Franquia de correspondente bancário ou corretora de seguros?

Por
em
franquia correspondente bancário
Advertisement

Você sabia que uma franquia de corretora de seguros pode ser uma oportunidade de negócio bem mais atrativa do que uma franquia de correspondente bancário? No franchising existe uma ampla oferta de franquias de corretora de seguros, com opções bem atrativas. Para saber mais, continue a leitura.

Quem pensa em investir em serviços financeiros, pode encontrar em uma franquia de corretora de seguros a chance de ser um empreendedor de sucesso. Esse formato de negócio permite que o empreendedor realize transações por meio da intermediação de um corretor, o que facilita o dia a dia de trabalho.

Ao mesmo tempo, a opção de intermediação junto a franqueadora permite aos clientes muito mais segurança e comodidade na contratação de serviços.

Assim, é o corretor quem gerencia todo o processo relativos aos serviços de seguros, financiamentos e consórcios. O franqueado fica responsável apenas por oferecer as melhores condições para os clientes.

A seguir, explicamos como funciona o sistema de franchising no Brasil e as principais vantagens de optar por esse tipo de negócio.

Ao fim, você conhece a Quisto Corretora de Seguros. Apesar de não ser considerada como correspondente bancário, a franquia é uma ótima opção de investimento.

Afinal, o que é uma franquia?

Quem busca por opções investimentos no mundo dos negócios, também pode se perguntar como funciona o sistema de franchising no Brasil.

Por isso, antes mesmo de apresentar a Quisto e você entender como atuar como correspondente bancário ao investir na rede, explicamos o que é uma franquia.

Diferentemente dos empreendimentos convencionais, que são criados do zero e a atuação do empreendedor é, em muitas vezes, solitária, ao apostar em uma franquia você conta com todo um amparo da rede.

Isso porque, a franquia funciona como uma “cópia” da empresa matriz. Ao longo da trajetória da marca, foram desenvolvidos processos e serviços que proporcionaram maturidade de mercado.

Além disso, o negócio conseguiu superar inúmeros desafios para consolidar o nome e, enfim, expandir por franquias.

Por isso, ao se tornar franqueado, você adquire uma unidade que atuará como uma cópia da empresa. A franqueadora transfere aos empreendedores todo o know how da marca, além de oferecer treinamentos e suportes.

Com todo esse conhecimento em mãos, o franqueado consegue realizar os mesmos tipos de processos de gerenciamento e operação da unidade. É importante seguir as padronizações repassadas pela marca.

É a padronização que aumenta as chances da nova unidade atingir maturidade de mercado e começar a apresentar lucros, além de ser uma das principais características de uma franquia.

Ou seja, independente do local que a franquia está instalada, os consumidores sabem que irão encontrar os mesmos tipos de produtos e serviços trabalhados por toda a marca, além dos mesmos preços e atendimentos. A padronização também fortalece a capilaridade da rede pelo País.

Principais vantagens do investimento

homem analisando gráficos franquia correspondente bancario
A segurança do investimento é uma das principais vantagens de atuar como franqueado.

Como explicado, o modelo de negócio das franquias garante um maior suporte aos empreendedores, desde a inauguração até o cotidiano de trabalho na unidade.

Por isso, a principal vantagem de investir no franchising é a segurança que este modelo proporciona. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), a cada cem franquias, apenas cinco fecham as portas em até 24 meses de operação. Esse resultado indica uma taxa de mortalidade de 5%.

Por outro lado, os empreendimentos comuns apresentam uma taxa de mortalidade de 23%. Isso significa dizer que, a cada 100 empresas convencionais que são abertas, 23 encerram as atividades em dois anos de trabalho.

A alta taxa de mortalidade dos empreendimentos convencionais está atribuída a uma série de fatores, de burocracias a falta de planejamento dos empresários. É uma atuação solitária e, em muitos casos, sem apoio de especialitas no setor, o que pode tornar a trajetória um pouco mais difícil.

A segurança no investimento em franquias se deve à possibildade de atuar em uma marca já testada, como explicamos anteriormente. Além disso, há o resguardo do investimento com base na Lei de Franquias.

A legislação estabelece uma série de regulamentações que devem ser seguidas por franqueadores e franqueados, além de documentações que precisam ser entregues para formalizar o investimento.

Lei de Franquias

A Lei de Franquias (nº 13.966/2019) visa regulamentar todo o processo de investimento e atuação em franquias. Criada em 1994 e promulgada em 2019, a legislação proporciona maior segurança aos franqueados.

Portanto, a Lei define as característica dos modelos de franquias, condições, regras de funcionamento e outras informações do âmbito da regulamentação dos formatos de investimento.

A atualização da Lei também institui maior segurança jurídica. O contrato de franquias deve ser redigido com maior clareza, beneficiando ambas as partes.

Assim, a legislação estabelece todas as informações que o franqueador deve fornecer ao franqueado. O objetivo é que os empreendedores possam tomar a decisão de investir em uma franquia de forma consciente e munido de todas as informações relativas ao modelo de negócio.

A Lei de Franquias também institui que o franqueador deve ser transparente com os candidatos a franqueado, informando todas as obrigações, direitos, riscos, dados sobre suporte, treinamento e transmissão de know how.

Circular de Oferta de Franquia (COF)

Todas as informações relativas ao investimento devem constar na Circular de Oferta de Franquia (COF). De acordo com a Lei de Franquias, a COF deve ser entregue aos candidatos a franqueados, que têm 10 dias para estudar o documento antes mesmo de firmar o investimento.

O documento deve trazer informações explícitas sobre o valor de investimento, taxas, faturamento, prazo de retorno, características do modelo de franquia escolhido pelo futuro franqueado, além de direitos e deveres de ambas as partes.

Este é um dos documentos mais importantes, que te darão todos os dados necessários para saber se aquela pode ser uma boa franquia para apostaar. Por isso, é ideal estudar o documento com o auxílio de um advogado e, só depois, se você estiver de acordo com a COF, assinar o contrato de franquias.

Contrato de franquias

empresário assinando documentos franquia correspondente bancario
O contrato de franquias é mais uma segurança para o investimento.

Depois do empreendedor analisar a COF e estar de acordo com todas as informações, o momento é de analisar o contrato de franquias. Este documento caracteriza como será a relação entre franqueado e franqueador.

Assim, devem estar incluídas, de maneira de fácil compreensão, quais são as taxas a serem pagas e os direitos e deveres de ambas as partes.

Na cláusula dos direitos, é garantido ao franqueado suporte e treinamentos completos para inauguração da franquia. O direito de uso de marca, transferência de know how, entre outros suportes também constam no contrato.

Como deveres, estão a necessidade de seguir regras e padrões estabelecidas pela franqueadora em tudo que diz respeito à unidade: atendimento aos clientes, venda dos produtos, uso de fornecedores, entre outros.

O contrato de franquia é um documento detalhado e extenso, por isso, também recomendamos estudá-lo com o auxílio de um advogado.

O mercado de franchising

O franchising brasileiro é um dos setores da economia que consegue registrar crescimento contínuo, mesmo em anos de constantes instabilidades econômicas.

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), no ano de 2019, o mercado de franquias registrou faturamento 6,9% superior ao identificado em 2018.

Ao mesmo tempo, foi identificado um crescimento no número total de unidades franqueadas. No ano de 2019, foi registrado um aumento de 5,1% em unidades em operação em comparação com 2018.

O mercado de franquias no país também se posiciona como setor propício para a geração de empregos. Em 2019, o total de empregos diretos proporcionados pelo franchising foi 4,8% se comparado com o total em 2018, o que gerou 1,34 milhão de novos postos de trabalho.

Todos os segmentos do franchising vêm registrando bom desempenho, em especial o setor de franquias de Serviços e outros negócios, mercado em que as franquias de seguros, como a Quisto, estão inseridas. Em 2018, o segmento registrou o maior crescimento em faturamento, com aumento de 10% em relação ao ano anterior.

O mercado é bastante variado e proporciona uma atuação ampla para quem investe em um dos modelos de franquia. É possível trabalhar com soluções financeiras, seguros para pessoas físicas e jurídicas, consórcios, além das possibilidades de atuação como correspondente bancário, que abordaremos a seguir.

O que é uma franquia de correspondente bancário?

homem analisando documentos e lendo no notbook. franquia de correspondente bancário
Uma franquia de correspondente bancário pode trabalhar com os mesmos serviços oferecidos por uma instituição financeira.

Agora você vai entender melhor como funciona uma franquia de correspondente bancário. Na verdade, uma franquia por si só pode oferecer uma gama bem ampla de serviços e, entre eles, o de correspondente bancário.

De acordo com o Banco Central, a definição de correspondente bancário é uma empresa contratada por instituições financeiras autorizadas pelo Banco Central para a prestação de serviços de atendimento aos clientes e usuários.

Ou seja, é uma empresa que oferece os mesmos ou alguns dos serviços que você realiza em um determinado banco. Alguns dos serviços que podem ser oferecidos são os cartões de crédito, crédito consignado, crédito pessoal e empréstimo consignado. No caso deste texto, realizados pelas franquias de correspondente bancário.

A franquia atua em parceria com instituições bancárias que permitem a execução de alguns serviços para ampliar as condições e facilitações de tramites ao cliente. Acelerando, assim, esse atendimento que normalmente é mais complexo devido às demandas das agências bancárias.

Basicamente, esse é o objetivo em uma franquia de correspondente bancário. Mas fique atento, nem todos os serviços são oferecidos pelas franquias, como o recebimento de contas convencionais e pagamentos, por exemplo.

Assim, cada rede vai realizar aquilo que estiver de acordo com as possibilidades de parceria definidas com o Banco Central. Conheça a Quisto e suas possibilidades.

Quisto Corretora de Seguros  

A rede de franquias Quisto Corretora de Seguros está no segmento de seguros desde 2012. Ela atua com amplo conhecimento no segmento de negócios e soluções preventivas. Assim, oferece condições amplas de serviços aos clientes.

A rede oferece soluções de serviços e parcerias com as mais conhecidas seguradoras do País: são mais de 90 tipos. A Quisto também atua em parceria com algumas instituições bancárias, como Caixa, Banco do Brasil e Mapfre.

Dessa forma, a atração dos consumidores é ampla, pois reconhecem na Quisto o potencial da rede ao oferecer serviços de prestadoras de seguro e soluções financeiras, como consórcios e financiamentos.

Opções de negócios da Quisto

Advertisement

Nas oportunidades de franquia da Quisto, estão disponíveis os formatos de home office considerada uma opção de franquia barata, e o de loja física.

Franquia Quisto home office

  • Taxa de franquia: R$ 18 mil
  • Abertura da empresa: R$ 600
  • Capital de giro: R$ 2 mil
  • Total inicial de investimento: R$ 20,6 mil

Franquia loja física

  • Taxa de franquia: R$ 25 mil
  • Abertura da empresa: R$ 1 mil
  • Capital de giro: R$ 5 mil
  • Instalação de projeto arquitetônico: R$ 25,6 mil
  • Total inicial de investimento: R$ 61,6 mil

Para conhecer todas as possibilidades da franquias e as condições do negócio, assista ao vídeo abaixo.

Conheça alguns dos serviços oferecidos pela Quisto

Como mencionamos anteriormente, nem todos os serviços oferecidos por correspondentes bancários estão disponíveis nas franquias.

A Quisto trabalha com alguns serviços de correspondente bancário, como as opções de consórcio e financiamento, e um dos parceiros da rede é o Banco do Brasil.

A seguir, detalhamos alguns serviços oferecidos pela rede.

Consórcios

A parceria em serviços de consórcio oferecida pela Quisto é variada. Existem opções que consórcios com cartas de imóveis, automóveis com as operadoras : Porto Seguro, Caixa Consórcio, BB Consórcio e Mapfre BR Consórcio.

Assim, além das possibilidades acima citadas existem outras opções como consórcios de viagem, MBA, cirurgia estética, placas solares. Com parcerias disponíveis das seguintes operadoras, Mapfre BR Consórcio e a BB Consórcios.

Financiamentos

Em relação aos financiamentos a parceria da Quisto é de financiamentos de automóveis com a operadora Porto Seguro Auto. Dessa forma, ela também realiza refinanciamentos de veículos já financiados pela operadora.

Contudo, fora esses serviços, a Quisto não tem parcerias que possam ser consideradas como serviços de correspondentes bancários.

Mas vem estudando novas possibilidades de ampliar o leque de soluções para atender a uma demanda ainda maior de clientes que buscam por tais serviços fora dos bancos.

Saiba porque você deve considerar investir na franquia Quisto Corretora de Seguros baixando gratuitamente esse material especial que preparamos para você compreender ainda mais o potencial do negócio.

ebook por que abrir uma quisto

Vantagens da franquia Quisto Corretora de Seguros

Antes de mais nada, se o seu objetivo é investir nesse segmento fique atento as oportunidades como a da Quisto, o setor de seguros cresce a cada dia e bem demonstrando um aumento ainda maior devido a mudança de comportamento dos consumidores.

As mudanças causadas pelas intempéries dos últimos tempos trouxeram a preocupação das pessoas em proteger mais seus bens e se preocupar mais com a saúde.

Além do mais o setor alcança rendimentos altos. Só em 2018 as franquias tiveram um aumento do faturamento de cerca de R$ 174,8 bilhões, ainda em 2019 o crescimento superou as perspectivas de 6,7% no aumento do setor. As informações são da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Conheça mais 10 números positivos do setor de franquias de corretora de seguros no infográfico abaixo.

infografico setor seguros

Dentro dos vários segmentos para investir, a franquia corretora de seguros é um destaque, tanto do ponto de vista comercial, quanto financeiro.

Ainda por se tratar de uma franquia tem todo o suporte ao franqueado desde a aquisição do negócio o planejamento para fortalecer o desempenho da franquia e os treinamentos oferecidos pela rede.

Portanto, se ainda tinha alguma dúvida sobre em qual tipo de franquia investir saiba que a Quisto Corretora de Seguros é uma ótima alternativa. Conheça mais 7 motivos para investir nesse ramo!

*Informações publicadas em Agosto/2020. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

Advertisement
Advertisement