Uma franquia corretora de seguros pode ter ótimos ganhos. Afinal, ela está inserida em um setor que cresce cerca de 11% ao ano.
A informação é da Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNSeg). Mas ela não é a única que demonstra o potencial do segmento.
Só no ramo de franquias, o setor de Serviços e Outros Negócios, no qual os seguros estão inseridos, faturou R$ 27 bilhões em 2019. Em relação ao número de unidades, o segmento cresceu 9,8% no ano, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF
Ou seja, o ramo tem grande potencial. Só que, claramente, os ganhos de uma franquia corretora vão variar muito. De acordo com a marca de franquia, o franqueado, o tipo do negócio, serviços oferecidos entre outros fatores.
Nós falaremos sobre esses fatores logo mais neste texto. Apresentaremos também as vantagens de investir nesse tipo de negócio, além das melhores formas de lucrar com ele. Continue lendo!
Vantagens de abrir franquia corretora de seguros
Na hora de investir em um negócio, é muito importante conhecer suas vantagens. Afinal, você vai querer ter a certeza de que aquele investimento vai mesmo dar resultado.
Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Franquias Sem Ciladas. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.
Sem dúvida, um dos principais atrativos de investir em uma franquia corretora de seguros são seus ganhos. Eles são variados, mas costumam garantir bom lucro e um retorno rápido do investimento.
Mas, além desse fator, existem outros benefícios em optar por esse tipo de empresa. Inclusive se você anda procurando investir em franquia na crise. Veja abaixo!
Público consumidor
O público consumidor do setor de seguros é enorme. Primeiro, porque uma corretora pode oferecer um grande número de serviços. Assim, é possível alcançar quem se preocupa com o seu carro, quem deseja cuidar do pet, garantir proteção para a família, uma previdência privada entre outros.
Além disso, apesar de bastante procurados, os seguros ainda não alcançam todo os seus consumidores em potencial.
Para se ter uma ideia, 70% dos veículos no Brasil não possuem um seguro ativo. Isso só demonstra o quanto há clientes disponíveis, desde que você saiba chegar até eles.
Veja no infográfico abaixo outros números interessantes sobre o público dos seguros e deste setor do mercado.
Plano de negócio da franquia
Ao adquirir uma franquia, o empreendedor recebe o plano de negócio completo da marca. Ou seja, todo o planejamento de como atuar na sua unidade.
Esse passo a passo facilita muito a operação do negócio. O empreendedor saberá exatamente como prospectar clientes, como fazer seu atendimento, divulgação da empresa e mais.
Sem contar que uma franquia ainda conta com uma rede de seguradoras parceiras. Dessa forma, o franqueado consegue cotar os serviços ao consumidor em várias empresas.
Essa cotação diversificada permite encontrar as melhores opções ao cliente. Assim, ele se sentirá mais seguro sobre pagar um preço justo por um serviço que valha a pena.
Suportes dados pela franqueadora
Outro ponto que atrai em uma franquia é que a franqueadora oferece uma série de suportes ao franqueado. São treinamentos e apoios para o dia a dia da operação, para que o empreendedor alcance o sucesso mais rápido na sua unidade.
Por exemplo: logo no início do negócio, a franqueadora faz a capacitação do franqueado. Assim, ele aprenderá a atuar de acordo com os padrões da marca.
Isso é essencial para garantir que o cliente vai encontrar nessa unidade os mesmos serviços e tipo de atendimento das outras franquias da marca. Conhecendo essa padronização, o usuário se sente mais seguro e atraído a fazer negócio com o franqueado.
Os treinamentos também costumam ser atualizados de forma contínua. Assim, o empreendedor recebe novos conhecimentos à medida que a marca da franquia evolui.
Um suporte também comum é o de marketing. Por meio dele, o franqueado recebe uma série de dicas e conteúdo para fazer a divulgação da sua unidade.
O marketing para as franquias pode ser feito de modo on-line ou off-line. On-line por meio das redes sociais e anúncios digitais. Off-line utilizando de materiais gráficos como banners e panfletos.
Há também o suporte comercial, de negociação com as seguradoras, software otimizado para cotação dos serviços e mais.
Mas vale dizer que tudo isso varia conforme a marca da franquia. Não só os tipos de suporte, mas a forma que eles são oferecidos.
Para saber com o que você poderá contar na franquia, será preciso ter atenção à sua COF. A COF é a Circular de Oferta de Franquia, um documento que traz todas as informações sobre o negócio.
Lendo-a, você terá facilidade em compreender não apenas os suportes, mas todo o passo a passo para fazer a sua franquia ser um sucesso.
Franquias baratas
Em geral, as franquias corretoras de seguro são franquias baratas para investir. Isso porque, a maioria delas oferece o modelo home office.
No home office, o franqueado não precisa de um espaço comercial para atuar. Basta que ele trabalhe de casa ou de qualquer lugar que tenha acesso à internet.
A internet é o requisito básico para esse tipo de empresa, por causa das cotações. Ela e um telefone para contato com os clientes.

Por causa da simplicidade do negócio, mesmo uma loja física não costuma ser cara para manter. Só serão necessários alguns gastos extras, para aluguel e a contratação de funcionários.
Em todo o caso, as duas opções são ótimas alternativas para investir. Basta que o empreendedor compreenda bem seu perfil e avalie, com cuidado, sua capacidade de investimento. Para trabalhar no home office, o franqueado precisa ter grande disciplina.
Variedade de serviços
Ainda é importante destacar a variedade de serviços que um franqueado corretor de seguros pode oferecer. São seguros de carro, vida, viagem, residencial, frota, empresarial e muitos outros.
Sem contar soluções financeiras, como a previdência privada, consórcios, financiamentos etc.
Mas esse número de atendimentos varia conforme a marca da franquia escolhida. Algumas delas são mais limitadas, o que também pode limitar o ganho dos franqueados.
Essa não é uma norma rígida mas, sem dúvida, contar com mais soluções ao consumidor pode garantir um ótimo ticket médio. Afinal, um mesmo usuário pode adquirir diferentes produtos com o franqueado.
Dessa forma, lembre-se de verificar o que você vai poder oferecer com a sua unidade de franquia. Conhecer os produtos vai te ajudar a comercializá-los.
Uma das marcas nesse setor é a Quisto, uma rede de corretora de seguros que possui em seu portfólio mais de 100 tipos de contratos, como empréstimos consignados, financiamentos, entre outros. Para o franqueado, são dois modelos, um em home office e outro loja.
Quais os ganhos de uma franquia corretora de seguros?
Uma franquia corretora tem ganhos variados, de acordo com uma série de fatores. Começando pela marca da empresa, já que cada uma delas tem previsão diferente de retorno.
Ao mesmo tempo, esses ganhos vão variar conforme os serviços mais vendidos pelo franqueado. Assim como pela dedicação que ele colocar na unidade.
Basicamente, quanto melhor se organizar e se dedicar à empresa, melhores serão os resultados do franqueado.
O que não significa que você deva passar 12 horas do seu dia trabalhando. O ideal é sempre manter seu tempo de dedicação entre 6 e 8 horas por dia. Ou então de acordo com atividades diárias que você estabelecer.
A vantagem de qualquer negócio é que você será seu próprio chefe, terá flexibilidade para trabalhar. Então, é importante dedicar seu tempo para além da empresa, em tarefas de casa e hobbies.
Na tabela abaixo, nós apresentamos o faturamento médio mensal de algumas franquias de corretoras de seguro disponíveis no mercado.
De novo, é preciso lembrar que esse faturamento varia. Especialmente de acordo com o modo de trabalho do franqueado.
As médias apresentadas são calculadas pelas franqueadoras, considerando o que suas unidades conseguem apresentar normalmente.
Seguradora | Faturamento médio mensal da franquia |
Wichmann Seguradora | R$ 30 mil |
Quisto Corretora de Seguros | R$ 50 mil |
Life | R$ 25 mil |
TSValle | R$ 3 mil |
Vida de Ouro | R$ 30 mil |
Seguralta | R$ 30 mil |
Tudo Bem Seguros | R$ 15 mil |
Protect | R$ 18 mil |
Pentagonal Seguros | R$ 18 mil |
Sete Mares Seguros | R$ 6,8 mil |
Fácil Seg | R$ 25 mil |
Barela | R$ 14,8 mil |
Quer saber mais sobre essas e outras franquias corretoras de seguros para investir? Então, acesse o texto: Opções de franquia corretora de seguros barata.
Estratégias para lucrar na franquia corretora
Como explicamos antes, a dedicação ao negócio é parte fundamental dos ganhos que a franquia corretora vai obter. Mas ela não será suficiente para obter lucros.
Na verdade, para que sua empresa tenha sucesso, é preciso estabelecer uma estratégia. De trabalho e de divulgação da sua franquia.
Para isso, você vai poder contar com os suportes que a franqueadora oferecer. Mas claro, você vai precisar se organizar para colocar tudo em prática da forma adequada. Veja o que você vai precisar fazer para lucrar com sua empresa!
Divulgar a sua franquia
Você já deve ter ouvido falar que uma empresa que não é vista não é lembrada. Por isso, você vai precisar divulgar o seu negócio, para que ele se mostre uma boa opção aos clientes.
Para isso, comece investindo em um conteúdo consistente nas suas redes sociais. Normalmente, uma unidade de franquia tem uma página no Facebook e outra no Instagram. É essencial que você divulgue nelas um conteúdo de qualidade e frequente.
As franqueadoras costumam disponibilizar conteúdos padronizados para a sua franquia. Mas você também pode solicitar ou produzir materiais personalizados para a sua unidade.
Assim, você terá a certeza de alcançar seu público local. Afinal, quem melhor do que você para entender a linguagem e o que os consumidores esperam da sua unidade?
Mas lembre-se: mesmo em conteúdos personalizados, é essencial manter a padronização visual da franqueadora. Além dessa ser uma regra estabelecida na COF, a padronização vai facilitar o reconhecimento da marca pelo consumidor.
Ao reconhecer a empresa, o usuário tem mais facilidade em entender que ela é uma rede. Se é uma rede, significa que o negócio atende bem os clientes, certo? Do contrário, ele não teria dado certo e crescido.
Essa percepção aumenta a confiança do usuário no negócio, que nós já citamos outras vezes no texto.
Demonstrar a necessidade dos serviços
Para vender um seguro, o corretor precisa ter boas características de persuasão. Isso porque, você vai precisar convencer seu consumidor de que aquele serviço é mesmo vantajoso.
Mas isso não significa, claro, que você deva mentir ao usuário. Na verdade, isso nunca deve ser feito.
Ao mentir, você quebra a confiança do consumidor e terá dificuldades em fazer em negócio com ele de novo. Isso pode prejudicar até sua indicação para outras pessoas, algo que o usuário faria se fosse bem atendido.
Então, para convencer o consumidor, você vai precisar entender os serviços que vende. A capacitação oferecida pela franqueadora vai ajudar nisso, mas você pode ir além.
Por isso, estude sobre as opções que você pode ofertar ao usuário. Depois, treine suas técnicas de persuasão, com pessoas próximas mesmo.
Você precisa conseguir apresentar os benefícios de cada seguro e solução de forma clara, para convencer sobre a contratação deles.
Manter contato frequente com os clientes
Outra dica é manter contato próximo e frequente com os seus clientes. Para isso, utilize ferramentas como o e-mail e WhatsApp.
Essa estratégia deve focar principalmente no acompanhamento do indivíduo. Você deve lembrá-lo que estará sempre disponível para atendê-lo caso ele precise de orientações ou acionar o seguro. Afinal, esse é o papel de uma corretor — além das vendas.
Você também pode manter contato para apresentar outros serviços que você oferece. Por exemplo: se seu usuário contratou um seguro de carro, que tal sugerir a ele também um seguro residencial?
Mas atenção: a sugestão de novos serviços precisa ser feita de modo brando, que não incomode ou pareça invasivo. Do contrário, o consumidor vai simplesmente bloquear o contato com você.
Para colocar essa estratégia em prática, converse com sua franqueadora. A empresa poderá te orientar sobre as melhores formas de alcançar o cliente, uma vez que já tem experiência nessa atividade.
Usando dessas e outras estratégias, você terá ótimos ganhos com sua franquia corretora de seguros. E lembre-se de se dedicar ao negócio, pois isso será determinante para o lucro obtido no fim do mês.
Ficou interessado e quer saber como abrir uma franquia corretora de seguros? Acesse o link e acompanhe o nosso texto sobre o assunto! Você também pode clicar no botão abaixo para abrir seu negócio.
Outra dica é contar com uma consultoria gratuita para iniciar sua franquia. Neste caso, acesse: henriquemol.com.br.
*Informações publicadas em Maio/2020. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.