A franquia CI Intercâmbio é uma das marcas que atuam no mercado de turismo do franchising. Além dela, existem outras que também oferecem opções de negócio para quem deseja empreender neste segmento.
O mercado de turismo é atrativo e antes da pandemia apresentava crescimento em diversos nichos. Em 2019, por exemplo, o setor era responsável por 10,4% do Produto Interno Bruno (PIB) mundial.
Depois de um 2020 complicado, a tendência é uma recuperação forte e rápida para o setor. Em outras palavras, o caminho volta se abrir para os empreendedores que querem investir.
Conheça a franquia CI Intercâmbio
A franquia CI Intercâmbio é uma rede de agência de turismo que trabalha com diversos tipos de produtos.
Por exemplo, cursos no exterior, intercâmbio teen para high school, bem como pessoas que buscam outros tipos de experiências internacionais.
Além disso, a franquia oferece pacotes para mochilão e alguns programas mais procurados, como intercâmbio para estudo e trabalho.
Fundada em 1988, a rede conta com mais de 100 unidades no país e quatro no exterior. São cinco modelos de negócios, dos quais falaremos agora.
Entenda o modelo de negócio da CI Intercâmbio
Em seus quase 35 anos de história, a franquia CI Intercâmbio foi se adaptando às necessidades do mercado de franchising.
Dessa forma, atualmente, possui modelos de negócio desde o home office até o formato mais completo para shopping.
Home office
O formato home office da franquia CI Intercâmbio é para empreendedores que desejam atuar no setor de turismo, mas não podem investir muito.
Ainda, permite um horário de trabalho mais flexível, o que possibilita realizar outros projetos de vida.
O investimento inicial para uma unidade home office da franquia CI Intercâmbio é a partir de R$ 5 mil.
Express
Este modelo de negócio da CI Intercâmbio é uma unidade de menor tamanho, podendo ser instalada até dentro de outros tipos de estabelecimentos, no formato shop in shop.
Assim, o franqueado consegue uma visibilidade perante o público consumidor sem ter que gastar tanto em estrutura.
Por fim, este modelo exige um investimento inicial mínimo de R$ 30 mil.
Office
Em um formato um pouco mais robusto, o modelo Office da franquia CI Intercâmbio é ideal para centros comerciais menores ou lojas de ruas.
O espaço médio de uma unidade Office deve ser de 15 metros quadrados. A franqueadora auxilia na escolha do melhor ponto para a unidade.
O investimento inicial mínimo nesta franquia é de R$ 50 mil.
Light
O formato Light da franquia CI Intercâmbio é voltado para loja de rua em um espaço a partir de 25 metros quadrados.
Além disso, neste formato, o franqueado trabalha mais com o atendimento ao cliente, oferecendo um ambiente acolhedor.
O gasto com uma unidade Light da franquia é a partir de R$ 90 mil.
Full
Este é o modelo mais completo da rede de intercâmbio, voltado para lojas maiores de rua ou de shopping.
O investimento inicial mínimo é maior por conta de sua estrutura completa. O valor fica em torno de R$ 120 mil.
O empreendedor também pode optar por investir no mercado de turismo com a franquia Encontre Sua Viagem, que exige um investimento menor.
Encontre Sua Viagem: conheça a franquia multinacional de Turismo!
A franquia Encontre Sua Viagem (ESV) é uma rede de agências de turismo que possui um amplo catálogo de produtos, bem como parcerias com as maiores empresas do ramo hoteleiro e aéreo.
Sendo assim, a franquia trabalha com diversos tipos de pacotes turísticos, passagens, hospedagens, aluguel de carro, entre outros.
A ESF ainda possui status internacional, pois além de unidades no Brasil inaugurou, recentemente, uma na Itália.
A franquia trabalha com dois modelos de negócio, um em home office e outro de loja. O investimento inicial mínimo em uma unidade é de R$ 12 mil.
Além de um modelo enxuto para os empreendedores, o modelo de franquia ainda conta com diversas outras vantagens. Quer conhecê-las? Fique com a gente.
Vantagens de abrir uma franquia de viagens
Conforme falamos, investir em uma unidade da franquia Encontre Sua Viagem é interessante para quem deseja atuar neste mercado de turismo.
Por fim, separamos alguns dos pontos positivos de iniciar um negócio próprio de viagens por meio de uma franquia.
Potencial do ramo de Turismo
Falamos no início que o mercado de turismo sofreu um forte impacto com a pandemia, mas que antes disso apresentava bons números.
Em 2019, o segmento de franquias de turismo havia faturado quase R$ 13 bilhões. Um aumento de 5,2% em relação ao ano anterior.
Da mesma forma, no Brasil, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em 2019, o faturamento do setor foi de R$ 136,7 bilhões nos primeiros meses do ano.
Além disso, o mercado de turismo é interessante por contar com nichos diversos. Por exemplo, a franquia CI Intercâmbio atua com intercâmbios e pacotes de trabalho e estudo.
Por outro lado, o setor possui opções de turismo ecológico, pacotes de formatura, turismo para idosos, voltado para lua de mel, turismo de aventura, histórico, entre outros.
Portanto, o empreendedor pode optar por se especializar em um nicho ou em vários, dando ainda mais alternativas para os clientes.
Plano de negócio preestabelecido
Um modelo de franquia é um formato vantajoso para os empreendedores por contar com um plano de negócio e uma estrutura preestabelecida.
Nesse sentido, o empreendedor já sabe quanto terá de investir, as ações mais indicadas para as vendas, o que mais atrai os clientes, entre outros detalhes do negócio.
Na Circular de Oferta de Franquia (COF) da marca, o empreendedor sabe os custos que terá para a implementação do negócio. Ainda, o que deve gastar mensalmente para manter o negócio.
Dessa forma, o plano de negócio orienta o empreendedor, facilitando suas ações e tornando mais eficiente o negócio. E, ainda, tornando-o mais seguro de se investir.
Suportes da franqueadora
Um dos pontos principais do modelo de franquia são os suportes oferecidos pela franqueadora. Por exemplo, treinamentos para conhecer o mercado de turismo e o público-alvo.
Da mesma forma, para uma franquia em formato loja comercial, a franqueadora auxilia na escolha do melhor lugar para a unidade. Buscando com isso aproximar o empreendedor do seu público.
Ainda, principalmente para empreendedores menos experientes, ajuda com a gestão administrativa da unidade, questões jurídicas e burocráticas, e até com as ações de marketing.
Por fim, todos estes suportes trazem segurança para o empreendedor, bem como orienta para o melhor desenvolvimento do negócio.
Reputação da marca
Por fim, um modelo de franquia conta também com uma marca reconhecida. O empreendedor investir em uma unidade de uma empresa que já conhecida pelo público.
A marca, com o tempo que atuou antes de se tornar franqueadora, e também com seu marketing e suas unidades, passa a ser reconhecida pelos consumidores.
Assim, em certo momento, pode se tornar referência entre o público daquele mercado.
Enfim, falamos como o mercado é amplo, com diversas opções para investir. E para lhe ajudar separamos um conteúdo com dicas de como escolher a melhor franquia para você.