Franqueados de sucesso: histórias para se inspirar e abrir um negócio

Por
em
Advertisement

Os empreendedores que estão querendo investir em uma franquia devem conhecer um pouco das histórias dos franqueados de sucesso das marcas.

Pesquisar e ver estas histórias pode ser uma maneira de se motivar ainda mais na busca por um negócio próprio. Algumas podem ser bem emotivas e dar mais força para quem deseja se recuperar na vida, investindo tempo e dinheiro em um empreendimento.

Da mesma forma, os casos de franqueados de sucesso podem trazer também dicas importantes para quem está começando na rede de franquias agora. Por isso, separamos alguns cases de sucesso para você conhecer.

5 franqueados de sucesso para conhecer e se inspirar

Os casos de franqueados de sucesso estão presentes nos mais diferentes nichos de mercados no modelo de franquias.

É comum ver pessoas que se recuperam depois de perderem o emprego e se verem na necessidade de empreender para conseguir uma renda.

Do mesmo modo, há casos de empreendedores que largaram o emprego para investir no negócio próprio e, com isso, conseguiram a realização profissional e financeira.

Assim, estas histórias podem ser inspiradoras para todo mundo, não só para quem deseja abrir uma unidade franqueada.

Estes casos de sucesso são formas de conhecer um pouco mais sobre a franquia, analisar suas vantagens e potencial de ganhos. O empreendedor que ainda não decidiu em qual franquia investir, pode conseguir se enxergar no lugar dos franqueados de sucesso.

Para isso, ele deve levar em conta o seu próprio perfil e observar se encaixa com as características necessárias neste modelo de negócio.

Também é possível encontrar franqueados de sucesso que nunca tinham pensado antes em empreender ou atuar naquele setor. No entanto, conseguiram colher os frutos da dedicação aliada ao modelo de negócios que deu certo.

Imagem de um homem com cara de cansado em frente a um computador. Imagem ilustrativa de texto franqueados de sucesso
Sem estar feliz no emprego, muitos buscam empreender e serem donos do próprio negócio.

Separamos para te inspirar seis histórias de sucesso em franquias que estão em diferentes segmentos do franchising. Contudo, possuem algo em comum que é a satisfação do empreendedor e suas conquistas.

1. Acquazero

A cidade de Sabará, na região metropolitana de Belo Horizonte (MG) é o lar de Eliomar Santtos, um franqueado da Acquazero, franquia de serviços automotivos.

Eliomar estava acostumado a levantar cedo e trabalhar o dia todo como motorista de ônibus na região metropolitana de BH. Ele, como milhares de brasileiros, não tinha opção, o trabalho era necessário para sua sobrevivência.

Do mesmo modo, Eliomar sempre nutriu uma paixão por carros e também uma vontade de ser dono do próprio negócio. No entanto, por conta de algumas dificuldades, não podia buscar ainda o sonho de ser empreendedor.

Depois de quase duas décadas como motorista de coletivo, Eliomar conhecer a Acquazero e sentiu solidez no modelo de loja da franquia, que também trabalha com formatos home office e desenvolvedores de área.

Além disso, viu uma qualidade na rede que poderia ser um diferencial para seu empreendimento, que é a sustentabilidade do negócio.

O carro-chefe da Acquazero é a limpeza ecológica, que utiliza apenas 300 ml de água para higienizar o veículo por fora, misturado com cera de carnaúba, que é um produto biodegradável.

Além do mais, com a sua unidade, Eliomar pode oferecer diversos outros serviços, como enceramento, higienização interna do carro, bem como alguns tratamentos especiais para a pintura do automóvel.

Da mesma forma, o franqueado conta com vários suportes da franquia, o que ajuda empreendedores iniciantes como Eliomar. Ele teve acesso a treinamentos para a melhor prestação dos serviços.

Teve também um apoio da Acquazero para as questões jurídicas do negócio e para desenvolver o marketing da unidade. E com isso, conseguiu ter sucesso com o seu negócio.

Imagem de uma placa de loja escrita Acquazero Eco Car Wash. Imagem ilustrativa de texto franqueados de sucesso.
A Acquazero é uma boa oportunidade para quem gosta de carro e quer ser dono do próprio negócio.

2. Quisto Corretora de Seguros

Advertisement

A Quisto Corretora de Seguros é uma franquia que oferece diversos tipos de serviços em corretagem, como seguros, previdência privada, consórcios, entre outros.

A franquia conta com alguns franqueados de sucesso, mas aqui separamos dois deles que tiveram grande destaque trabalhando no segmento de saúde especificamente.

Assim, Marcus Lobo e Gabriel Todin, residentes na cidade de Itajaí, em Santa Catarina, se tornaram franqueados da Quisto em 2019. Ambos já possuíam experiência no ramo de saúde, mas estavam determinados a abrir um negócio próprio.

Quando decidiram se tornar franqueados na Quisto, viram na franquia um potencial de ganhos e um suporte sólido da empresa para desenvolverem o trabalho.

Isso porque, a franqueadora oferece para os franqueados todo um treinamento para a prospecção de clientes, para entender melhor o mercado de seguro, bem como suporte para a gestão e administração do negócio.

Da mesma forma, com suportes para o marketing da unidade, aliados às inúmeras parcerias da Quisto com as maiores seguradoras do mundo, os dois empreendedores conseguiram expressivos ganhos em menos de um ano de franquia.

Ao todo, Marcus Lobo e Gabriel Todin conseguiram mais de R$ 1,3 milhão em prêmios somente para contratos na área de saúde, que é o foco da unidade.

Assim, trabalharam com seguros de saúde e odontologia, aproveitando os parceiros como a Unimed e Bradesco Seguros. E neste tempo, conseguiram faturar mais de R$ 300 mil.

Por outro lado, estes franqueados de sucesso trabalharam apenas no setor de saúde, mas vale lembrar que a franquia conta com mais de 90 soluções em seguros. E com isso, consegue oferecer uma grande base para que novos franqueados consigam um bom resultado com o seu negócio.

Imagem de pessoa fazendo um telhado para as figuras de uma família, feitas em papel. Imagem ilustrativa de texto franqueados de sucesso.
O mercado de seguros é a porta de entrada de muitos empreendedores.

3. Suav

Assim como os franqueados de sucesso da Quisto, a Suav também possui uma franqueada que já trabalha no ramo da franquia, no segmento de beleza, pois viu na rede uma oportunidade de crescimento.

Marina Fonseca é dona da unidade da Suav no Buritis, bairro de Belo Horizonte (MG), e antes de se tornar uma empreendedora, trabalhava com maquiagem em domicílio. Por ter feito cursos de estética e cosmetologia, se identificava com o segmento.

No entanto, com o passar do tempo, Marina estagnou em seus trabalhos, e neste momento entrou a figura de seu pai.

Dessa forma, Marina e o pai resolveram buscar opções para empreender, e viram na Suav uma boa oportunidade quando a conheceram em uma feira de franquias. Logo, poderiam aproveitar os conhecimentos e identificação de Marina com o ramo.

Assim, com o know how da marca e o suporte dado os dois ficaram animados e logo começaram a procurar um local para a instalação da unidade.

Já desde o começo a franqueadora oferece um suporte aos franqueados, e no caso de Marina, a Suav auxiliou na escolha do ponto comercial. Com isso, ela poderia ficar em uma região perto dos clientes em potencial.

Do mesmo modo, Marina passou por treinamentos, dados pela franqueadora, para desenvolver o negócio, assim como auxílio para a contratação de funcionários.

Com todo este suporte, a franqueadora facilita o crescimento do empreendimento e do franqueado, mesmo para quem não tem muita experiência.

A Suav oferece em suas unidades os serviços de esmalteria, depilação, sobrancelha e escovaria. A marca conta com dois modelos de negócios para novos empreendedores, o mais completo, com os quatro tipos de serviços e um sem a escovaria.

Fachada de uma loja da Rede Suav.
A Suav conta com um layout próprio que é feito em todas as unidades.

4. Mardelle

O segmento de roupas é a paixão de algumas pessoas, por isso, muitos empreendedores se enxergam trabalhando neste segmento.

No entanto, um dos franqueados de sucesso da franquia Mardelle não fez este caminho mais natural. Clotilde Costa, dona da unidade da franquia no bairro Floresta, em Belo Horizonte (MG), trabalhou a vida inteira no setor de saúde.

Enfermeira de formação, Clotilde atuou 38 anos na área até se aposentar. No entanto, viu que o ócio estava lhe fazendo mal e começou a buscar maneiras de empreender e ocupar o tempo.

A empreendedora viu no modelo de franquias uma forma mais segura de negócio. Dessa forma, buscava uma rede com a qual ela e sua filha, que trabalha com ela, se identificassem, e conheceu a Mardelle.

A Mardelle trabalha com lingeries, roupas intimas para homens, mulheres e crianças, e foi uma das coisas que atraiu Clotilde para investir na franquia.

Além disso, todo o suporte dado pela franqueadora fez com que a empreendedora ficasse mais segura para investir. Isso porque ela não possuía experiência com comércio, mas pode contar com um auxílio da empresa para administrar o negócio.

Assim, a unidade Mardelle de Clotilde tem tido bom desempenho, pois a franquia conta também com um constante trabalho de marketing para divulgar a marca e suas franqueadas.

Do mesmo modo, o modelo de negócio da Mardelle permite que a unidade trabalhe com pouco estoque. Com isso, o fraqueado pode pedir os produtos assim que tiver necessidade de repor o estoque da loja.

Enfim, se você também acha que pode ser um dos franqueados de sucesso da Mardelle, pode investir em um dos dois modelos de negócio da franquia: loja de shopping ou loja de rua.

Confira no vídeo abaixo o depoimento da franqueada Clotilde Costa.

5. Encontre Sua Viagem

A franquia Encontre Sua Viagem é uma rede de agência de turismo que oferece aos clientes uma série de produtos e serviços neste mercado, como pacotes, hospedagem, passagens, entre outros.

É um mercado de grande alcance e atrai muitos empreendedores, e foi o que aconteceu em 2012 com Alison Faria. Ele é dono da unidade da Encontre Sua Viagem em Pará de Minas (MG).

Alison trabalhava com contabilidade, mas não se identificava com a área. Dessa forma, resolveu buscar mais satisfação, bem como retorno financeiro, sendo dono do próprio negócio.

Então, escolheu a franquia por se identificar com o mercado de turismo e pelo potencial do setor. E atualmente, é um dos franqueados de sucesso da rede.

Assim como Alison, todos os franqueados contam com diversos suportes da marca, como para gestão do negócio e para o marketing.

Além disso, a Encontre Sua Viagem conta com parceria com as maiores redes hoteleiras e companhias aéreas do mundo. Assim, consegue preços competitivos no mercado e com bom comissionamento para os franqueados.

A rede possui modelos de negócios mais baratos, voltados para o home office, e também para pontos comerciais.

Todos os cases de sucesso que você conferiu nesse artigo são de franquias que fazem parte do grupo Encontre Sua Franquia.

A holding Encontre Sua Franquia é uma das maiores do Brasil e conta com mais de 1000 franqueados espalhados pelo país, e também nos Estados Unidos e República Dominicana. E além das franquias já citadas, o grupo conta também com a rede Cream Berry, Zaplus Car e Only Mule.

Você pode acompanhar tudo sobre a Encontre Sua Franquia clicando aqui e acessando o texto completo sobre a holding. Acompanhe e entenda os seus benefícios!

Confira também nosso ebook sobre como abrir uma franquia de sucesso.

ebook como abrir uma franquia de sucesso

Advertisement
Advertisement