O maior Portal de Franquias do Brasil!
Home » Todos Conteúdos » Destaques ★ » Como fazer a formatação e expansão do meu negócio? Entenda aqui

Como fazer a formatação e expansão do meu negócio? Entenda aqui

Sumário

Quer saber mais sobre como fazer a formatação e expansão do seu negócio? Reunimos informações completas para você entender como funciona todo o processo. 

Para quem tem um negócio e deseja expandir suas atividades, é preciso considerar as opções do mercado e avaliar qual a alternativa mais adequada. Adotar o formato de franquias é um boa opção e explicamos mais sobre ele a seguir. 

Com um faturamento de R$ 167 bilhões em 2020, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o mercado de franquias é uma alternativa interessante para quem quer ampliar seu empreendimento. 

Vale a pena transformar negócio em franquia?

Se você pensa em investir na formatação e expansão do seu negócio, precisa entender se essa é realmente uma alternativa que vale a pena. Pois saiba que por meio das franquias é uma boa forma de expandir o seu negócio. 

Isso porque, ao transformar sua empresa em uma franquia, você permite que a ampliação do seu negócio aconteça de forma mais rápida. Sendo assim, novas unidades da sua marca vão estar espalhadas por vários lugares. 

Da mesma forma, você não terá gastos elevados, uma vez que os futuros franqueados vão investir para abrir suas unidades. Com isso, você consegue abrir novas lojas, sem precisar de fato pagar por isso. 

Inclusive, nesse processo, a expansão pode ser até mais rápida, principalmente, se for uma franquia atrativa. Com resultados positivos, cada vez mais interessados podem se tornar franqueados e inaugurar novas unidades da sua empresa.

Ao mesmo tempo, com essa expansão, o seu empreendimento vai precisar de mais insumos para realizar as atividades das franquias, e com isso, poderá desenvolver boas negociações com fornecedores.

Portanto, ao solicitar maiores quantidades de materias ou produtos para abastecer toda uma rede de franquias, fica ainda mais fácil propor parcerias e boas condições de pagamento. Logo, é possível conseguir valores em conta e assim, economizar mais. 

E claro, não podemos nos esquecer que com a expansão pelo franchising, sua marca ganhará muito mais reconhecimento. Afinal, ela irá alcançar novos clientes, em diferentes locais. 

Passos para formatação e expansão do meu negócio

Agora você sabe como a formatação e expansão do seu negócio por meio do franchising pode ser bem interessante. Mas sabia que é preciso passar por um processo até sua empresa se tornar uma franquia? 

Pois é, existem várias etapas que são necessárias para garantir a segurança da formatação e o sucesso do seu negócio. Por isso, separamos as seguir esses passos para que você entenda como tudo funciona, acompanhe! 

 Análise de viabilidade financeira

Um dos primeiros passos para a formatação e expansão do seu negócio é a análise de viabilidade financeira. Ou seja, é o momento certo para identificar se a empresa tem condições para passar pela mudança sem correr riscos. 

Isso porque, por mais que a expansão seja algo mais em conta para a marca, sua empresa ainda precisa se preparar para se tornar uma franquia. Logo, ela vai precisar passar por mudanças e ajustes. 

Com isso, vão existir gastos, sendo necessário que a situação financeira da marca seja favorável para essas transformações. Portanto, saiba que toda a estruturação interna vai demandar uma organização financeira. 

Ajustes para rentabilização do franqueado

Depois de entender se a empresa pode se manter durante o processo de formatação de franquia, é hora de avaliar quais os ajustes necessários para o seu funcionamento. Isso porque, é preciso que o negócio seja lucrativo para os futuros franqueados. 

Sendo assim, algumas alterações podem ser necessárias, desde a parte administrativa até a operação. Mesmo que um negócio dê certo no mercado, ao se tornar uma franquia, ele precisa funcionar nesse novo formato. 

Desse modo, essas mudanças são necessárias para que a sua empresa seja reproduzida em novas unidades, com os franqueados conduzindo todas as etapas. Assim, essas transformações podem ser capazes de tornar o negócio mais simples e até mais em conta. 

Documentos legais 

A formatação e expansão do seu negócio também exige que questões jurídicas sejam analisadas e documentos sejam feitos. Desse modo, a empresa precisa ficar atenta às exigências da lei. 

Para começar, será preciso desenvolver a Circular de Oferta de Franquia (COF), documento que reúne todas as informações sobre o negócio. Nele, os interessados podem encontrar detalhes sobre valores, modelos de franquias, taxas, suporte da marca e muito mais. 

Ou seja, é algo essencial para apresentar a franquia, mostrando os direitos e deveres do franqueado. Inclusive, o documento é regulamentado pela Lei de Franquias (Lei nº 13.966/19).

Ao mesmo tempo, não podemos esquecer que é necessário criar um contrato que irá pautar a relação entre empresa e franqueado, garantindo que tudo funcione como o esperado. 

Por fim, também temos o Demonstrativo de Resultados em Exercício (DRE), que reúne informações sobre a receita e as despesas da empresa. 

Padronização de processos

A padronização de processos é outra etapa indispensável para a formatação e expansão do seu negócio por meio do franchising. Isso porque, em uma rede de franquias, é preciso que todas as unidades ofereçam os mesmos produtos e serviços. 

Desse modo, a equipe da marca deve definir algumas formas de manter a operação o mais homogênea possível. Assim, temos uma maneira para garantir um resultado final parecido, mesmo em unidades instaladas em diferentes regiões. 

Por isso, a empresa precisa chegar em uma “receita” facilmente replicável nas unidades futuras. 

Formalização de processos

Após chegar em um padrão final para os processos essenciais que garantem o funcionamento da franquia, é hora de começar a formalização. Afinal, é preciso definir como essas informações vão chegar até o franqueado. 

Sendo assim, chega o momento de criar os manuais para repassar todo o know how aos novos investidores. Além disso, é preciso desenvolver os treinamentos que também vão preparar o franqueado para a operação. 

Então, é preciso criar materiais e conteúdos claros e completos, que consigam transmitir todos os passos e cuidados necessários com a franquia no dia a dia.  

Estratégias de marketing 

Depois de todas essas etapas, chegou o momento de desenvolver o marketing para a formatação e expansão do seu negócio. Isso porque, para abrir novas unidades, é preciso atrair investidores. 

Portanto, é hora de pensar em estratégias de divulgação para que pessoas interessadas em empreender saibam do seu negócio. Assim, temos toda a promoção voltada para o público-alvo ideal. 

Nesse sentido, você pode pensar na divulgação do seu negócio em redes sociais, sites do ramo de franchising, feiras especializadas e muito mais. 

Consultoria para formatar uma franquia

Agora você já conhece todo o processo para a formatação e expansão do seu negócio e sabe que existem várias etapas para transformar o seu empreendimento em franquia. Sendo assim, é algo que exige muita atenção e pode dar trabalho. 

Para facilitar sua vida, você pode contratar uma consultoria especializada em formatação de franquia. A NX Franquias faz parte do grupo Encontre Sua Franquia, que possui mais de 1.300 franqueados no Brasil e no mundo. 

Nesse sentido, estamos falando de uma empresa que possui experiência no mercado e conta com profissionais capacitados. Assim, ela oferece um acompanhamento completo desde a análise de franqueabilidade até a divulgação. 

Desse modo, você pode ter ainda mais segurança em transformar sua empresa em franquia, contando com todo apoio de quem entende do assunto.

Para conhecer mais sobre o núcleo de expansão da NX Franquias, confira o vídeo a seguir. 

Acompanhe o mercado
A mais lidas hoje