Franchising na crise tem chance de sucesso? Conheça um case Acquazero!

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Ainda que muitas pessoas tenham medo de arriscar em investimentos nos momentos incertos, o franchising na crise tem sido a alternativa mais viável. O mercado de franquias no Brasil se mostra mais resistente em cenários de instabilidades econômicas, se comparado com os empreendimentos convencionais.

O acesso a planos de negócio testados e aprovados no mercado, além dos treinamentos e suportes da franqueadora são algumas das vantagens que permitem que o franchising se posicione como opção segura de investimento.

Empresas como a Acquazero, por exemplo, já têm experiências em enfrentamento a desafios econômicos e os cases de sucesso são exemplos disso.

Assim, a franquia, que oferece serviços para o setor automotivo, é oportunidade de negócio ampla. Os diferentes formatos de investimento da Acquazero garantem aos franqueados um potencial de atuação e atendimento aos clientes com boas possibilidades de desenvolvimento.

Quer conhecer mais sobre a rede de franquias de estética automotiva que registra sucesso no mesmo na crise? Para conhecer a marca e saber como investir no franchising na crise continue a leitura!

Vale a pena investir no franchising na crise?

Por mais que ao longo do tempo aconteçam diferentes momentos de crises, de maior ou menos grau, o mercado de franquias como um todo consegue registrar resultados positivos – mesmo que pequenos.

Isso porque, no mercado de consumo, sempre existirá quem compre. Podem acontecer, é claro, variações nas intensidades e nas formas desses consumos. Entretanto, as redes de franquias estão sempre preparadas para diversificar e apostar em novas tecnologias para conquista de consumidores.

Além disso, o destaque das empresas franqueadas está ligado à estrutura do negócio. O franqueado encontra um plano de negócios testado e aprovado no mercado, o que proporciona uma maior segurança na atuação, mesmo que em cenários de crise.

As redes franqueadas também garantem treinamentos e suportes constantes, o que impede que o franqueado atue de forma solitária como acontece nos empreendimentos convencionais.

Assim, mesmo que seja vivenciado um cenário de crise, o empreendedor encontrará apoio da rede para desenvolver novas estratégias para que o momento seja superado.

A seguir você conhece outras vantagens de investir no franchising na crise.

Franquias têm menor risco de investimento

No sistema de franquias há muitas opções em que os valores de investimento são menores: as famosas franquias baratas. É comum que as redes invistam em modelos de franquias mais compactos, com valores de operação mais baixos e, também, de aquisição.

Esses menores riscos de investimento também se relacionam aos menores riscos de um negócio dar errado. Apostando um capital mais reduzido em um primeiro momento, o franqueado conseguirá ter o retorno do investimento em um bom período, tudo com base nos planejamentos entregues pela rede.

Por isso, as franquias têm menor risco de investimento. Fto que também possibilita que muitos empreendedores inaugurem um negócio no franchising na crise.

Além disso, de acordo com o Sebrae, as franquias têm menor índice de mortalidade, se comparado com as empresas tradicionais. Em um período de 24 meses, apenas 5% das novas franquias fecham as portas.

Por outro lado, quando analisamos as empresas convencionais, a taxa de mortalidade sobe para 23%: ou seja, 23 novas empresas fecham as portas em até dois anos de trabalho. Assim, os dados demonstram que apostar no franchising na crise pode ser uma opção ainda mais segura.

Franqueadora oferece suporte ao negócio

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homens treinando estética automotiva (franhcising na crise )
Os treinamentos e suportes proporcionam uma maior segurança, principalmente para os empreendedores de primeira viagem.

O suporte oferecido pelas franqueadoras é o principal diferencial das franquias, além de toda a estruturação proposta para iniciar o negócio. Em franquias como a Acquazero, por exemplo, o procedimento de suporte atende a todas as etapas do processo.

Assim, desde a abertura da franquia até o dia a dia de atendimento aos clientes, os franquedos encontram apoio total da marca. A Acquazero também investe em suporte de marketing para fortalecer a imagem da nova franquia no mercado.

Dessa forma, garantem o posicionamento da marca na internet, além de auxiliar em vários outros processos. Outro suporte que é fundamental em um modelo de franquia como a Acquazero é o de treinamento. Falaremos mais a seguir.

Treinamentos para atuação do franqueado

Franquias que oferecem serviços têm a preocupação de oferecer aos franqueados um suporte específico de treinamento. Assim, as formas de atendimento aos clientes e gestão da unidade devem ser alinhados ao padrão da marca.

Isso é importante porque é a padronização de todos os processos da franquia é um dos fatores que garantem sucesso às unidades. Além disso, a padronização indica aos clientes que independente da unidade em que ele buscar, encontrará os mesmos serviços, produtos, atendimentos, preços, entre outros fatores.

Entretanto, não é somente devido a padronização. Os treinamentos são essenciais para qualificar os profissionais. Mesmo já possuindo alguma experiência nos serviços prestados, deverão estar atentos aos procedimentos de excelência propostos pela franquia.

Ainda que existam os treinamentos básicos ao longo do desenvolvimento da franquia, a franqueadora também oferece treinamentos e qualificações complementares que reforçam os conhecimentos dos profissionais que irão atuar no negócio.

Esse suporte é extremamente importante, principalmente se você apostar no franchising na crise. Além disso, a capacitação permite aos franqueados oferecer os melhores serviços com a qualidade e o resultado pretendido pela marca.

Confiança dos consumidores

vendedora em  concessionária mostrando carros para cliente
O atendimento de qualidade é um dos fatores importantes para o sucesso das redes.

Outro fator que eleva as oportunidades de atuação no franchising na crise é o reconhecimento da marca pelos clientes. A franquia da Acquazero, por exemplo, é considerada líder em serviços automotivos com mais de 350 franqueados em todo o Brasil.

Isso reforça a imagem da empresa que já é reconhecida por seus serviços sustentáveis, garantindo uma boa receptividade no mercado.

Assim, o franqueado que escolhe representar a marca já sai na frente com serviços que os clientes reconhecem e confiam.

Diferentemente de uma empresa aberta de forma independente, que deveria posicionar sua marca no mercado até que conseguisse estabilizar seu negócio.

Por essas e outras vantagens é muito mais seguro investir no franchising na crise e, claro, também em não momentos de crise.Para conhecer mais sobre as vantagens das franquias baixe gratuitamente o nosso ebook. Basta clicar no banner abaixo.

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Entenda porque o setor de franchising continuou forte na pandemia

O setor de franquias, por mais que tenha vivenciado algumas diminuições de negócios em 2020, segue demonstrou as potencialidades do setor.

Mesmo com algumas retrações, com fechamento de lojas de shopping e algumas de rua, o mercado ainda manteve o crescimento previsto e não teve grandes impactos em relação a outros negócios.

De acordo com uma análise realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o faturamento do setor passou de R$ 41,464 bilhões em 2019 para R$ 41,537 bilhões ainda este ano. Esse total significa que os resultados seguem positivos, mesmo com algumas mudanças devido à pandemia.

O que reforça esse desempenho são as estratégias criadas pelas franqueadoras que propuseram ações diferenciadas, com foco na continuidade das vendas mesmo em um cenário de isolamento social.

Uma das ações que demonstrou maior significado nesse período foi o aumento das vendas pela internet e as entregas delivery. Essas mudanças alcançaram as formas de apresentação de serviços e produtos, e também apresentaram o bom potencial do setor de se adaptar aos diferentes cenários.

Sobre as vendas on-line e atendimento de e-commerce vamos falar no próximo tópico. Acompanhe!

E-commerce das franquias

caixas entrega sobre o teclado pc ilustrativo franquia de vendas online franchising na crise
As vendas on-line chegaram para ficar, sendo uma boa estratégia para cenários de crise.

As franquias oferecem condições de empreendimentos muito atrativas para o mercado como um todo. Entre elas estão as vendas on-line de serviços e produtos.

Desde o início de 2020, com a chegada da pandemia do novo coronavírus no Brasil, as vendas on-line dispararam e demonstraram o potencial de desempenho. Muitas marcas que ainda não atuavam com atendimento delivery, começaram a investir nessa estrtégia e descobriram um bom potencial de atuação.

Aplicativos de entregas, sites voltados para vendas on-line e as redes sociais são boas ferramentas para fazer com que produtos e serviços cheguem até os clientes.

Essas mudanças são um sinal de que o mercado de consumo está se adaptando as novas mudanças, de forma rápida e significativa.

Uma franquia que atua de forma on-line com um modelo de franquia home office é a Quisto Corretora de Seguros. Como alternativa de negócio on-line a franquia fatura bem, vendendo soluções em seguros de diversas áreas aos clientes que precisam desse tipo de serviço.

Atuando de casa, o franqueado pode conciliar seu trabalho com outros afazeres do dia a dia. O gerencimento da unidade é todo virtual, via sistema desenvolvido pela marca.

Esse ambiente tem atraído diversos franqueados que buscam essa visão inovadora de modelo de negócio. O modelo home office é, portanto, um dos que se destacam no franchising, principalmente na crise.

Atendimento com serviços delivery

Um outro diferencial de negócio já existente, mas que se demonstrou ainda mais potente nas franquias nos momentos de crise foi o modelo de atendimento delivery.

Franquias como a Acquazero e a Fórmula Pizzaria já atuam com esse tipo de atendimento desde o início das marcas. O atendimento na casa dos clientes, inclusive, representa uma boa parte da lucratividade das redes.

Nas franquias Acquazero existem três modalidades de franquia home office com atendimento delivery que atendem a franqueados que não desejam investir muito.

Assim, via atendimentos delivery o franqueado vai até a casa dos clientes para realizar os procedimentos automotivos. Além disso, é possível oferecer serviços para residências como limpeza de sofá, carpetes e colchões.

Do mesmo modo, nas franquias da Fórmula Pizzaria o franqueado pode oferecer atendimento delivery. Esse atendimento pode ser mesclado com o atendimento in loco, em que o salão da unidade é preparado para receber os clientes.

Treinamentos à distância dos franqueados

homem trabalhando home office: franchising na crise
As franqueadoras contam com sistemas próprios em que os treinamentos são realizados virtualmente.

Um outro fator que possibilita o aprimoramento constante das operações são os treinamentos dos franqueados via plataformas on-line.

Os treinamentos à distância favorecem muitas estratégias e atualizações de informações. Além disso, é uma facilidade para reforçar processos e padronizações do dia a dia nas franquias.

Assim, com o objetivo de reforçar a ideia de melhoramento do atendimento e da execução dos serviços prestados, as franqueadoras investiram em treinamentos constantes para ampliar os conhecimentos dos empreendedores.

Esses foram alguns dos fatores que mantiveram ativas as empresas e o ânimo dos investidores em saber que, mesmo diante das intempéries, as franqueadoras estavam trabalhando para manter o nível de atendimento.

Previsão de recuperação da economia

Ainda que as previsões de recuperação da economia estivessem previstas para iniciarem em 2021, já percebe-se que no franchising a crise não afetou gravemente o mercado.

Por isso, empreendedores que iniciaram suas microfranquias já estão desenvolvendo oportunidades de melhorar ainda mais o potencial de atuação. Mesmo quem adquiriu uma franquia em um formato mais enxuto, seja em home office ou quiosque, por exemplo, encontra a possibilidade de expandir o formato de investimento.

As previsões ainda que incertas, são positivas e já demonstram bons resultados. Alguns setores já se recuperaram desde que resolveram inovar em novas ações de vendas e atendimento.

No franchising a crise não é um bicho de sete cabeças. Será possível começar mesmo durante um momento de crise. O importante é selecionar o setor com o qual você se identifica, se preparar e seguir todas as orientações repassadas pela rede.

Lembre-se que as franqueadoras já têm anos de maturidade de mercado. Por isso, é essencial seguir padronizações e treinamentos para que a sua atuação seja segura, principalmente em momentos de instabilidades econômicas.

Case de sucesso Acquazero: oportunidade de crescimento pode surgir na crise!

homem com em mecânica de braços cruzados sorrindo e olhando para câmera
Os cases de sucesso são o melhor exemplo para você entender que o franchising é um investimento seguro.

Ao longo deste conteúdo falamos um pouco sobre a Acquazero. O modelo de negócio chama a atenção pela praticidade, demanda de serviços e pelos resultados bem atrativos.

Prova disso é o case de sucesso do franqueado Alexandre Oliveira. O franqueado possui uma unidade no Parque Shopping de Belém (PA).

Alexandre sempre sonhou em abir um lava-jato. Com o passar do tempo e após a perda do pai, o empreendedor decidiu realizar o seu sonho pessoal e, também, o sonho do pai que sempre desejou ser dono do próprio negócio.

Depois de muita pesquisa na internet, Alexandre chegou até a Acquazero. Depois de conhecer melhor a marca e seus benefícios, ele decidiu abrir uma franquia mesmo na crise.

Por isso, optou, primeiramente, no modelo home office da Acquazero. Com o sucesso dos serviços prestados, Alexandre logo teve a oportunidade de expandir o formato para uma loja física. Assim, com amplos maquinários e estrutura completa, os ganhos foram ainda mais potencializados.

Sozinho e mesmo na crise, ele conseguiu alcançar resultados expressivos que o levaram a loja física na unidade do Parque Shopping. Mas Alexandre ainda pensa alto.

Dessa forma, mesmo em pouco tempo, o empreendedor sonha em se tornar um desenvolvedor de área da Acquazero. Para isso, é importante possuir mais de uma unidade da rede e contar com o capital necessário para investimento.

O Desenvolvedor de Área oferece serviços automotivos para os clientes. Ao mesmo tempo, também atua como apoio para as demais unidades franqueadas. Ou seja, quando um franqueado necessita de algum equipamento ou produto, recorre à unidade do Desenvolvedor.

Ainda tem dúvidas sobre como investir no franchising na crise? Não perca tempo e faça como o Alexandre: conheça mais sobre a Acquzero.

Acquazero franquia de sucesso

A rede de franquias da Acquazero é a maior rede de estética automotiva do Brasil. A marca se destaca no segmento de limpeza ecológica. O procedimento utiliza apenas 300 ml de água, junto de uma cera biodegradável, para limpar toda a lataria de um carro.

Além disso, existem outros 15 serviços que contemplam limpeza, estética e manutenção dos veículos. A marca também trabalha com serviços residenciais via delivery. Assim, é possível realizar serviços de limpeza de estofados, colchões, tapetes e carpetes.

Acquazero surgiu no ano de 2009 em São Paulo. Ao longo do tempo, a marca alcançou bons resultados no mercado, mas nenhum até então tão promissor quanto em 2014, quando o País enfrentou um crise hídrica que fortaleceu ainda mais o propósito da marca.

Dessa forma, os serviços oferecidos pela Acquazero se tornaram destaque já que economizavam um bem básico: a água. Sempre com o uso de produtos biodegradáveis e técnicas que promovem a economia de água e preservação do meio ambiente.

Por isso, o sucesso da franquia alcançou números tão expressivos. Conforme já mencionado ao longo deste conteúdo, a marca conta com mais de 350 franqueados atuando no Brasil e nos Estados Unidos.

Nas opções de negócios é possível investir em três opções no formato home office, e outras três de loja física.

Com opções em serviços delivery, o franqueado atua in loco sem necessidade de ponto físico. Ainda é possível contar com o auxílio do app Acquazero. Assim, os usuários podem solicitar atendimento com apenas alguns cliques na tela do celular.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 22.820 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 12 mil
  • Prazo de retorno: entre 3 e 18 meses

Acompanhe no vídeo abaixo todas as informações sobre os modelos de negócios oferecidos pela Acquazero.

*Informações publicadas em Outubro/2020. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

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