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Franquia de beleza e centro de estética: opção com formato nunca antes visto

Sumário

Abrir uma franquia de beleza e centro de estética pode gerar algumas dúvidas nos empreendedores. Por isso, preparamos o texto a seguir explicando a finalidade de cada área, quais os serviços podem ser prestados, as diferenças para as clínicas de estética e como escolher a melhor opção de negócio.

Segundo dados, o segmento de Beleza, Saúde e Bem-Estar teve um aumento de 24% na margem de vendas no primeiro trimestre de 2023. Logo, pode ser um segmento interessante para quem quer empreender e ganhar dinheiro.

Um centro de estética tem diversas diferenças com relação a outros locais voltados para tratamentos de beleza. Não pode ser considerado simplesmente um salão de beleza, spa ou uma franquia de depilação. E muito menos uma clínica. 

Então, para atuar nesse tipo de empreendimento é necessário conhecer um pouco de tudo, mas sempre respeitando os limites do espaço. Por isso, é importante que as dúvidas sejam sanadas para que você conheça o leque de oportunidades ao apostar em uma franquia de beleza e centro de estética. Continue a leitura!

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Saiba o que é uma franquia de beleza e centro de estética

As franquias de beleza e centro de estética são um tipo empreendimento que tem como objetivo oferecer diversos tipos de procedimentos dentro de um mesmo ambiente. Como corte, depilação, embelezamento do olhar, esmalteria, tratamentos de pele etc. 

Logo, para que esse procedimento possa funcionar, é necessário que você siga os padrões estabelecidos pela franqueadora. Afinal, esse é um dos motivos que fazem das franquias um negócio tão seguro para empreender. 

Dentro desse tipo de empreendimento, a marca é responsável por passar todo o know-how e expertise para o empresário terceiro. Sem contar no direito de comercializar o nome da empresa.

Porém, para que isso tenha efeito e seja sinônimo de sucesso, a rede oferece suporte e treinamentos direcionados para o tipo de empreendimento. Ou seja, cursos voltados para as diversas funções estéticas do centro. Não só para o empresário, mas também para todos os colaboradores. 

Por causa dessa troca de funções, no qual ambas as partes se beneficiam com o trabalho, esse formato pode ser considerado “semi-independente”.  

Como se trata de um negócio com investimento vários perfis de investimento, se torna uma boa oportunidade para quem deseja mudar de vida. Não apenas pela sua estrutura e mercado, mas também por aceitar diversas opções de modelos de investimento para qualquer perfil de empresário.

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Mesmo sendo tão atrativo, você precisa tomar alguns cuidados para que consiga fazer parte de uma rede de franquias de reconhecimento com o público. Afinal, de nada adianta abrir sua unidade se não for bem vista e reconhecida pelo seu trabalho. 

Dados sobre o setor de estética no Brasil

O Brasil é um dos países onde as pessoas mais prezam pela aparência, em especial o público feminino. Desse modo, esse é um dos setores que menos sentem o efeito das mudanças económicas que podem ocorrer.

Por mais que diversos cortes sejam feitos, alguns procedimentos ainda são mantidos. Como mostra um levantamento feito pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) em 2019.

De acordo com a instituição, o país é o 4º que mais consome produtos voltados para higiene pessoal, perfumaria e cosméticos. Além disso, a média de crescimento dos últimos dez anos foi superior a 4%. Ou seja, mesmo diante da crise causada pela pandemia, o setor conseguiu se manter de pé. 

Por mais que tenhamos levantado que a maior parcela é do público feminino, os homens têm consumido cada vez mais as possibilidades desse segmento. Segundo uma pesquisa, 39% dos homens passaram a se preocupar mais com a estética. 

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Dessa forma, o mercado brasileiro passou a ser o segundo maior do mundo quando se trata da comercialização de produtos de estética para o público masculino. Logo mais, entenda quais são as diferenças entre centro e clínica de estética. Mas antes, descubra como funciona um centro de estética.

Como funciona um centro de estética?

Esses locais oferecem tratamentos voltados para o corpo e face por meio de cosméticos e equipamentos direcionados para essa função. 

Uma das grandes vantagens de apostar nesse tipo de empreendimento, é contar com diversos colaboradores que não precisam ser técnicos ou alguma outra formação na área. Embora seja recomendável e os trabalhos são simples. 

Portanto, não está permitido nenhum tipo de procedimento médico invasivo ou não. O foco deve ser apenas em terapias e bem-estar dos seus pacientes. Além disso, há proibição de fazer a prescrição ou administração de medicamentos aos clientes. 

Essas normas são fiscalizadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Conselho Regional de Medicina (CRM). Então, caso não seja respeitado, pode haver punição, multa e até o fechamento da unidade. 

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Outro fator que torna o centro de estética atrativo, está na estrutura do local. O espaço não precisa ser dos mais grandiosos. Dentre as operações, podem ser feitos trabalhos de manicura, cabeleireira, massoterapia e esteticista.

Por fim, nada impede de comercializar produtos destinados a estética, mas respeitando as características de ser apenas voltados para a este fim, sem vínculo médico.

Existem marcas que contam com um centro de pesquisa para desenvolver produtos de qualidade e alcançar reconhecimento maior ainda. Mesmo oferecendo serviços de beleza, estética e bem-estar, o negócio tem grande perspectiva no mercado. 

Quais as diferenças entre centro e clínica de estética?

Dentro desse ambiente, é necessário profissionais como médicos, enfermeiros e técnicos. Todos com registro dentro dos órgãos regulamentadores. 

Esses locais tem como objetivo entregar serviços estéticos voltados para a saúde e de imagem pessoal. Ou seja, os tratamentos de pele, procedimentos mais invasivos e que necessitam de um local mais específico para realizar os trabalhos.

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Sendo assim, ara ficar mais fácil entender os serviços que podem ser feitos estão as cirurgias plásticas, lipoaspiração, varizes, carboxiterapia, cellutec etc. Tudo sempre orientado por profissionais da área. 

Este tipo de empreendimento exige um pouco mais de investimento por parte dos futuros franqueados. Isso porque, são diversas normas que precisam ser cumpridas para adequar o estabelecimento às exigências dos órgãos fiscalizadores. 

Portanto, são salas preparadas e isoladas, equipamentos adequados, peças, macas, respiradores, medicamentos etc. Sem contar no tamanho do local e as medidas de isolamento e higiene necessários. 

Opções de franquias de destaque no mercado

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Cada franquia apresentada foi selecionada, levando em consideração a demanda do mercado e o potencial de crescimento. Então, prepare-se para conhecer modelos de negócio inovadores.

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Ao optar por uma dessas franquias, você estará dando passos para o mundo empresarial. Agora, transforme seu sonho de empreender em realidade com as melhores opções do mercado de franquias. Acompanhe!

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Saiba como escolher uma franquia para investir

Para que você consiga abrir uma franquia de beleza e centro de estética, é necessário seguir alguns procedimentos recomendáveis.

Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Guia Para Iniciantes. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.

Ou seja, um passo a passo para que consiga escolher a melhor marca e encontrar um negócio que realmente valha a pena para você. Confira!

Tenha certeza que quer trabalhar com estética

Primeiramente, é importante ter a certeza de que essa é uma área que realmente faz você ficar motivado no dia a dia. De nada adianta empreender em um segmento que não faça você se mover e sonhar.

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Serão diversos desafios, problemas e situações que colocarão à prova a sua vontade de decolar realmente com o negócio. Se for apenas por causa do dinheiro, talvez não funcione tão bem quanto imagina. 

Por isso, estude muito bem a área, conheça os pontos que fazem você levantar da cama motivado. Afinal, é o seu dinheiro que está em jogo e nada melhor do que apostar em algo que faça você feliz. 

Estude o seu dinheiro

O próximo ponto é estudar a sua capacidade financeira. Essa é uma prática recomendável para qualquer nível de investimento, mas principalmente para os mais altos como um centro de estética. 

Sendo assim, para que isso aconteça, é necessário encontrar o caminho que seu dinheiro faz. Quanto entra, quanto sai e os motivos de fechar o mês no vermelho ou azul. Mesmo que pareça uma situação complicada, é possível encontrar soluções. 

A dica fundamental, após fazer esse mapeamento do dinheiro, selecione os gastos bobos e busque eliminá-los ou reduzi-los.

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Negocie as suas dívidas. Isso porque, é importante entender que os credores querem receber a quantia emprestada. Por isso, não vão poupar esforços para negociar e achar um caminho mais tranquilo. 

Depois, busque também outras maneiras de economizar como nos pacotes de internet, televisão, telefonia etc. Após esse processo, é possível encontrar linhas de crédito para ajudar no investimento. Ou caso queira, uma sociedade pode ser mais vantajosa. 

Encontre as opções de franquias

O próximo passo é começar a pesquisar as opções de franquia de beleza e centro de estética. A partir das certezas que você terá com base nas dicas anteriores, será possível identificar qual o empreendimento que melhor se encaixa a sua necessidade. 

Nessa busca, é importante pesquisar empresas que conseguem entregar um bom custo benefício para o seu perfil. Mais uma vez, não pense apenas no dinheiro que pode render. Mas sim no prazer que pode entregar. 

Não adianta se tornar um franqueado e a empresa não cumprir com as suas obrigações, ou entregar um suporte e treinamento falho. Além de fazer você perder tempo, clientes e ter um atendimento ruim, você corre o risco de jogar o seu dinheiro fora. 

Portanto, busque nas redes sociais como o público alvo enxerga a franqueadora, como lida com as reclamações e elogios. Também é possível olhar essa fama por meio do site “Reclame Aqui!”. Com base nisso, selecione as melhores e entre em contato.  

Converse com as marcas

Para demonstrar o interesse a uma franqueadora, basta entrar em seu site, preencher o formulário e aguardar o contato dela. Nessa primeira conversa, a marca irá conhecer mais o seu perfil e ver se você se adequa realmente as necessidades da marca. 

Lembrando que para ser um bom empreendedor no ramo de estética, é necessário saber lidar com o público, estar preparado para atuar na linha de frente, ser persuasivo, determinado, focado e organizado. 

Após conhecer um pouco mais sobre as suas habilidades, se for aprovado e conseguir mostrar para a marca que é capaz de tocar uma unidade, a franqueadora irá encaminhar para você a Circular de Oferta de Franquia (COF).

Analise a COF

A COF é um documento que conta com diversas informações sobre o empreendimento em geral. É com base nela que você irá conhecer pontos importantes como as regras, valores, tipo de suporte, auxílio, treinamentos, modelo de franquias etc. 

Por outro lado, estude com calma todos os detalhes apresentados na Circular para evitar alguma surpresa após assinar o contrato. Por isso, de acordo com a Lei de Franquias, o documento precisa ser entregue dez dias antes de firmar o acordo final. 

Caso isso não aconteça, o negócio pode ser quebrado e o seu investimento perdido. Se houverem dúvidas sobre qualquer um dos pontos apresentados na COF, procure um advogado para conversar. Se tiver um sócio, estudem juntos e vejam a viabilidade do projeto. 

Na Circular você irá encontrar os seguintes tópicos detalhados abaixo. Lembrando que, assim como os contratos, o documento precisa ter uma linguagem simples e de fácil entendimento. 

  • Dados sobre a franqueadora, como CNPJ e endereço da sede;
  • Histórico da marca;
  • Balanço e demonstrações financeiras;
  • Pendências judiciais;
  • Relação de franqueados;
  • Franqueados ativos e que se desligaram nos últimos 24 meses;
  • Equipe da franqueadora;
  • Informações sobre o mercado;
  • Descrição do negócio;
  • Cota mínima de compra;
  • Características dos modelos de negócio da marca de franquia;
  • Perfil desejado do franqueado;
  • Estimativa de investimento pelo franqueado, com descrição das taxas cobradas;
  • Estimativa de ganhos financeiros;
  • Regras sobre território (se haverá exclusividade ou não de atuação por um franqueado em determinada área);
  • Regras para sucessão ou transferência de proprietário;
  • Lista de fornecedores para atuação na franquia;
  • Lista de apoios prestados pela franqueadora;
  • Situação do franqueado após o término ou rescisão do contrato de franquia.

Inicie suas operações

Após receber a COF, estudá-la e definir a franquia de beleza e centro de estética que você vai trabalhar, é hora de assinar o contrato e dar início as preparações. 

Nesse momento, você poderá apresentar sugestões de pontos comerciais para a marca. Esses locais serão estudados para conhecer a real capacidade que a área pode ofertar de clientes. 

Com o local aprovado, seja indicação sua ou da franqueadora, será necessário negociar o aluguel, conhecer a estrutura interna, realizar as reformas para adequar o espaço, preparar os treinamentos e começar a captar os colaboradores. 

Quais os serviços oferecidos em centros de estética?

Com uma variedade ampla de serviços uma franquia de beleza e centro de estética pode oferecer opções de serviços variadas. Com o objetivo de atender as diversas necessidades de quem busca tudo em um só lugar.

Tudo vai depender da sua intenção em investir e também da sua capacidade financeira. Mas não se preocupe. No franchising existem diversas opções específicas ou amplas.

Assim, têm valores acessíveis que não chegam a ser franquias baratas, mas com investimentos que correspondem ao custo-benefício que você procura. Conheça algumas das opções de atuação disponíveis no segmento de franquia de beleza e centro de estética.

Esmalteria

As esmalterias chegaram para ficar no franchising. Acompanhando uma nova  tendência de mercado, os serviços que antes eram conhecidos como manicure e pedicure nos salões se especializaram e criaram um espaço só delas.

Dessa forma, as unhas e os cuidados com mãos e pés se destacaram com uma nova atuação específica mais conhecida como “nail art”. Nesse sentido, as esmalterias vêm alcançando cada vez mais espaço nesse mercado.

Com o diferencial de serviços especializados para o publico que gosta de investir nesse tipo de solução. Logo, são encontradas em versões mais compactas. Porém, com alternativas onde oferece também outras serviços do nicho de Beleza e Estética.

Salão de beleza

Tradicionais no segmento, os salões de beleza são focados nos cuidados com cabelos, mas oferecem outros serviços para ampliar o leque de soluções aos clientes.

Com modelos mais robustos e completos as redes de franquias de salão de beleza se destacam para um público mais selecionado e que busca atendimento diferenciado.

Normalmente, por serem grandes redes já de destaque do setor, tendem a ter custos mais altos. Devido a amplitude de serviços o que demanda um espaço mais amplo e com maquinários e adequação de espaço maiores.

Sobrancelhas

Cuidar das sobrancelhas se tornou um habito entre a maioria das mulheres. Atualmente existem várias técnicas voltadas para o embelezamento do olhar que reforçam a tendência desse mercado promissor que é o de design de sobrancelhas.

Entre as diversas opções, existem franquias que oferecem o designer tradicional apenas com a limpeza dos pelos, aplicação de henna e técnicas mais duradouras como o design fio a fio ou com técnicas de preenchimento definitivo.

Depilação

Como as demais opções de negócios o subsegmento de depilação também agrega muito valor e oportunidade ao setor de Beleza e Estética. Entre as opções de serviços existem técnicas tradicionais com o uso de cera a quente e a fria.

Também com outras opções mais específicas, como fotodepilação e depilação a laser. Dessa forma, os clientes tem uma gama de variações e optam por serviços que se identificam mais com o seu perfil de adaptação.

Assim, com oportunidades que se diversificam entre opções maiores com as técnicas mais avançadas, e com outras menos onerosas e tradicionais. Ainda existem opções que permitem a variação de serviços, ficando a critério do cliente a forma de utilização mais favorável.

Emagrecimento

Entre as franquias de beleza e centros de estética as franquias de emagrecimento não poderiam ficar de fora. São oportunidades de negócio mais focado no tratamento e acompanhamento de emagrecimento saudável aliado a tratamentos estéticos mais avançados.

Ainda é possível associar nessa modalidade um processo mais completo com emagrecimento, cuidados estéticos e acompanhamento nutricional.

Deu para perceber que o nicho de atuação é bem amplo. Logo, faz parte de um segmento que não fica de fora dos serviços considerados essenciais para um público cada vez mais atento às novidades e tendências do mercado. Portanto, um ambiente muito atrativo para investimento.

Qual o perfil ideal para trabalhar com franquias de beleza e centros de estética?

Um segmento promissor como o de Beleza e Estética está sempre bem posicionado no mercado. Diante da busca constante por clientes que não abrem mão desses cuidados, ser um profissional diferenciado é uma forma de se destacar entre os demais.

Por isso, avalie aqui neste tópico algumas características fundamentais que vão além das habilidades técnicas. Ou seja, é necessário inclusive algumas habilidades comportamentais.

Por fim, você terá mais assertividade no seu ramo de atuação, além de uma clientela fidelizada pela qualidade dos serviços e pelo seu diferencial de atendimento.

Seja receptivo e comunicativo

O primeiro ponto a ser lembrado nesse segmento é o da receptividade. Afinal, você será a porta de entrada do seu negócio. Ou seja, irá representá-lo. Assim, o seu cliente já perceberá o seu nível de atendimento logo na primeira visita.

Quem nunca esteve em um local e não foi bem recepcionado na chegada? Não é nada agradável, não é mesmo? Isso porque, partindo desse princípio que nós, enquanto clientes, percebemos o quão importante é um bom atendimento e a receptividade de um estabelecimento.

As pessoas que procuram por centros de estética e beleza vão em busca de um ambiente agradável onde serão bem atendidas e acolhidas. Para isso, é necessário que os colaboradores sejam comunicativos, agradáveis e receptivos.

Saiba lidar com imprevistos

Em qualquer atividade que se desenvolva, os imprevistos são situações que podem ocorrer. Diante disso, as atividades relacionadas a beleza e estética não estão livres de passarem por alguma eventualidade.

Dessa forma, saber administrá-los “com jogo de cintura” é uma aptidão também necessária para quem deseja estar à frente de um negócio neste segmento. Esteja sempre atento e apto a resolver qualquer situação de forma equilibrada e eficiente.

Seja flexível

A flexibilidade é uma característica de adequação. Saber ser flexível quando necessário faz toda diferença em várias situações. Seja para administrar melhor uma equipe, ou para solucionar alguma necessidade dos clientes.

Esse tipo de característica demonstra que você tem empatia e não se exime de tentar mediar da melhor forma possível as necessidades dos outros também.

Ser flexível é outro ponto positivo para quem gosta e deseja trabalhar com pessoas. Haverá sempre em algum momento a necessidade de se adequar às situações de acordo com as demandas do dia a dia.

Se mantenha sempre atualizado

O setor de Saúde, Beleza e Bem-estar está sempre passando por mudanças e inovando com novas tendências e produtos no mercado. Por isso, você que deseja atuar no ramo precisa estar alerta a essas mudanças.

Assim, você será um ponto de orientação dentro do seu próprio negócio, oferecendo as melhores soluções. Ainda, estará antenado sobre todas as novidades do segmento.

Isso faz com que as pessoas, no caso, seus clientes, tenham mais segurança em seus serviços. Isso porque sabem que você está atento as oportunidades estuda o mercado.

Por mais que nas franquias a inovação deva ser tomada por parte da franqueadora, você pode e deve conhecer tudo a respeito do seu mundo profissional. Desse modo, pode se tornar uma referência no serviço prestado.

Tenha iniciativa

Iniciativa. Essa palavra diz muito sobre a sua forma de agir a frente do seu empreendimento. Então, é necessário ter iniciativa no seu negócio para tomar providências, resolver conflitos e administrar a unidade de modo geral.

Nesse sentido, proponha as melhores soluções, demonstre que está ciente de tudo que acontece dentro da sua empresa. Mostre que você está presente e preocupado em atuar à frente de todas as situações que sejam necessárias. Seu comportamento deve ser de dono, o que na verdade, você será da sua unidade.

Senso de liderança

Em todas as características aqui apresentadas, falamos de comportamentos que devem ser desenvolvidas no perfil de quem deseja atuar à frente de uma franquia de beleza e estética. Mas uma que é fundamental para um bom gestor da equipe é o senso de liderança.

Portanto, é preciso saber administrar o negócio, não somente nas questões financeiras e burocráticas. Logo, saiba fazer uma boa gestão da sua equipe de trabalho, se posicionando como líder, não apenas como o dono do negócio.

Vale lembrar que essas características são muito importantes, mas podem ser trabalhadas ao longo do tempo. Sendo assim, se você não tiver todas elas em seu perfil, com o tempo poderá desenvolvê-las.

Ao longo do texto, você aprendeu que investir em uma franquia de beleza e centro de estética pode valer a pena. Ainda, conferiu dicas estratégicas e opções de marcas para empreender. Agora que está por dentro do assunto, abra o seu negócio e lucre.

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