Quer saber como, e por qual motivo, fidelizar clientes no mercado da beleza? Acompanhe o texto e descubra tudo o que você precisa sobre o assunto!
O setor de estética brasileiro acumula uma alta de mais de 500% nos últimos anos. Porém, mesmo com este crescimento é fundamental se destacar neste segmento e conseguir atender bem aos consumidores.
Mas fidelizar clientes no mercado de beleza e estética é algo relativamente simples. Afinal, o bom trabalho gera confiança, e confiança no produto ou serviço é parte fundamental da decisão de compra. Especialmente quando o assunto é beleza!
Por outro lado, alguns empreendedores não dão tanta atenção em fidelizar esses consumidores. Ou seja, transformá-los em clientes recorrentes do seu negócio. Grave erro! A seguir, falaremos mais sobre o assunto. Continue a leitura!
Por que fidelizar clientes?
Fidelizar clientes no mercado de beleza é, a princípio, uma estratégia para economizar. De acordo com especialistas, conquistar um novo cliente é de cinco a sete vezes mais caro que manter um atual.
Você não prefere manter um bom shampoo em vez de experimentar outro? E não tem maior segurança quando corta os cabelos com um cabeleireiro que já conhece? O mesmo acontece com o seu cliente. Muitas empresas se empenham bastante em adquirir novos clientes. Essa é uma preocupação válida, já que, quanto mais você vende, mais lucra.
Por outro lado, a conquista de um novo consumidor exige estratégias de marketing e dedicação para expor as vantagens da sua marca. Além disso, outro ponto interessante é que clientes fiéis têm prazer em dar feedback sobre a sua empresa.
Isso porque, continuarão a usar a sua marca. Logo, ajudam a melhorá-la. Então, uma conversa sobre o seu produto, ou mesmo uma pesquisa de satisfação, tendem a resultar em opiniões muito mais honestas.
Sem contar que esse tipo de consumidor se torna um promovedor da marca. Isso é essencial, especialmente levando em conta o mercado da beleza. Quando alguém indica um produto ou serviço, isso tende a convencer o outro, pois transparece bons resultados.
Em outras palavras, ter o “selo de aprovação” do seu cliente criará mais segurança aos que receberem essa indicação. Lembre-se que, os clientes satisfeitos são os principais responsáveis por recomendar uma marca para amigos, colegas de trabalho e familiares. Por fim, quanto maior for o número de recomendações, mais as suas vendas aumentam.
Cliente fiel = faturamento maior
Um cliente habitual também compra mais. Segundo dados, um indivíduo que já comprou com a sua marca gasta 31% mais do que um novo cliente. Além disso, 50% dos usuários frequentes experimentam novos produtos e serviços da empresa. Logo, suas possibilidades de gerar lucro aumentam. Por isso, fidelizar as pessoas é importante.
Mas ao mesmo tempo, o faturamento de uma empresa com clientes fiéis se torna mais previsível. Isso porque, é possível estimar, por exemplo, quantas vezes aquele consumidor vai visitar a sua clínica em um mês. Ou mesmo quantas unidades do seu produto precisará adquirir para o tratamento indicado para os cabelos.
Então, saber quanto você vai ganhar no mês é interessante para prever seus lucros e possibilidade de investimento. Sendo assim, deixar as contas da empresa no azul será muito mais simples.
Segundo uma pesquisa, o Brasil tem um enorme potencial de ganho no setor. A seguir, você poderá conhecer as melhores dicas para fidelizar clientes no mercado de beleza e estética. Confira!
Devo fidelizar em uma franquia de beleza?
Mesmo em franquias de beleza, é preciso se preocupar em manter os clientes existentes. Isso porque, a franquia é uma nova unidade de uma empresa que já existe. Por isso, vem acompanhada da credibilidade da marca, seus produtos, serviços e modo de fazer.
Por outro lado, não é porque tem um nome forte no mercado que uma franquia não deve se preocupar em conquistar novos clientes. Em outras palavras, no setor de beleza e estética, a competição é cada vez mais acirrada.
Desse modo, para se ter uma ideia, são cerca de 500 mil salões de beleza trabalhando de modo formal pelo Brasil. As exigências por parte do público são altas, e fidelizar o consumidor é uma das melhores formas de sair na frente da concorrência. Ficou interessando em empreender com o seu próprio negócio nesse ramo? Abaixo, você poderá conhecer opções de franquias para empreender e ganhar dinheiro.
Como fidelizar clientes no mercado de beleza?
São vários os modos de fidelizar os clientes em seu negócio de beleza. Mas é essencial manter as ações ao longo do tempo. Isso porque, a fidelização é algo que ocorre em longo prazo.
Além disso, pode ser “levada por água abaixo” se o usuário não encontrar um bom atendimento sempre. Um erro, e a reputação do seu negócio pode sofrer sérios danos. Portanto, para ajudar você, separamos dez dicas para fidelizar clientes no mercado de beleza e estética. Acompanhe!
1. Conheça o cliente
A princípio, para conquistar o seu cliente é preciso conhecê-lo muito bem. Então, faça uma boa análise do seu público-alvo para determinar:
- Sexo;
- Idade;
- Onde mora;
- Quanto costuma gastar;
- Quais os procedimentos e serviços preferidos;
- Quando procura a sua empresa;
- Quais são seus objetivos, e por aí vai.
Por fim, ao conhecer e entender melhor o seu consumidor, será muito mais fácil encontrar formas de abordá-lo. Nesse sentido, a abordagem deverá ser feita por meio da estratégia de marketing boca a boca, mas também com o atendimento personalizado. Assim, se você entregar o que o seu consumidor espera, ele terá prazer em comprar novamente.
2. Use bem o meio digital
Hoje, o relacionamento com o cliente não começa quando ele entra pela porta da sua loja. Na maioria das vezes, antes de marcar horário, o consumidor faz uma pesquisa na internet sobre o seu estabelecimento. Por isso, é preciso pensar com carinho nesse contato inicial.
Pare para pensar: quando pesquisam pelo nome da sua clínica ou salão, o que os clientes encontram? Seu site? Suas redes sociais? E como esses canais estão? Bem atualizados? Com informações importantes para o contato? Alinhados com a comunicação que sua empresa faz offline?
Se nessa pesquisa o visitante encontra reclamações não solucionadas ou um site com aparência ruim e sem atualizações, pode ficar bastante inseguro. Logo, pode até desistir de visitar o seu salão ou clínica. Por isso, ter esse cuidado com a “primeira impressão digital” é importante.
3. Divulgação segmentada
Provavelmente você conta com vários tipos de serviços no seu negócio. Isso porque, são ideais para clientes com perfis e necessidades diferentes, certo?
Mas pensando nisso, é importante criar ações de divulgação bem segmentadas. Desse modo, o consumidor perceberá que a sua empresa tem exatamente o que procura.
Logo, para conseguir este direcionamento, é fundamental identificar as necessidades dos clientes. Saiba o que querem para que possa não apenas oferecer os serviços, mas mostrar a quem busca aquele cuidado de beleza e estética.
Portanto, vale a pena contar com o auxílio de especialistas em Comunicação. Profissionais da área têm maior facilidade em definir ações realmente eficazes. Por isso que em uma franquia, o franqueado tem um departamento completo de marketing à disposição.
4. Tenha um atendimento consistente
O bom atendimento é um dos pontos mais essenciais na experiência do cliente. Mas é importantíssimo que seja consistente e adotado por toda a equipe. Dessa forma, entenda que é isso que vai levar o consumidor a se tornar um cliente fiel.
Então, não adiantará, por exemplo, que o atendimento da sua manicure seja bom, se a recepcionista do espaço de estética não for cordial. Uma padronização torna mais fácil fidelizar clientes no mercado de beleza e estética.
Portanto, é essencial criar protocolos de atendimento que transmitam cordialidade, disponibilidade e simpatia. Por meio deles, toda a equipe terá condições de atender com a mesma qualidade. Ao final, o cliente fica satisfeito.
5. Ofereça uma experiência completa
Quem atua com beleza e estética tem como objetivo fazer o consumidor se sentir melhor consigo mesmo, o que conta pontos. Porém, o que vai fazer a diferença no processo de fidelização é mostrar o quanto é importante para você. O segredo para isso é fazê-lo se sentir especial e oferecer muito mais do que o serviço que contratou.
Oferecer algo para beber, perguntar como o cliente está se sentindo e se mostrar preocupado com a sua comodidade são atitudes que fazem a diferença. Ao se sentirem à vontade, os usuários voltarão a comprar no seu estabelecimento.
Da mesma maneira, esta experiência completa também pode ser baseada em datas comemorativas, que podem ser uma forma de fidelizar. Então, atente-se para os aniversários dos clientes, dias dos pais e mães, entre outros. Assim, a experiência será ainda mais completa ao longo do tempo, sem brecha para que o cliente vá até outro lugar.
6. Tenha o melhor serviço
Não podemos deixar de mencionar: a qualidade dos serviços oferecidos é extremamente importante para fidelizar clientes no mercado de beleza. Afinal, um cliente satisfeito com o resultado de seu investimento tem muito mais chances de retornar.
Mesmo que seu atendimento seja perfeito, o usuário não se sentirá atraído se você fornecer serviços ruins. Quantas vezes você já pensou: “o serviço é péssimo, mas o atendimento é tão bom que vou voltar na loja”. Provavelmente nenhuma, não é mesmo?
No mercado de beleza e estética, é imprescindível estar sempre investindo em produtos, equipamentos, profissionais e outros recursos que garantam a qualidade dos seus serviços.
Nesse sentido, atentar-se às tendências e ouvir o feedback dos consumidores deve fazer parte do seu dia a dia. Dessa forma, consegue também inovar e apresentar sempre algo que possa fortalecer ainda mais o seu vínculo com o cliente.
7. Informe o cliente
No setor de Beleza e Estética, o profissional atua diretamente com o corpo do seu cliente e sua autoestima. Aqui, uma das formas de fazê-lo se sentir mais confiante e seguro com isso é mantê-lo sempre muito bem informado.
Portanto, se uma cliente vai fazer um tratamento para celulite, por exemplo, é indispensável explicar como o procedimento será feito, o que vai sentir e qual será o resultado. Vendo que tem controle sobre o que o profissional fará, o consumidor estará muito mais confortável e seguro com o seu trabalho.
E ainda, você também pode oferecer mais informações ao cliente após um procedimento, mesmo que simples. Por exemplo, após fazer as unhas, sua cliente poderá receber dicas e/ou um folheto sobre como manter o esmalte bonito por mais tempo.
Outra dica é enviar e-mails informativos sobre os seus serviços. Não para divulgá-los, mas com textos sobre seus benefícios e outros. Esse tipo de estratégia faz parte do Inbound Marketing. Então, ao “alimentar” seus clientes com informações e mantê-los em contato direto com a sua marca, você terá mais facilidade em fidelizá-los.
Mas atenção! Só encaminhe e-mails para os consumidores que lhe derem autorização. O mesmo vale para mensagens em aplicativos como o WhatsApp. Isso porque, encher o seu cliente com informes que não deseja pode ter o efeito contrário, causando mal-estar.
8. Tenha programas para fidelizar clientes no mercado de beleza
Saiba que vale sempre a pena investir nos programas de fidelidade pós-venda. Ou seja, estratégias que recompensam o cliente que retorna ao seu estabelecimento.
O seu programa de fidelidade deve se basear no seu negócio e no que pode ser mais atrativo para o seu público. Por isso, invista na criatividade, até porque opções não faltam! Você pode:
- Oferecer um cupom de desconto para o cliente que retornar;
- Disponibilizar um procedimento gratuito depois que ele adquirir um número mínimo de serviços;
- Dar brindes que demonstrem o quanto você valoriza um consumidor que está sempre com você.
9. Ouça feedbacks
É sempre importante mostrar ao cliente que você se preocupa com a opinião dele. Por isso, vale a pena pensar em formas de ouvir feedbacks do negócio. Uma opção é enviar uma pesquisa online ao consumidor assim que sair da loja. Pode ser por e-mail, WhatsApp ou SMS.
As perguntas precisam ser simples e rápidas de serem respondidas. Imagine uma pesquisa enviada por uma loja virtual, sempre que o produto chega em sua casa. As perguntas são básicas: você gostou do produto? A entrega foi satisfatória? Você indicaria a loja a amigos?
Seguindo essa linha, você poderá fazer perguntas como: o atendimento foi satisfatório? Você indicaria os serviços a amigos? Algo incomodou você durante o atendimento? Receba todas as informações relevantes que cada cliente puder passar.
A pesquisa deve dar espaço para que o cliente exponha sua opinião, mas também não deve ser maçante, até porque, isso pode fazê-lo cancelar a resposta. Lembre-se que dificilmente alguém está disposto a responder perguntas e mais perguntas sobre um atendimento do dia a dia.
Outra opção é realizar essa pesquisa de satisfação na loja mesmo. Neste caso, basta disponibilizar um questionário simples. Os clientes podem se identificar, ou então, depositar suas opiniões em uma urna.
Dessa forma, deixar uma urna disponível para reclamações e sugestões também pode ser eficaz. Isso vai mostrar que a loja se preocupa com o usuário e que está disposta a ouvi-lo e fazer mudanças. Sempre em busca de um atendimento mais eficiente.
10. Cuide da sua equipe
Como dito, é muito importante manter o bom atendimento ao cliente. Assim como garantir excelência nos serviços, ou seja, uma experiência completa e personalizada. Mas quem vai lidar com tudo isso é a sua equipe. Então, o cuidado também é essencial para manter os clientes satisfeitos e frequentes em sua loja.
Para isso, comece escolhendo bons profissionais. Evite contratar alguém só porque é conhecido, um amigo, ou da sua família. Esse tipo de contratação pode se tornar uma dor de cabeça no futuro. Claro que nada impede a contratação dessas pessoas. Mas devem ser boas no que fazem. Entenda que um negócio vai além de relações interpessoais positivas.
Assim, sempre realize uma seleção criteriosa de quem vai trabalhar com você. Avalie as experiências dessas pessoas, a sua personalidade e se está realmente disposta ao trabalho. Outra dica é verificar se os valores e metas da empresa se encaixam com o que o colaborador pensa. Isso vai garantir que todos estejam na “mesma página”, em busca de resultados para o empreendimento.
Com todos contratados, você precisará trabalhar no bem-estar da equipe. Então, tenha sempre o cuidado de manter um ambiente de trabalho agradável, garantindo condições confortáveis para cada um. Portanto, significa garantir, pelo menos, o mínimo, como: um ambiente acolhedor, os materiais adequados para o trabalho e uma boa relação com todos.
Também aprenda a dar feedbacks. Faça elogios na frente de todos, mas dê “broncas” em particular. Nunca constranja um colaborador na frente de outras pessoas, pois isso pode causar imenso mal-estar.
Sem contar que os feedbacks precisam ser consistentes e construtivos. Criticar por criticar não levará ninguém a lugar nenhum. Lembre-se: um funcionário feliz trabalha melhor pelo negócio. Inclusive fidelizando os consumidores.
O mercado de Saúde, Beleza e Bem-estar
O mercado de Saúde, Beleza e Bem-estar no Brasil vive um momento de destaque, o que é importante para fidelizar os clientes. O país ocupa a quarta posição no mercado global de beleza e cuidados pessoais, consolidando sua relevância internacional.
Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de Beleza registrou um faturamento de R$ 55,6 bilhões em 2023, marcando um crescimento de 17,5% em relação ao ano anterior.
Após a pandemia, o autocuidado ganhou ainda mais importância, com as pessoas valorizando saúde, alimentação e estética. Esse movimento impulsionou a demanda por produtos e serviços do segmento, atraindo investidores interessados em franquias promissoras e lucrativas. Quer saber quais são as opções de negócios? Você pode clicar no botão abaixo.
Ainda, para potencializar as informações sobre franquias de estética, você pode conferir no vídeo abaixo, as alternativas de marcas para abrir e lucrar em 2025. Dê o play!
Tipo de negócio é essencial para fidelização
Para fidelizar clientes é preciso ir além de cuidar do dia a dia do negócio. Na verdade, o modelo do empreendimento também fará toda a diferença nesse processo. Desse modo, existem dois modelos básicos de negócio. São eles: a empresa aberta do zero e as franquias.
Ambos têm vantagens e desvantagens, e merecem sua consideração. Mas se você vai iniciar um empreendimento, uma franquia pode ser mais interessante para fidelização.
Isso porque, uma franquia trabalha com uma marca já conhecida. Portanto, os clientes encontram mais informações sobre ela, o que aumenta sua confiança. Também sabem o que esperar do atendimento, já que o negócio mantém a padronização das suas unidades.
Mas claro que isso não é suficiente para fidelização do usuário no mercado de beleza e estética. Logo, é fundamental seguir as dicas que listamos até aqui. Assim como usar o suporte da franqueadora. Por exemplo, se a empresa tem experiência no mercado, saberá atuar.
Por fim, vale dizer que o tipo de suporte da franqueadora varia conforme a sua marca. Então, é essencial verificar a Circular de Oferta de Franquia (COF) da empresa. No documento, ficam listados todos os apoios oferecidos e regras para relação entre franqueador e franqueado.
Aqui, você descobriu que são muitas vantagens que o modelo de franquias oferece, o que facilita para fidelização dos clientes. Porém, o cuidado do franqueado e o bom aproveitamento dos suportes e da qualidade da rede fazem toda a diferença para o sucesso. Agora que você está por dentro do assunto, que tal começar a fidelizar os clientes com as dicas que aprendeu?