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Franchising na crise tem chance de sucesso? Conheça um case Acquazero!

Sumário

Ainda que muitas pessoas tenham medo de arriscar em investimentos nos momentos incertos, o franchising na crise tem sido a alternativa mais viável. Então, para conhecer a marca e saber como investir e lucrar mesmo em momentos de instabilidade econômica, continue a leitura!

Em 2022, a Associação Brasileira de Franchising (ABF), divulgou dados que mostraram que o modelo de negócio de franquias faturou R$ 211,4 bilhões. Assim, representando um aumento de 14,3% em comparação com o ano de 2021.

Logo, o mercado de franquias no Brasil se mostra mais resistente em cenários de instabilidades econômicas, se comparado com os empreendimentos convencionais. O acesso a planos de negócio testados no mercado, permitem que o franchising se posicione como opção segura de investimento.

Empresas como a Acquazero, têm experiências em enfrentamento a desafios econômicos e os cases de sucesso são exemplos disso. Os diferentes formatos de investimento da marca garantem aos franqueados um potencial de atuação. Conheça mais sobre e saiba como lucrar mesmo na crise.

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Vale a pena investir no franchising na crise?

Sim! Por mais que ao longo do tempo aconteçam diferentes momentos de crises, de maior ou menos grau, o mercado de franquias como um todo consegue registrar resultados positivos.

Isso porque, no mercado de consumo, sempre existirá quem compre. Podem acontecer, é claro, variações nas intensidades e nas formas desses consumos. Porém, as redes de franquias estão sempre preparadas para diversificar e apostar em novas tecnologias para conquista de consumidores.

Além disso, o destaque das empresas franqueadas está ligado à estrutura do negócio. O franqueado encontra um plano de negócio testado e aprovado no mercado, o que proporciona segurança na atuação, mesmo que em cenários de crise.

Nesse sentido, as redes franqueadas também garantem treinamentos e suportes constantes, o que impede que o franqueado atue de forma solitária como acontece nos empreendimentos convencionais.

Assim, mesmo que seja vivenciado um cenário de crise, o empreendedor encontrará apoio da rede para desenvolver novas estratégias para que o momento seja superado. A seguir você conhecerá outras vantagens de investir no franchising na crise.

Franquias têm menor risco de investimento

No sistema de franquias há muitas opções em que os valores de investimento são menores: as famosas franquias baratas. Logo, é comum que as redes invistam em modelos de franquias mais compactos, com valores de operação mais baixos e, também, de aquisição.

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Esses menores riscos de investimento também se relacionam aos menores riscos de um negócio dar errado. Apostando um capital reduzido em um primeiro momento, o franqueado conseguirá ter o retorno do investimento em um bom período. Tudo com base nos planejamentos entregues pela rede.

Por isso, as franquias têm menor risco de investimento. Fato que também possibilita que muitos empreendedores inaugurem um negócio no franchising na crise.

Além disso, de acordo com o Sebrae, as franquias têm menor índice de mortalidade, se comparado com as empresas tradicionais. Em um período de 24 meses, apenas 5% das novas franquias fecham as portas.

Por outro lado, quando analisamos as empresas convencionais, a taxa de mortalidade sobe para 23%: ou seja, 23 novas empresas fecham as portas em até dois anos de trabalho. Assim, os dados demonstram que apostar no franchising na crise pode ser uma alternativa ainda mais segura.

Franqueadora oferece suporte ao negócio

O suporte oferecido pelas franqueadoras é o principal diferencial das franquias, além de toda a estruturação proposta para iniciar o negócio. Em franquias como a Acquazero, o procedimento de suporte atende a todas as etapas do processo.

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Assim, desde a abertura da franquia até o dia a dia de atendimento aos clientes, os franquedos encontram apoio total da marca. A Acquazero também investe em suporte de marketing para fortalecer a imagem da nova franquia no mercado.

Dessa forma, garantem o posicionamento da marca na internet, além de auxiliar em vários outros processos. Outro suporte fundamental em um modelo de franquia como a Acquazero é o de treinamento.

Treinamentos para atuação do franqueado

Franquias que oferecem serviços têm a preocupação de disponibilizar aos franqueados um suporte específico de treinamento. Assim, as formas de atendimento aos clientes e gestão da unidade devem ser alinhados ao padrão da marca.

Isso é importante porque é a padronização de todos os processos da franquia é um dos fatores que garantem sucesso às unidades.

Além disso, a padronização indica aos clientes que independente da unidade em que buscar, encontrará os mesmos serviços, produtos, atendimentos, preços, entre outros fatores.

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Mas não é somente devido à padronização. Os treinamentos são essenciais para qualificar os profissionais. Mesmo já tendo alguma experiência nos serviços prestados, deverão estar atentos aos procedimentos de excelência propostos pela franquia.

Ainda que existam os treinamentos básicos ao longo do desenvolvimento da unidade, a franqueadora também oferece treinamentos e qualificações complementares que reforçam os conhecimentos dos profissionais que irão atuar no negócio.

Esse suporte é extremamente importante, principalmente se você apostar no franchising na crise. Além disso, a capacitação permite aos franqueados oferecer os melhores serviços com a qualidade e o resultado pretendido pela marca.

Confiança dos consumidores

Outro fator que eleva as oportunidades de atuação no franchising na crise é o reconhecimento da marca pelos clientes. A franquia da Acquazero, por exemplo, é considerada líder em serviços automotivos com mais de 800 unidades espalhas pelo Brasil, Estados Unidos, Austrália e outros países.

Isso reforça a imagem da empresa que já é reconhecida por seus serviços sustentáveis, garantindo uma boa receptividade no mercado. Nesse sentido, o franqueado que escolhe representar a marca já sai na frente com serviços que os clientes reconhecem e confiam.

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Diferentemente de uma empresa aberta de forma independente, que deve posicionar sua marca no mercado até que consiga estabilizar seu negócio. Por essas e outras vantagens é muito mais seguro investir no franchising na crise e, claro, também em momentos de desenvolvimento.

Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Guia Para Iniciantes. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.

Entenda por qual motivo o setor de franchising continuou forte na pandemia

O setor de franquias, por mais que tenha vivenciado algumas diminuições de negócios no período da pandemia, demonstrou as potencialidades do setor.

Mesmo com algumas retrações, com fechamento de lojas, o mercado ainda manteve o crescimento previsto e não teve grandes impactos em relação a outros negócios.

De acordo com uma análise realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o faturamento do setor passou de R$ 41,4 bilhões, em 2019, para R$ 41,5 bilhões ainda em 2020.

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Esse total significa que os resultados seguem positivos, mesmo com algumas mudanças devido aos impactos causados pelo coronavírus.

O que reforça esse desempenho são as estratégias criadas pelas franqueadoras que propuseram ações diferenciadas, com foco na continuidade das vendas mesmo em um cenário de isolamento social.

Uma das ações que demonstrou maior significado nesse período foi o aumento das vendas pela internet e as entregas delivery.

Essas mudanças alcançaram as formas de apresentação de serviços e produtos, e também apresentaram o bom potencial do setor de se adaptar aos diferentes cenários. Sobre as vendas online e atendimento de e-commerce vamos falar no próximo tópico. Acompanhe!

E-commerce das franquias

As franquias oferecem condições de empreendimentos muito atrativas para o mercado como um todo. Entre elas estão as vendas online de serviços e produtos.

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Desde o início de 2020, com a chegada da pandemia do novo coronavírus, no Brasil, as vendas online dispararam e demonstraram o potencial de desempenho.

Muitas marcas que ainda não atuavam com atendimento delivery, começaram a investir nessa estratégia e descobriram um bom potencial de atuação.

Aplicativos de entregas, sites voltados para vendas online e as redes sociais são boas ferramentas para fazer com que produtos e serviços cheguem até os clientes. Essas mudanças são um sinal de que o mercado de consumo está se adaptando as novas mudanças, de forma rápida e significativa.

Uma franquia que atua de forma digital com um modelo de franquia Home Office é a Quisto Corretora de Seguros. Como alternativa de negócio online, a franquia fatura bem, vendendo soluções em seguros de diversas áreas aos clientes que precisam desse tipo de serviço.

Atuando de casa, o franqueado pode conciliar seu trabalho com outros afazeres do dia a dia. O gerenciamento da unidade é todo virtual, via sistema desenvolvido pela marca.

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Esse ambiente tem atraído diversos franqueados que buscam essa visão inovadora de modelo de negócio. O modelo Home Office é, portanto, um dos que se destacam no franchising, principalmente na crise.

Atendimento com serviços delivery

Um outro diferencial de negócio já existente, mas que se demonstrou ainda mais potente nas franquias nos momentos de crise foi o modelo de atendimento delivery.

Franquias como a Acquazero já atuam com esse tipo de atendimento desde a fundação da empresa. O atendimento na casa dos clientes, inclusive, representa uma boa parte da lucratividade da rede.

Nas franquias Acquazero existem três modalidades de franquia Home Office com atendimento delivery que atendem a franqueados que não desejam investir muito.

Assim, via atendimento delivery, o franqueado vai até a casa dos clientes para realizar os procedimentos automotivos. Além disso, é possível oferecer serviços para residências como limpeza de sofá, carpetes e colchões.

Treinamentos à distância dos franqueados

Um outro fator que possibilita o aprimoramento constante das operações são os treinamentos dos franqueados via plataformas online.

Os treinamentos à distância favorecem muitas estratégias e atualizações de informações. Além disso, é uma facilidade para reforçar processos e padronizações do dia a dia nas franquias.

Assim, visando reforçar a ideia de melhoramento do atendimento e da execução dos serviços prestados, as franqueadoras investiram em treinamentos constantes. Desse modo, ampliaram o conhecimento dos empreendedores.

Esses foram alguns dos fatores que mantiveram ativas as empresas e o ânimo dos investidores em saber que, mesmo diante dos problemas, as franqueadoras estavam trabalhando para manter o nível de atendimento.

Previsão de recuperação da economia

A recuperação da economia prevista para iniciar em 2021, mostrou que, no franchising, a crise não afetou gravemente o mercado.

Por isso, empreendedores que iniciaram suas microfranquias continuaram a desenvolver as oportunidades de melhorar o potencial de atuação.

Mesmo quem adquiriu uma unidade em um formato mais enxuto, seja em Home Office ou Quiosque, por exemplo, encontrou a possibilidade de expandir o formato de investimento.

As previsões positivas se confirmaram e demonstraram bons resultados. Alguns setores se recuperaram desde que resolveram inovar com ações de vendas e atendimento.

No franchising a crise não é um bicho de sete cabeças. Isso porque, como já foi mostrado, será possível começar mesmo durante um momento de crise. O importante é selecionar o setor com o qual você se identifica, se preparar e seguir todas as orientações repassadas pela franqueadora.

Lembre-se que, as franqueadoras já têm anos de maturidade de mercado. Por isso, é essencial obedecer às padronizações e fazer os treinamentos para que a sua atuação seja segura, principalmente em momentos de instabilidades econômicas.

Case de sucesso Acquazero: oportunidade de crescimento pode surgir na crise!

Ao longo deste conteúdo falamos um pouco sobre a Acquazero. O modelo de negócio chama a atenção pela praticidade, demanda de serviços e pelos resultados bem atrativos.

Prova disso é o case de sucesso do franqueado Alexandre Oliveira que tem uma unidade no Parque Shopping de Belém (PA).

Alexandre sempre sonhou em abrir um lava-jato. Com o passar do tempo e após a perda do pai, o empreendedor decidiu realizar o seu sonho pessoal e, também, o do pai que sempre desejou ser dono do próprio negócio.

Depois de muita pesquisa na internet, Alexandre chegou até a Acquazero. Após conhecer melhor a marca e seus benefícios, decidiu abrir uma franquia mesmo na crise.

Por isso, optou, primeiramente, no modelo Home Office da marca. Com o sucesso dos serviços prestados, logo teve a oportunidade de expandir o formato para uma Loja Física. Assim, com amplos maquinários e estrutura completa, os ganhos foram ainda mais potencializados.

Sozinho e mesmo na crise, Alexandre conseguiu alcançar resultados expressivos que o levaram a conquista da Loja Física na unidade do Parque Shopping. Mas o empreendedor ainda pensa alto.

Ainda tem dúvidas sobre como investir no franchising na crise? Não perca tempo e faça como o Alexandre: conheça mais sobre a Acquazero.

Acquazero franquia de sucesso

As franquias da Acquazero formam a maior rede de estética automotiva do mundo. A marca se destaca no segmento de limpeza ecológica. O procedimento usa apenas 300 ml de água, junto de uma cera biodegradável, para limpar toda a lataria de um carro.

Desse modo, existem outros serviços que contemplam limpeza, estética e manutenção dos veículos. A marca também trabalha com serviços residenciais via delivery. Assim, é possível realizar serviços de limpeza de estofados, colchões, tapetes e carpetes.

A marca surgiu no ano de 2009 em São Paulo (SP). Ao longo do tempo, alcançou bons resultados no mercado, mas nenhum, até então, tão promissor quanto em 2014, quando o país enfrentou uma crise hídrica que fortaleceu ainda mais o propósito da rede.

Dessa forma, os serviços oferecidos pela Acquazero se tornaram destaque já que economizavam um recurso básico: a água. Logo, a empresa sempre priorizou o uso de produtos biodegradáveis e técnicas que promovem a economia de água e preservação do meio ambiente.

Por isso, o sucesso da franquia alcançou números tão expressivos. Nas alternativas de negócios é possível investir em opções no formato Home Office e Loja Física.

Com serviços delivery, o franqueado atua no endereço do cliente sem necessidade de ponto físico. Ainda é possível contar com o auxílio do aplicativo da Acquazero. Assim, os usuários podem solicitar atendimento com apenas alguns cliques na tela do celular.

Para investir no negócio, o valor inicial é a partir de R$ 25,6 mil. Já o faturamento médio mensal é a partir de R$ 20 mil. Por fim, o prazo de retorno está entre três e 24 meses. Agora que você está por dentro do assunto, abra o seu negócio de sucesso e ganhe dinheiro.

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