Franquia: é possível empreender com baixo orçamento? Veja aqui!

Por
em
fachada de loja imagem ilustrativa franquia baixo orçamento
Advertisement

Abrir uma franquia é possível mesmo para quem tem baixo orçamento. Só é preciso se organizar e escolher o modelo certo!

O setor de franquia vem crescendo bastante no Brasil nos últimos anos, mostrando resultados positivos mesmo em meio à pandemia. Trata-se de um modelo de negócio com diversas vantagens, tanto para os franqueados, como para os franqueadores. 

Porém, ainda existem muitas dúvidas quanto ao funcionamento das franquias. Mais especificamente quanto aos custos necessários para abrir e manter o negócio funcionando.

Neste artigo, vamos demonstrar que, sim, é possível abrir a sua franquia mesmo tendo um orçamento baixo à disposição. 

Vamos explicar como funcionam as franquias de baixo custo e como elas podem ser uma oportunidade de ouro para empreender com sucesso e conquistar independência financeira. Acompanhe!

Franquias de baixo custo: o que são?

As franquias de baixo custo também são conhecidas como microfranquias. Como esse nome indica, é um modelo de negócio de pequeno porte. Ele exige baixo investimento para iniciar, mas oferece as mesmas vantagens que o franchising de modo geral proporciona.

Qual a diferença de uma franquia normal?

A principal diferença entre as microfranquias e as franquias normais é com relação aos custos. É possível abrir uma microfranquia com valores bem baixos e que vão até R$ 105 mil.

Quais as vantagens desse modelo de franquia?

A principal vantagem das franquias de baixo custo é exatamente a necessidade de se investir menos para abrir e manter o negócio funcionando em seu início. Os custos podem variar bastante, mas geralmente são bem inferiores aos das franquias convencionais.

Por outro lado, as franquias de baixo custo podem prosperar bastante, aumentando seu faturamento. Trata-se, portanto, de um modelo de negócios com custo-benefício muito vantajoso.

A razão para isso está no fato de as microfranquias apresentarem as mesmas vantagens que tornam o franchising, de modo geral, um setor tão atrativo. 

Ao abrir sua microfranquia, você passará a contar com o suporte da rede, que cederá experiência de mercado, contatos de fornecedores e suporte técnico.

Entre as principais vantagens das microfranquias está a possibilidade de usufruir de uma marca já conhecida pelos consumidores, que já conquistou um espaço no mercado e superou diversas dificuldades para crescer.

Ou seja, ao optar por uma franquia você enfrentará bem menos dificuldades do que se optasse por abrir um negócio do zero. Tudo isso explica por que as franquias têm uma mortalidade média bem inferior aos de outros modelos de negócio.

Por último, podemos destacar a diversidade de formatos como uma das vantagens das microfranquias. Elas podem oferecer diversos serviços e funcionar em locais diferentes, desde o home office até o food truck, e em cidades de vários portes, incluindo cidades pequenas.

Empreendendo: modelos de franquia para abrir com baixo orçamento

Agora que você entendeu um pouco mais sobre o funcionamento e as vantagens das franquias de baixo custo, vamos apresentar alguns dos modelos que mais vêm tendo sucesso nessa categoria.

Franquias home office

Advertisement

As franquias home office vêm crescendo bastante, impulsionadas inclusive pela pandemia, que trouxe exigências de distanciamento social. 

Elas estão entre os modelos de negócio com menos custo, graças à possibilidade de usar a própria residência para as operações. É algo que dispensa pagamento de aluguel, compra ou construção do local para o empreendimento.

O setor de serviços é aquele com maior potencial para as franquias home office. Negócios como advocacia, RH, call center, cosméticos, psicologia, agências de viagens e consultorias diversas se encaixam muito bem nesse modelo.

Por outro lado, as franquias home office também apresentam desafios para o empreendedor. O principal deles é a dificuldade de manter a disciplina na rotina de trabalho, devido às diversas distrações que encontramos no ambiente doméstico.

Essas são algumas das franquias home office que se destacam no momento:

Franquias educacionais

As franquias educacionais também apresentam grande potencial, graças à procura cada vez maior por formação técnica e profissionalizante. Assim como por cursos voltados para o desenvolvimento infantil.

Muitas franquias educacionais podem ter baixo custo, devido ao custo menor com infraestrutura e à possibilidade de oferecer os serviços online. Veja algumas que se destacam nesse setor:

  • Cebralog
  • Educatec Brasil
  • Explica Cursos
  • Grupo FR Vendas
  • Get it Academy

Franquias de saúde, beleza e bem-estar

Este setor abarca serviços bem diversos, como cabeleireiro, manicure, depilação, spa, cosméticos e cuidadores, e cuja demanda é sempre grande. 

Em alguns é possível, inclusive, montar o negócio em casa. Mas, de modo geral, o custo de instalação é baixo. Confira as principais redes de microfranquias de saúde, beleza e bem-estar:

  • Suav (beleza e estética)
  • Brasil Nutri Shop (suplementos)
  • Amor e Cuidado (cuidadores)
  • Emagrecentro (emagrecimento e estética)
  • Bellaza (maquiagem)
  • Acuidar (cuidadores)

Opções financeiras para abrir franquia tendo baixo orçamento

Embora os custos para abrir e manter uma franquia desse tipo sejam baixos, é possível recorrer a algumas opções financeiras que tornem o negócio ainda mais viável. 

Entre elas está o recurso do empréstimo online. Nesse caso, a depender do valor, a pessoa pode optar pelo crédito pessoal ou até mesmo o empréstimo com garantia de imóvel ou veículo, que oferece valores maiores com taxas mais atrativas.

Outra opção muito vantajosa é o microcrédito, que também é oferecido para franqueados com condições bem vantajosas. Grandes bancos e cooperativas de crédito são as instituições mais recomendadas nesse caso.

Como você pôde ver, as franquias de baixo custo são um modelo de negócio altamente vantajoso, sendo acessíveis mesmo para quem tem pouco dinheiro à disposição. Além da maior viabilidade financeira, é possível contar com o suporte de uma rede cuja marca já é reconhecida no mercado.

Mas apesar de todas essas vantagens, o franqueado precisa ter em mente que só poderá ser bem-sucedido com um esforço diário em fornecer serviços de qualidade, sempre adotando uma postura ética e disciplinada na gestão do seu negócio, seja qual for o porte dele.

Sabendo disso tudo, será mais simples para você abrir um negócio de sucesso. Para conhecer boas opções para investir, você pode acessar nosso artigo: Melhores oportunidades para empreender e ganhar dinheiro.

Se preferir, você ainda pode contar com uma consultoria gratuita para escolher seu negócio. Neste caso, basta acessar: henriquemol.com.br.

Este artigo foi escrito pela equipe do Juros Baixos.

Advertisement
Advertisement