Para o empreendedor que pensa em como franquear a sua empresa, saiba que este processo exige bastante cuidado. Isso porque, são muitas variáveis que devem ser levadas em consideração antes de fazer esta mudança.
A Associação Brasileira de Franchising (ABF) revelou esta semana que o setor de franquias teve um crescimento de 48,4% no segundo trimestre de 2021
Contudo, para fazer este processo de franqueamento é interessante que o empresário conte com uma consultoria especializada. Dessa forma, terá mais segurança para realizar todas as adaptações necessárias.
Passos para franquear minha empresa
Separamos alguns passos para você entender mais sobre a formatação de franquias e saber como uma consultoria pode facilitar este processo. Acompanhe!
Análise do negócio
Um dos primeiros passos para franquear minha empresa é conhecer bem todo o negócio e analisar cada detalhe do empreendimento.
Nesse sentido, é necessário entender os seus custos e avaliar se há viabilidade financeira que compense transformar a empresa em uma franquia.
Por exemplo, estudar os processos internos e os insumos usados para saber se eles podem ser replicados em uma unidade de franquia de forma enxuta e mais barata.
Esta etapa exige cuidado para avaliar se a marca será atrativa para os novos empreendedores. Por isso, contar com uma consultoria pode ajudar a não errar no processo.
Do mesmo modo, entender se o seus produtos ou serviços conseguirão concorrer com as outras marcas no mercado de franquias.
Depois de analisar bem o empreendimento, é preciso realizar os ajustes necessários no seu modelo de negócios, para que seja atrativo para franqueados e franqueadoras.
Padronização de processos
Para tornar sua empresa uma franquia é necessário fazer uma padronização dos processos. Depois de analisar todas as etapas da operação, é preciso fazer um “esqueleto” do que será o negócio.
Este know-how, que é o “modo de fazer” da marca, terá que ser replicado nas novas unidades, e isso precisa ser feito de forma simples.
Se uma franquia tiver uma estrutura muito bagunçada ou complexa fica difícil por exemplo, para os empreendedores sem experiência se adequarem aos trabalhos que precisam ser feitos em suas unidades.
Por isso, é essencial que a empresa estruture sua operação e defina de forma clara todas as etapas do processo para que possam ser implementadas em cada unidade da rede de franquias.
Formalização dos processos
Além da padronização dos processos, a empresa deve se preocupar em formalizar estas etapas. Para isso, são necessários alguns cuidados.
Por exemplo, é preciso realizar a proteção do know-how para que ele seja de uso exclusivo da marca. Isso porque foi ela quem pesquisou e solidificou este processo, e a ela pertence este conhecimento.
Nesse sentido, começando pela própria marca da empresa, é preciso realizar esta proteção intelectual junto ao Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI).
Dessa forma, somente sua empresa pode utilizar aquela marca ou quem pague a você para ter o direito de usá-la.
Do mesmo modo, proteger certos aspectos do negócio para que franqueados ou ex-franqueados não usem o conhecimento adiquirido em um negócio próprio, sem a sua autorização.

Além disso, é fundamental uma formalização por meio de manuais, para facilitar o aprendizado interno dos novos franqueados.
Ao franquear seu negócio, você terá que repassar á eles todo o conhecimento necessário para que possam implementar uma unidade da marca. E este repasse será mais eficiente com bons manuais e treinamentos.
Definição de treinamentos
Com a estrutura do negócio feita, padronizada e protegida, a franqueadora também precisa se preocupar com o repasse deste conhecimento para os novos parceiros.
Dessa forma, ao franquear minha empresa preciso de estruturar uma forma de treinar cada novo franqueado para que ele tenha conhecimento suficiente para lidar com a operação.
Muitas franquias utilizam treinamentos “in locu” em um a unidade modelo, ou então treinamentos online, para negócios mais simples, como o home office.
A franqueadora deve definir bem como serão estes treinamentos, e ainda, buscar sempre melhorar seu material para preparar cada vez melhor seus novos franqueados.
Documentos legais
Além da proteção intelectual da marca e o know-how do qual falamos, ao franquear minha empresa é preciso cuidar também de certos tipos de documentos importantes para o processo.
Nesse sentido, é preciso fazer uma Circular de Oferta de Franquia (COF) clara e detalhada, pois este documento será o seu cartão de visita para atrair novos empreendedores.
Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Guia Para Iniciantes. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.
Além disso, produzir um bom Contrato de Franquia, que será a formalização da parceria entre empreendedor e a franqueadora.
Ainda, apresentar aos interessados o Demonstrativo de Resultado de Exercício (DRE), que deve estar na COF e mostrar também como está a saúde financeira da empresa.
Por fim, na COF deve vir o mais detalhado possível os investimentos necessários para a implementação de uma unidade, para que o empreendedor possa avaliar se pode ou não se tornar um franqueado.
Estratégias de marketing
Por fim, além de toda esta estruturação interna, o processo de franqueamento passa também por um trabalho de marketing para atrair novos empreendedores.