O setor de franchising em 2022 é um mercado no qual o empreendedor deve estar atento pois tem muito a oferecer para quem busca investir em um negócio próprio, como mostraremos aqui.
Mesmo com todos os problemas causados pela pandemia na Economia, o segmento de franquias faturou mais de R$ 167 bilhões em 2020 de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Para 2022, a expectativa é um boa recuperação com a volta à normalidade após o avanço da vacinação contra a Covid-19 em todo o Brasil. Dessa forma, o empreendedor pode sim se preparar para investir em uma franquia.
5 coisas para esperar do franchising em 2022
Com a contenção da pandemia do novo coronavírus, há sinais de que a Economia terá melhoras em um médio prazo, por isso, o empreendedor deve estar atento a este movimento.
Alguns indicadores mostram que o franchising em 2022 é um mercado atrativo. Aqui separamos cinco pontos positivos do setor de franquias
que podem elevar a confiança dos empreendedores neste mercado. Confira conosco!1. Recuperação do setor de franchising
Como falamos, o setor de franchising tem mostramos sinais positivos ao longo dos últimos meses. Sendo assim, a volta do comércio e da circulação de pessoas impactou positivamente as vendas das franquias.
Para se ter uma ideia, segundo levantamento recente da ABF, o segmento de franchising teve um faturamento de R$ 47,385 bilhões no terceiro trimestre de 2021.
Este valor é maior do que o faturamento do mesmo período em 2019 antes da pandemia, que foi de R$ 47,203 bilhões.
Nesse sentido, estes números mostram a recuperação do segmento de franquias para um nível de antes da pandemia, o que é um ótimo sinal para os novos empreendedores.
Já no segundo trimestre, o setor vinha demonstrando recuperação, por isso, é de se imaginar que esta seja a tendência do franchising para 2022.

Além disso, a ABF neste último relatório faz uma previsão de aumento de 9% do setor em 2021, o que também é um dado interessante para mostrar que o mercado de franquias está cada vez mais sólido.
Dessa forma, o empreendedor já deve começar desde agora a pesquisar as franquias que melhor se encaixam ao seu perfil e que estejam em segmentos atrativos do franchising.
Assim, terá tempo para implementar o negócio para começar 2022 “com o pé direito” e assim, aproveitar o viés de crescimento do mercado.
2. Novas oportunidades de negócios
Esta recuperação do mercado de franchising até acima dos números da Economia em geral tem animado muitos empreendedores.
Assim, o franchising em 2022 deve ser o destino de muitas pessoas que sonham em ter o próprio negócio. E é par a isso que as marcas de franquias estão se preparando.
Nesse sentido, muitas delas estão se planejando para expandir o número de unidades em 2022 nos mais variados formatos de negócios.
Com o mercado aquecido, o empreendedor consegue encontrar oportunidade de negócio com investimento inicial variado, e ainda modelo mais clássicos de empresas, além de empreendimentos inovadores.
Por exemplo, a franquia Only Mule, especializada em drinks e coquetéis está em processo de expansão. A marca entrou para o franchising em 2021 e busca novos franqueados para aumentar seus negócios.
Do mesmo modo, outra franquia que está em expansão é a Bionicook, franquia de fast-food onde robôs realizam o preparo da comida com um atendimento totalmente eletrônico, sem funcionários.
Estas são apenas algumas das franquias que se programam para expandir em 2022, e o empreendedor deve estar de olho neste movimento para investir em um negócio atrativo e aproveitar a subida do mercado.
3. Feiras presenciais de franquia

Uma boa possibilidade para o empreendedor conhecer mais sobre o mercado de franquias e marcas que atuam neste ramo são as feiras.
Durante a pandemia ocorreram feiras virtuais, mas com a volta da normalidade, as feiras presenciais estão voltando com tudo e são tipos de eventos que o empreendedor deve comparecer.
Recentemente aconteceu em São Paulo a feira FranchiseB2B. Cerca de 90 marcas apresentaram os seus modelos de negócios. O evento contou com diversas mesas de negociações e palestras com empreendedores de sucesso no cenário nacional e internacional.
A feira teve um grande volume de negócios, o que mostra que o mercado está bastante aquecido, com empresas em plena recuperação e empreendedores interessados em abrir um novo negócio.
Nesse sentido, a feira teve grande destaque e em 2022 vai acontecer novamente por todo o Brasil. Assim, é bom o empreendedor ficar ligado, pois a feira pode passar pela sua cidade ou região.
Outra feira a qual o empreendedor deve ficar atento é a ExpoABF. O evento será organizado pela Associação Brasileira de Franchising em 2022 e terá a presença de mais de 400 marcas.
Estes eventos são uma boa oportunidade para fazer contato com pessoas com os mesmos interesses que os seus. Você ainda pderá conhecer diversos modelos de franquias que possam lhe interessar.
Do mesmo modo, fazer um network é algo importante, pois estes encontros podem resultar em grandes parcerias em um futuro bem próximo.
Por fim, para saber mais sobre a feira Franchise B2B, acesse o link da feira e fique por dentro das próximas oportunidades para você aproveitar!
4. Negócios home office
Uma tendência para o franchising em 2022 são os modelos home office. Este formato permite que o empreendedor tenha custos menores de instalação e manutenção do negócio.
Da mesma forma, permite que o franqueado tenha também um emprego e assim, possa ter uma renda extra com a franquia.
Neste modelo, o franqueado trabalha totalmente de casa, prestando serviços pela internet ou realizando vendas por meio de lojas virtuais.
Assim, não é preciso um ponto comercial e nem funcionários. Ainda, oferece uma flexibilidade de horário de trabalho que pode ser interessante para o empreendedor ter outros projetos de vida.

De acordo com um levantamento feito pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), 557 redes brasileiras operam com modelos de franquias de baixo custo, do qual as unidades home office fazem parte.
Muitos destes negócios, o empreendedor precisa apenas de um computador ligado à internet e um telefone para conseguir trabalhar no dia a dia da franquia.
Assim, são muitas opções para o empreendedor escolher. Algumas destas marcas já estão bem consolidadas, outras ainda estão em início de expansão.
Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Guia Para Iniciantes. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.
Por isso, o empreendedor deve analisar a Circular de Oferta de Franquia (COF) de várias marcas antes de assinar com uma franqueadora.
Contudo, são boas oportunidades principalmente para quem não tem tanto capital para investir, mas deseja aproveitar este viés de crescimento do franchising e ainda correr menos riscos.
5. Mais tecnologia nas franquias
Um nicho que tem se destacado no mercado de franquias é o de aplicativos. São diversas marcas com modelos de negócios variados para os empreendedores investirem.
São várias as franquias que atuam com o delivery de comida, por exemplo. Neste tipo de negócio, o franqueado fica responsável por captar parceiros em uma região e realizar o marketing do aplicativo.
Além disso, são aplicativos que também oferecem os serviços da franquia, o que facilita o contato entre os clientes e as empresas.
Hoje em dia, com a grande quantidade de celulares, as pessoas estão cada vez mais conectadas e por isso, podem fazer tudo com seus smartphones em mãos.
Da mesma forma, com as restrições causadas pela pandemia, houve certa mudança de hábitos dos consumidores que passaram a comprar mais por meio da internet.
Assim, é um nicho de mercado no qual o empreendedor deve ficar atento para investir no franchising em 2022, pois conta com modelos baratos de negócios que estão cada vez mais ligados às novas formas de consumo.
Como falamos, o mercado de franquias é amplo, com diversos tipos de negócios para variados perfis de empreendedores.
Assim, caso não tenha tanto capital para investir, leia o nosso conteúdo com várias opções de franquias baratas que separamos para você no link abaixo.
Caso escolha uma marca, entre em contato com a franqueadora. Contudo, se ainda está com dúvida em qual investir, aproveite uma consultoria gratuita com especialistas que vão lhe ajudar nesta escolha. Acesse: henriquemol.com.br.