Filial e franquia são opções para quem deseja expandir um negócio. Mas saiba que existem muitas diferenças entre os formatos. Por isso, se você deseja crescer o seu negócio, precisa analisar as oportunidades que cada um oferece. Aqui, vamos te explicar sobre o assunto!
De acordo com uma pesquisa, em 2022, cerca de 60% dos cidadãos brasileiros expressaram o interesse em estabelecer seu próprio empreendimento. Logo, o indicador de pessoas que desejam empreender chegou a um patamar recorde. Assim, contrastando com a queda observada em 2021, quando um pouco mais de 45% nutriam essa ambição.
Porém, muito mais do que ver o negócio se desenvolver, é importante que você avalie oportunidades de expansão. Desse modo, é possível alcançar cada vez mais público, se fortalecer no mercado e ter resultados maiores.
Essa expansão pode ocorrer de várias formas, como no caso dos dois modelo: filial e franquia. Mas, antes de tudo, entenda que essas são formas distintas de expansão, contando com várias vantagens e desvantagens. Continue a leitura!
Qual a diferença entre uma filial e franquia?
Primeiro, é importante entender que uma filial é uma nova unidade de uma empresa, que será gerenciada pela própria marca. Logo, essa gestão também envolve a parte financeira.
Por outro lado, uma franquia é uma nova unidade da marca, gerenciada por terceiros. Ou seja, os franqueados têm a licença para trabalhar com a marca e são responsáveis por toda gestão do negócio.
Assim, percebemos também que há diferenças quanto ao investimento. Em uma filial, todos os custos iniciais e de manutenção são responsabilidade da própria empresa.
Já no caso da franquia, é o franqueado quem faz o investimento para a implantação e funcionamento da unidade, pagando a taxa de franquia. Portanto, também deve custear mais taxas envolvidas no processo e outras despesas.
Desse modo, quando falamos em lucros, em uma filial todos são voltados para a matriz. Mas na franquia, o franqueado recebem os lucros, e colabora com a marca por meio do pagamento de taxas, como a de royalties e afins.
A escolha da localização do negócio também muda conforme o modelo. Em uma filial, a empresa é totalmente responsável pela escolha do ponto comercial.
Porém, na franquia, o franqueado pode demonstrar interesse em uma determinada região, entrando em acordo com a marca para atuar ali. Inclusive, a empresa pode colaborar com um estudo de geomarketing para uma escolha mais segura.
Posso abrir uma filial?
Você pode, sim, abrir uma filial, se tiver um negócio próprio. Ou seja, uma marca que seja sua, e que você deseja expandir. Se você não for assim, isso não será possível.
Isso porque, a filial é uma boa alternativa para alcançar novos públicos e conseguir mais força no mercado. Então, em uma nova localização, a sua empresa pode conseguir boas formas de crescimento.
Porém, antes de abrir uma filial, é preciso avaliar uma série de aspectos. Nesse sentido, uma mudança como essa exige uma série de investimentos e, antes de tudo, é preciso saber se o processo é viável.
Logo, você deve avaliar se já tem uma base sólida de clientes, e se o seu negócio está consolidado para ter uma expansão segura.
Depois, é preciso também considerar se o negócio manteve um padrão de lucratividade nos últimos tempos. Em seguida, você precisa estar preparado para abrir uma filial, e para isso, deve saber que existirão diversos gastos, processos e burocracias para que tudo funcione.
E claro, você deverá se atentar aos documentos necessários e construir projeções para se preparar na prática. Além disso, é preciso desenvolver formas de manter o padrão de qualidade da marca. Com uma filial, você deve estar ciente que terá investimentos elevados para abrir uma nova unidade.
Precisa também estar atento aos possíveis riscos que irá correr, principalmente, por todas as despesas serem responsabilidade da empresa. Enfim, você pode abrir uma filial, se perceber que esse modelo de negócio é vantajoso para você.
Claro, deve tomar uma série de cuidados para ter um processo seguro e vantajoso. Logo mais, descubra quais são as melhores franquias para investir esse ano. Mas antes, entenda as vantagens de abrir o seu negócio.
Vantagens de abrir uma franquia
A franquia é um modelo de negócio interessante para ambos os lados envolvidos, empresa e franqueado. Isso porque, a marca consegue se expandir para novos territórios sem gastos extras, pois o processo irá funcionar por meio dos investimentos do franqueado.
Dessa forma, a empresa tem menos custos de expansão. Além disso, como o franqueado é o responsável pela unidade e pelos seus custos. Então, a empresa conta com menos riscos financeiros e custos de manutenção. O que também é bem atrativo para ambas as partes.
Logo, apostar nesse modelo, como dito, é uma forma de aumentar a atuação da marca, alcançando praças novas e, consequentemente, novos públicos. Com bons franqueados, as unidades se desenvolvem facilmente e também fortalecem a marca como um todo.
Por fim, a empresa precisa investir em treinamentos completos, bons materiais e formas de suporte para que o franqueado tenha embasamento para conduzir o negócio.
As melhores franquias para investir
Descubra as melhores oportunidades de investimento no promissor universo das franquias. A seguir, apresentaremos uma lista criteriosamente selecionada, destacando marcas que se destacam pela inovação, rentabilidade e reputação no mercado.
Ao explorar as opções de franquias, é essencial considerar fatores como afinidade, retorno financeiro e suporte oferecido pela franqueadora.
Então, acompanhe este roteiro para identificar as franquias que podem alavancar seu sucesso empresarial. Assim, proporcionando um caminho seguro e promissor para empreendedores em busca de oportunidades sólidas e lucrativas. Confira!
Qual franquia é melhor abrir em 2024?
Além de diferenciar entre filial e franquia, a decisão na hora de escolher a melhor franquia para abrir envolve análise estratégica, considerando fatores já apresentamos aqui, por exemplo: afinidade, demanda de mercado e suporte oferecido pela franqueadora. Identificar setores em ascensão e compreender as tendências atuais são passos fundamentais.
Mas, além disso, é essencial avaliar o histórico da marca, o investimento necessário e as projeções de retorno. Por fim, ao seguir um processo de seleção criterioso, você pode tomar decisões mais informadas.
Desse modo, é possível aumentar suas chances de prosperar no competitivo mercado de franquias em constante evolução.
Passo a passo para começar sua franquia
Iniciar sua própria franquia exige um planejamento cuidadoso. Primeiramente, entre em contato com a marca desejada para obter informações.
Em seguida, analise minuciosamente o modelo de negócio, avalie a Circular de Oferta de Franquia (COF) para compreender aspectos legais e financeiros. Planeje suas finanças considerando o investimento necessário.
Na fase de negociação, mantenha uma comunicação transparente com a franqueadora, discutindo termos e condições. Finalmente, após uma cuidadosa análise, invista na franquia, marcando o início da sua jornada empreendedora.
Este passo a passo é essencial para garantir uma entrada sólida no mundo das franquias. Ao longo do texto, você aprendeu sobre a diferença de filial e franquia, descobriu dicas estratégicas sobre o assunto e ainda, conferiu opções de marcas para empreender. Agora que está por dentro do assunto, invista, abra o seu negócio e ganhe dinheiro.