estrutura e operação da marca.
Se em algumas etapas o lucro da empresa era X, ele deve diminuir no processo de expansão para que o franqueado consiga lucrar.
Ou, por outro modo, os custos da franqueadora devem diminuir para ela manter o seu lucro e proporcionar vantagem também ao franqueado.
Dessa forma, ao apresentar um negócio rentável aos novos franqueados, a empresa se torna atrativa e entra no círculo virtuoso do qual falamos.
4. Padronize os processos
No modelo de franquia, cada unidade da marca é igual a outra, com uma estrutura e operação padrão para ser replicada pelos empreendedores.
Para realizar a expansão de franquias, a empresa deve moldar sua operação e padronizar todos os seus processos.
Esta padronização é feita durante a formatação da franquia, com a criação de manuais e documentação do know-how da empresa.
Para que cada unidade possa oferecer os mesmo produtos ou serviços, a execução do processo deve seguir um único caminho.
Além disso, para que os custos sejam os mesmos, as etapas precisam ser iguais e devem ser seguidas à risca.
Por estrutura, estamos nos referindo a tudo o que é necessário para a operação simultânea das franquias. E isso envolve desde o projeto arquitetônico das lojas, ferramentas e sistemas a serem utilizados pelos funcionários, por exemplo.
5. Formalize os processos
Com os processos padronizados, você deve documentar tudo, fazer manuais e produzir treinamentos para que a operação seja repassada aos franqueados.
Por exemplo, na expansão de franquias são necessários manuais completos para cada etapa da operação. Eles devem ser simples e de fácil para os empreendedores, mesmo aqueles inexperientes.
Estes manuais documentam como devem ser produzidos os itens da marca, como realizar o atendimento aos clientes, como guardar insumos, entre outros tipos de atividade que envolvem a operação.
Estes manuais também vão subsidiar os treinamentos que são feitos com os novos franqueados. Eles são voltados para que o empreendedor conheça bem como realizar a operação da unidade.
6. Elabore os documentos legais
Para o processo de expansão de franquias, a empresa deve se atentar a alguns detalhes burocráticos importantes do negócio.
Por exemplo, um documento fundamental para o processo de franqueamento é a Circular de Oferta de Franquia (COF).
Este documento deve ser elaborado pela franqueadora e é regulamentado pela Lei de Franquias (Lei nº 13.966/19).
A COF deve conter informações detalhadas sobre a operação, como os suportes oferecidos pela franqueadora, custos de implantação da unidade e direitos e deveres das partes.
Além da COF, os interessados na franquia também devem ter acesso ao DRE ou Demonstrativo de Resultados do Exercício.
Esse documento é um dos mais importantes na administração de um negócio, pois sua análise é essencial para a saúde financeira da empresa.
A franqueadora também deve elaborar um contrato de franquia, que deve ser bem estruturado, de forma a oferecer segurança jurídica à parceria que se inicia.
São documentos que fazem parte das tratativas entre empreendedor e franqueadora. Eles fazem o processo ser mais transparente e seguro para as partes, que sabem de antemão seus direitos e deveres.
7. Execute estratégias de marketing
Como qualquer outro negócio que busca investidores, a expansão de franquias também precisa de um marketing eficiente.
Para este processo, a franqueadora deve executar suas estratégias de marketing de forma direcionada para o seu público-alvo.
Nesse sentido, a empresa deve avaliar o perfil ideal para os novos franqueados e buscar estratégias direcionadas a este público.
Da mesma forma, o marketing da franquia é uma maneira de reforçar a presença da marca no mercado e, com isso, atrair mais clientes.
É um processo que atua nestas duas frentes: buscar empreendedores para as novas unidades e consumidores para a marca.
Por conta disso, é um trabalho complexo, que exige profissionais capacidades para não perder tempo com ações ineficazes.

Em outras palavras, a empresa deve saber vender, utilizar práticas direcionadas ao seu público para, assim, ser eficiente em atrai-los.
Enfim, por conta desta complexidade não só para o marketing, mas para todo o processo de expansão de franquias, contar com a ajuda de especialistas pode fazer uma grande diferença.
Consultoria para expansão de franquias
Para montar uma franqueadora que ofereça um modelo de negócio atrativo e lucrativo, tanto para a empresa e para os futuros franqueados, o processo de formatação da franquia deve ser bem feito.
Dentro desse processo, existem etapas que exigem cuidado e muita informação, conforme falamos ao longo deste texto.