Uma franquia de cafeteria pode ser o empreendimento ideal para você investir em 2021. São diversas opções para os mais variados perfis de público e modelos de negócios.
O segmento de alimentação no mercado de franquias é sólido e um bom nicho para investir. No entanto, o empreendedor precisa conhecer bem a marca com a qual está firmando a parceria.
Dentro do segmento de alimentação, as franquias de cafeteria estão ganhando espaço entre o público brasileiro. Se este setor lhe chama atenção, fique com a gente e veja o nosso conteúdo até o final.
Mercado das cafeterias e de Alimentação no Brasil
O brasileiro já está costumado a tomar o seu cafezinho na rua, na padaria ou nas lanchonetes tradicionais no dia a dia. Quem nunca estava na rua e resolveu tomar um “pingado” logo cedo com um pão de queijo, não é mesmo?
No entanto, este mercado está passando por transformações, pois o público tem buscado produtos e serviços diferenciados na hora de tomar o seu café.
O publico, cada vez mais jovem, busca uma experiência diferente na hora de tomar o café, como cafés especiais/gourmets. Estes produtos apresentam características diferenciadas, como baixa impurezas nos grãos.
Da mesma forma, estes cafés especiais já são tendência em várias partes do mundo e estão cada vez mais presentes no mercado brasileiro. E isso deve fortalecer o setor nacional destes produtos.
Segundo o estudo “The Brazilian Coffee Market”, feito pelo banco holandês Rabobank, a venda de cafés tradicionais e especiais deverá crescer, em média no país, 34,20%, o equivalente a US$ 3,4 bilhões, entre os anos de 2019 a 2024.
No setor de franquias, as cafeterias estão inseridas no setor de alimentação, que é o segmento de maior faturamento no franchising.
Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), este setor faturou quase R$ 42 bilhões entre o terceiro trimestre de 2019 e o de 2020, mesmo com uma queda de 12,1% por causa da pandemia do novo coronavírus.

Mesmo com a queda de faturamento, ainda é o segmento de melhor resultado, o que mostra a força do setor, que também pode ser vista nas franquias de café.
Este tipo de franquia está se popularizando, saindo dos pontos comerciais mais tradicionais que eram os aeroportos e shoppings de classe alta. Por isso, estamos aqui para te apresentar um pouco mais sobre estas franquias.
Qual a melhor franquia de cafeteria?
Escolher a melhor red e de cafeterias para investir depende muito do perfil do empreendedor, bem como da cidade onde ele deseja abrir esta franquia. Cada ponto comercial exige um tipo mais adequado de modelo de negócio.
O futuro empreendedor precisa avaliar qual o perfil de público ele pretende atingir, por isso, deve analisar as diversas opções de franquias de cafeteria.
Do mesmo modo, avaliar onde será montado o ponto e observar qual modelo de negócio é o mais indicado para aquela região e também para o público que passa por ali.
Ele precisa avaliar a aceitação dos produtos da franquia na região, e este levantamento pode ser feito com a ajuda da franqueadora, com um estudo de geomarketing, oferecido pela maioria das franquias.
A escolha do modelo de negócio também deve levar em consideração a região e o público. Algumas franquias de cafeteria são voltadas para o público que só está passando pela rua, enquanto outras investem em uma experiência mais duradoura.
Dessa forma, após esta definição, é preciso conhecer a reputação da marca, conhecer bem seu histórico de vendas, bem como todas as informações constantes na Circular de Oferta de Franquia(COF).
Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Franquias Sem Ciladas. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.
O empreendedor deve conversar com franqueados e ex-franqueados da marca para conhecer mais afundo o suporte dado pela franqueadora. Ademais, assim você conhece mais sobre problemas e virtudes da marca.
Este contato com quem já conhece a franqueadora é fundamental para uma decisão sólida do empreendedor, ao optar por aquela franquia de cafeteria.
No infográfico abaixo você pode ter uma melhor noção do passo a passo antes de escolher qual franquia abrir.
Qual o cardápio das franquias de cafeterias?
Uma franquia de cafeterias deve ter uma grande variedade de produtos além de vários tipos de doces e salgados para agradar os clientes.
Da mesma forma, o cardápio varia muito de acordo com o modelo de negócios. Algumas cafeterias são voltadas para lanches mais rápidos, onde o cliente pode até sair comendo.
Por outro lado, algumas marcas investem em produtos mais requintados, que exigem que o cliente sinta a experiência, com um capricho especial na apresentação do prato.
Assim, esta variação de mercado já produz diversas opções de cardápio, no entanto, alguns produtos são mais clássicos.
Presente na maioria das franquias de cafeterias, o pão de queijo é o carro-chefe de diversas marcas. Este alimento faz parte do gosto popular e é o tradicional companheiro do cafezinho.
Da mesma forma, outros tipos de salgados, como coxinha, esfirras, quibe e pastéis deve fazer parte do cardápio, desde que se alinhem com a identidade da marca e do público-alvo da franquia.
Ademais, diversos tipos de doces também podem fazer parte do cardápio, como tortas e bolos. Lembrando que os produtos do cardápio devem estar de acordo com o público buscado pela franquia.
Do mesmo modo, o cardápio de cada cafeteria também tem que se adequar à região na qual ela está inserida. Em algumas partes do país são mais tradicionais os bolos com café, como bolo de fubá ou de chocolate, ou os famosos donnuts.
Por outro lado, outras regiões podem ter um gosto mais peculiar, e por isso, o empreendedor deve levar isso tudo em conta para fazer o cardápio de sua franquia de cafeteria.
Para te ajudar, separamos aqui algumas opções de franquias de cafeterias, com modelos de negócios variados e públicos diferentes para você conhecer.
Opções de franquia de cafeteria para investir
Como falamos, as franquias de cafeteria pode atender diversos tipos de público, e estão se fortalecendo cada vez mais. No entanto, já vou adiantando, a rede Starbucks, marca das mais conhecidas no mundo no que diz respeito aos serviços de cafeteria, não é uma franquia.
No entanto, há opções interessantes para todos os tipos de empreendedores, sejam franquias com maior investimento e uma marca mais consolidada, ou redes menores, com grande potencial de crescimento.
Além destas opções, no vídeo abaixo você confere outras três opções de franquias de cafeteria para conhecer melhor.
Você ainda pode conferir um conteúdo especial de franquias de alimentação, e também outro texto sobre franquias baratas para investir em 2021.
*Informações publicadas em Fevereiro/2021. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.