A franquia Boticário é uma das maiores redes de cosméticos e cuidados pessoais do país. Por isso, preparamos esse texto para lhe ensinar tudo sobre como se tornar um franqueado desse negócio vantajoso.
De acordo com uma pesquisa recente, o Brasil ocupa a quarta posição como maior mercado de Beleza no mundo. Assim, esse pode ser um setor promissor para quem deseja empreender e lucrar com o próprio negócio.
Dessa forma, não é difícil entender como a rede da O Boticário se tornou uma das maiores franquias do Brasil. Além disso, ao investir na marca, você passa a contar com inúmeros benefícios. Ainda, terá a possibilidade de representar o grupo.
Assim como todo negócio, você precisa conhecer de perto a franquia O Boticário para saber se vale a pena para o seu perfil. Por isso, continua a leitura para se informar sobre os detalhes do empreendimento.
Por que investir no setor de Beleza?
Investir no setor de Beleza oferece grandes vantagens. Segundo a ABF, o setor de Saúde, Beleza e Bem-Estar faturou R$ 55,6 bilhões, um crescimento de 17,5%. Esses números destacam a força e o potencial do mercado.
Além disso, a demanda por produtos e serviços de beleza continua a crescer, impulsionada pelo aumento da preocupação do brasileiro com os cuidados pessoais e bem-estar. Assim, essa tendência cria um ambiente favorável para novos negócios e investimentos.
Portanto, o setor de Beleza se apresenta como uma boa oportunidade para investidores, pois oferece crescimento constante e alta rentabilidade no mercado.
Passo a passo para abrir uma franquia O Boticário
Para lhe ajudar a abrir uma franquia O Boticário, preparamos um passo a passo super prático. Entre as etapas estão, por exemplo, pesquisa, preenchimento de um formulário, entre outros.
Então, você pode acompanhar esse texto enquanto realiza cada etapa do processo e, enfim, abra sua unidade de franquia em uma rede de Beleza e Bem-Estar. Confira!
Pesquise bem sobre a marca
Abrir uma franquia Boticário demanda uma boa pesquisa sobre a marca. Afinal de contas, a história e a trajetória de uma empresa são de grande importância para quem pensa em investir nela.
Sobretudo no caso de franquias, já que você vai se tornar um representante daquela marca. Dessa forma, é importante saber sobre a origem da rede, sua atuação, a quem pertence, tipo de investimento e outras informações.
Então, para começar, vale ressaltar que a O Boticário surgiu como uma farmácia de manipulação em 1977, na cidade de Curitiba (Paraná).
Já em 1986, a marca passou por um processo de internacionalização e abriu a primeira unidade em Portugal. Depois, em 1990, foi fundado o Grupo Boticário, que existe até hoje.
Dessa forma, o Grupo reúne a franquia O Boticário e outras seis marcas. Assim, as empresas totalizam mais de 4 mil lojas em mais de 40 países.
Além disso, o objetivo da marca é criar um ecossistema. Ou seja, os produtos saem dos laboratórios e da indústria direto para os pontos de venda. Em seguida, chegam nas mãos dos consumidores.
Com essa trajetória, a franquia O Boticário se tornou uma das maiores desenvolvedoras de cosméticos da América Latina. Além disso, a marca virou referência em sustentabilidade.
Nesse sentido, conhecer O Boticário e suas características é um passo essencial para quem pensa em se tornar um franqueado. Por isso, continue a acompanhar o conteúdo!
Tenha certeza de que você quer abrir uma O Boticário
Outra etapa importante do processo é se assegurar de que você de fato quer abrir uma O Boticário. Logo, saiba os valores da franquia, com que produtos ela atua e quais são os modelos de negócio.
Assim, é possível comparar o que a franqueadora espera de seus investidores com aquilo que você tem a oferecer.
Afinal de contas, trabalhar com algo com que se gosta e tem afinidade faz toda a diferença. Do mesmo modo, seu contrato com a franqueadora dura alguns anos. Portanto, é importante respeitar esse tempo.
Logo, tenha certeza que você quer de fato atuar com uma franquia do segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar. Isso porque, é preciso ter disposição para pesquisar e se atualizar constantemente nesse mercado.
Além disso, estude sobre os produtos da marca para saber se realmente você se identifica. Afinal, não é possível (ou pelo menos não é recomendado) vender produtos em que você não confia.
Hoje, a franquia O Boticário oferece, por exemplo, cremes faciais, itens para cabelo, maquiagens, kits para presentes e brindes exclusivos.
Dessa maneira, é importante também saber que o modelo de negócio da rede se baseia no de multifranqueados. Ou seja, os investidores podem ter uma ou mais unidades conforme sua disponibilidade.
Todos esses fatores são essenciais. Porém, o mais importante é saber se o modelo de negócio combina com seus objetivos pessoais e profissionais. Então, sempre compare várias marcas, como as opções abaixo no ramo de beleza e saúde.
Atenda ao perfil de franqueado da rede
Para se tornar um franqueado da O Boticário, assim como de todas as marcas, você deve atender ao perfil estabelecido pela franqueadora. Essas características são delimitadas pela própria ela.
Por isso, antes de abrir uma unidade, você passa por uma análise. Assim, um dos requisitos da franquia é que o investidor tenha experiência comprovada de, pelo menos, 12 meses de atuação no varejo. Em outras palavras, você precisará garantir à franqueadora que já atuou com vendas.
Outro ponto importante para a franqueadora é você ter disponibilidade para se dedicar à administração da franquia.
Isso inclui, é claro, se adaptar e obedecer os padrões da marca. Além disso, é importante estar ciente e ter vontade de atuar conforme um plano de negócio pronto e já estabelecido.
Do mesmo modo, a franquia O Boticário demanda que seus investidores tenham capacidade de investimento próprio. Outro requisito é ter graduação na área de Gestão de Negócios ou outro ramo semelhante. Além disso, é necessário ter experiência ou interesse em trabalhar com ferramentas digitais.
Acesse o formulário da rede
Após conferir se você corresponde ao perfil de franqueado, chega a etapa de preencher um formulário elaborado pela franqueadora. Esse é um documento padrão que permitirá à equipe da marca analisar as suas características.
Então, vale ressaltar que isso não garante que você seja selecionado para se tornar um investidor. Mas é um passo primordial para que você se torne um franqueado.
Por isso, reserve um tempo do seu dia e não faça as coisas com pressa. Afinal de contas, é por meio do formulário que a equipe da franqueadora irá conhecer você. Assim, a marca saberá se você realmente está apto a investir.
O formulário é composto por três páginas de perguntas que vão garantir que a rede saiba tudo que for essencial sobre você.
Informe seu e-mail
Ao abrir o formulário, o seu e-mail será solicitado. Caso não tenha um, é importante que crie uma conta previamente no servidor que melhor atender suas necessidades.
Sendo assim, você vai receber mais informações sobre o processo de análise de seus dados. Por isso, fique de olho na sua caixa de entrada e lembre-se de usar a conta mais profissional que tiver.
Preencha seus dados pessoais
A franqueadora também precisará identificar alguns dados pessoais. Então, na segunda página do formulário terão perguntas para análise do seu perfil empreendedor.
Aqui, você vai informar seu nome, CPF, data de nascimento e um telefone válido. Mas não precisa desconfiar das perguntas de cunho pessoal.
Afinal de contas, a rede precisa saber se você é uma pessoa de verdade e se é realmente confiável antes de permitir que se torne um investidor. É claro que esses dados serão lançados em plataformas de conferência de dados.
Dessa forma, a franqueadora verificará se você tem dívidas, pendências ou até processos no seu nome. Não pense que essa é uma exclusividade dessa marca. Isso porque, praticamente qualquer negócio que você for abrir terá essa etapa.
Apresente sua escolaridade
Por meio do formulário, a franquia O Boticário vai pedir que você informe sua escolaridade e sua formação profissional. Isso porque, é uma exigência ter ensino superior e experiência prévia em negócio para ser um franqueado.
Assim, você descreverá como foi sua formação, quanto tempo durou e o que você estudou. Vale lembrar que você precisa ter estudado algo na área de negócios, empreendedorismo ou afins.
Além disso, você também descreverá a sua formação profissional. Então, capriche na apresentação e ressalte sua atuação na área de varejo. Esse pode ser um fator determinante para a escolha da franqueadora.
Informe sua localidade
A etapa seguinte é definir de onde você é. Dessa forma, a marca analisará como está o mercado local da sua região, se já existem outras franquias da rede no mesmo local e se há disponibilidade para outros negócios.
Isso porque, a franquia O Boticário, como as demais, tem suas próprias regras para a instalação de unidades em cada local. Essas normas variam conforme a região e a quantidade de franqueados que fazem parte dela.
Diga se já possui uma empresa aberta
Outro ponto muito importante é dizer se você já tem uma empresa aberta. Sendo assim, lembre-se de que a franqueadora pode conferir se há um CNPJ ativo em seu nome. Então, não adianta mentir.
Mas isso influencia na decisão dela? Essa pergunta não é tão fácil de responder. Assim como dissemos, o Grupo Boticário demanda que os investidores já tenham atuado com empreendedorismo.
No entanto, isso não quer dizer, especificamente, ter uma empresa própria. De todo modo, é importante informar esse ponto e ter honestidade no processo.
Conte se tem experiência no varejo
O formulário também vai perguntar se você tem experiência no ramo do varejo. Caso sim, você deverá contar sobre sua atuação nesse segmento.
Então, como você já aprendeu aqui, descreva a sua experiência no ramo varejista. Isso porque, é um ponto determinante para a escolha da franqueadora. Além disso, lembre-se que, mais para frente, você precisará provar tudo o que disser no formulário.
Comente se já teve uma franquia
Diga para a franqueadora O Boticária se você já teve uma franquia. Caso a resposta seja positiva, terá que descrever o processo e sua experiência com o franchising.
Muitos empreendedores costumam investir em mais de uma franquia. Por isso, essa pergunta não é tão estranha quanto pode parecer.
Fale sobre sua experiência com venda online
Outro ponto que você deve responder é se já tem experiência com vendas online. Dessa forma, você deverá contar mais sobre essa atuação. Afinal de contas, a rede demanda disponibilidade e interesse em atuar no formato digital.
Apresente o quanto você pode investir
Agora, você vai precisar indicar seu investimento disponível. Logo, a franqueadora é capaz de informar o modelo de negócio mais adequado para o quanto você pode pagar.
Do mesmo modo, é bom relembrar que esse investimento precisa vir do seu bolso. Ou seja, organize as suas finanças e invista no modelo de negócio que melhor se ajusta no seu perfil.
Diga se pretende ter sócio
A franqueadora também perguntará se você pretende abrir um negócio com um sócio. Essa é uma possibilidade autorizada pela empresa. Por outro lado, só você pode determinar se é melhor investir sozinho ou com alguém.
Investir com um sócio pode ser um bom negócio. Isso porque, é possível dividir o valor de investimento e/ou as responsabilidades de administração da franquia.
Porém, envolve alguns cuidados e muita responsabilidade. Então, é importante escolher alguém em quem você confie e que realmente vá agregar ao negócio.
Envie o formulário
Após preencher todos os campos acima com muito cuidado, chegou o momento de enviar o formulário. Clique no botão final e aguarde a mensagem confirmando o envio.
Pronto! Mas lembre-se que você deve escrever o formulário com calma e cuidado, pois ele é importante para o processo.
Aguarde o contato da franqueadora
Quando enviar o formulário, a equipe da franquia O Boticário vai analisar todos os seus dados de acordo com as normas da empresa. Em seguida, você receberá o contato da franqueadora com mais informações sobre o processo.
Logo, saberá se foi ou não aprovado para se tornar investidor da marca. Em caso positivo, você terá instruções sobre as próximas etapas do processo, o que inclui a assinatura do contrato e pagamentos.
Por falar nisso, separamos o vídeo a seguir que pode interessar você. Nele, você vai conhecer mais sobre o investimento na franquia O Boticário e tirar outras dúvidas sobre o negócio. Assista!
Quanto custa uma franquia da Boticário?
De acordo com a franqueadora, o custo de uma franquia Boticário começa a partir de R$ 110 mil. Este valor é referente ao investimento inicial necessário para abrir a sua loja e começar as operações.
Já o faturamento médio mensal alcança cerca de R$ 70 mil, o que demonstra o potencial de lucro do negócio. Desse modo, este desempenho financeiro atrai muitos investidores para a marca.
Por fim, o prazo de retorno do investimento varia entre 18 e 36 meses. Este tempo depende de fatores como a localização da loja e a gestão do franqueado.
Vantagens e desvantagens de abrir uma franquia Boticário?
Abrir uma franquia Boticário tem muitas vantagens. A marca é famosa e ajuda a atrair clientes facilmente. Além disso, a franqueadora oferece suporte como treinamento e estratégias de marketing, o que aumenta as suas chances de sucesso com a gestão da sua unidade.
Por outro lado, existem algumas desvantagens. O investimento inicial pode ser alto, exigindo um bom planejamento financeiro. Além disso, seguir as regras da franqueadora pode limitar a sua liberdade.
Mesmo assim, o reconhecimento da marca e o suporte contínuo geralmente superam as desvantagens, fazendo da franquia Boticário uma boa opção para quem quer investir no setor de Beleza.
Ao longo do conteúdo, você aprendeu sobre o mercado de Saúde Beleza e Bem-estar, além de descobrir como empreender com a sua franquia O Boticário. Agora que está por dentro do assunto, dê o pontapé inicial para abrir o seu negócio e ganhe dinheiro.