Franquia para corretor de planos de saúde é boa opção de negócio! Veja como abrir

Por
em
corretor de planos de saude
Advertisement

Investir em uma franquia para corretor planos de saúde em um momento de instabilidades e situações completamente imprevisíveis, se torna uma oportunidade de negócio em meio a crise.

Pensando nisso, o empreendedor que se identifica com o setor de seguros e busca uma franquia para corretor planos de saúde com a finalidade de transformar isso em um investimento, está no caminho certo! Diante dos acontecimentos as franquias que trabalham como seguradoras podem se transformar em tendência de mercado.

Portanto, existem as seguradoras e as corretoras de seguros que oferecem avaliações de risco e opções de serviços mais acessíveis e de acordo com o perfil de cada segurado.

Se você esta interessado pelo setor e deseja fazer um investimento no seu próprio negócio, chegou a hora de investir. Acompanhe nesse texto as opções de negócios e como se tornar um franqueado de franquia corretor de planos de saúde.

Como anda o setor de seguros?

O mercado de seguros no Brasil demonstrou alta em 2018 e um aumento que chegou perto de 8% em comparação com o ano anterior. Os dados são de um levantamento do Sindicato de Empresários e Profissionais Autônomos da Corretagem e da Distribuição de Seguros do Estado de São Paulo (Sincor-SP).

Segundo o órgão, o setor movimentou R$ 154,4 bilhões no período analisado, com base no levantamento feito em mais de 70 seguradoras do país.

Na pesquisa, um dos segmentos do setor, o de saúde, obteve o maior faturamento no ano analisado, registrando um total de R$ 42,5 bilhões e alta de 9% entre 2017 e 2018. Veja mais dados e informações sobre o setor no nosso infográfico!

infografico setor seguros

Qual a diferença entre franquia de corretor de planos de saúde e seguro de plano de saúde?

Quem busca trabalhar no setor precisa conhecer melhor as tendências de mercado e as diversas opções de soluções do setor de seguros que podem ser oferecidas aos clientes. 

Em relação ao segmento de saúde existem duas opções que podemos destacar entre elas: os planos e os seguros de saúde. Mas você sabe qual a diferença entre eles?Acompanhe.

Plano de saúde

Um plano de saúde é um serviço disponibilizado por uma empresa que oferece atendimentos médicos de diversas especialidades, além de atendimentos específicos da área como laboratórios, por exemplo.

Cada empresa oferece em sua rede uma cartela de profissionais disponíveis para atendimento aos pacientes cadastrados no plano.

Por meio dos planos de saúde, é possível realizar consultas e atendimentos de urgência e ainda se preciso, realizar exames e procedimentos específicos em clinicas cadastradas.

Para que seja possível a realização desses atendimentos, é necessário que estejam devidamente listados na rede de atendimentos do plano.

A abrangência desse plano depende do tipo contratado e pode ser total ou parcial. Podendo variar de acordo com a necessidade do contratante.

Variações de planos

Existe uma variação de planos que corresponde a necessidade de cada cliente podendo ser individual, onde normalmente é mais onerosa já que é estabelecida de forma exclusiva ao individuo.

Entre as opções, a familiar normalmente está direcionada aos pais, cônjuge e filhos. Além disso, existem os planos coletivos que são para grupos de pessoas, como sindicatos e associações.

Mais conhecidos como empresariais, essa opção visa atender as empresas publicas ou privadas que disponibilizam a opção aos colaboradores. Dessa forma, é possível debitar na conta dos colaboradores os valores correspondentes as mensalidades dos planos.

Seguro de saúde

Advertisement

No caso do seguro de saúde não existe uma rede de atendimento, ele funciona como uma espécie de contrato onde o segurado realiza o atendimento médico que necessita, e posteriormente recebe o reembolso junto a seguradora.

Assim, o segurado pode realizar o procedimento que precisar seja ele uma consulta, exame ou cirurgia com o profissional de sua preferência.

Parecido com um seguro convencional onde o segurado paga pela mensalidade de acordo com o perfil de usuário e riscos do contrato.

O que o seguro e o plano de saúde têm em comum?

Existem algumas dúvidas a respeito dos planos e do seguro saúde, porém apesar das semelhanças eles não oferecem exatamente a mesma coisa.  

Diante dessa semelhança a Agência Nacional de Saúde (ANS), estabelece regras parecidas para ambos em alguns casos. Com relação a carência por exemplo, cada contrato vai definir o períodos de uso tanto do seguro quanto plano de saúde.

Ou seja, isso quer dizer que só será possível utilizar determinados serviços a partir de um prazo predefinido em contrato pela seguradora, outra semelhança é que em ambos a cobertura vale desde pequenas consultas a exames e procedimentos mais complexos.

Qual a diferença entre plano e seguro saúde?

contrato de plano de saude
A diferença entre plano e seguro de saúde está na forma de contratação acordadas em contrato

Basicamente a diferença entre eles são o tipo de serviço que é oferecido, conforme mencionamos anteriormente, no plano de saúde existe uma rede de atendimento que é focada para o plano e oferece os serviços ao cliente com valores de tabela.

Já no seguro saúde não existe uma regra de utilização ficando a cargo do cliente a escolha pelo local do atendimento, portanto os valores de reembolso não são de 100%.

O consumidor paga uma mensalidade do seguro que cobre parte do valor pago pelo atendimento médico, portanto quanto maior o valor da consulta ou do serviço menor o valor do reembolso.

Por que investir em franquia de corretor de planos de saúde?

Investir em uma franquia de corretor de planos de saúde é uma boa opção de negócio, pois por meio da corretagem, os planos ou seguros de saúde tem tido uma boa procura dos consumidores, principalmente diante do momento de crise vivenciado no país.

Impactos provocados pela situação na saúde pública são uma tendência que deve trazer maior preocupação aos consumidores que vão buscar se proteger de riscos, como os que vivenciamos nos últimos tempos, por exemplo.

Além do mais uma corretora de seguros pode oferecer não só planos de saúde mas diversas outras soluções de proteção, entre elas existem as proteções de seguro de vida, automóvel, residência, odontológico, e outras diversas soluções de prevenção.

Existe um mercado muito amplo dentro da corretagem de seguros e que pode alcançar são muitos clientes de variadas situações e necessidades de proteção.

O que faz um corretor de franquia de planos de saúde?

corretor de seguro de saude conversando com casal de clientes
Acima de tudo um franqueado de corretora de seguros precisa ser disponível e ter uma boa comunicação com o cliente

Para abrir uma franquia de corretor de planos de saúde é preciso primeiramente compreender que o setor exige um franqueado comunicativo, além das habilidades de vendedor. Isso porque basicamente o trabalho do corretor é de vender seguros.

Portanto, há necessidade de ser uma pessoa disponível, educada, extrovertida e com habilidades de vendas. Essas são boas características para que seja mais fácil lidar com as diversas situações que uma abordagem ou um atendimento possa proporcionar.

Sobre o trabalho que será realizado na franquia, basicamente o corretor vai avaliar as melhores soluções para o cliente. O mais importante no trabalho é facilitar a vida do consumidor que busca praticidade e garantia para realizar uma escolha mais acertada de negócio com a seguradora.

Além do mais, a franqueadora vai oferecer o treinamento e o plano de negócio ideal ao empreendedor para que ele coloque em prática na franquia. Lembrando que um corretor franqueado apenas realiza a cotação de opções ao cliente, pois quem administra tudo é a seguradora.

Cabe ao empresário trabalhar como um intermediador de informações, pesquisando e gerando orçamentos para o cliente, afim de o orienta de como deve proceder junto ao seguro contratado.

Como faço para abrir uma franquia de corretor de planos de saúde?

Para se tornar um franqueado de corretora de plano de saúde é preciso realizar uma pesquisa bem detalhada sobre o setor de seguros das corretoras, avaliar bem o ramo de atividade.

Dessa forma, sempre é muito importante se preparar para realizar a pesquisa e identificar as melhores opções.

Logo que estiver bem familiarizado com o setor, e nessa altura já terá escolhido uma franquia paras investir, é necessário seguir o passo a passo que vamos apresentar a seguir.

Contato com a marca

Primeiramente, é necessário entrar em contato com a franquia. No site da franqueadora é importante deixar os dados registrados em um formulário disponível com nome endereço e e-mail.

Entrevista com a franqueadora

Logo que deixar os dados será feito um contato da franqueadora para saber mais sobre o seu interesse de investimento. Algumas perguntas serão realizadas e se necessário, pode ser que seja feita uma reunião pessoal, ou por videoconferência e até mesmo pelo próprio telefone.

Nesse momento demonstre seu interesse e reais condições de investimento para que fique bem clara as possibilidades junto a franqueadora e se ambos estão alinhados com o propósito do negócio. Lembre-se você também estará sendo avaliado nesse momento!

Analise a COF

Em seguida é possível que você receba por e-mail a Circular de Oferta de franquias (COF). Assim, esse documento é responsável por descrever em detalhes todas as informações referentes ao funcionamento, regras , taxas e demais informações que você necessita saber sobre o empreendimento.

Compreenda que a COF é um documento muito importante por ser o que vai ditar todas as informações importantes do processo para você. Ou seja, os seus direitos e deveres na franquia.

Portanto, ela é tão importante que a Lei 13.966/19 , denominada Lei de Franquias, exige que as franqueadoras só aceitem assinaturas de contratos no mínimo 10 dias após o recebimento do documento.

Tudo isso para garantir a segurança do franqueado e também respaldar a franqueadora de que passou todas as informações necessárias para o empresário. Dessa forma, cabe ao franqueado cumprir os acordos com total harmonia, cientes de todos os procedimentos.

Escolha o modelo de negócio

A maioria das franquias disponibilizam modelos de home office e loja física. Se a sua escolha for por um negócio home office, não será necessário investimento de implantação e provavelmente o negócio será on-line.

Principalmente se tratando de uma corretora de seguros, onde boa parte do trabalho é feito por pesquisas tanto de serviços quanto de clientes.

Porem, se for uma escolha por ponto físico será necessário um estudo de viabilidade técnica para escolher o melhor ponto. É importante avaliar o melhor local para atender seus clientes de preferência no caso das corretoras que sejam em um centro comercial que esteja próximo a banco, cartórios, empresas.

Tudo pensando em facilitar possíveis tramites de serviços que serão necessários tanto para franquia, quanto para o cliente. Esse estudo é feito pela franqueadora que disponibiliza todo processo de análise ao franqueado.

Pagamento da Taxa de franquia

Estando tudo certo na escolha do negócio que será investido, chegou a hora de pagar a taxa de franquia e começar a trabalhar no negócio. Para esse procedimento a franqueadora irá orientar a melhor forma ele realizar o pagamento e como ele será administrado.

Assinatura do Contrato

Se você já chegou até aqui já pode ser chamado de franqueado corretor de plano de saúde e de outros também, já que como corretor vai oferecer vários serviços de seguros. Pronto, esse é o passo a passo que deverá seguir a partir de sua escolha.

Por falar em escolha você já definiu em qual franquia vai investir o seu capital? A seguir mostramos algumas opções e dicas de franquia de corretoras de seguros no mercado para investimento.

Opções de franquia de corretor de seguro para investimento

Em um segmento como o de corretoras de seguro é possível encontrar várias opções para investir em um negócio. Antes mesmo de investir é importante analisar bem as opções, pesquisar em sites de reclamação para saber da reputação da marca perante os consumidores.

Essa avaliação se torna essencial no caso de investimentos próprios, para que você já entre no empreendimento e saiba como está o desenvolvimento da empresa perante o mercado. A percepção dos usuários nesse aspecto é um ponto crucial.

Por isso, não deixe de pesquisar antes pelas franquias que se interessa antes de iniciar o processo de franqueamento. Veja abaixo algumas dicas de empresas bem posicionadas no mercado de seguros.

Quisto

Quisto Corretora de Seguros é uma franquia que existe há cerca de 10 anos neste mercado. Nas opções de soluções de negócios estão mais de 90 serviços ao consumidor final.

Entre eles se destacam os seguros de saúde, seguro de carro, de vida, odontológico e outros. Além de soluções financeiras, como o consórcio e previdência privada.

Os modelos de negócio da empresa variam entre home office e loja física. Na opção de home office existe uma flexibilidade e maior facilidade na execução do serviço que é trabalhado de forma on-line.

Fica a critério do franqueado escolher pelo local mais adequado para o trabalho, podendo ser em casa ou de outro local que for mais conveniente. Basta que seja um espaço que disponha de uma boa internet e um computador.  

Isso é facilitado pelo sistema multicálculo da Quisto permite a cotação dos seguros em mais de 20 seguradoras uma só vez. O mesmo sistema é disponibilizado nas lojas físicas da rede.

Inclusive, vale lembrar que o trabalho realizado pela Quisto é de mediar a contratação do seguro ao cliente final. Cabendo as seguradoras responsáveis por gerenciar os seguros. Aliás, vale reforçar que as corretoras de seguro não realizam o gerenciamento dos seguros.

Dessa forma o trabalho do franqueado é bem mais simples sendo responsável por gerir sua franquia e realizar a cotação dos melhores planos para os seus clientes.

  • Investimento inicial: R$ 21 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 50 mil
  • Prazo de retorno do investimento: de 6 a 18 meses

Veja mais sobre Quisto Corretora de Seguros no vídeo abaixo!

Doutores Protect

As franquias Doutores Protect é uma rede de franquias criada em parceria com a Seguradora American Life e com Banco Mundial. Entre as opções de serviços estão as mais variadas opções de proteção.

Como seguro de carro, empresarial, residencial, fiança locatícia entre outros. Além de produtos financeiros como previdência privada.

  • Investimento inicial: R$ 8 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 8 mil 
  • Prazo de retorno do investimento: de 12 a 18 meses

Seguralta

A franquia Seguralta oferece soluções tanto para empresas quanto para pessoa física em mais de 30 soluções de seguro para seus clientes. Além das opções de modelo de negócio home office e loja física o franqueado pode contar com as salas de atendimento in loco da rede.

  • Investimento inicial: R$ 25 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 30 mil 
  • Prazo de retorno do investimento: de 12 a 36 meses

Grupo Fedatto

A rede de franquias do Grupo Fedatto é especialista em seguros. Por isso, oferece serviços como a proteção para carro, vida, residência e outros. 

O Grupo Fedatto disponibiliza aos franqueados modelos de negócio em home office ou em coworking para franqueados residentes em São Paulo. 

Além de oferecer consórcios e financiamento de veículos. Também existe a opção de ponto comercial para negócio!

  • Investimento inicial: R$ 18 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno do investimento: de 12 a 24 meses

Observou como uma franquia corretor de plano de saúde pode valer a pena? Não somente pela necessidade constante para as soluções em seguros quanto pelas vantagens citadas no decorrer do texto!

Para tomar uma decisão mais segura, você pode continuar sua leitura no nosso artigo: O que considerar na hora de escolher uma franquia para investir?

Se preferir, há ainda uma consultoria gratuita para aproveitar. Neste caso, basta acessar: henriquemol.com.br.

*Informações publicadas em Maio/2020. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

Advertisement
Advertisement