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Franchising e Licenciamento: qual a diferença? Qual escolher?

Sumário

Franchising e Licenciamento são oportunidades de atuação para quem pensa em empreender, mas deseja começar com uma marca já estabelecida no mercado. Mas você sabe quais são as diferenças entre eles? A seguir, apresentamos um conteúdo sobre esses dois modelos e suas características.

Um estudo realizado em 2022, revelou que cerca de 60% dos cidadãos brasileiros expressaram o interesse em estabelecer seu próprio empreendimento. Assim, o indicador de pessoas que desejam empreender chegou a um patamar recorde.

Desse modo, contrastando com a queda observada em 2021, quando um pouco mais de 45% nutriam essa ambição. Mas, entenda que, abrir um negócio do zero não é tarefa fácil. Por isso, muitas pessoas que sonham em empreender buscam alternativas mais seguras na hora de abrir um negócio.

Optar por atuar com uma marca já consolidada é uma dessas alternativas. Ou seja, não terá que passar por longos períodos de aperfeiçoamento. Sendo assim, para quem deseja mais respaldo na hora de começar um negócio, existem dois modelos bem conhecidos: o de franquia ou o licenciamento. Continue a leitura!

Entenda como funciona o franchising

Uma franquia é uma forma de negócio em que a empresa dona de uma marca, conhecida como franqueadora, concede o direito dessa marca para empreendedores, conhecidos como franqueados.

Logo, esse modelo funciona como uma forma de reprodução de um negócio que já existe e que está consolidado no mercado. A ideia é replicar em outras unidades a receita de sucesso da marca principal.

Para tanto, as novas unidades precisam seguir o padrão da marca. Isso abarca desde produtos e serviços, assim como a identidade visual, estrutura do ponto comercial (caso haja um) e os processos de operação e gestão.

Essa é uma forma de garantir que esse padrão de qualidade seja fielmente replicado. Isso facilita o crescimento do negócio, que poderá seguir um plano que já foi testado e aprovado.

Dessa forma, você terá mais facilidade para atuar, já que não é preciso passar por uma fase adaptações em busca da melhor forma para trabalhar. Mas o treinamento e o preparo ainda são importantes.

As franqueadoras oferecem um treinamento completo para transmitir o know-how da marca que foi construído até então. Neste momento, você pode aprender na teoria e, na prática, como administrar o negócio, realizar as operações e usar estratégias para o bem da unidade.

Sendo assim, a marca irá disponibilizar manuais e vários tipos de suportes que podem ser solicitados no dia a dia. Com um canal de comunicação direto, o franqueado terá todo apoio para conduzir sua unidade.

O que é o licenciamento?

O licenciamento, é um formato de negócio no qual o empreendedor compra o direito de usar o nome da marca para, então, comercializar seus produtos e serviços. Aqui, toda a gestão é feita de forma independente.

Nesse sentido, temos um formato que permite mais autonomia, já que o empreendedor não precisará seguir um modelo de negócio, ou se adequar aos padrões estabelecidos pela marca. Dessa forma, é possível fazer a comercialização de produtos ou serviços que já são conhecidos pelo público.

Como no modelo de franquias, você ainda poderá optar por marcas famosas, que com um público fiel, e que aproveitam as oportunidades de adquirir produtos que gostam. Assim, é possível ter um alto alcance em suas vendas.

Mas é importante lembrar que o licenciamento dá direito apenas ao uso da marca, sem qualquer tipo de suporte, treinamento ou transmissão de conhecimentos para o desenvolvimento do negócio.

Com as marcas licenciadas, você pode conduzir o negócio a sua maneira, sem precisar se atentar a uma estrutura comercial padronizada, por exemplo. Esse é um fator que oferece liberdade ao empreendedor, mas também pode trazer riscos.

Isso porque, precisará desenvolver suas próprias formas de atuação, administração e operação do negócio. Logo mais, entenda se é melhor escolher entre franchising ou licenciamento. Mas antes, conheça as principais diferenças entre essas duas opções.

Principais diferenças entre franchising e licenciamento

Existem várias diferenças entre o franchising e licenciamento. Mesmo que ambos os modelos ofereçam uma forma de atuação segura, na prática, são aplicados de formas bem distintas.

Nos dois casos, é possível perceber que você, como empreendedor, você poderá vender produtos e serviços já conhecidos pelas pessoas. O que facilita o processo de conquista do público-alvo.

Porém, no momento de atuação, você pode encontrar inúmeras diferenças. Confira o quadro comparativo a seguir.

FranquiaLicenciamento
Treinamentos e suportes oferecidos pela marca que ajudam o empreendedor a conduzir o negócio.Oferece pouco suporte e o empreendedor é responsável pela própria gestão.
O padrão da marca precisa ser seguido, o que, em certa medida, limita as ações do empreendedor.Liberdade e autonomia para escolher a forma de atuação e optar por mudanças.
Transferência de propriedade intelectual por meio de treinamentos e manuais. O empreendedor aprende a forma de atuação da marca.Garante apenas a transferência do direito de uso da marca.
O empreendedor deve pagar a taxa de franquia para abrir uma nova unidade da marca.Há isenção da taxa de adesão à marca.
O franqueado geralmente paga uma taxa de publicidade destinada para a divulgação da marca.O empreendedor escolhe como quer divulgar e quanto irá gastar com publicidade.
Contrato mais longo que determina os direitos e deveres de ambas as partes envolvidas.Contrato mais curto e com menos cobrança quanto aos papéis da marca e do licenciado.

É melhor escolher franchising ou licenciamento?

Como foi possível perceber, no licenciamento você tem mais liberdade para conduzir sua unidade. Não precisa pagar taxa de adesão à marca e tem seu direito de uso. Com ele, você pode fazer mudanças no negócio sempre que achar necessário.

Por outro lado, em uma franquia você terá o suporte da franqueadora para conseguir conduzir sua unidade. Tudo para evitar possíveis erros e ajudar com o crescimento do negócio.

Embora exista a questão da autonomia, você seguirá um plano de negócio que já foi testado e que, portanto, funciona. Com isso, diminui os riscos durante o desenvolvimento da sua unidade.

Da mesma forma, você ainda recebe todo o know-how da marca, treinamentos e materiais educativos que vão agregar ainda mais conhecimento a sua vida de empreendedor. Logo, terá mais embasamento para administrar e conduzir a sua unidade.

Em ambos os casos, você pode comercializar produtos e serviços já conhecidos. Mas no franchising, você terá o suporte adequado. Isso garante uma experiência mais segura.

Por fim, para quem ainda não tem experiência à frente de um empreendimento, uma franquia pode ser a forma ideal para começar. Isso porque, você não estará sozinho e irá seguir os passos bem-sucedidos da marca.

As melhores franquias para você investir

Descubra as oportunidades mais promissoras de franquias e dê o primeiro passo rumo ao sucesso como empreendedor. Neste cenário diversificado, encontrar a franquia ideal é importante para alcançar seus objetivos financeiros.

Então, explore conosco uma lista exclusiva das melhores opções de investimento. Com setores em ascensão e modelos de negócio sólidos, essas marcas oferecem uma base robusta para o sucesso.

Agora, prepare-se para conhecer oportunidades que não apenas se alinham aos seus interesses, mas também prometem retornos significativos. Confira as melhores franquias e inicie sua jornada empreendedora com confiança e determinação. Acompanhe!

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Qual a melhor franquia para abrir?

Avaliar os setores em ascensão e alinhados aos seus interesses é o ponto de partida. Além disso, considere a reputação da franqueadora, o suporte oferecido e as projeções de retorno financeiro.

Isso porque, ao aliar esses fatores, é possível encontrar a franquia ideal que não apenas se encaixa no seu perfil empreendedor, mas também promete um caminho confiável e lucrativo.

Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Guia Para Iniciantes. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.

Passo a passo para começar sua franquia

O primeiro passo envolve entrar em contato com a marca desejada, permitindo uma compreensão mais aprofundada do modelo de negócio, valores e requisitos para se tornar um franqueado.

Em seguida, faça uma análise detalhada do negócio, o que inclui uma avaliação minuciosa do mercado local e da concorrência para garantir a adequação da franquia aos seus objetivos e região de atuação.

A etapa seguinte é a análise da Circular de Oferta de Franquia (COF), documento essencial que fornece informações sobre a franqueadora, suas condições contratuais e obrigações. Depois, planeje as finanças, considere não apenas o investimento inicial, mas também as despesas operacionais e contingências.

Negociar diretamente com a franqueadora é um passo estratégico, pois permite alinhar expectativas e chegar a acordos benéficos. Por fim, após a conclusão das negociações, vem o momento de realizar o investimento na franquia. Seguir esse passo a passo contribuirá para um início bem-sucedido do seu negócio.

Ao longo do conteúdo, você aprendeu sobre a diferença entre franchising e licenciamento. Ainda, conferiu dicas e uma lista estratégica de marcas para escolher e investir. Então, chegou a hora de empreender e lucrar.

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