Franquia dá lucro, mas isso depende de alguns fatores. Por exemplo, do segmento em que você pretende investir e da lucratividade da própria rede. Neste texto, você vai aprender mais sobre esse tema e vai poder tirar todas as suas dúvidas.
Antes de tudo, vale a pena analisar o segmento de franchising. Apesar da pandemia, o mercado de franquias cresceu 10,7% em 2021.
É claro que quando falamos de crescimento do mercado, estamos tratando de um modo geral. Assim, alguns segmentos cresceram mais que outros, algumas unidades lucraram e outras não. Mas, o que os dados apontam é que a maioria teve um ganho significativo.
No entanto, saber se uma franquia dá lucro de forma específica demanda analisar uma série de fatores. Desse modo, como em qualquer negócio, se tornar um franqueado tem seus riscos e vantagens.
Continue a leitura conosco e saiba de vez se franquia dá lucro!
Como saber o lucro previsto de uma franquia?
Antes de tudo, as franquias contam com um lucro previsto que está na Circular de Oferta de Franquia (COF). Assim, a análise deste documento é importante para fornecer mais segurança antes de fazer o investimento.
Na COF constam todas as informações necessárias para que um futuro franqueado saiba os detalhes do negócio em que vai investir. Além do lucro previsto, a circular apresenta a taxa de franquia, valor de investimento e muito mais!
No entanto, o valor que consta na COF é apenas uma previsão. Em outras palavras, não quer dizer que sua unidade vai faturar exatamente aquela quantia. O valor descrito é algo para você se basear.
Nesse sentido, para ter mais segurança ao investir, você pode acompanhar outros franqueados e conferir como estão seus lucros. Afinal, no sistema de franquias, todos os procedimentos, fornecedores e métodos são padronizados.
Então, outra unidade da mesma franquia usa os mesmos produtos e oferece os mesmos serviços que você. Dessa maneira, é muito mais simples ter uma noção de quando uma franquia está ou não dando lucro.
Não adianta, por exemplo, comparar os lucros de uma franquia de loja física como uma home office. Afinal, elas vão ter gastos diferentes e isso vai impactar no quanto cada uma ganha no final do mês.
Toda franquia dá lucro?
Do mesmo modo como nem todo negócio dá lucro, assim também pode acontecer com uma franquia. Por isso, você precisa ter cuidado ao investir, analisar o mercado e buscar a melhor opção de franquia para o seu perfil empreendedor.
Em primeiro lugar, mesmo com estimativa de lucro por parte da franqueadora, você precisa ficar atento. É comum que empreendedores invistam pensando apenas no lucro e acabam injetando mais dinheiro do que podem no negócio.
Isso pode gerar muitos problemas, entre eles endividamento, necessidade de fechar as portas, queda na produtividade, baixa motivação por decepção com os lucros, entre outros.
Desse modo, é necessário analisar sua possibilidade de investimento antes de pensar nos lucros. Além disso, o lucro de uma franquia depende do mercado em que está inserida. Mesmo dentro de um nicho, a lucratividade pode variar.
Não é porque o segmento de Alimentação costuma ser lucrativo que todas as franquias de alimentação também vão ser. Por fim, o mais importante é pensar em uma franquia que tenha a ver com o seu perfil empreendedor.
O lucro deve ser um fator secundário a ser considerado no momento da escolha. Afinal, empreendimentos administrados com paixão tendem a dar mais lucro e ainda sobrevivem por mais tempo.
Quanto tempo demora para a franquia dar lucro?
Não existe um tempo exato. No entanto, a média é que as franquias brasileiras tenham um prazo de retorno do investimento entre 18 e 36 meses.
Já no caso das microfranquias, o tempo de retorno fica entre 12 e 18 meses. Mas, como já ressaltamos, todos esses fatores variam entre redes.
Existem muitas opções de franquias e cada uma funciona de um jeito. Lembra da COF, da qual falamos um pouco acima? Nela também está previsto o tempo de retorno que pode variar também de acordo com o modelo de negócio.
Afinal, uma mesma rede pode ter diferentes modelos de negócio. Assim, cada uma delas tem seu investimento e um tempo específico para dar lucro.
Finalmente, além de analisar muito bem a franquia, é preciso considerar também o modelo de negócio antes de focar no lucro.
Atenção! Lucro e faturamento são diferentes
À primeira vista, é comum confundir os dois. Mas, lucro e faturamento são diferentes e saber diferenciar esses termos pode ser determinante para o seu investimento.
Em primeiro lugar, faturamento é toda quantidade de dinheiro gerada pela empresa. Ou seja, tudo que “entra no negócio” pode ser considerado faturamento. Esse conceito costuma ganhar muito destaque pelas franqueadoras.
No entanto, o que você realmente deve levar em conta é o lucro. Ou seja, tudo que sobra do faturamento depois que você desconta as despesas fixas e variáveis.
Por exemplo, se você tiver uma franquia home office, o lucro vai ser o valor que sobrar depois que você pagar a internet, os funcionários, as taxas da rede e outros gastos do negócio. Com certeza, esse montante será menor que o faturamento.
Muitas vezes, as franquias dão destaque ao faturamento. De fato, saber esse valor é importante, mas não é suficiente.
Afinal, é o lucro que vai te dizer o quanto vai “sobrar” no mês e que realmente vai ser destinado a você. Desse modo, esse valor não será usado para cobrir as despesas da marca. Logo, para saber se uma franquia dá lucro, analise sobretudo sua rentabilidade.
Como escolher uma boa franquia para abrir?
Existem muitos fatores para analisar antes de escolher uma franquia e o lucro não deve ser o único. Assim, você deve pesquisar sobre seu perfil empreendedor, mercado local e sobre a franqueadora.
Em primeiro lugar, o futuro franqueado deve saber com o que quer trabalhar. Isso demanda uma análise cuidadosa de seu perfil empreendedor, ou seja, daquilo que mais combina com o que você gosta, sabe e pode fazer.
Sendo assim, você pode começar buscando pelas características desejáveis em cada nicho de negócio. Geralmente, as franquias apresentam um perfil necessário para quem vai investir.
Por exemplo, normalmente, as franquias do segmento de Beleza, Saúde e Bem-Estar demandam atualização constante, já que as técnicas e produtos estão sempre mudando.
Além disso, analise o tempo que você pode se dedicar, quanto é possível investir etc. Outro ponto muito importante é realizar uma pesquisa de mercado.
Por meio de um estudo detalhado do mercado, você pode perceber as fraquezas e as forças do seu negócio. Também é possível identificar possíveis fornecedores, o público-alvo e seu hábito de consumo.
Não adianta, por exemplo, vender sorvete em uma cidade muito fria. Por isso, não abra um negócio apenas pelo status.
Por último, mas não menos importante, pesquise a fundo sobre a franqueadora. Apesar de existir um padrão no sistema de franchising, cada franquia funciona de uma forma.
Assim, é muito importante analisar a COF (sim, ela de novo). Afinal, nela vão estar informações relevantes que ajudam a saber se aquele negócio combina mesmo com o seu perfil.
Também pode ser interessante conversar com outros franqueados ou até mesmo visitar uma unidade franqueada. Dessa forma, você pode verificar se a franqueadora realmente entrega tudo que promete e presta assistência.
Vantagens de abrir uma franquia
Agora, vamos destacar as vantagens de se abrir uma franquia, que são inúmeras. Entre elas, valores previstos, padronização do modelo de negócio e o apoio da franqueadora.
Antes de tudo, vale destacar que o mercado de franquias conta com muitas opções. Existem franqueadoras em praticamente todos os segmentos, desde os mais tradicionais, até os mais modernos, como a educação 4.0.
Nesse sentido, não deixe de conferir algumas opções antes de fazer sua escolha. Sem mais delongas, confira abaixo as principais vantagens de abrir uma franquia.
Valores previstos
Primeiramente, uma das principais vantagens de investir em uma franquia é ter valores previstos de ganhos e gastos. Na COF e por meio do contato direto com a franqueadora você pode saber quanto está envolvido na operação.
Assim, você pode se planejar financeiramente. Como é possível saber de antemão quanto vai investir, você pode juntar o dinheiro ou buscar linhas de crédito próprias para abertura de negócio.
Do mesmo modo, o valor dos ganhos também é estimado. Apesar de não haver exatidão, essa previsão permite que você planeje o que vai fazer com o dinheiro e assim, tenha mais segurança financeira.
Em outras palavras, as franquias permitem planejar gastos futuros, seja para juntar o dinheiro da sua aposentadoria, seja para conseguir expandir os negócios.
Apesar disso, é preciso ter um bom planejamento financeiro. Afinal, nenhum negócio está livre de imprevistos. Contudo, no caso de ter uma reserva de emergência, é muito mais simples contornar momentos de instabilidade.
Também vale lembrar que não basta ter o valor inicial para abrir a franquia. Muitas redes exigem capital de giro mínimo para que você possa manter o negócio com segurança. Mas, sabendo tudo isso antes, fica muito mais simples investir.
Modelo de negócio já definido
Outra vantagem de investir em franquias é ter acesso a um modelo de negócio já definido. Em outras palavras, você não vai precisar formatar sua empresa do zero.
As franqueadoras oferecem um modelo de negócio pronto e todos os caminhos para colocá-lo em prática. Além disso, esse modelo já foi testado e aprovado antes.
O próprio modelo de franchising se baseia em pegar um modelo de negócio pronto e aplicá-lo a outras unidades. Assim, elas serão “cópias” da marca, só que administradas por outras pessoas.
Do mesmo modo, o modelo de negócio das franquias não é criado ao acaso. As franqueadoras contam com uma equipe de especialistas em diversas áreas que se unem para elaborar estratégias de sucesso.
Ou seja, você vai trabalhar em cima de um plano que foi feito para dar certo e já foi testado anteriormente. Sem contar que é muito mais simples do que ter que montar uma empresa do zero, sobretudo para quem não tem experiência.
Reconhecimento da marca
O reconhecimento da marca também é uma vantagem de abrir uma franquia. Isso porque, você tem a possibilidade de atuar, desde o início, com um nome conhecido pelo mercado e pelos clientes.
Quem nunca empreendeu antes pode ter muita dificuldade de posicionar a marca no mercado. Afinal, não basta que muitas pessoas a conheçam, é preciso que você consiga atingir o seu público-alvo.
No caso das franquias isso já está feito, pois a marca já existe. Assim, você tem a chance de trabalhar com produtos e serviços conhecidos e queridos pelo público.
Do mesmo modo, os fornecedores e as instituições financeiras mostram mais confiança. Isso facilita o seu trabalho na hora de conseguir parcerias ou obter linhas de crédito caso precise.
Suporte da franqueadora
Uma das principais vantagens de abrir uma franquia é poder contar com o suporte da franqueadora. A rede pode te auxiliar em diversos aspectos como marketing, administração, escolha do ponto comercial e muito mais.
A franqueadora tem todo interesse em que suas unidades cresçam e atinjam bons resultados. Esse é, inclusive, um dos fatores pelos quais podemos dizer que geralmente a franquia dá lucro.
Por isso, a rede vai te ensinar tudo que aprendeu em seus anos de atuação no mercado. Isso é chamado de transferência de know-how.
Em outras palavras, ao investir em uma franquia, você tem a oportunidade de aprender com quem realmente entende do assunto. Primeiramente, você vai receber treinamentos para aprender sobre a marca, produtos e atuação.
Então, poderá contar com outros suportes da rede como por exemplo, acompanhamento da unidade, acesso a softwares de administração, centrais para tirar dúvidas e plataformas de capacitação.
Isso garante que você, sua unidade e seus colaboradores estejam em constante aperfeiçoamento. Afinal, o mercado tem mudado de forma rápida e os empreendedores precisam estar prontos para acompanhar essas mudanças.
Ao abrir um negócio por conta própria, esse suporte não acontece de forma tão simples. Você provavelmente teria que pagar por uma consultoria ou por cursos na área de empreendedorismo.
Contudo, no caso das franquias, esses suportes estão inclusos na taxa que você paga para se tornar um franqueado. Ou seja, o franqueado é um empreendedor que nunca está sozinho!
Conhecimento da rede
Por fim, empreender por meio de uma franquia te coloca em uma rede com outros franqueados. Assim, você passa a fazer parte de uma comunidade que troca experiências e assim pode formar parcerias valiosas.
Ao manter contato com outros franqueados, você pode tirar dúvidas, aprender com a experiência de terceiros e ter apoio sempre que precisar. Afinal, você estará próximo de alguém que passa por situações próximas às suas.
Além disso, com o contato de outros franqueados, você pode perceber se uma franquia dá lucro e como isso tem sido feito. Dessa forma, poderá adotar práticas mais positivas para sua unidade.