Franqueamento: tudo para tornar seu negócio em franquia

Por
em
Advertisement

O processo de franqueamento tem sido buscado por inúmeras empresas que querem se expandir por meio do modelo de franquias.

Pois com esta transformação, os empreendedores oferecem a outros investidores a possibilidade ter uma unidade da sua marca, ou seja, um negócio com reconhecimento no mercado e entre os consumidores.

No entanto, este processo não é simples e precisa de certos cuidados para não resultar em prejuízos, tanto para a empresa quando para os empreendedores.

Entenda o que é uma franquia

O modelo de franquia consiste basicamente em um licenciamento que uma empresa faz para que outras pessoas montem um negócio como o seu.

Nesse sentido, a empresa ainda será a detentora da marca, mas cada unidade será responsável por se autogerir com auxílio da franqueadora.

No franqueamento, empreendedores replicam o negócio da empresa franqueadora e oferecem os mesmo produtos ou serviços, independente de onde a sede da marca está instalada.

Responsabilidades de uma franqueadora

Com o franqueamento, a empresa franqueadora deve auxiliar os empreendedores no desenvolvimento de suas unidades.

As empresas costumam oferecer alguns tipos de suportes, que devem constar na Circular de Oferta de Franquia (COF). Primeiro, a franqueadora deve transferir o seu know-how para o franqueador.

A empresa também deve prestar suportes, como treinamentos para a execução da operação da marca, bem como suportes jurídicos para o início das atividades da unidade.

Do mesmo modo, a franqueadora oferece ajuda com ações de marketing voltadas, tanto para a marca como um todo, quanto para as unidades.

Ainda cabe a franqueadora fiscalizar a atuação de suas unidades para que todas possam oferecer o mesmo padrão de qualidade. Se uma unidade estiver destoando das outras, isso pode ser ruim para a visibilidade da empresa.

Separamos aqui um infográfico com algumas dicas para ter uma franquia de sucesso e que podem ajudar no processo de franqueamento.

Infográfico "8 dicas para ter uma franquia de sucesso".

5 etapas para fazer o franqueamento do negócio

O franqueamento de um negócio envolve uma série de análises por parte da empresa. Ela precisa se organizar de várias maneiras para fazer esta transformação em seu modo de atuar.

1. Análise de franqueabilidade

A análise de franqueabilidade é um estudo extremamente necessário para avaliar se a empresa pode ou não se tornar uma franquia.

Neste estudo, verifica-se se a operação da empresa pode ser franqueada. Ou seja, se o seu modus operandi pode ser replicado em unidades.

Da mesma forma, o estudo atesta se a empresa possui condições de concorrer no mercado de franchising. Portanto, se o seu modelo de negócio é rentável para empreendedores e se seus produtos ou serviços possuem algum diferencial.

Ainda nesta etapa, a empresa deve organizar suas operações, adaptando processos ou matérias-primas. Se após esta análise é que o negócio pode passar pelo franqueamento.

2. Documentos legais

Advertisement

A empresa que deseja se tornar uma franqueadora deve organizar algumas documentações essenciais para o modelo de negócio.

Primeiramente, caso ainda não tenha feito, você deve proteger sua marca no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI). Assim, é possível manter seu uso exclusivo em território nacional.

Da mesma forma, a Lei de Franquias (Lei nº 13.966/19) prevê a elaboração da uma Circular de Oferta de Franquia (COF). Este documento é importante nas tratativas com os interessados em se tornarem franqueados.

A COF deve conter informações sobre a saúde financeira da empresa, direitos e deveres das partes, suportes dados pela franqueadora, bem como os investimentos necessários para abrir uma unidade da marca.

Nesse sentido, a COF serve como um pré-contrato para que, após sua assinatura, o empreendedor já comece os trâmites para abrir a unidade, como a escolha do ponto comercial.

Imagem das mãos de dois homens em uma mesa de escritório; um deles está assinando algo que parece um contrato (imagem ilustrativa). Texto: franqueamento.
O franqueador deve redigir uma COF com informações claras e precisas.

3. Definição dos manuais

Como falamos, uma franquia é um modelo de negócio em que o franqueado replica a operação de uma empresa (franqueadora). E para copiar o processo da marca, a empresa deve auxiliar os empreendedores com manuais completos de sua operação.

Dessa forma, estes documentos devem ser claros e detalhados para que os franqueados possam aplicar todo o know-how da empresa de maneira fidedigna.

Do mesmo modo, bons manuais permitem que cada unidade possa manter a qualidade da prestação dos serviços ou na venda dos produtos.

4. Treinamentos para os franqueados

Assim como os manuais, os treinamentos para os franqueados são etapa importante para o franqueamento.

Se a empresa, antes de mudar seu modelo de negócio, não possuía uma sistematização de treinamento nas suas operações, ela deve implementar isso agora.

A criação de treinamentos auxilia no bom desempenho das unidades. Dependendo do tipo de negócio, o treinamento pode ser disponibilizado por vídeos gravados e publicados no portal do franqueado.

5. Marketing para expansão

Depois que a empresa estiver formatada em franquia, o marketing entra em ação para divulgar o novo modelo de operação.

A propaganda da marca deve ser voltada não só para os empreendedores que buscam um negócio rentável. O marketing também deve informar aos clientes da marca que esta mudança é benéfica para todos.

Consultoria para franqueamento de uma empresa

Estes foram apenas alguns dos passos para o franqueamento de uma empresa. Este processo exige cuidados a fim de evitar prejuízos para a marca nem para os empreendedores.

Uma forma de fazer esta formatação de maneira eficiente e segura é contar com a ajuda de uma consultoria especializada. Dessa forma, as etapas da formatação ficarão mais simples.

Além disso, você protege sua empresa de equívocos neste momento de tantas mudanças, além de contar com a experiência de uma empresa com experiência.

Uma destas empresas no mercado é a NX Franquias, especializada em formatação de franquias e expansão de marcas. Ela faz parte da Encontre Sua Franquia, holding que reúne sete marcas e mais de mil franqueados.

Assim, ao contar com a expertise da NX Franquias você consegue uma boa orientação para este processo de franqueamento. Com isso, você conseguirá oferecer um modelo de negócios mais sólido e lucrativo.

Além da formatação, a NX Franquias auxilia na divulgação da marca por meio de feiras virtuais de franquias e canais de empreendedorismo na internet.

Caso queira saber um pouco mais sobre a NX Franquias e o trabalho que ela desenvolve, entre em contato pelo link abaixo.

Por fim, confira um vídeo bem elucidativo sobre o processo de transformação de uma empresa em franquia.

Advertisement
Advertisement