Franqueado de seguradora, sabe o que quer dizer? Tem interesse pelo setor de seguros mas não sabe bem como começar? Leia tudo que você precisa saber nesse conteúdo sobre como se tornar um franqueado de seguradora.
Nos ultimos tempos cada vez mais pessoas pensam em empreender no setores do franchising e analisam possibilidades como as de corretoras de seguro. Isso porque o mercado oferece várias opções com negócios
Diante das facilidades das franquias os empreendedores buscam conhecer melhor o setor para investimentos mais seguros e que ofereçam acompanhamento durante o franqueamento, dessa forma se sentem mais seguros para investir o capital que possuem no negócio próprio.
Prova disso são os dados apresentados em um estudo do Sebrae elaborado em 2016, entre as empresas convencionais, o índice de mortalidade é de 23%. Ou seja, a cada cem empresas abertas, 23 fecham até o segundo ano de funcionamento.
Ao contrario a Associação Brasileira de Franchising (ABF) somente cinco entre 100 empresas pesquisadas fecharam as portas no mesmo período.
É o que você anda pensando em executar? Tem buscado opções de empreendimentos para investir e se tornar dono do seu próprio negócio mas busca por algo que permita maior segurança e boa rentabilidade? Saiba mais no decorrer desse texto!
Afinal, o que é um franqueado de seguradora?
Para esclarecer melhor o ponto onde queremos chegar precisamos explicar melhor esse termo, franqueado de seguradora, na verdade o franqueado é uma coisa e a seguradora é outra coisa. Vejamos.
Franqueado
O franqueado é uma pessoa que decide por sua vez investir em um modelo de franquia. Assim ele se torna franqueado. No franchising o empreendedor franqueado é aquele que investe em uma rede de franquias e passa a representar uma marca.
Estando franqueado o investidor é auxiliado por um plano de negócio e um suporte favorecendo assim o desenvolvimento da franquia.
Seguradora
As seguradoras são empresas especializadas em assumir os riscos perante os bens de pessoas ou empresas que asseguram junto a empresa. Existem no mercado diversas seguradoras com nomes fortes que atuam no segmento de seguros. No franchising existem as Corretoras de seguros que oferecem a corretagem dos diversos tipos de seguros oferecidos por essas seguradoras.
Nesse caso franqueado de seguradora é, na verdade, o corretor de seguros que vende soluções das seguradoras, e pelas corretoras possibilita uma análise das várias opções de serviços pesquisando por melhores condições ao cliente final.
Como me tornar um franqueado de seguradora?

Para se tornar um empreendedor franqueado de seguros é preciso tomar algumas medidas, aconselhamos sempre uma pesquisa bem detalhada sobre o setor e as possibilidades, vantagens e as possibilidades existentes no mercado.
Após identificar o que anda disponível e o que está mais próximo das suas possibilidades de investimento deve ser feito o seguinte processo. Veja.
Se cadastrar
A primeira ação é entrar em contato com a franquia escolhida pelo site da marca. Existe também a opção de cadastro nas feiras de empreendedorismo, caso você tenha interesse em participar de alguma antes de investir no ramo.
Entrevista
Após o cadastro normalmente é feita uma entrevista que pode ser por telefone, videoconferência e até pessoalmente dependendo do caso. Nesse contato são avaliadas as possibilidades do candidato suas expectativas com relação ao negócio e também o interesse no investimento.
É o momento de tirar todas as dúvidas sobre a franquia e os processos, também será apresentado ao candidato a Circular de Oferta de Franquia (COF) , que é o documento que contém as principais informações sobre a rede.
Existe uma lei que rege os direitos e deveres das franquias, lei nº 13.966/19, conhecida como Lei de Franquias, na lei a franqueadora deve apresentar a COF ao futuro franqueado 10 dias antes da assinatura do contrato. Não devendo ser descumprido, caso contrário o acordo pode ser cancelado.
As informações que devem constar no documento são:
- Dados sobre a franqueadora, como CNPJ e endereço da sede;
- Histórico da marca;
- Balanço e demonstrações financeiras;
- Pendências judiciais;
- Relação de franqueados;
- Franqueados ativos e que se desligaram nos últimos 24 meses;
- Equipe da franqueadora;
- Informações sobre o mercado;
- Descrição do negócio;
- Cota mínima de compra;
- Características dos modelos de negócio da marca de franquia;
- Perfil desejado do franqueado;
- Estimativa de investimento pelo franqueado, com descrição das taxas cobradas;
- Estimativa de ganhos financeiros;
- Regras sobre território (se haverá exclusividade ou não de atuação por um franqueado em determinada área);
- Regras para sucessão ou transferência de proprietário;
- Lista de fornecedores para atuação na franquia;
- Lista de apoios prestados pela franqueadora;
- Situação do franqueado após o término ou rescisão do contrato de franquia.
O contrato
Após analisar a COF pesquisar sobre outros franqueados da rede, e saber tudo que precisa sobre a franquia é chegado o momento da assinatura do contrato. O contrato de franquia é o documento definitivo e vai determinar como deverá ser a relação entre franqueado e franqueadora.
Em contrapartida o franqueado se responsabilizará em manter o funcionamento da rede por meio do pagamento das taxas, comercialização de produtos ou serviços, e manter o nível de atendimento exigido pela empresa.
Alguns pontos do contrato devem ser observados com atenção para manter o cumprimento das normas estabelecidas para o funcionamento ideal entre as partes tais como:
- Taxas fixas e mensais;
- Demarcação do território de atuação;
- Prazo de validade do contrato;
- Cláusulas de renovação e rescisão do contrato;
- Regras de concorrência.
Pagamento da taxa de franquia
Após a assinatura do contrato é feito o pagamento da taxa de franquia que garante o inicio do franqueamento junto a marca. Nesse momento é necessário efetuar o pagamento da taxa que corresponde a transferência do know how, ou seja o plano de negócios da franquia e a execução de implantação da rede a partir de então. Pronto você já é um franqueado!
Melhores opções para me tornar um franqueado de seguradora
Como agora você já sabe como se tornar um franqueado e já sabe um pouco mais sobre o setor de seguros, é chegado o momento de escolher a melhor opção para investimento, certo?
Para te auxiliar nessa busca trouxemos algumas opções de franquias de seguros para que você s torne um franqueado de seguradora. Analise as opções!
Ao longo do texto vimos como o mercado de seguros pode ser uma ótima opção de negócios para quem busca empreender e gosta do setor. È preciso sempre avaliar as melhores opções, estudar o setor e acima de tudo não acreditar que investir em franquia é ganhar na loteria.
Assim como todo investimento é preciso muito trabalho e dedicação, as franquias são opções mais seguras mas o desempenho do negócio é responsabilidade integral do franqueado.
Se você souber se dedicar e colocar em prática todo o seu desejo de ser dono do próprio negócio, é possível, sim, ser um empreendedor de sucesso, além de alcançar os resultados que todo empresário deseja.
Quer abrir seu negócio, mas ainda não tem certeza sobre qual franquia iniciar? Neste caso, continue sua leitura em: O que considerar na hora de escolher uma franquia para investir?
Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Franquias Sem Ciladas. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.